Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (1993). Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (2010).Mestra em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Doutoranda em Direito pela mesma Universidade (PUC-SP). Participante do Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra (2017). Está vinculada à linha de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Efetividade dos Direitos de Terceira Dimensão e Tutela da Coletividade, dos Povos e da Humanidade, desde 2011. Especialista em Direito Matrimonial Canônico (2011). Especialista em Mídia na Educação pela Universidade Federal do Amapá (2010). Professora concursada do Estado do Amapá desde 1994, atualmente licenciada para formação continuada. Participante do Estágio Acadêmico da PUC/SP na disciplina do Núcleo de Prática Jurídica: Contemporaneidade do Instituto da Responsabilidade Civil, supervisionado pela Professora-Doutora Regina Vera Villas Bôas. Coordenadora do Projeto de Pesquisa:O Direito das águas e o direito de se utilizar a água, a Coletividade e os Direitos Difusos Contemporâneos. Tem experiência nas áreas de Educação, tecnologia educacional e educação à distância, pesquisa e extensão. Seus interesses de pesquisa incluem: A contemporaneidade do Instituto da Responsabilidade Civil, Direito Ambiental e formação de professores na abordagem instrumental, complexidade e transdisciplinaridade.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIREITO FUNDAMENTAL SOCIAL AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO Jurismestre,v.1,p.144-157 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Responsabilidade Coletiva no cuidado da água Jornal 'O São Paulo',v.3091,p.2-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Questões contemporâneas envolventes da classificação dos bens jurídicos trazidas no Código Civil e do conceito abrangente do bem ambiental Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo,v.1,p.389-412 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O princípio da proibição do retrocesso ecológico em face da dignidade humana Âmbito Jurídico,v.1,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Procedimentos de licenciamento nos empreendimentos em terras indígenas Universo Jurídico,v.1,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O ?AMICUS CURIAE? NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO: O ?AMIGO DA CORTE DE JUSTIÇA? QUE INTERVÉM NO PROCESSO PARA CORROBORAR A EFETIVIDADE DA JUSTIÇA Revista Liberdades,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
A importância da água e da alimentação na vida humana: uma relação de interdependência à luz do direito fundamental. - II Congresso Internacional de Direito Público: justiça e efetivação dos direitos humanos (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
A jurisprudência do supremo tribunal federal e o direito fundamental ao meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado, que não pode ser considerado sem a água, bem ambiental essencial à vida sadia - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Livros

Ano Título
?CONTEMPORANEIDADE DO DIREITO AMBIENTAL E DO DIREITO MINERÁRIO, EM DEBATE ? ESTUDOS EM HOMENAGEM À PROFESSORA CONSUELO YATSUDA MOROMIZATO YOSHIDA?

