Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2000) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Amapá. Tem experiência na área de Ciência de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: composição química, qualidade, microbiologia, sensorial, açaí, fruteiras tropicais.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
The effect of thermal, chlorine and ozone treatments on survival of Escherichia coli and Salmonella spp. in açai berries The IOSR Journal of Pharmacy (IOSRPHR),v.7,p.4-11 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Sensory analysis and consumers studies of açai beverage after thermal, chlorine and ozone treatments of the fruits Journal of Food Processing and Preservation (On Line),v.41,p.1-13 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Adesividade e sobrevivência de Salmonella spp. na superfície de frutos de açaí (Euterpe oleracea Mart.) Higiene Alimentar,v.29,p.3014-3018 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Ozonização como tecnologia pós-colheita na conservação de frutas e hortaliças: Uma revisão Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online),v.19,p.369-375 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Pasteurização do leite-do-amapá in natura para controle do escurecimento enzimático CIENCIA RURAL,v.43,p.1715-1720 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Avaliação físico-química de frutos de bananeiras ACTA AMAZONICA,v.39,p.423-427 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Toxinas em alimentos Ciência Hoje,v.38,p.62-63 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Valor nutricional de misturas comerciais à base de fécula de mandioca RBM. Revista Brasileira de Mandioca,v.18,p.65-70 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Do campo à mesa: da matéria-prima ao alimento processado Leia,v.,p.26-27 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Do campo à mesa: a fécula de mandioca como componente do pão "brasileirinho" Leia,v.,p.26-27 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Raízes de mandioca minimamente processadas: efeito de branqueamento na qualidade e na conservação Ciência e Agrotecnologia (UFLA),v.26,p.564-575 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Poder poluente da água residual ou manipueira na fabricação de farinha de mandioca. Porto Livre,v.9,p.29-30 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Coleta, caracterização botânica e avaliação agronômica de germoplasma de mandioca (Manihot esculenta Crantz) obtido em área indígena do Oiapoque no estado do Amapá RBM. Revista Brasileira de Mandioca,v.16,p.125-132 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Compatibility among patogenic indicator microrganism strains used in decontamination tests of assai berries - III Simpósio de Alimentos e Nutrição (Participação em Eventos/RESUMO)
Microbiological quality of brazil nuts milk submitted to different dehulling methods - 29° Congresso Brasileiro de Microbiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação da temperatura efetiva na superfície de frutos de açaí sob tratamento térmico em diferentes binômios tempo-temperatura - III Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Composição de polpas de açaí integrais liofilizadas após cloração, branqueamento e ozonização aquosa dos frutos - III Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Aceitação sensorial da bebida açaí batido após tratamento térmico dos frutos - II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência dos Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Eficiência de branqueamento, floração e ozonização em frutos de açaí inoculados com Listeria monocytogenes - LXI Annual Meeting of the InterAmerican Society for Tropical Horticulture ? ISTH (Participação em Eventos/RESUMO)
Adesividade e sobrevivência de Salmonella spp. na superfície de frutos de açaí (Euterpe oleracea Mart.) - VII CONGRESSO LATIOAMERICANO E XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS (Participação em Eventos/COMPLETO)
Colorimetric change of assai (Euterpe oleracea Mart.) after preservation and thermal processing of the fruit. - 17th World Congress of Food Science and Technology & Expo (Participação em Eventos/RESUMO)
Influence of açai fruits (Euterpe oleracea Mart.) conservation on the acceptance of açai drink. - 10th PANGBORN SENSORY SCIENCE SYMPOSIUM (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação do teor de antocianina em frutos em diferentes regiões do cacho de açaizeiro (Euterpe oleraceae Mart.) - XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA; IV CONGRESSO PANAMERICANO DE INGENIEROS AGRONOMOS (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Desempenho produtivo de macaxeiras ou mandiocas de mesa no estado do Amapá - 2° CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP, IEPA E EMBRAPA-AP, 6ª MOSTRA DE TCC¿s, 2ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação qualitativa preliminar de frutos de mangabeiras (Hancornia speciosa Gomez) em área de cerrado no Amapá - 2° CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP, IEPA E EMBRAPA-AP, 6ª MOSTRA DE TCC¿s, 2ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA (Participação em Eventos/RESUMO)
Variação do pigmento antocianina em diferentes regiões do cacho de açaí - 2° CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP, IEPA E EMBRAPA-AP, 6ª MOSTRA DE TCC¿s, 2ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação do teor de óleo por ressonância magnética de frutos de espécies oleaginosas do Amapá - IX SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação qualitativa de frutos de goiaba (Psidium guajava L.) coletados em área de ocorrência de moscas-das-frutas para produção de polpa - IX SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação sensorial de variedades de mandioca de mesa com raízes de cores diversas. - IV JORNADA NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Estudo de adaptação de metodologia para avaliação do teor de antocianina em frutos de açai (Euterpe oleracea mart.). - 1° CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA; 5ª MOSTRA DE TCC's; 1ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA. (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação do teor de antocianina em diferentes partes do cacho de açaizeiro (Euterpe oleracea mart.), coletados em várzea do estuário amazônico. - 1° CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA; 5ª MOSTRA DE TCC's; 1ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA. (Participação em Eventos/RESUMO)
