Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (2014) sob a orientação da Dra. Edite Maria Sudbrack. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), sob a orientação da Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Especialista em Fundamentos Educacionais pelo Centro de Ensino Superior - Fundeste - Chapecó/SC. Graduado em Pedagogia e em Estudos Sociais pela Fundeste - Chapecó/SC. Tem experiência no ensino, na pesquisa, extensão e na gestão da educação básica e superior. É Professor Associado D, Nível I com atuação no Ensino de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional. Atua na área de Educação, Políticas Públicas Educacionais e Gestão e Inovação Educacional. É professor no curso de Pedagogia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da UFFS.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
USO DE FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELA GESTÃO ESCOLAR PARA AFERIR A QUALIDADE SOCIAL DA ESCOLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS PESQUISAS DA BDTD (2010-2014). Política e Gestão Educacional (Online),v.1,p.118-139-139 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Práticas Inovadoras No Campo Da Gestão Em Escola De Educação Básica: Currículo E Implantação Das Salas Ambientes Revista de Ciências Humanas,v.15,p.62-79 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Práticas inovadoras no campo da gestão em escola de educação básica: currículo e implantação das salas ambientes Revista de Ciências Humanas,v.15,p.1-18 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Quem faz o quë? Os novos desafios para a docëncia no Ensino Superior Revista Ciência e Sociedade,v.,p.7-17 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Vamos Curiosar? Visão Global,v.12,p.01-128 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Alguns Elementos para pensar e discutir a construção de práticas pedagógicas emancipatórias e cidadãs Visão Global,v.1,p.39-48 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: DIÁLOGOS E REFLEXÕES. - Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação - Avaliação educacional, prestação de contas e responsabilização (accountability) em contextos ibero e latino-americanos. (Participação em Eventos/COMPLETO)
XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Tema: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas 28 a 31 de agosto de 2017 - XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Tema: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. (Participação em Eventos/COMPLETO)
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA COMO POLÍTICA PÚBLICA: CONCEITOS E LEGISLAÇÕES - XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE (Participação em Eventos/COMPLETO)
Internacionalização nos programas de Pós-Graduação em Educação - XI Reunião Científica Regional da ANPED - Sul (Participação em Eventos/COMPLETO)
Educação Integral: uma análise da presença/ausência nas propostas curriculares de Santa Catarina no ano de 1991, 1998 e 2014 - XI Reunião Científica Regional da ANPED - Sul (Participação em Eventos/COMPLETO)
Razão na formação de professores: rompendo o movimento inercial de sua práxis - II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: conexões e diálogos com a Pós-Graduação (Participação em Eventos/COMPLETO)
O ensino de História na Política Curricular Brasileira: do caráter eurocêntrico ao desafio da formação humana integral - II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: conexões e diálogos com a Pós-Graduação (Participação em Eventos/COMPLETO)
A pesquisa na Pós-Graduação: escrever, pensar e emancipar-se - II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: conexões e diálogos com a Pós-Graduação (Participação em Eventos/COMPLETO)
Apontamentos acerca da Internacionalização nos Planos Nacionais de Pós-Graduação no Brasil (1975 - 2020) - II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: conexões e diálogos na pós-graduação (Participação em Eventos/COMPLETO)
Gestão educacional e a construção da revisão de literatura - II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: conexões e diálogos com a Pós-Graduação (Participação em Eventos/COMPLETO)
Proposta Curricular de Santa Catarina: um estudo a partir da política pública - IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores (Participação em Eventos/COMPLETO)
