Sociólogo (Bacharel 2004 - Licenciado Pleno 2005) inscrito na Delegacia Regional do Trabalho - Secção Pará - sob o número DRT/PA 509. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas na condição de Pesquisador Colaborador no Grupo de Pesquisa "Dinâmicas Territoriais na Amazônia - DITAMA" sob Coordenação do Professor Dr. Ricardo Ângelo Pereira de Lima e Professora Ms. Rosana Torrinha Silva de Farias, ambos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem experiência na área das Ciências Sociais, com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia Rural, Sociologia Ambiental, Metodologia Científica e Metodologia do Ensino das Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: assentamentos rurais, desenvolvimento rural sustentável, Políticas Públicas, Desenvolvimento endógeno, movimentos sociais rurais, educação ambiental, educação no campo, impactos sócio-ambientais, agricultura familiar e Amazônia.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Conservando sobre educação e gênero no contexto contemporâneo: Contribuições para pensar a diferença. Entrevista com a Dra. Mônica Prates Conrado REVISTA CAFÉ COM SOCIOLOGIA,v.6,p.225-234 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Ações de governo para o desenvolvimento rural e preservação da floresta no Assentamento Cruzeiro, Estado do Amapá Revista Internacional de Direito Ambiental,v.9,p.20-40 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O ENSINO E A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR: uma entrevista com Dr. Roberto Patrus. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO),v.10,p.314-320 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Quem tem medo de falar sobre drogas? Saber mais para proteger Teias (Rio de Janeiro. Impresso),v.17,p.267-271 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Ações de governo para o desenvolvimento rural e preservação da floresta no Assentamento Cruzeiro, Estado do Amapá - XII Encontro da ENANPEGE - Associação Nacional de Pós-graduação em Geografia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Territorialidades, Desenvolvimento Rural e Politicas Públicas para preservação da floresta amazônica: o estudo de caso no assentamento cruzeiro, estado do Amapá. - II Ciclo de Palestras e Debate do GAPTA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Práticas agroecológicas em SC: entraves, desafios e perspectivas de agricultores familiares - 68º Reuniao Anual da SBPC (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
(Re) estruturação do espaço urbano em Mapacá/AP e os impactos ambientais gerados a partir da ocupação do territorio pelos loteamentos fechados - I FOPEE (Participação em Eventos/RESUMO)
A Responsabilidade Civil do Estado e impactos socioambientais da mineração na Amazônia Brasileira: contaminação por Arsênio na comunidade do Elesbão em Santana/AP - 68º Reuniao Anual da SBPC (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Desenvolvimento humano sustentável, cooperativismo e economia solidária: um estudo de caso a partir da coopervita/RS (Cooperativa de Produção Agropecuária Terra e Vida/LTDA) - 67º Reuniao Anual da SBPC (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Agroecologia como proposta de soberania e segurança alimentar no Século XXI. Experiências de agricultores familiares no extremo sul de Santa Catarina, Brasil - VI Congresso Iberoamericano de Desarrollo y Ambiente (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Desordem Urbana: Políticas públicas e ocupação do espaço em uma área de preservação em Macapá/AP - XV CISO PRÉ-ALAS (Participação em Eventos/COMPLETO)
Impactos socias provocados por embarcações de grande porte à comunidade de pescadores em Mazagão/AP - XV CISO PRÉ-ALAS (Participação em Eventos/COMPLETO)
Semeando outra possibilidade: A produção agroecológica no sul catarinense e experiências vivenciadas por agricultores familiares - XI CONLAB (Participação em Eventos/COMPLETO)
Produção do espaço Urbano: Impactos ambientais gerados pela implantação dos loteamentos fechados em Macapá - AP - III Seminário Nacional de Sociologia & Política (Participação em Eventos/COMPLETO)
Desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar em SC: realidade ou utopia? - Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia XXVIII ALAS (Participação em Eventos/COMPLETO)
A "barbárie anunciada": a história oral e memória camponesa de luta pela terra no Assentamento Mártires de Abril (MST), Mosqueiro/PA - VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural (Participação em Eventos/COMPLETO)
A 'barbárie anunciada': a história oral e memória camponesa de luta pela terra no Assentamento Mártires de Abril (MST), Mosqueiro/PA - VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural (Participação em Eventos/RESUMO)
Cooperação Internacional Amapá e Guiana Francesa: Avanços e obstáculos nos últimos 12 anos - XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Os Jovens do meio rural em Militância e suas experiências organizativas na agricultura familiar no Oeste Catarinense. O caso da Comunidade de Santa Terezinha. - Desenvolvimento Sustentável e Territórios Rurais. (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
?Juventude rural, sempre avante?. A experiência organizativa de jovens na agricultura familiar catarinense. O caso da comunidade de Arvoredo-SC. - I Seminário Nacional Sociologia & Política (Participação em Eventos/COMPLETO)