Características físico-químicas de frutos de taperebá (Spondias mombim L.) coletados em área de ocorrência de mosca-das-frutas. - IV JORNADA NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
As boas práticas de fabricação para a oferta de açaí seguro - 5° CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE (Participação em Eventos/RESUMO)
Otimização do processo de conservação do leite de amapádoce (Brosimum parinarioides Ducke). - CONFERÊNCIA DO SUBPROGRAMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SPC&T FASE II/PPG7 (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Novas alternativas de consumo para o açaí coletado no estuário amazônico - 5° CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE (Participação em Eventos/RESUMO)
Estudo do potencial nutritivo de frutas da amazônia - 5° CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE (Participação em Eventos/RESUMO)
A palmeira murumuru (Astrocaryum murumuru Mart.) no estuário do rio Amazonas no estado do Amapá. - 5° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL (Participação em Eventos/COMPLETO)
Aspectos do estado da arte, da produção e pesquisa com a palmeira murumuru (Astrocaryum murumuru Mart.). - 5° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL (Participação em Eventos/COMPLETO)
Avaliação da conservação de açaí originado da região do Bailique (AP) e processado em bebida. - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3 (Participação em Eventos/RESUMO)
Determinações da vida-de-prateleira da mangaba (Hancornia speciosa Gomes) in natura sob ambiente refrigerado e da polpa em ambiente congelado e estudo da qualidade da polpa. - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3 (Participação em Eventos/RESUMO)
O inajá (Maximiliana maripa (Aubl.) Drude) como potencial alimentar e oleaginoso. - 3° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Potencial do cultivo de mamona no Estado do Amapá. - 3° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Avaliações físico-químicas do fruto do murumuruzeiro (Astrocaryum murumuru Mart.). - 3° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Estudos físico-químicos de mesocarpo e endocarpo de urucuri (Attalea pharelata Mart. ex Spreng.). - 3° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Características físicas e físico-químicos do uxi (Endopleura uchi Cuatrec) . - 3° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Avaliações físico-químicas do mesocarpo do piquiá (Caryocar vilosum (Aubl.) Pers.). - 3° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Comportamento de cultivares de mandioca à podridão radicular no Estado do Amapá. - XI CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Características físico-químicas de variedades de bananeira resistentes à sigatoka-negra no estado do Amapá. - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-COLHEITA DE FRUTOS TROPICAIS (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Caracterização físico-química de clones e progênies de cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum). - 6° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição físico-química de macaxeiras no Estado do Amapá. - 6° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação físico-química de frutos de bananeira resistentes à sigatoka negra no Estado do Amapá. - 6° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição físico-químicas de variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz). - XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Avaliação da qualidade do palmito de pupunha envasado. - CONGRESSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE CASCAVEL - PR, 1 e SIMPÓSIO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DO MERCOSUL, 1 (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação de características físico-químicas de polpas de cupuaçu do estado do Amapá. - XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Avaliações físico-químicas de frutos de cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum). - 5° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS (Participação em Eventos/RESUMO)
Características físico-químicas da água de frutos de coqueiros cultivados. - 5° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS (Participação em Eventos/RESUMO)
Características físico-químicas de progênies de caju (Anacardium occidentalis) em condições de cerrado amazônico, Amapá, Brasil. - CONGRESSO IBEROAMERICANO DE TECNOLOGIA POSTCOSECHA E AGROEXPORTACIONES, 53; CONGRESO AGRONOMICO DE CHILE, 53; CONGRESO DE LA SOCIEDAD CHILENA DE FRUTICULTURA, 53 (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação físico-química da água de coco-anão cultivado no estado do Amapá. - XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Processamento mínimo em mandioca: alterações na qualidade e componentes nutricionais. - CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 18 (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Avaliação das características químicas do vinho de açaí comercializado em Macapá e Santana (AP). - CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 18 (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Avaliação da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) comercializada no Estado do Amapá. - CONGRESO IBEROAMERICANO DE TECNOLOGIA POSTCOSECHA Y AGROEXPORTACIONES, 53; CONGRESO AGRONOMICO DE CHILE, 53; CONGRESO DE LA SOCIEDAD CHILENA DE FRUTICULTURA, 53 (Participação em Eventos/RESUMO)