Gestão escolar: tendências analíticas na biblioteca brasileira de teses e dissertações - IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores (Participação em Eventos/COMPLETO)
Internacionalização nas Pós-Graduações: ações necessárias ou impositivas? - IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores (Participação em Eventos/COMPLETO)
A instituição escolar e as avaliações de desempenho: uma relação necessária de amor e ódio - XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE (Participação em Eventos/COMPLETO)
POLÍTICAS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO DO RIO GRANDE DO SUL: DILEMAS E DESAFIOS NA SUA IMPLEMENTAÇÃO - XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE (Participação em Eventos/COMPLETO)
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, GESTÃO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE SOCIAL EMANCIPADORA DA ESCOLA - XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE (Participação em Eventos/COMPLETO)
Inovações no campo da gestão em uma universidade pública popular - VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacional e Formação de Professores (Participação em Eventos/RESUMO)
Educação, inovação, qualidade: a construção de um direito - VIII Jornadas de Sociología de la UNLP (Participação em Eventos/COMPLETO)
Tensionamentos na Configuração do Currículo Em Uma Universidade Pública e Popular - Anped Sul (Participação em Eventos/COMPLETO)
Ensino superior privado: o novo fetiche de consumo - simbologias, marcas e produtos - XIV SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR: educação superior no Brasil e a diversidade regional (Participação em Eventos/COMPLETO)
As Novas Configurações do Capitalismo Tardio e Suas Implicações no Mundo do Trabalho e nos Processos Formativos - I Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores da América Latina e do Caribe (Participação em Eventos/COMPLETO)
Quem faz o quê? Os novos desafios para a docência no ensino superior - IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA (Participação em Eventos/COMPLETO)
Mapeando a Concepção Epistemológica Freireana - II COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO; a formação do educador no Século XXI (Participação em Eventos/COMPLETO)
Práticas Pedagógicas Emancipatórias e Cidadãs - I Seminário de Pesquisa da UNOESC (Participação em Eventos/RESUMO)
O exercício da prática da pesquisa em sala de aula através do desenvolvimento de projetos de trabalho - II Seminário de Iniciação Científica da UNOESC (Participação em Eventos/RESUMO)
As práticas pedagógicas e a curiosidade epistemológica na educação infantil, em municípios da região do extremoeste de Santa Catarina - VI Seminário Integrado de Iniciação Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Iniciando a pesquisa e construindo conhecimento na educação infantil - II Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire (Participação em Eventos/RESUMO)
Leituras de Paulo Freire - I Fórum de Estudos (Participação em Eventos/COMPLETO)
Práticas Pedagógicas Emancipatórias e Cidadãs - Produção Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Práticas Pedagógicas Emancipatórias e Cidadãs - Fórum Sul de Coordenadores de Pós-Graduação em educação - ANPED - II Seminário de Pesquisa em educação da Região Sulgr (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Quê currículo? quê qualidade? quê educação integral? contornos epistemológicos em construção - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Formação de professores e práticas de ensino - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O fetiche como valorização hegemônica das pessoas - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Educação Neoliberal e Suas Implicações Formativas na Era da Globalização - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Ensino Superior Privado: o novo fetiche de consumo - simbologias, marcas e produtos - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
História da Educação - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
História Geral e do Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Educação Popular - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Capítulos de Livros

Ano Título
Globalismo virtual e qualidade da educação
Que currículo? Que qualidade? Que educação integral? Contornos espistemológicos em construção.
