Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Paraná, doutorado sanduíche (PDEE) no Instituto de Ciencias del Mar de Barcelona. Atualmente é Pesquisador nível A da Embrapa na Área de Aquicultura & Pesca e membro do Comitê Local de Propriedade Intelectual. Atua na área de Ictiologia; com experiência nas linhas de pesquisa: Bioecologia de peixes, Comunidades Pesqueiras, Pesca, Aquicultura e Etnoictiologia.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Pesca do apaiari, Astronotus ocellatus (Agassiz, 1831), e perfil socioeconômico dos pescadores artesanais de uma região da Amazônia brasileira Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciencias Humanas,v.11,p.363-378 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Contaminação por metais pesados em peixes e água da bacia do rio Cassiporé, Estado do Amapá, Brasil Revista Acta Amazonica,v.45,p.405-414 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
The effects caused by the replacement of native riparian forest with Eucalyptus sp . on the benthic macro-invertebrate community International Journal of Food, Agriculture and Environment (Print),v.11,p.1444-1448 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Utilization patterns of surf zone inhabiting fish from beaches in Southern Brazil Pan-American Journal of Aquatic Sciences,v.2,p.27-39 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Variação da estrutura espacial da ictiofauna demersal capturada com rede de arrasto de porta na baía dos Pinheiros, PR Boletim do Instituto de Pesca,v.33,p.157-169 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Padrões estruturais da assembléia de peixes em duas áreas do Canal da Cotinga, Baía de Paranaguá, Paraná, Brasil Bioikos (Campinas),v.21,p.57-67 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Estrutura populacional e abundância da Raia-viola Zapteryx brevirostris (Chondrichthyes, Rhinobatidae) na plataforma adjacente à Baía de Paranaguá, Paraná, Brasil Acta Biologica Leopoldensia,v.28,p.33-38 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O uso de atributos das assembléias de peixes para avaliar a integridade biótica em hábitats rasos das Baías de Antonina e Paranaguá, Paraná Acta Biologica Paranaense,v.35,p.69-82 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A ictiofauna em planícies de maré das Baías das Laranjeiras e de Paranaguá, Paraná Revista Brasileira de Zoociências,v.8,p.125-138 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Mudanças temporais na abundância e diversidade da fauna de peixes do infralitoral raso de uma praia, sul do Brasil Iheringia - Série Zoologia,v.94,p.95-104 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A study of the fish community structure in a tidal creek Brazilian Journal of Biology (Impresso),v.64,p.337-351 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Estágios iniciais do ciclo de vida de Anchoa tricolor (Agassiz, 1829) (Teleostei: Engraulidae) Revista Uniandrade,v.5,p.81-94 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Temporal variation in fish assemblage composition on a tidal flat Boletim do Instituto Oceanográfico,v.52,p.47-58 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Fish assemblages in a tidal flat Brazilian Archives of Biology and Technology,v.46,p.233-242 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Padrões temporais na assembléia de peixes na gamboa do Sucuriú, Baía de Paranaguá, Brasil Revista Brasileira de Zoologia,v.20,p.591-600 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Structure and dynamics of fish assemblages in a tidal creek environment. Brazilian Archives of Biology and Technology,v.45,p.365-373 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Ictiofauna em duas planícies de maré do setor euhalino da Baía de Paranaguá, PR. Boletim do Instituto de Pesca,v.28,p.49-60 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Occurrence of larvae and juveniles of Eucinostomus argenteus, Eucinostomus gula, Menticirrhus americanus, Menticirrhus littoralis, Umbrina coroides and Micropogonias furnieri at Pontal do Sul beach, Paraná. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso),v.44,p.411-418 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O uso de réplica no estudo da ictiofauna de uma planície de maré. Acta Biologica Paranaense,v.29,p.177-1186 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Contaminação por metais pesados em peixes e água da bacia do rio Cassiporé, Estado do Amapá, Brasil Acta Amazonica (Impresso),v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Padrões estruturais da assembléia de peixes em duas áreas do canal da cotinga, baía de Paranaguá, Paraná - XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
A estrutura das comunidades em diferentes planícies de maré das Baías das Laranjeiras e de Paranaguá - XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição e estrutura da comunidade de peixes demersai na plataforma interna adjacente a Baía de Paranaguá, PR - XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Biologia reprodutiva de Stellifer brasiliensis e Stellifer rastrifer (Actinopterygii: Sciaenidae) na plataforma interna adjacente a Baía de Paranaguá, PR - XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Biologia reprodutiva de Menticirrhus americanus e Paralonchurus brasiliensis (Actinopterygii: Perciformes: Sciaenidae) na plataforma interna adjacente a Baía de Paranaguá, PR - XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Variação diuturna na assembléia de peixes de uma praia arenosa em Pontal do Sul - XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
A qualidade ambiental e a diversidade da ictiofauna demersal da Baía de Paranaguá, Paraná, Brasil - XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Aspectos da reprodução de Stellifer brasiliensis, Stellifer rastrifer, Paralonchurus brasiliensis e Menticirrhus americanus na plataforma continental rasa adjacente à baía de Paranaguá, Paraná - XV Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Diferenças entre arrastos consecutivos em uma planície de maré - XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Ocorrência da Associação entre Phyllorhiza punctata (Cnidaria - Scyphozoa) e peixes da família Carangidae na Baía de Paranaguá, Paraná, Brasil. - I Simpósio Brasileiro de Oceanografia (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição e Estrutura da Ictiofauna Demersal na Plataforma Continental Interna Adjacente a Baía de Paranaguá. - XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO)
A Iinfluência da Lua e Maré na Composição e Estrutura das Capturas de Peixes em um Ambiente Estuarino Raso. - XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Análise da Histologia Ovariana de Peixes Capturados na Plataforma Continental Interna do Paraná. - XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO)
A Ictiofauna da Gamboa do Sucuriú,Ilha Rasa da Cotinga, Baía de Paranaguá. - XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Estrutura e Variação Espaço-Temporal da Comunidade de Peixes Demersais na Plataforma Interior adjacente a Baía de Paranaguá, PR. - XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
A Importância doTtipo de Fundo Para a Estruturação da ictiofauna Demersal. - XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Ictiofauna de uma Planície de Maré do Setor Euhalino da Baía de Paranaguá, PR. - XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição e Estrutura da Ictiofauna de um Ambiente Praial. - XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Associação de Peixes no Infralitoral Raso da Praia Balneario Atami, PR. - XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Comparação das Assembléias de Peixes de duas Planícies de Maré com Diferentes Características. - XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