Participações em Bancas/Eventos

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Encontro Pedagógico Integrado para Coordenadores das TIC'S na Rede Pública de Ensino do Amapá (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
8º Fórum Mundial da Água. (Outra)
II Congresso Internacional de Direito Público: justiça e efetivação dos direitos humanos.A importância da água e da alimentação na vida humana: uma relação de interdependência à luz do Direito Fundamental (Congresso)
Palestra - Ação Docente no Ensino Superior ? O Professor Pesquisado. (Outra)
Palestra - O Professor Pesquisador na Docência do Ensino Superior: desafios e limites. (Outra)
Palestra: Responsabilidade Civil. PUC-SP. (Seminário)
O 22º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, promovido pelo Instituto O Direito por Um Planeta Verde, vai abordar o tema ?Direito e Sustentabilidade na Era do Antropoceno: Retrocesso Ambiental, Balanço e Perspectivas?.. (Congresso)
XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO CONSTITUCIONAL - A EFETIVIDADE DOS DIREITOS HUMANOS NO SÉCULO XXI. (Congresso)
21º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental- Jurisprudência, Ética e Justiça Ambiental volume 1. (Congresso)
Palestra: Ação Docente no Ensino Superior. O Professor Pesquisador. PUC-SP. (Outra)
Mesa Redonda - Educando para o Amor e a Liberdade Núcleo Cultura e Fé. PUC-SP.Mesa redonda "O Compromisso Ético, Político e Econômico e Político e Econômico com o Meio Ambiente na Laudato Si? (Outra)
Palestra : Vocação da Responsabilidade Civil na Sociedade Contemporânea - PUC/SP/P. (Outra)
Restrições ao acesso de áreas para mineração. Royalties da Mineração: Situação atual e perspectivas em razão do projeto de código em trâmite no congresso. Apresentação: Fernando Facury Scaff, Guilherme Simões.. (Encontro)
Café Filosófico São Bento promovido pelo Instituto Jacques Maritain do Brasil - IJMB e com apoio cultural da Faculdade de São Bento Palestrante: Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. (Encontro)
Poluição visual na legislação e na jurisprudência. PUC/SP. (Seminário)
A teoria da Responsabilidade Civil e o Acesso à Justiça: decisões judiciais, a ideologia do Magistrado e o papel social exercido por ele (Magistrado). PUC/SP. (Seminário)
Seminário Riscos Ambientais: As Novas Responsabilidades da Mineração. Realizado em 29.02.16, no Dayrell Hotel. Belo Horizonte - MG. (Seminário)
Como os conflitos e demandas sócio-econômico-ambiental interfere nas políticas da atividade mineradora com vista a proteção à água. PUC/SP. (Seminário)
Proteção do patrimônio imaterial ambiental e sobre dano moral ambiental. PUC/SP. (Seminário)
Direitos e esferas de interesses da Vizinhança: responsabilidade civil e danos resultantes da poluição sonora. PUC/SP. (Seminário)
Compromisso de ajustamento de conduta e a eficiência administrativa. PUC/SP. (Seminário)
Direitos Transindividuais, Sociedade Contemporânea (dos riscos e das massas) e as gerações dos direitos humanos e fundamentais. PUC/SP. (Seminário)
Hiperconsumismo e resíduos no século XXI e a responsabilidade civil individual e coletiva. PUC/SP. (Seminário)
Responsabilidade Civil e questões contemporâneas da Propriedade Intelectual. PUC/SP. (Seminário)
II Congresso Internacional Doutrina Social da Igreja. A Doutrina Social da Igreja e o Cuidado Misericordiosos dos Mais Frágeis. Realizado: UNISAL ? Unidade Santa Terezinha. São Paulo. (Congresso)
III CONGRESSO INTERNACIONAL ? MÉTODO DE CASO EM DIREITOS HUMANOS NOS TRIBUNAIS: CONVERGÊNCIAS E CONTROVÉRSIAS.A jurisprudência do supremo tribunal federal e o direito fundamental ao meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado, que não pode ser considerado sem a água, bem ambiental essencial à vida sadia (Congresso)
20º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental - Ambiente, Sociedade e Consumo Sustentável. (Congresso)
Palestra ?Os desafios à Família e a nova Evangelização? ? Proferida pelo Mons. Lívio Melina, presidente do Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre Matrimônio e Família, da Pontifícia Universidade lateranense de Roma.. (Outra)
Mesa redonda "O Compromisso Ético, Político e Econômico e Político e Econômico com o Meio Ambiente na Laudato Si?.Mesa redonda "O Compromisso Ético, Político e Econômico e Político e Econômico com o Meio Ambiente na Laudato Si? (Exposição)
Laudato Si Um chamado à Ecologia Integral.O Comprometimento Ético, Político e Econômico com o Meio Ambiente na Laudato Si (Encontro)
I Seminário Internacional sobre Fundamentos Constitucionais do Estado. (Seminário)
Congresso de Direito Ambiental. (Congresso)
Águas no Município de São Paulo: Mobilidade e Saneamento - III Congresso do IASP. (Congresso)