Problemas detectados na agricultura dos índios Waiâpi no Amapá. - SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1; SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, 2; (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição centesimal da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) comercializada em Macapá e Santana (AP). - SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1; SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, 2; (Participação em Eventos/RESUMO)
Qualidade e conservação de raízes de mandioca minimamente processadas e embaladas à vácuo sob refrigeração. - 4° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS (Participação em Eventos/RESUMO)
Raízes de mandioca minimamente processadas: efeito do branqueamento na qualidade e na conservação sob refrigeração. - 4° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS (Participação em Eventos/RESUMO)
Valor nutricional do vinho de açaí (Euterpe oleracea Mart) comercializado em Macapá e Santana (AP). - SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1; SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, 2; (Participação em Eventos/RESUMO)
Alterações na composição química e cocção de raízes de mandioca (Manihot esculenta Crantz) após armazenamento sob condições de refrigeração e branqueamento. - CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 17 (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição centesimal de misturas à base de fécula de mandioca para confeccção de pão de queijo. - X CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA (Participação em Eventos/RESUMO)
Qualidade do polvilho durante a fermentação da fécula de mandioca com e sem inóculo. - X CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação da qualidade do polvilho durante a fermentação industrial da fécula de mandioca. - X CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA (Participação em Eventos/RESUMO)
Divergência genética multivariada entre genótipos de mandioca coletados em área indígena do Amapá. - CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 43 (Participação em Eventos/RESUMO)
Jurará: cultivar de mandioca (Manihot esculenta Crantz) recomendada para mata de terra firme no Estado do Amapá, Brasil. - I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE RAÍZES TROPICAIS; IX CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação de resistência à podridão radicular em mandioca (Manihot esculenta Crantz) no estado do Amapá. - CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 28 (Participação em Eventos/RESUMO)
Coleta e caracterização botânico-agronômica de germoplasma de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em área indígena do Oiapoque, Amapá, Brasil. - 10th SYMPOSIUM OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR TROPICAL ROOT CROPS (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Adesividade e sobrevivência de Salmonella spp. na superfície de frutos de açaí (Euterpe oleracea Mart.) - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Colorimetric change of assai (Euterpe oleracea Mart.) after preservation and thermal processing of the fruit. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Influence of açai fruits (Euterpe oleracea Mart.) conservation on the acceptance of açai drink. - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
A presença do Trypanosoma cruzi, causadora da doença de Chagas, na cadeia produtiva do açaí - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Caracterização físico-química de frutos de genótipos promissores - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Desafios do APL do açaí - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O papel e a importância do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amapá/CREA-AP - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Caracterização físico-química de frutos de genótipos promissores - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Caracterização físico-química de genótipos de açaizeiro promissores ao agronegócio de frutas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Avaliação da produtividade e qualidade do óleo e tortas de espécies oleíferas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Espécies regionais que tem potencial para produção de biocombustível - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Espécies regionais poenciais para biocombustíveis - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Boas práticas de fabricação de polpa de frutas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
As boas práticas de fabricação de alimentos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Biodiesel - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Desenvolvimento da pesquisa e prospecção de plantas nativas para produção de biodiesel no Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Estudos em Ciência dos Alimentos da Embrapa/AP - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Potencial nutricional e oleífero de espécies regionais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Segurança alimentar - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Boas práticas de fabricação - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Processamento mínimo da macaxeira - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Toxinas nos alimentos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Micotoxinas nos alimentos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A produção de alimentos: x contaminação por toxinas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Microorganismos de importância em alimentos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Capítulos de Livros

Ano Título
Traditional and technological aspects of super palm berries from Amazonia
Pineapple fruit: technical aspects of cultivation, post-harvest and nutrition
Características físico-químicas de frutos de bananeiras resistentes à sigatoka-negra
Avaliação físico-química de água de coco-anão cultivado no estado do Amapá.