A Assembléia de Peixes em um Rio de Maré - XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição e estrutura da ictiofauna em dois canais de maré. - XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Dinâmica das Associações de Peixes Marinhos em Áreas Rasas - Seminário 2000 Ensino e Pesquisa do Setor de Ciências da Terra (Participação em Eventos/COMPLETO)
Ictiofauna demersal em cinco pontos da Baía de Paranaguá, Paraná. Resultados preliminares. - XIII Semana Nacional de Oceanografia (Participação em Eventos/RESUMO)
Desenvolvimento inicial de Menticirrhus littoralis (Actinopterygii, Sciaenidae). - XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Dinâmica populacional de tetraodontiformes em uma gamboa. - XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Ocorrência de larvas e juvenis de Eucinostomus argenteus, Eucinostomus gula, Menticirrhus americanus, Menticirrhus littoralis, Umbrina coroides e Micropogonias furnieri na praia de Pontal do Sul, Paraná. - XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Variação espaço-temporal na ictiofauna da gamboa do Sucuriú,Baía de Paranaguá, Paraná - XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Ictiofauna de uma planície de maré, Baía de Paranaguá, Paraná. - XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Dinâmica de entrada e saída de peixes na gamboa do Baguaçu, Baía de Paranaguá, Paraná - XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Variação temporal na estrutura populacional de Anchoa tricolor, Harengula clupeola e Oligoplites saurus na zona de arrebentação da praia de Pontal do Sul, Paraná. - XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Estudo Nacional de Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva. REVIZEE, Região Nordeste - Área Oceanografia Biológica. - Semana do Biólogo (Participação em Eventos/RESUMO)
Biomassa e biovolume de macroplâncton em águas oceânicas e de plataforma da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) nordestina. - XI Encontro de Zoologia do Nordeste (Participação em Eventos/RESUMO)
Biomassa e biovolume de macroplâncton obtidos na área de Fernando de Noronha e Atol das Rocas, durante a Campanha 2 - REVIZEE. - X Semana Nacional de Oceanografia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Biomassa macroplanctônica nos bancos oceânicos e áreas de entorno das ilhas oceânicas na cadeia norte Brasileira. - II Workshop REVIZEE Nordeste (Participação em Eventos/RESUMO)
Desenvolvimento de metodologias de baixo custo para diagnóstico de impacto gerado por atividade petroleira: testes com embriões de ostra. - XIV Seminário Estudantil de Pesquisa (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Desafios e oportunidades da cadeia produtiva do tambaqui - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Larvicultura e Alevinagem de Peixes Redondos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Uso do tracajá (Podocnemis unifilis) como recurso alimentar e financeiro pela comunidade do município de Pracuúba, Amapá Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Reprodução de peixes: ferramentas e aplicações. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Espécies nativas na piscicultura: use com moderação - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Produção de alevinos de tambaqui: Uma alternativa para o incremento da produção no estado do Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Caracterização da pesca do Apaiari (Astronotus ocellatus Agassiz, 1831) na percepção dos pescadores do município de Pracuúba, AP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Pesca Artesanal: Diagnóstico e Perspectivas para o Arranjo Produtivo Local no estado do Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Conhecimento ecológico local: o