Ensino Médio em Macapá - AP: interfaces da busca pelo currículo integrado.

Livros

Ano Título
A Escola e a Cidade: Políticas Públicas Educacionias
Formação de Professores, Currículo e Aprendizagem na Educação Integral
Educação Integral, Gestão, Currículo e Aprendizagem
Formação de Professores, Currículo e Aprendizagem na Educação Integral
O Estado brasileiro contemporâneo e o reordenamento das políticas públicas
Pesquisa: um jeito curioso e problematizador para construir conhecimento

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Amapá - AP (Concurso público)
Concurso Público para Provimento de Cargos Substituto de Professor de Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Amapá (Concurso público)
Banca Avaliadora de Concurso Público Professor Substituto da Matéria Política e Legislação Educacional (Concurso público)
Implementação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul: Desenvolvimento e Gestão (Mestrado)
Avaliação do Programa Atleta do Futuro Cidadão (PAF/CHAPECÓ) sob a ótica da sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu ()
Políticas para a formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais: um estudo comparado de Brasil e Argentina ()
Estudo dialógico do discurso neoliberal em educação nas páginas do Zero Hora ()
O ensino de temas ambientais na perspectiva dos Mestrados Profissionais: uma análise de produtos educacionais ()
Concepções de avaliação: um estudo das políticas públicas de avaliação da educação Superior ()
A escola de ensino médio e a política de educação do campo ()
As vozes constitutivas da educação do campo: do nascedouro aos dias atuais (1998-2018) ()
Planos de Gestão Escolar: nova estratégia de governança das escolas públicas de Santa Catarina ()
A interiorização da educação superior como estratégia de desenvolvimento regional: o caso das instituições comunitárias presentes na mesorregião oeste catarinense (Mestrado)
Formação continuada dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo nas redes municipais do alto Uruguai (Mestrado)
Dinâmicas de desenvolvimento da educação superior na região do Oeste de Santa Catarina (1968-2015) (Mestrado)
Gestão Escolar na Proposta Curricular de Santa Catarina: intencionalidades e tensionamentos (Mestrado)
Modelagem de Software para a Avaliação da Qualidade na Educação Básica (Mestrado)
O caráter público na corda bamba: um estudo de caso em rede municipal de educação (Graduação)
Políticas públicas de valorização da profissão docente no Brasil: avanços e contradições em seus processos de materialização ()
A interiorização da educação superior como estratégia de desenvolvimento regional: o caso das instituições comunitárias presentes na mesorregião oeste catarinense ()
A gestão escolar na Proposta Curricular de Santa Catarina: intencionalidades e tensionamentos ()
Análise e desenvolvimento de arquitetura de software para a avaliação e gestão escolar ()
O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: concepções, desenvolvimento e gestão democrática ()
Concepções de ensino de Filosofia presentes no ENEM ()
A UFFS e a Economia Solidária: aproximações, distanciamentos e tensionamentos a partir da análise dos projetos pedagógicos de curso (Mestrado)
Repercussões do processo de descentralização nas políticas educacionais: uma análise da 31° SDR-SC (Mestrado)
Políticas públicas de valorização da profissão docente no Brasil: avanços e contradições em seus processos de materialização (Mestrado)
A presença da filosofia no ENEM: uma análise a partir de seus objetivos de conhecimento (Mestrado)
O Plano Nacional de Educação e o papel dos municípios na universalização da educação básica no Brasil (Mestrado)
A diferença cultural no contexto de uma escola com alto IDEB (Mestrado)
Políticas de currículo para a educação do campo no Rio Grande do Sul: um estudo sobre o conhecimento escolar (Mestrado)
Currículo e conhecimento escolar no programa Ensino Médio Inovador: um estudo na microrregião de Chapecó/SC (Mestrado)
O Ensino-Aprendizagem de História nas Políticas Curriculares do Rio Grande do Sul (Mestrado)
Mercosul educacional: análise da gestão educacional na promoção da integração regional (Mestrado)
O Conselho de Alimentação Escolar Pós-Constituição Federal de 1988: Limites e Possibilidades de Gestão Democrática em Município do Norte do Rio Grande do Sul (Mestrado)