Juventude rural e agricultura familiar em movimento: processos organizativos dos jovens rurais da comunidade de Santa Terezinha, Arvoredo/SC - 60º Reunião anual da SBPC (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Relações Internacionais entre Amapá e Guiana: o que avançou na Cooperação Educacional? - Seminário Internacional do NAEA: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Medidas de recuperação ambiental em áreas impactadas por obras de grande porte: O caso da barragem do Rio São Bento, Siderópolis, Santa Catarina - VII Simpósio Nacional de recuperação de áreas degradas (Participação em Eventos/RESUMO)
Semeando a utopia camponesa. A luta pela terra e pela reforma agrágria no Assentamento Mártires de Abril (MST), Mosqueiro/PA - XII Encontro Estadual de História de SC, III Encontro Estadual do GT-ANPUH de Gênero e IV Jornada Nacional de História do Trabalho. (Participação em Eventos/RESUMO)
Semeando a utopia camponesa. A luta pela terra e pela reforma agrária no Assentamento Mártires de abril (MST), Mosqueiro/PA - XII Encontro Estadual de História de SC, III Encontro Estadual do GT-ANPUH de Gênero e IV Jornada Nacional de História do Trabalho (Participação em Eventos/COMPLETO)
Os impactos sobre a estrutura agrária e o meio ambiente em Novo Repartimento/PA. A importancia da educação ambiental numa área impactada por obras dos grandes projetos (UHE de Tucuruí). - III Simpósio Internacional de Geografia Agrária, IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária e Jornada (Participação em Eventos/COMPLETO)
Os grandes projetos na Amazônia e os impactos gerados a partir da UHE de Tucuruí. A importância da educação ambiental em Novo Repartimento/PA. - I Encuentro Latinoamericano de Ciencias Sociales y Represas e II Encontro Ciências Sociais e Barragens. (Participação em Eventos/RESUMO)
Os grandes projetos na Amazônia e os impactos gerados a partir da UHE de Tucuruí. A importância da educação ambiental em Novo Repartimento/PA - I Encuentro Latinoamericano de Ciencias Sociales y Represas e II Encontro Ciências Sociais e Barragens. (Participação em Eventos/COMPLETO)
A importância da Agenda 21 Local para a sustentabilidade da agricultura familiar:a busca do manejo florestal sustentável em Novo Repartimento/Pará através da educação ambiental - XVIII Encontro Nacional de Geografia agrária - Perspectivas teórico-metodologicas da Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Ocupar, resistir e produzir: um estudo de caso da luta dos Sem Terra (MST) pela reforma agrária no Assentamento Mártires de Abril, Mosqueiro/Pará. - I Simposio Nacional o rural e o urbano no Brasil (SINARUB) (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Educação e Sociedade: aspectos socioantropológicos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Responsabilidade Civil do Estado e impactos socioambientais da mineração na Amazônia Brasileira: contaminação por Arsênio na comunidade do Elesbão em Santana/AP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Práticas agroecológicas em SC: entraves, desafios e perspectivas de agricultores familiares. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A importância dos Clássicos (E. Durkheim, M. Weber e K. Marx) nas Ciências Sociais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Desenvolvimento humano sustentável, cooperativismo e economia solidária: um estudo de caso a partir da coopervita/RS (Cooperativa de Produção Agropecuária Terra e Vida/LTDA) - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A Desordem Urbana: Políticas públicas e ocupação do espaço em uma área de preservação em Macapá/AP. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Impactos socias provocados por embarcações de grande porte à comunidade de pescadores em Mazagão/AP - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar em SC: realidade ou utopia? - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A "barbárie anunciada": História oral e memória camponesa de luta pela terra no Assentamento Mátires de Abril, Mosqueiro/PA - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Juventude rural e agricultura familiar em movimento: processos organizativos dos jovens rurais da comunidade de Santa Terezinha, Arvoredo/SC. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Semeando a utopia camponesa. A luta pela terra e pela reforma agrária no Assentamento Mártires de abril (MST), Mosqueiro/PA - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Os impactos sobre a estrutura agrário e o meio ambiente em Novo Repartimento/PA. A importancia da educação ambiental numa área impactada por obras dos grandes projetos (UHE de Tucuruí). - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Os grandes projetos na Amazônia e os impactos gerados a partir da UHE de Tucuruí. A importância da educação ambiental em Novo Repartimento/PA. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A importância da Agenda 21 Local para a sustentabilidade da agricultura familiar:a busca do manejo florestal sustentável em Novo Repartimento/Pará através da educação ambiental. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Ocupar, resistir e produzir: um estudo de caso da luta dos Sem Terra (MST) pela reforma agrária no Assentamento Mártires de Abril, Mosqueiro/Pará - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)