apaiari (Astronotus ocellatus, Agassiz 1831) na região dos lagos do município de Pracuúba, Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Dados preliminares do ciclo reprodutivo do apaiari, Astronotus ocellatus (Agassiz,1831), em duas regiões do estado do Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Caracterização da ictiofauna durante as estações de inverno e verão na ressaca da Lagoa dos Índios, Macapá - AP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Carcinofauna e ictiofauna associadas a vegetação aquática em uma área inundável, Macapá - AP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Avaliação de arrastos de redes de porta na plataforma adjacente a baía de Paranaguá - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Estudos ecológicos: O grupo de pesquisa em ecossistemas aquaticos e a comunidade ictiológica - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Estudos ecológicos: O grupo de pesquisa em ecossistemas aquáticos e a comunidade zoobentônica - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Aquicultura e Pesca: A mudança do modelo exploratório
Diagnóstico da pesca no litoral do estado do Paraná

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Distribuição Espacial da Biomassa Mesoplanctônica da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) entre Salvador-BA e Aracaju-SE como Subsídio a Avaliação Pesqueira.

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
Maquete do DNA (Exposição) - Local: Medianeira - PR
Molécula do DNA (Exposição) - Local: Medianeira - PR
Demonstração de organismos zooplanctônicos: ovos e larvas de peixes, para-larvas de polvos (Cephalopoda), larvas de lagostas (Palinuridae e Scylaridae) (Exposição) - Local: Instituto de Biologia - Universidade Federal da Bahia
A Oceanografia biológica no contexto do REVIZEE Nordeste (Palestra) - Local: Instituto de Biologia - UFBA

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Professor substituto da disciplina Biologia/Controle de Qualidade (Concurso público)
Exigência protéica para filhotes de tracajá, Podocnemis unifilis (Troschel, 1848): avaliações de crescimento e hematológicas. (Mestrado)
Avaliação da contaminação por metais pesados na água e nos peixes da Bacia do Rio Cassiporé, Estado do Amapá, Amazônia,Brasil. (Mestrado)
Estrutura populacional e implicações da pressão antrópica para o tracajá (Podocnemis unifilis) na região dos lagos de Pracuúba, Amazônia, Brasil. (Mestrado)
Suplementação alimentar de vitamina C e estresse de manejo em pirarucu ARAPAIMA GIGAS. ()
Uso de resíduos de castanha-da-amazônia BERTHOLLETIA EXCELSA para a alimentação de pirarucu ARAPAIMAS GIGAS ()
Avaliação da contaminação por metais pesados em peixes no rio Cassiporé, Amapá, Brasil ()
Caracterização da pesca e etnobiologia do apaiari ASTRONOTUS OCELLATUS (Agassiz, 1831) no município de Pracuúba estado do Amapá, como subsídio a piscicultura. (Mestrado)
Levantamento florístico, dinâmico espaço-temporal e quantificação da biomassa do fitoplâncton dos rios Araguari e Falsino (Amapá - Brasil) (Mestrado)
Composição e fatores afetando a distribuição da ictiofauna do Rio Matapi. estado do Amapá, Amazônia Oriental. ()
Análise da distribuição espaço-temporal de cianobactérias e clorofila-A associados a fatores ambientais no médio rio Araguari-AP. ()
Nidificação do Tracajá PODOCNEMIS UNIFILIS Troschel, 1848 e a pressão antrópica na Bacia do Rio Araguari, estado do Amapá, Brasil. ()
Estrutura populacional, razão sexual e implicações da pressão antrópica para o tracajá (PODOCNEMIS UNIFILIS Troschel, 1848) na região dos lagos de Pracuúba, Amazônia, Brasil. ()
Dispersão da tilápia-do-nilo OREOCHROMIS NILOTICUS e diagnóstico e diagnóstico da fauna parasitária como ferramenta de avaliação da ameaça de invasão biológica na bacia de Igarapé da Fortaleza Macapá (AP) ()