Política Educacional: o programa institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (Graduação)
Na arena da leitura: políticas corporativas para a formação de leitores (Graduação)
Vozes sobre o gosto pela leitura: palavras e contrapalavras de sujeitos leitores e seus percursos (Graduação)
Gestão escolar democrática: implicações em sua organização em escola na rede estadual de ensino de Quilombo SC (Graduação)
Políticas de Acesso e Ações Afirmativas na Educação Superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul (Mestrado)
Perfil Docente dos Cursos de Engenharia Elétrica: contributos para indicadores de excelência ()
A UFFS e a Economia Solidária: aproximações, distanciamentos e tensionamentos, a partir da análise dos projetos pedagógicos de curso ()
Universalização da Educação, Federalismo e Municipalização: um estudo sobre o município de Chapecó ()
Configuração do Ensino de História nas Políticas Curriculares do Rio Grande do Sul ()
Mercosul Educacional: análise dos processos de integração educacional em municípios na faixa de fronteira ()
Políticas de Currículo para Educação do Campo no Rio Grande do Sul ()
Currículo e Conhecimento Escolar no Programa Ensino Médio Inovador ()
A Diferença Cultural no Contexto de Uma Escola Com Alto Índice de IDEB ()
Escola de tempo integral: investigando limites e possibilidades (Mestrado)
Movimentos de Mudança Curricular nas Experiências de Educação Integral em Redes de Escolas Públicas de Santa Catarina (Mestrado)
Perfil Docente dos Cursos de Engenharia Elétrica: contributos para Indicadores de Excelência (Mestrado)
Análise de requisitos para desenvolvimento de software para a avaliação e gestão escolar (Mestrado)
Dilemas na constituição do sentido atribuído ao popular na Universidade Federal da Fronteira Sul (Mestrado)
A progressão continuada na avaliação de aprendizagem de alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental: uma possibilidade de emancipação (Mestrado)
Banca de Processo Seletivo Docente da URI - campus Frederico Westphalen (Outra)
Análise crítica do processo de descentralização político administrativa e a gestão escolar da 31a. SDR de Itapiranga, Estado de Santa Catarina ()
O Papel da Gestão Escolar na implantação de uma Política Pública: autonomia e protagonismo (Mestrado)
Qualificação de Dissertação Democratização do acesso a permanência na educação superior pública: estratégias inovadoras e implicações na gestão do currículo da UFFS (Mestrado)
Qualificação de Dissertação intitulada Políticas de Acesso ao Ensino Superior e Ações Afirmativas: Análise da experiência da UFFS (Mestrado)
Qualificação de Dissertação Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: entre a Descentralização e a Competitividade (Mestrado)
Qualificação de Dissertação Estratégias de Intervenção do Serviço Social nas Políticas Contemporâneas de Escolarização (Mestrado)
Instituto de Educação do Amapá: uma história de educação pelo exemplo (Doutorado)
Comunicação Virtual: As novas relações sociais surgidas a partir dos avanços tecnológicos e do acesso a internet. (Graduação)
Ave de Minerva: Economia e Educação na Fronteira Norte Brasileira (Mestrado)
Docência Universitária: O Professor de Direio Formado em Direito (Mestrado)
História, Trabalho e Educação: Um Estudo Sobre a Formação/Qualificação Dos Trabalhadores da Indústria em Monte Carmelo-MG (1970-2009) (Mestrado)
Gestão Educacional: análise dos processos de participação de uma escola da rede de ensino municipal de Macapá - AP. (Graduação)
Banca de Seleção do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional (Outra)
Banca de Qualificação de Trabalho Dissertativo de Dilene Kátia Costa da Silva do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP - Tema - A política de municipalização da educação infantil em Macapá (1999-2009) (Outra)
Banca de Qualificação de Trabalho Dissertativo do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP de Rosalda Ivone Oliveira Custódio - Tema - a questão racial no âmbito das mudanças curriculares propostas pela lei 10.639 de 2003 - concepções, discursos e práticas (Outra)
Banca de Qualificação de Trabalho Dissertativo de Ilma de Andrade Barleta do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP - Tema - Da Canoa à Infovia: interfaces do ensino médio integrado e o discurso docente (Outra)
Banca de Seleção do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional (Outra)