19º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental - Saúde Ambiental: Políticas Nacionais de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos. (Congresso)
Workshop Novo Marco Regulatório da Mineração: aspectos gerais Direito Minerário Ambiental. (Outra)
V Congresso Internacional de Direito Ambiental na Amazônia. (Congresso)
18º Congresso Brasileiro de direito Ambiental. 8º Congresso de Direito Ambiental dos Pa. (Congresso)
1º Encontro Internacional de Ambiente Urbano: Cidades Sustentável. (Encontro)
Seminário Aspectos Jurídicos e Socioeconômicos do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. (Seminário)
Congresso Internacional de Direito Ambiental na Amazônia. (Congresso)
Palestra "Inventario Extrajudicial". (Outra)
Palestra: Competência da Justiça do Trabalho. (Outra)
Palestra: Mudanças na parte especial: Dos crimes contra a dignidade sexual. (Outra)
Palestra. Temas abordados: Interceptação Telefônica; Busca e Apreensão em escritório: Vistas Inquéritos (Súmulas STF) e Modificações do Processo Penal. (Outra)
Fórum Social Mundial. (Outra)
Encontro no Meio do Mundo-Preparatório para o V Fórum Social Mundial. (Encontro)
II Seminário Jurídico UNIFAP.Processo Penal Contemporâneo .Palestra de abertura: Processo Penal Constitucional; Palestra: Processo Penal e Liberdade de Imprensa; Palestra: O Novo Processo do Tribunal do Juri. (Seminário)
XII Semana de Estudos Jurídicos. Palestra com tema: Psicopatas em série: Perfil do Criminoso. (Outra)
XII Semana de Estudos Jurídicos. Palestra: Crimes na Lei de licitações. (Outra)
Palestra com o tema: A Sincretização do Processo Civil. (Outra)
I Conferência OAB-AP. Tema:Estado Democrático de Direito X Estado Policial - Dilemas e Desafios em duas décadas da Constituição Federal. (Outra)
XII Semana de Estudos Jurídicos. Palestra: A moral e o Direito ante a dinâmica da corrupção na realidade contemporânea, Dano Moral no Ambiente de Trabalho. (Outra)
XII Semana de Estudos Jurídicos. Palestra tema: Crimes de improbidade administrativa. (Outra)
Seminário: As Inovações do Processo de Execução. (Seminário)
XI Semana de Estudos Jurídicos. Palestra tema: Prática de Dosemetria Penal. (Outra)
XI Semana de Estudos Jurídicos. Palestra tema: Práticas Jurídica Civil e Criminal. (Outra)
Aspectos Controvertidos dos Crimes Contra a Vida palestra promovida pelo TJAP. (Outra)
Direito Eleitoral para Jornalista. (Seminário)
I Congresso de Educação de Caraguatatuba Tecnologia & Comunicação .Palestra: Professor Construtor de Inovações Conferencista: Dra. Léa Fagundes.. (Congresso)
X Semana de Estudos Jurídicos. Palestra tema: Direito Falimentar. (Outra)
X Semana de Estudos Jurídicos. Palestra tema: Direito Falimentar. (Outra)
Debate Juídico. (Outra)
X Semana de Estudos Jurídicos. Palestra tema: Organização do Judiciário Eleitoral e Crimes Eleitorais. (Outra)
X Semana de Estudos Jurídicos. Palestra tema: Oratória no Tribunal do Juri. (Outra)
X Semana de Estudos Jurídicos. Palestra tema: Impugnação e Defesa no Processo Administrativo Fiscal. (Outra)
Projeto de Aprendizagem mediados pelo computador. (Oficina)
I Congresso de Educação de Caraguatatuba Tecnologia e Comunicação. (Congresso)
Concurso Internacional de Criação Multimídia Educacional (participação: Jurado). (Congresso)
Tec Educ@tion - I Congresso Brasleiro de Tecnologia e Educacional. Palestra de abertura: Formação em curso: Sem princípio, nem meio, nem fim. Proferida pela Dra Léa Fagundes. (Congresso)
Elaboração de Itens para a prova da Avaliação Nacional de Educação de Jovens e Adultos/ANEJA-DACC. (Oficina)
Concurso Internacional de Criação Multimídia Educacional (participação: Jurado). (Congresso)
TecEduc@tion - I Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. (Congresso)
XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. (Congresso)
I Encontro Estadual dos Laboratórios de Informática na Educação das Escolas Públicas do Amapá (LIED's). (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
O ?amicus curiae?: amigo da Corte de Justiça que intervém no processo, corrobora a efetividade da Justiça e concretiza o direito fundamental à dignidade humana (Media Social Website)
Responsabilidade coletiva no cuidado da água (Media Social Website)
O Compromisso Ético, Político e Econômico com o Meio Ambiente na Laudato Si (Programa de Rádio TV)
Espiritualidade e Meio Ambiente na Laudato Si (Programa de Rádio TV)
A leitura, a arte e o lazer na escola (Curso de Curta Duração)
Tema Gerador e Plano Dialético de Ensino (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Tecnologia Educacional

Profissionais Relacionados

Francisco Borba Ribeiro Neto
2
ANDREIA M. BERTOLINE R. LIMA
1
Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho
1
José Ângelo Remédio
1
José Angelo Remédio Junior
1
Ivan Martins Motta
1
Ana Paula Pereira do Vale
1