Dieta de ariranhas (PTERONURA BRASILIENSIS) e interações com pescadores na Floresta Nacional do Amapá. ()
Etnobiologia do Apaiari (ASTRONOTUS OCELLATUS) e sua aplicação na piscicultura, Pracuúba - AP. ()
Estimativa populacional de ariranhas PTERONURA BRASILIENSIS (Carnivora: Mustelidae) e percepção de moradores locais na Floresta Nacional do Amapá, Amazônia - Brasil. ()
Distribuição das espécies de peixes de água doce endêmicas do Escudo das Guianas (Mestrado)
Biogeoquímica e ciclos de carbono e nutrientes na desembocadura do rio Amazonas ()
Programa agente das águas e participação comunitária (Graduação)
Comitê científico da ExpoUT2007 (Outra)
Controle biológico de pragas (Graduação)
Avaliador do MEC/INEP de Cursos de Graduação e de instituições de ensino superior. (Avaliação de cursos)
Diversidade de peixes e integridade ambiental no complexo estuarino de Paranaguá, Paraná - Brasil (Graduação)
Estrutura da comunidade de peixes de uma praia arenosa oceânica (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Vitrine de Tecnologias da Embrapá - AMAZONTECH 2012 (MONTAGEM)
Aquicultura e Pesca na Expofeira do Estado do Amapá (MONTAGEM)
7th International Conference on Copepoda (ORGANIZACAO)
XVIII ENEB - Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Reunião técnica interinstitucional para apresentação fod resultados preliminares do diagnóstico do setor pesqueiro e aquícola do estado do Amaapá.Grupo de trabalho em pesca (Outra)
XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia.Uso do tracajá (Podocnemis unifilis) como recurso alimentar e financeiro pela comunidade do município de Pracuúba, Amapá Brasil (Congresso)
III Seminário de Aquicultura do estado do Amapá: Boas Práticas de Manejo para a Saúde de Peixes.Piscicultura na Agricultura Familiar (Seminário)
III Encontro do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical.Pesquisa em Biodiversidade: A realidade amazônica e no estado do Amapá (Encontro)
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática - Aquaciência 2010.Conhecimento ecológico local: o apaiari (Astronotus ocellatus, Agassiz 1831) na região dos lagos do município de Pracuúba, Amapá. (Congresso)
XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.Fauna de camarões e peixes associados a plantas aquáticas em uma área de ressaca, Macapá - AP (Congresso)
I Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce. (Congresso)
ExpoUT 2007.Estudos ecológicos: O grupo de pesquisa em ecossistemas aquáticos e a comunidade ictiológica (Outra)
XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Padroões estruturais da assembléia de peixes em duas áreas do canal da cotinga, baía de Paranagua, Paraná (Encontro)
1º Seminário Regional de Cultivo do Robalo.CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DAS ÁREAS DE SOLTURA DE JUVENIS DE ROBALO-PEVA (Centropomus parallelus Poey 1864) NO COMPLEXO ESTUARINO DE PARANAGUÁ (Seminário)
Encontro Brasileiro de Ictiologia.Estrutura e variação espaço-temporal da comunidade de peixes demersais na plataforma interna do litoral do Paraná (Encontro)
I Reunião Técnica Sobre Ictiologia em Estuários.Primeira reunião técnica sobre ictiologia em estuários. (Seminário)
XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia.XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia (Encontro)
XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia.XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia (Congresso)
Seminário 2000 Ensino e Pesquisa do Setor de Ciências da Terra.Seminário 2000 Ensino e Pesquisa do Setor de Ciências da Terra (Seminário)
7 th International Conference on Copepoda. (Congresso)
XII Encontro Brasileiro de Ictiologia.XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia (Encontro)
XXII Congresso Brasileiro de Zoologia.XXII Congresso Brasileiro de Zoologia (Congresso)
Campanha oceanográfica entre Fortaleza - CE, arquipélago de Fernando de Noronha, atol das Rocas e bancos da cadeia norte..Operação REVIZEE - NE III (Outra)