Diabesidade: identificando fatores de risco em alunos do ensino fundamental na cidade de Macapá. (Mestrado)
Políticas Públicas Federais e Controle das Queimadas na Região Amazônica Brasileira (Mestrado)
Perspectivas do Aluno Negro da Escola Pública Sobre Sua Inserção no Mundo do Trabalho (Mestrado)
Relação Professor Aluno na Prática Pedagógica (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Prática Pedagógica do Professor Universitário do Curso de Graduação em Geografia da UNIFAP-AP (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Avaliação na Educação Básica: uma análise do processo no interior da sala de aula (Graduação)
A Importância da Família para o Fortalecimento do Processo de Ensino e Aprendizagem na Escola José Bonifácio (Graduação)
O Uso da Cartografia no Ensino de Geografia das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Graduação)
Banca de Qualificação de Trabalho Dissertativo de João Paulo da Conceição Alves do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP - Tema - Perspectivas do aluno negro na escola pública sobre sua inserção no mundo do trabalho (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: conexões e diálogos na pós-graduação (ORGANIZACAO)
Seminário Integrado de Pesquisa: Pós - Graduação (PPGE/UFFS) (ORGANIZACAO)
I Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: contextos e diálogos na pós-graduação - I SENPE (ORGANIZACAO)
III Jornada Pedagógica: Pedagogia e Infância (ORGANIZACAO)
Colóquio Interfaces da Educação (ORGANIZACAO)
Problematizando os nós: Quem é o nosso professor? Quem é o nosso aluno? (ORGANIZACAO)
Semana de planejamento das atividades acadêmicas dos cursos da faculdade SEAMA (ORGANIZACAO)
X Semana Pedagógica da Faculdade SEAMA (ORGANIZACAO)
II Colóquio de Educação (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. (Simpósio)
Reunião do Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação/FORPRED. (Outra)
XI Reunião Científica Regional da ANPED - Sul.Internacionalização de programas de Pós-Graduação em Educação (Outra)
XI Reunião Científica Regional da ANPED - Sul. (Outra)
Universidade e Docência na Contemporaneidade. (Outra)
Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação de Região Sul. (Outra)
II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: conexões e diálogos com a Pós-Graduação. (Seminário)
Seminário "PEE em Movimento" - Fóruns Municipais de Educação: seu papel e importância na democratização da educação de SC. (Seminário)
II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: conexões e diálogos com a Pós-Graduação.Gestão educacional e a construção da revisão de literatura (Seminário)
IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores.Internacionalização nas Pós-Graduações: ações necessárias ou impositivas? (Simpósio)
XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE.Projeto Político-Pedagógico, Gestão Escolar e a Construção da Qualidade Social Emancipadora da Escola (Congresso)
37ª Reunião Nacional da ANPED. (Outra)
Análise de políticas públicas de educação: contribuições metodológicas da sociologia das regulações sociais da 37ª Reunião Nacional - 2015 l. (Outra)
Reunião do FORPREd - Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educaçãoo. (Outra)
Seminário Sobre Desafios da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na Região Sul.Diálogos entre Programas de Pós-Graduação em Educação: redes de cooperação, internacionalização e parcerias (Seminário)
XANPEDSUL.tensionamentos na configuração do currículo na universidade pública e popular (Congresso)
BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO INTITULADA O IMPACTO DOS CENTROS FAMILIARES DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA - MEIO RURAL. (Outra)
VIII JORNADAS DE SOCIOLOGÍA DE LA UNLP.Educação, inovação, qualidade: a construção de um direito (Encontro)
MESA REDONDA "ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO ALTO URUGUAI GAÚCHO" PROMOVIDO PELO GRUPO PRÁXIS. (Encontro)
PALESTRA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL COMO TEMA DE PESQUISA: UM ESTUDO SOBRE A REGIÃO OESTE CATARINENSE. (Encontro)
I SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DA UFFS.Debatedor no evento (Seminário)
SEMINÁRIO GESTÃO E INOVAÇÃO EDUCACIONAL.Proferiu o Seminário Gestão e Inovação Educacional (Seminário)
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E EM TEMPO INTEGRAL.Educação Integral Caminhos para o Bem Viver (Seminário)