Análise de alimentos.

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Tratamento térmico de frutos de açaí
Sanitização por cloração no processamento de açaí: como fazer e onde aplicar
Comitê Local de Publicações ? CLP da Embrapa Amapá: avanços em 2016
O inajá (Maximiliana maripa (Aubl.) Drude) como fonte alimentar e oleaginosa
As boas práticas de fabricação na amassadeira de açaí
Práticas pós-colheita de banana: conservando a qualidade do fruto
Maniva-semente: como selecionar e conservar
Castanha-do-brasil: da floresta à mesa
Acaí congelado
Farinhas de mandioca seca e mista
Processamento mínimo de macaxeira
Aspectos qualitativos dos frutos de bananeira resistentes à sigatoka-negra no estado do Amapá
Tópicos em amostragem, coleta, acondicionamento e preparo de amostras para o laboratório de alimentos da Embrapa Amapá
Sistema de produção da mandioca para o estado do Amapá
Recomendações de manejo de plantas daninhas e controle de podridão radicular para a cultura da mandioca
Técnicas para formação de uma lavoura de mandioca para o estado do Amapá
Controle de pragas e normas de manuseio de defensivos
Aspectos fitotécnicos da cultura da mandioca
Tópicos em análises de alimentos
Pós-colheita de frutos
Valor nutricional da mandioca (Manihot esculenta Crantz) e transformações pós-colheita
Caracterização morfológica de cultivares de mandioca do estado do Amapá
Laboratório de qualidade da farinha de mandioca da Embrapa Amapá
O açaí como alimento e sua importância socioeconômica no Amapá
Rendimento de farinha da cultivar de mandioca Jurará no estado do Amapá
Recomendações ao plantio da mandioca Jurará em fileira dupla com feijão caupi no estado do Amapá
Poder poluente da água residual na fabricação de farinha de mandioca no estado do Amapá
Características botânico-agronômicas de cultivares de mandioca em cerrado amapaense
Produtos e subprodutos da castanha-do-brasil no estado do Amapá
Qualidade da farinha de mandioca
Alterações na composição química e cocção de raízes de mandioca (Manihot esculenta Crantz) minimamente processadas
Mãe Joana e Amazonas-Embrapa 8: cultivares de mandioca recomendadas para várzeas amapaenses
Considerações sobre a agricultura dos índios Waiãpi no Amapá
Seleção de genótipos de mandioca no cerrado amapaense
Jurará: cultivar de mandioca (Manihot esculenta Crantz) recomendada para mata de terra firme no Amapá
Curso sobre a cultura da mandioca
Maniva-semente: seleção, conservação e utilização
Como selecionar, utilizar e conservar maniva-semente de mandioca
Avaliação de genótipos de milho em várzea do Amapá
Novo ciclo de seleção na população de milho CMS14 no Amapá

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Utilização de óleo essencial de orégano como antimicrobiano e antioxidante natural em maionese de baixa acidez (Mestrado)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
1° Simpósio de Ciência de Alimentos do Amapá (ORGANIZACAO)
V CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS - CREA-AP (ORGANIZACAO)
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CONSERVAÇÃO E USO DA BIODIVERSIDADE (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
9° CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-AP. (Congresso)
USO DE BASE DE DADOS: FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS PARA PESQUISA CIENTÍFICA. (Oficina)
PREDICTIVE MODELLING AND COMBASE. (Oficina)
AMERICAN CHEMICAL SOCIETY ON CAMPUS. (Oficina)
2° CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP, IEPA E EMBRAPA-AP, 6ª MOSTRA DE TCC¿s, 2ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA.Variação do pigmento antocianina em diferentes regiões do cacho de açaí (Congresso)
2° CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP, IEPA E EMBRAPA-AP, 6ª MOSTRA DE TCC¿s, 2ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA. (Congresso)
2° CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP, IEPA E EMBRAPA-AP, 6ª MOSTRA DE TCC¿s, 2ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA.Avaliação qualitativa preliminar de frutos de mangabeiras (Hancornia speciosa Gomez) em área de cerrado no Amapá (Congresso)
2° CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP, IEPA E EMBRAPA-AP, 6ª MOSTRA DE TCC¿s, 2ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA.Desempenho produtivo de macaxeiras ou mandiocas de mesa no estado do Amapá (Congresso)
1° CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA; 5ª MOSTRA DE TCC's; 1ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA.. (Congresso)
MISSÃO MULTIDISCIPLINAR DE COOPERAÇÃO TÉCNICA A PARAMARIBO, EM PARAMARIBO, REPÚBLICA DO SURINAME.PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DEPARTAMENTO DE MICOLOGIA/BACTERIOLOGIA NO SURINAME (Encontro)
I REUNIÃO TÉCNICA DO PROJETO MELHORAÇAÍ. (Oficina)
5° CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE. (Congresso)
IV ENCONTRO DE LIDERANÇAS DO CONFEA. (Encontro)
I WORKSHOP MELHORAÇAÍ. (Oficina)
WORKSHOP - MP1 E PROJETOS COMPONENTES:. (Oficina)
5° CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE.As boas práticas de fabricação para a oferta de açaí seguro (Congresso)
5° CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE.ESTUDO DO POTENCIAL NUTRITIVO DE FRUTAS DA AMAZÔNIA (Congresso)
5° CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE.Novas alternativas de consumo para o açaí coletado no estuário amazônico (Congresso)
5° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL.Aspectos do estado da arte, da produção e pesquisa com a palmeira murumuru (Astrocaryum murumuru Mart). (Congresso)
PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E TECNOLÓGICO. (Seminário)
SIMPÓSIO PRODUÇÃO DE PALMÁCEAS DO 5° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL.Astrocaryum murumuru Mart: Estado da arte, da produção e pesquisa (Simpósio)
5° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL.A palmeira murumuru (Astrocaryum murumuru Mart.) no estuário do rio Amazonas no estado do Amapá (Congresso)
5° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL. (Congresso)
1ª REUNIÃO REGIONAL DA SBPC NO AMAPÁ.AVALIAÇÃO DO POTENCIAL OLEÍFERO DE MAMONA NO AMAPÁ (Outra)
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: ALIMENTOS AMAZÔNCOS. (Outra)
3° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL.Características físicas e físico-químicos do uxi (Endopleura uchi Cuatrec). (Congresso)
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE AGROENERGIA. (Outra)
3° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL.Avaliações físico-químicas do mesocarpo do piquiá (Caryocar villosum (Aubl.) Pers.) (Congresso)
3° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL.Avaliações físico-químicas do fruto do murumuruzeiro (Astrocaryum murumuru Mart.). (Congresso)
3° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL.O inajá (Maximiliana maripa (Aubl.) Drude) como potencial alimentar e oleaginoso. (Congresso)
3° CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL.Estudos físico-químicos de mesocarpo e endocarpo de urucuri (Attalea pharelata Mart. ex Spreng.). (Congresso)
XI CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA. (Congresso)
TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS DO PROCITROPICOS.Painel de avaliação externa (Encontro)
6° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS.Composição físico-química de macaxeiras no estado do Amapá (Simpósio)
6° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS.Caracterização físico-química de clones e progênies de cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) (Simpósio)
6° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS.Avaliação físico-química de frutos de bananeira resistentes à sigatoka negra no estado do Amapá (Simpósio)
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-COLHEITA DE FRUTOS TROPICAIS. (Simpósio)
5° CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS - CREA-AP. (Congresso)
XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. (Congresso)
5° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. (Simpósio)
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CONSERVAÇÃO E USO DA BIODIVERSIDADE.Segurança alimentar e biodiversidade (Seminário)
5° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS.Avaliações físico-químicas de frutos de cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) (Simpósio)
5° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS.Características físico-químicas da água de frutos de coqueiros cultivados (Simpósio)
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA. (Congresso)
REUNIÃO MONITORAMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DA CASTANHA DO BRASIL. (Encontro)
I WORKSHOP SOBRE PRÁTICAS DE MANEJO, PRODUÇÃO E CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS DESENVOLVIDAS POR RIBEIRINHOS EM ÁREAS DE VÁRZEA. (Oficina)
4° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. (Simpósio)
4° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS.Qualidade e conservação de raízes de mandioca minimamente processadas e embaladas à vácuo sob refrigeração. (Simpósio)
4° SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS.Raízes de mandioca minimamente processadas: efeito do branqueamento na qualidade e na conservação sob refrigeração. (Simpósio)
VI ENCONTRO NACIONAL SOBRE MÉTODOS DE LABORATÓRIOS DA EMBRAPA. (Encontro)
X CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA.Avaliação da qualidade do polvilho durante a fermentação industrial da fécula de mandioca. (Congresso)
III SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. (Simpósio)
X CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA.Composição centesimal de misturas à base de fécula de mandioca para confecção de pão de queijo. (Congresso)
X CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA.Qualidade do polvilho durante a fermentação da fécula de mandioca, com e sem inóculo. (Congresso)
XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. (Congresso)
I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE RAÍZES TROPICAIS; IX CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA. (Congresso)
I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE RAÍZES TROPICAIS; IX CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA.Jurará - Cultivar de mandioca para o ecossistema de mata de terra fno Estado do Amapá, Brasil. (Congresso)
10th SYMPOSIUM OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR TROPICAL ROOT CROPS.Coleta e caracterização botânico-agronômica de germoplasma de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em área indígena do Oiapoque, Amapá, Brasil. (Simpósio)
REUNIÃO DE PROGRAMAÇÃO DE PESQUISA DE MILHO DA REGIÃO NORTE.Programação de pesquisa com a cultura do milho no Estado do Amapá (Outra)
10th SYMPOSIUM OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR TROPICAL ROOT CROPS. (Simpósio)
I ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ. (Encontro)
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA. (Congresso)
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA. (Congresso)
XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA. (Congresso)
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA. (Congresso)