XI Semana Nacional de Oceanografia.XI Semana Nacional de Oceanografia (Outra)
Semana do Biólogo.Semana do Biólogo (Outra)
XI Encontro de Zoologia do Nordeste.XI Encontro de Zoologia do Nordeste (Encontro)
Semana do Biólogo.Semana do Biólogo (Outra)
X Semana Nacional de Oceanografia.X Semana Nacional de Oceanografia (Outra)
Campanha oceanográfica entre Salvador-Ba e Recife - PE.Operação REVIZEE - NE II (Outra)
III Seminário sobre Recursos Naturais e Meio Ambiente. (Seminário)
4ª Reunião Especial da SBPC. (Outra)
VI Encontro Regional dos Estudantes de Biologia.VI Encontro Regional dos Estudantes de Biologia - NE (Encontro)
XV Seminário Estudantil de Pesquisa.XV Seminário Estudantil de Pesquisa (Seminário)
XVII Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia. (Encontro)
V Encontro Regional dos Estudantes de Biologia - NE. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Curso de Manejo Genético e Reprodutivo do Pirarucu (Curso de Curta Duração)
Licenciamento Ambiental e Políticas Públicas (Programa de Rádio TV)
Piscicultura básica: Reprodução e larvicultura de peixes (Curso de Curta Duração)
A pesca no estado do Amapá (Outra Producao Tecnica)
Pesquisa em Biodiversidade (Programa de Rádio TV)
Piscicultura na Agricultura Familiar (Programa de Rádio TV)
Reprodução em peixes: Ferramentas de estudo e aplicações (Curso de Curta Duração)
Aquicultura e Pesca: A mudança de paradigma (Outra Producao Tecnica)
Salga, defumação e piscicultura em tanques-rede (Curso de Curta Duração)
Biogeografia de Peixes (Curso de Curta Duração)
Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos (Via marginal Principal Coletora 1 - PC1), FLORIANÓPOLIS - SC (Assessoria)
Estudo de Impacto Ambiental do meio biótico na baía norte de Florianópolis (Assessoria)
Caracterização ambiental das áreas de repovoamento do Robalo peva (Centropomus parallelus) na Baía de Paranaguá (Assessoria)
Diagnóstico da ictiofauna na plataforma interna do litoral do Paraná como pré-requisito à implementação da zona de exclusão da pesca por arrasto e recifes de recrutamento larval (Assessoria)
Auditoria ambiental das operações de dragagem no canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina - ICTIOLOGIA (Trabalho Tecnico)
Plano de Controle Ambiental (PCA) visando a derrocagem das rochas que representam perigo à navegação, próximo à bacia de evolução do porto de Paranaguá, PR. (Assessoria)
Relatório Ambiental Preliminar (RAP) referente a expansão e remodelagem do Porto de Paranaguá (Assessoria)
Estudos biológicos complementares do meio aquático da barragem de Pedras Altas - BA (Assessoria)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Planejamento de Experimentos
Conservação das Espécies Animais
Instalações para Produção Animal
Ecologia
Legislação Ambiental
Piscicultura
Utilização dos Animais
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais
Explotação Pesqueira de Águas Interiores

Profissionais Relacionados

Roberto Schwarz Junior
20
Guilherme MacLaren Nogueira de Queiroz
18
Rodrigo Santiago Godefroid
17
Fabiana Cunha
14
Mariane Nardi
9
Mariana Sobolewski
6
Rubia Maielli Lima Brandão
6
Paula Nakayama
6
Jose Francisco de Oliveira Neto
4
Paulo de Oliveira Mafalda Jr
4
Marion Hofstaetter
4
Helen Audrey Pichler
4
Marcos Tavares Dias
4
Renan Diego Amanajas Lima da Silva
4
Marcelo Grumach Falcão
3
Eliane Tie Oba Yoshioka
3
Luis Fernando Fávaro
3
Marcelo Eduardo Barril Otero
3
Daniel Pandilha de Lima
3
Fabiana Cézar Félix
3
Montserrat Demestre
3
Juliana Martinhão Ignácio
2
Dulcineia Ferreira Lira de Lima
2
Ana Lucia Vendel
2
Pietro Simon Moro
2
Maurício Hostim Silva
2
Paulo Roberto Pagliosa Alves
2
Cristina Bernardo
2
Sabine de Cnop Granado Lopes
2
Rodrigo Santiago Godrefoid
2
Márcia Dayane Vilhena Daaddy
2
Moacyr Serafin Junior
2
Sérgio Biato Stoiev
2
Renata P Garretti