X ANPED SUL - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL/REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED PROGRAMAÇÃO.X ANPED SUL - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL/REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED PROGRAMAÇÃO (Seminário)
XXII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - MERCOSUL/CONESUL.Que currículo? que qualidade? que educação integral? (Seminário)
VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.GT Gestão Educacional e Currículo (Simpósio)
VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.Inovação no campo da gestão de uma universidade pública popular (Simpósio)
VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.Membro avaliador Ad hoc na Comissão Científica (Simpósio)
VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (Simpósio)
IX CAFÉ FILOSÓFICO.Conhecimento, empreendedorismo, criação e autoria (Encontro)
III JORNADA PEDAGÓGICA: PEDAGOGIA E INFÂNCIA. (Encontro)
PALESTRA "A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES". (Encontro)
PALESTRA EDUCAÇÃO COMO PILAR DA CIDADANIA E BASE DO DESENVOLVIMENTO AUTÔNOMO E SUSTENTÁVEL. (Encontro)
I SEMINÁRIO DO CURSO De PEDAGOGIA: A INFÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA. (Seminário)
RELATO DE EXPERIÊNCIA: INOVAÇÕES ACADÊMICAS E REFLEXÕES REFERENTES À MATRIZ CURRICULAR DA UFFS - DOMÍNIO COMUM, DOMÍNIO CONEXO E DOMÍNIO ESPECÍFICO. (Encontro)
PALESTRA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. (Encontro)
VIDEOCONFERÊNCIA "O EDUCADOR POPULAR". (Encontro)
PALESTRA "PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA". (Encontro)
PALESTRA ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS PARA APRENDER E ENSINAR. (Encontro)
CONFERÊNCIA "AS EXPERIÊNCIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS COM RELAÇÃO À UFFS E À EXCELÊNCIA ACADÊMICA. (Congresso)
SEMANA PEDAGÓGICA DA FACULDADE SEAMA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DE ENSINO.Formação de Professores e Práticas de Ensino (Outra)
XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSODADES BRASILEIRAS - FORGRAD NACIONAL 2011. (Encontro)
XXXVII ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA REGIÃO NOROESTE - FORGRAD NE. (Encontro)
I SEMINÁRIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM DOCÊNCIA. (Seminário)
1º CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. (Congresso)
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO. (Encontro)
XVIII SEMINÁRIO DOS ORIENTADORES EDUCACIONAIS DE SANTA CATARINA. (Seminário)
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACAPÁ - AP.Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação (Outra)
I SEMINÁRIO NACIONAL REDE DA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE. (Seminário)
XIV SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR.Ensino Superior Privado: o novo fetiche de consumo - simbologias, marcas e produtos (Seminário)
Planejamento e projetos curriculares integrados: aprendendo conceitos e construindo ações pedagógicas inovadoras. (Outra)
4° Encontro de comunicação - a profissionalização da comunicação. (Encontro)
IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA - APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS.Quem Faz o Quê? os novos desafios para a docência no ensino superior (Seminário)
PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO AMAPÁ. (Outra)
Primeiro módulo do programa de apefeiçoamento colaborador SEAMA (PACS). (Outra)
XII Semana Pedagógica da Faculdade SEAMA."Desatando os Nós". E agora professor? A relação professor/aluno: um olhar sobre o contexto da Faculdade Seama (Outra)
XII Semana Pedagógica da Faculdade SEAMA. (Outra)
I ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE.As novas configurações do capitalismo tardio e suas implicações no mundo do trabalho e nos processos formativos (Encontro)
Semana de planejamento das atividades acadêmicas dos cursos da Faculdade SEAMA. (Outra)
X Semana Pedagógica da Faculdade SEAMA. (Outra)
3° Congresso Internacional de Educação de Francisco Beltrão. (Congresso)
III Colóquio de Educação. (Outra)
XII Semana de Pedagogia. (Outra)
III Edição do Fórum Mundial de Educação. (Outra)
Encontro PROGRAD "Tempo para pensar o Ensino de Graduação". (Encontro)
II Seminário dos grupos de pesquisa da ACAFE. (Seminário)