REUNIÃO ANUAL DA CT ARROZ NORTE NORDESTE.REUNIÃO ANUAL DA CT ARROZ NORTE NORDESTE (Encontro)
II ENCONTRO BRASILEIRO DE AGRICULTURA ALTERNATIVA. (Encontro)
XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA. (Congresso)
IV SEMANA DE AGRONOMIA. (Encontro)
SIMPÓSIO SOBRE FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO EM ÁRVORES TROPICAIS. (Simpósio)
SEMINÁRIO SOBRE BIOCLIMATOLOGIA. (Seminário)
III SEMANA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Desafios do APL do açaí (Outra Producao Tecnica)
A presença do Trypanosoma cruzi, causador da doença de chagas, na cadeia produtiva do açaí (Outra Producao Tecnica)
Boas práticas de beneficiamento de alimentos (Curso de Curta Duração)
Capacitação de técnicos na metodologia do PAS Açaí (Curso de Curta Duração)
Metodologia do PAS Açaí (Curso de Curta Duração)
Boas Práticas de beneficiamento de alimentos (Curso de Curta Duração)
Análise físico-química de alimentos (Curso de Curta Duração)
O papel e a importância do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amapá/CREA-AP (Outra Producao Tecnica)
Caracterização físico-química de frutos de genótipos promissores (Outra Producao Tecnica)
Análise físico-química de alimentos (Curso de Curta Duração)
Programa de rádio Prosa Rural (Programa de Rádio TV)
Caracterização físico-química de frutos de genótipos de açaizeiros promissores ao agronegócio de frutas (Outra Producao Tecnica)
Análise qualitativa de alimentos (Curso de Curta Duração)
Análise qualitativa de alimentos (Curso de Curta Duração)
Dia de Campo na TV (Programa de Rádio TV)
Avaliação da produtividade e qualidade do óleo e tortas de espécies oleíferas (Outra Producao Tecnica)
Análise físico-química de alimentos (Curso de Curta Duração)
Análise físico-química de alimentos (Curso de Curta Duração)
A cultura da banana (Curso de Curta Duração)
A cultura da banana (Curso de Curta Duração)
Análise físico-química de alimentos (Curso de Curta Duração)
Qualidade e certificação da farinha de mandioca (Programa de Rádio TV)
Programa de rádio Prosa Rural (Programa de Rádio TV)
Espécies regionais potenciais para biocombustíveis (Outra Producao Tecnica)
Espécies Regionais que têm Potencial para Produção de Biocombustíveis (Outra Producao Tecnica)
Boas práticas de fabricação de polpa de frutas (Outra Producao Tecnica)
Desenvolvimento da pesquisa e prospecção de plantas nativas para produção de biodiesel no Amapá (Outra Producao Tecnica)
Potencial nutricional e oleífero de espécies regionais (Outra Producao Tecnica)
Estudos em Ciências dos Alimentos da Embrapa/AP (Outra Producao Tecnica)
As Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (Outra Producao Tecnica)
Biodiesel (Outra Producao Tecnica)
Boas práticas de fabricação na agroindústria de alimentos (Curso de Curta Duração)
Análise de alimentos (Curso de Curta Duração)
Análise de alimentos (Curso de Curta Duração)
Boas práticas de fabricação na agroindústria (Curso de Curta Duração)
Minimamente processados (horticultura) (Curso de Curta Duração)
Boas práticas de fabricação (Outra Producao Tecnica)
Segurança alimentar (Outra Producao Tecnica)
Processamento mínimo de macaxeira (Outra Producao Tecnica)
Minimamente processados (horticultura) (Curso de Curta Duração)
Boas práticas laboratoriais (Curso de Curta Duração)
Boas práticas laboratoriais (Curso de Curta Duração)
¿Toxinas em alimentos (Outra Producao Tecnica)
Micotoxinas nos alimentos (Outra Producao Tecnica)
Composição centesimal dos alimentos (Curso de Curta Duração)
Composição centesimal dos alimentos (Curso de Curta Duração)
Manipulação de alimentos (Curso de Curta Duração)
Manipulação de alimentos (Curso de Curta Duração)