2
Cesar Santos
2
Rafael da Fonseca Arantes
2
Juarez Jorge Santos
2
Carlos Alberto Mucelin
2
Paulo Antunes Horta
2
Ana Beatriz Nunes Ribeiro
2
Carlos Werner Hackradt
2
Marcia dayane Vilhena Picanço
2
Jô de Farias Lima
2
Ana Cristina Novelino Pena Franco
2
Kelly Cristina Brombatti
1
Marcelino Carneiro Guedes
1
Ana Paula Schroder Pereira
1
Joilson Souza dos Santos
1
Pedro Martinez Arbizu
1
Ricardo Abraão
1
Rosinei do Valle
1
Eduardo Sousa Varela
1
Escola família - EFA Carvão
1
Silvio Cesar Sampaio
1
LIMA, DANIEL PANDILHA DE
1
YOSHIOKA, ELIANE TIE OBA
1
BEZERRA, ROBERTO MESSIAS
1
AMANAJÁS, RENAN DIEGO
1
Maria Angélica Haddad
1
Ruben Mendes Lopes
1
Marco Fábio Maia Corrêa
1
Tácito Araujo Bezerra
1
Kirlian Reis de Oliveira
1
Roselany de Oliveira Corrêia
1
Escola Família - EFAPacuí
1
Mauren Sorace
1
DAADDY, MÁRCIA DAYANE VILHENA
1
BRANDÃO, RÚBIA MAIELLI LIMA
1
Gabriela de Menezes Cortellete
1
Eduardo Delatorre Ledoux Ramos
1
Luis Maurício Abdon Silva
1
Daniel Montagner
1
Eunice da Costa Machado
1
SILVA, ROBERTO DE SOUZA
1
Roberto de Souza Silva
1
Agnaldo G G de Oliveira
1
Valerie Sarpedonti
1
João Bosco Alfaia Dias
1
Luciano Fabris Sgarbi
1
Roberto Messias Bezerra
1
Karina Broto Rebuli
1
Flávia Guebert
1
Henrique Dezinho
1
Marcelo Bevilacqua Remor
1
Fernando Alvim Veiga
1
Fabio da Silva Muniz
1
Raimundo Nonato Picanço Souto
1
RIBEIRO, ANA BEATRIZ NUNES
1
Jose Milton Andriguetto Filho
1
Paulo de Tarso Chaves
1
Allan Paul Krelling
1
André Bonfim
1
Karlia Dalla Santa Amaral
1
Luciana Pinto Sartori
1
Verônica Maria de Oliveira
1
Sidney Antonio Liberati
1
Paulo da Cunha Lana
1
André Rinaldo Sena Garraffoni
1
Suzana Cardoso Ribeiro
1
Fernanda Michalski
1
Henrique Ferrari dos Santos
1

Palavras-chave

Ictiofauna
36
Amapá
33
Extensão Universitária
27
Amazônia
26
Baía de Paranaguá
24
Ensino e Pesquisa
22
Reprodução
18
Comunidades
17
Peixes
17
Aquicultura
17
Peixes demersais
16
Educação
16
Impactos Ambientais
13
Planície de maré
13
Plataforma Continental
12
Piscicultura
12
Paraná
12
Estrutura de Comunidades
11
Zooplâncton
11
Biologia reprodutiva
10
Pesca
10
Variação sazonal
9
Ictiologia
9
Assembléia de peixes
9
Ecologia de Comunidades
7
Ictioplâncton
7
Tracajá
7
Dinâmica populacional
7
Ecologia
7
Estuário
7
Conhecimento ecológico local
7
Gamboa
6
Etnobiologia
6
Variação temporal
6
Sciaenidae
6
Parâmetros Ambientais
5
REVIZEEE
5
Histologia
5
Ecologia de populações
5
Saberes tradicionais
4
Biomassa
4
Atividades Portuárias
4
Zona de Arrebentação
4
Movimento Estudantil
4
Quelônios
4
Metais pesados
4
Tambaqui
4
Recursos pesqueiros
4
Brazil
3
Zoologia
3
Amostragem
3
Infralitoral
3
Cassiporé
3
Araguari
3
Fauna demersal
3
REVIZEE
3
Canais de Maré
3
Pirarucu
3
Temporal variation
3
Macrofauna bêntica
3
Surf Zone
3
Contaminação
3
Macroplâncton
3
Desenvolvimento
3
Dragagem
3
Ressacas
3
Seasonal variation
2
Oceanografia
2
Etnoictiologia
2
Arapaima
2
Fitoplâncton
2
Diversity
2
Barragem
2
Engraulidae
2
Praias arenosas
2
Ecotoxicologia
2
Carangidae
2
Sedimento
2
Associações
2
Podocnemis
2
Biologia Celular
2
Fish assemblages
2
Taxonomia
2
Fishes
2
Mercurio
2
Zoobentos
2
Camarões
2
Percepção ambiental
2
Larvicultura
2
DNA
2
Nutrição
2
Meio ambiente
2
Tidal Flat
2
Tidal creek
2
Bioensaios
1
Biologia
1
Raias
1
Falsino
1
Tilápia
1
Fish larvae
1
Arsenio
1
Mineração
1
Projeto RECOS
1
Tetraodontiformes
1
Biogeografia
1
Tartaruga
1
Reciclagem
1
Concurso
1
Anchoa tricolor
1
Ontogênese
1
Licenciamento
1
Políticas Públicas
1
Ensino Superior
1
Castanha
1
MEC
1
Réplica
1
Derrocamento
1
Entomologia
1
FLONA Amapá
1
Demersal fish
1
Recrutamento
1
Recursos marinhos
1
Atividade petroleira
1
Astronotus
1
Biogeoquimico
1
INEP
1
Rios de maré
1
Clupeidae
1
Redes
1
Copepoda
1
Nutrientes
1
SINAES
1
Pesca artesanal
1
Conhecimento tradicional
1
Socioeconomia
1
Cassostrea rizhophorae
1
Gerreidae
1
Educação ambiental
1
Controle Biológico
1
Recursos Genéticos
1