2° Congresso Internacional de Educação de Francisco Beltrão. (Congresso)
XI Semana de Pedagogia. (Outra)
VIII Escola de investigação - Ação Escolar. (Outra)
III Fórum das Licenciaturas. (Outra)
IV Fórum das Licenciaturas. (Outra)
VIII Escola de investigação - Ação Escolar.Um encontro: investigação/ação e diálogo problematizador (Outra)
Encontro de gestores da UNOESC. (Encontro)
A formação do Professor: uma proposta em debate. (Simpósio)
IX Congresso Sul- Brasileiro da Qualidade da Educação. (Congresso)
Encontro Estadual de Formação de Profissionias da Educação e II° Reunião de Coordenadores do Curso de Pedagogia do Estado de Santa Catarina. (Encontro)
VII Encontro Catarinense de Avaliação Institucional. (Encontro)
IV Seminário Interno de Iniciação Científica.A pesquisa no desenvolvimento de projetos de trabalhos nas primeiras séries do Ensino Fundamental em municípios da região do extremoeste de Santa Catarina (Seminário)
Seminário sobre educação e surdez. (Seminário)
VIII QUALIEDUC - Seminário Catarinense de Trabalhadores sobre Qualidade na Educação. (Seminário)
1° Congresso Internacional de Educação de Pato Branco.A pesquisa como pratica pedagógica em sala de aula: pressupostos para a formação do professor pesquisador (Congresso)
1° Congresso Internacional de Educação de Educação de Francisco Beltrão. (Congresso)
I Seminário Interno de Projetos de Iniciação Científica PIBIC/UNOESC/SMO. (Seminário)
I Fórum de discussão: novos rumos da educação. (Outra)
III Fórum de Estudos: "Leituras de Paulo Freire". (Outra)
Reunião dos Coordenadores dos Cursos de Pedagogia do Estado de Santa Catarina. (Outra)
53° Reunião Anual da SBPC. (Outra)
I Seminário Regional de Educação Sindical. (Seminário)
I Seminário de Produção Científica.Práticas Pedagógicos Emancipatórias e Cidadãs (Seminário)
II Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.Iniciando a pesquisa e construindo conhecimento na educação infantil (Outra)
Semana da Pedagogia. (Outra)
V Seminário Nacional "Como Trabalhar Solidariamente". (Seminário)
I° Congresso Nacional de Reorientação Curricular. (Congresso)
I Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire.Reflexões sobre os saberes necessários à prática educativa (Outra)
I Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire. (Outra)
2° Congresso Internacional de Educação de Santa Catarina "Dez anos da Proposta Curricular". (Congresso)
XIV Congresso Estadual de Dirigentes Municipais de Educação. (Congresso)
III Encontro Catarinense de Conselhos Municipais de Educação - X Forum da UNDIME. (Encontro)
2° Congresso Sul - Brasileiro da Qualidade na Educação. (Congresso)
VI Simpósio Catarinense de Administração da Educação. (Simpósio)
Seminário sobre as Metodologias do Curso de Magistério de 1° grau. (Seminário)
III Semana de História. (Outra)
Seminário para Especialista e Professores do Magistério de 1° grau. (Seminário)
I° Seminário de Atenção Integral ao Adolescente. (Seminário)
VI Congresso Estadual de Educação Municipal. (Congresso)
I Seminário de Educação Popular de Campo Êre. (Seminário)
Simpósio sobre Municipalização da Educação. (Simpósio)
IV Conferência Brasileira de Educação. (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Avaliador Ad Hoc de Institucionalização de Projeto de Pesquisa - UFFS - Campus Realeza-PR (Trabalho Tecnico)
Curso de Especialização em Gestão Escolar da Educação Básica - UFFSFS (Outra Producao Tecnica)
Seminário de Pesquisa (Curso de Curta Duração)
Processos de Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil (Curso de Curta Duração)
Gestão e Inovação Educacional (Curso de Curta Duração)
Pedagogia e Inclusão Digital (Curso de Curta Duração)
Seminário 'Análise de Conteúdo' (Curso de Curta Duração)
Seminário 'Análise de Conteúdo' (Curso de Curta Duração)
Processos de Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil (Curso de Curta Duração)
Parecer Revista Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (Trabalho Tecnico)
Parecer para trabalhos submetidos ao Eixo 4 ? Estado e Política Educacional, do evento intitulado ?XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd Sul? (Trabalho Tecnico)
Parecer para trabalhos submetidos ao EIXO 9 ? CURRÍCULO, do evento intitulado ?XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd Su (Trabalho Tecnico)
Aspectos orientadores da adoção da metodologia de análise de conteúdo na pesquisa educacional (Curso de Curta Duração)