Composição Centesimal em Alimentos (Curso de Curta Duração)
A produção de alimentos X contaminação por toxinas (Outra Producao Tecnica)
Boas Práticas (Curso de Curta Duração)
Pós-colheia de frutos e hortaliças (Curso de Curta Duração)
Boas Práticas (Curso de Curta Duração)
Tópicos em Análise de Alimentos (Curso de Curta Duração)
Análise de Alimentos (Curso de Curta Duração)
Microrganismos de importância em alimentos (Outra Producao Tecnica)
Pós-colheita de frutos e hortaliças (Curso de Curta Duração)
Análise de alimentos (Curso de Curta Duração)
Avaliação Nutricional de Alimentos (Curso de Curta Duração)
Avaliação nutricional de alimentos (Curso de Curta Duração)
Pós-colheita de frutos e hortaliças (Curso de Curta Duração)
Pós-Colheita de Frutos e Hortaliças (Curso de Curta Duração)
Cultura da Mandioca (Curso de Curta Duração)
A cultura da mandioca (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Manejo e Tratos Culturais
Fitopatologia
Valor Nutritivo de Alimentos
Entomologia Agrícola
Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares
Melhoramento Vegetal
Microbiologia de Alimentos
Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos
Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos
Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal
Defesa Fitossanitária
Instalações Industriais de Produção de Alimentos

Profissionais Relacionados

Otniel Freitas-Silva
14
Maísa Vanessa da Silva Nery
11
Lourdes Maria Correa Cabral
11
Márcia Simone Amaral Lobato
10
Leandro Fernandes Damasceno
8
Ednei Assunção Antunes Coelho
7
Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira
7
Evódio Ribeiro Vilela
6
Eduardo Henrique Miranda Walter
6
Sylvia Suzana Correa Pereira
6
Luiza Amélia Monteles Ferreira
6
Fábio Ferreira de Aguiar
5
Jurema do Socorro Azevedo Dias
5
Walter Paixão de Sousa
5
ALEXANDRA MARA GOULART NUNES MAMEDE
4
Vânia Déa de Carvalho
4
Ana Paula da Silva Freire
4
Raimundo Pinheiro Lopes Filho
3
Walter Paixão de Souza
3
Gilberto Ken-Iti Yokomizo
3
CABRAL, LOURDES M. C.
3
Marcelo de Jesus Veiga Carim
3
Vanessa Fiúza Mello
3
Rafaella de Andrade Mattietto
2
Sandro Rodrigues dos Santos Filho
2
Edmundo Leão de Barros Neto
2
Pollyane Gomes Corrêa
2
Agnelli Oliveira
2
Lílian Grace da Silva Solon
2
Jorge Araújo de Sousa Lima
2
Antonio Soares Gomes
2
Vitória Georgina Lucien
2
Ricardo Adaime da Silva
2
Henriqueta Talita Guimarães Barboza
2
José Antonio Leite de Queiroz
2
Whellisson da Silva Dias
2
Leandro Damasceno
2
Lourdes Cabral
2
FREITAS-SILVA, OTNIEL
2
IZABELA ALVES GOMES
2
Marcelino Carneiro Guedes
2
Silas Mochiutti
2
Fernando Rodrigues dos Santos
2
Gustavo Eugênio Gerhard Barrocas
1
Maguida Fabiana da Silva
1
Luiz Alberto Colnago
1
Simone Duarte de Oliveira Costa
1
Nilva Gaudereto Martins
1
Nagib Jorge Melém Júnior
1
Cynthia Yorimi Barreiros Yano
1
Beatriz dos Santos Cordeiro
1
IVAN ALCÂNTARA
1
Gilberto Batista de Souza
1
CRISTINA MARIA ARAÚJO DIB TAXI
1
Ênia Aparecida Abreu e Souza
1
Inácio Flávio dos Santos Barroso
1
Ana Rita de Araújo Nogueira
1
Antônio Cláudio Almeida de Carvalho
1
Sandro de Azevedo Nogueira
1
Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha
1
Joana Maria Leite de Souza
1
Neuma Maria Simões Alves
1
Mônica Martini
1
Carlos Roberto Bernardi
1
Dirceu Luís Zanotto
1
Anna Tsukui
1
Vanessa de Oliveira Smith
1
Fábio Rodrigues de Oliveira
1
Luciedi de Cássia Leôncio Tostes
1
CAMPOS, RODRIGO DA S.
1
Sidnéa Cordeiro de Freitas
1
Chigeru Fukuda
1
Êlisângela do Socorro Costa Ramos
1
Jadson Luiz Rebelo Porto
1
COELHO, CAROLINE C. DE S.
1
Fábio Sian Martins
1
Adelina do Socorro Serrão Belém
1
Heloísa Carneiro
1
Ana Cláudia Lira-Guedes
1
Ari Luiz de Castro
1
Janice Ribeiro Lima
1
José Roberto Ferreira
1
João Tomé de Farias Neto
1