Diálogo entre Programas de Pós-Graduação em Educação: redes de cooperação, internacionalização e parcerias (Programa de Rádio TV)
Parecer ad hoc para Revista de Divulgação Científica Semestral do campus ministro Reis Veloso da UFP (Trabalho Tecnico)
Projeto Doutorado Interinstitucional em Educação - DINTER - UFU/UNIFAP (Outra Producao Tecnica)
Instrumentum Laborem - PPI Centro Universitário Seama (Trabalho Tecnico)
Relatório de Auto-Avaliação da Faculdade Seama (Outra Producao Tecnica)
Relatório de Auto-Avaliação da Faculdade Seama (Outra Producao Tecnica)
Projeto Político Pedagógico Faculdade Seama - Macapá - AP (Trabalho Tecnico)
A construção das Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia (Curso de Curta Duração)
Mapeando a concepção espistemológica Freireana (Programa de Rádio TV)
A construção das Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia (Curso de Curta Duração)
O papel do professor na formação do pesquisador X a pesquisa na formação do professor (Programa de Rádio TV)
Programa Universidade Solidária - Módulo Nacional (Curso de Curta Duração)
Trabalho de pesquisa no ensino fundamental (Curso de Curta Duração)
A construção das Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia (Curso de Curta Duração)
A construção de projetos de trabalho (Curso de Curta Duração)
Programa Universidade Solidária - Módulo Nacional (Curso de Curta Duração)
Concepções, objetivos e fins do Programa Universidade Solidária. O universitário como protagonista; auto-estima; valores e realização pessoal; comunicação e desenvolvimento pessoal. Construindo o perfil da equipe. A solidariedade como protagonismo jovem. A construção de projetos de trabalho. Elaboração de projetos de trabalho. (Curso de Curta Duração)
Programa Universidade Solidária - Módulo Nacional (Curso de Curta Duração)
Análise conjuntural/estrutural e da educação na virada do milênio (Curso de Curta Duração)
Análise conjuntural/estrutural e da educação na virada do milênio (Curso de Curta Duração)
Análise conjuntural/estrutural e da educação na virada do milênio (Curso de Curta Duração)
Programa Universidade Solidária - Módulo Nacional (Curso de Curta Duração)
Pressupostos teóricos do método de alfabetização Paulo Freire (Curso de Curta Duração)
Estudos dos Fundamentos Teóricos Metodológicos da Proposta Pedagógica (Curso de Curta Duração)
Conteúdos e metodologias de História/Geografia (Curso de Curta Duração)
Concepções teóricas-metodológicas da educação (Curso de Curta Duração)
Fundamentos socio-histórico, filosóficos e psicológicos (Curso de Curta Duração)
Fundamentos socio-histórico, filosóficos e psicológicos (Curso de Curta Duração)
Fundamentos socio-histórico, filosóficos e psicológicos (Curso de Curta Duração)
Conteúdos e metodologia de História/Geografia (Curso de Curta Duração)
Conteúdos e metodologia do Ensino Fundamental (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Administração de Unidades Educativas
Política Educacional
Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Profissionais Relacionados

Lucélia Peron
5
Adriana Maria Andreis
5
Camila Caracelli Scherma
5
Edite Maria Sudbrack
4
Célio Alves Espíndola
4
Aldenor Benjamim dos Santos
3
José Alex S. Santos
3
Ruth Helena Cristo Almeida
3
Antônio Valmor de Campos
3
Jane Teresinha Donini Rodrigues
3
Jarbas Santos Vieira
2
Gionara Tauchen
2
Lidiane Ronsoni Maier
2
Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer
2
Aline da Silva Serpa
2
VASQUES, Rosane Fátima
2
Elizandra Fiorin Soares
2
Aline Borin
2
Adriana Vieira
2
VIDEIRA, Piedade Lino
2
Luthiane Miszak Valença de Oliveira
2
Ilma de Andrade Barleta
2
Silvana Malusá Baraúna
2
Andre Paulo Castanha
2
Kelly Trapp
1
Franciele Ximeni Picolli Ferrari
1
Ionne Inês Pinson Slongo
1
Paoline Bresolin
1
Roberta Pasqualli
1
Reginaldo Borges
1
Marciliano Amaral
1
Carlos José Dalla Nora
1
Daiane de Fátima Wagner Kunzler
1
Chaiane Bukowski
1
Madalena Paula Frozza
1
Marisete S. de Lima
1
Odair Neitzel
1
Raimundo A. Furtado Miranda
1
José Carlos Queiroz
1
Álvaro A. R. D' Almeida Couto
1
CÁTIA, S. DA SILVA
1
Denise Aparecida Martins Sponchiado
1
Daize Fernanda Wagner
1
Catia da Silva Silveira
1
Walter Firmo de Oliveira Cruz
1
Meinerz, A. A.
1
Priscilla Romano
1
Maria Helena Menna Barreto Abrahão
1
Letícia Noal
1
Raquel Dallagnol
1
Selva Guimarães Fonseca
1
Claudecir dos Santos
1
Aurélia Gomes Lopes
1