Livros

Ano Título
Dossiê: Educação, Sexualidade e Gênero
Dossiê: Ensino e Formação do Administrador

Textos Didaticos

Ano Título
Elaboração de livros e apostilas didático-pedagógico de Sociologia e Filosofia para O Ensino Médio

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Pedagogia em Ambientes não escolares: a atuação do pedagogo nos projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (Graduação)
A estrutura didática do Ensino Fundamental I em ciclos e a proficiência negada: Um estudo a partir da implementação da Lei Federal n° 11.274/2006 na EMEF Raimunda da Silva Virgolino (Graduação)
Educação de Jovens e Adultos - EJA: Uma análise sobre o clima organizacional propício às aprendizagens andragógicas (Graduação)
Atendimento ao Cliente, Mudancas de Processos e Gestão da Qualidade: um Estudo de Caso no SEBRAE/AP (Graduação)
O discurso jurídico no Direito Pós-positivista: breve análise da decisão do STF sobre o aborto de anencéfalos no Brasil (Graduação)
A banalização do dano moral nos Juizados Especiais Cíveis do Estado do Amapá frente às soluções de conflito das relações de consumo (Graduação)
Delegação do poder de polícia às entidades privadas da administração pública: análise da doutrina, jurisprudência e suas controvérsias (Graduação)
Alimentos avoengos e consequências jurídicas (Graduação)
Uma análise jurídica sobre a adoção homoafetiva (Graduação)
Educacao: Direito Humano essencial para a ressocialização no Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Graduação)
Análise do Direito à estabilidade e sua aplicação aos casos de gestante contratadas por tempo determinado (Graduação)
O Direito da Criança abrigada no Ciã Katuá na convivência familiar e comunitária (Graduação)
A Oitiva Infantil em casos de violência sexual na Comarca de Macapá (Graduação)
A criticidade na leitura: Desafios no Ensino de Lingua Portuguesa nos anos iniciais (Graduação)
Empresa Familiar: Endividamento e recuperação judicial. Um estudo de Caso na Cidade de Macapá (Graduação)
Proteção Radiológica do Profissional Aplicada no Raios X Convencional (Graduação)
O Uso da Tomografia Computadorizada No Diagnóstico Da Sinusite : Suas Vantagens, Desvantagens e seus Efeitos Colaterais (Graduação)
Riscos Ocupacionais Dos Tecnólogos No Setor De Radiologia (Graduação)
Saneamento básico no Amapá: a atuação estatal na garantia da universalização dos serviços de saneamento básico (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Cartografia da violência doméstica contra a mulher em Macapá/AP (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Universidade Aberta do Brasil: uma alternativa de educação superior no Brasil e no Amapá (Graduação)
A valorização da identidade afro-descendentes na Escola Estadual Dr. Murilo Braga, Mazagão Novo (Graduação)
Violência contra pofessores nas salas de aula em Escolas Públicas no município de Macapá (Graduação)
Pedagogia Hospitalar: processos educativos em um novo cenário (Graduação)
A importância da prática da educação ambiental para o meio social (Graduação)
A trajetória da mulher na educação no estado do Amapá (Graduação)
Classes Multisseriadas: uma realidade ribeirinha (Graduação)
LIBRAS: os avanços da educação em LIBRAS e seus reflexos no mercado de traalho em Macapá/AP (Graduação)
Ensino Religioso: uma perspectiva para anos iniciais do Ensino Fundamental (Graduação)
Pedofilia e Internet (Graduação)
A importância da relação afetiva entre professor X aluno: reflexos no processo ensino-aprendizagem (Graduação)
O ensino da Ligua Portuguesa em alunos surdos da Escola Estadual Jose de Anchieta: um estudo de caso com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental (Graduação)
Pedagogia empresarial: uma nova função para os pedagogos (as). (Graduação)
Educação empreendedora no ensino profissionalizante do Centro de Educação Profissional do Amapá - CEPA (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Seminário Nacional: Territórios, Ordenamentos e Representações - I SETOR (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
I Seminário Nacional: Territórios, Ordenamentos e Representações - I SETOR.Desenvolvimento Regional e Territorialidades Pesqueiras na Amazônia (Seminário)
XII Encontro da ENANPEGE - Associação Nacional de Pós-graduação em Geografia. (Encontro)
II Ciclo de Palestras e Debate do GAPTA. (Encontro)
68º Reuniao Anual da SBPC. (Congresso)
67º Reuniao Anual da SBPC. (Congresso)
XV Congresso Nacional dos Sociólogos. (Congresso)
Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia XXVIII ALAS. (Congresso)
VIII Congresso Latino Americano de Sociologia Rural. ALASRU. (Congresso)
III Simpósio Internacional de Geografia Agrária, IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária e. (Simpósio)
II Encontro Ciências Sociais e Barragens e I Encuentro Latinoamericano de Ciencias Sociales y Represas. (Encontro)
I Simposio Nacional o rural e o urbano no Brasil (SINARUB). (Simpósio)
XVIII Encontro Nacional de Geografia agrária - Perspectivas teórico-metodologicas da Geografia Agrária. (Encontro)
XII Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste - CISO. Diversidade e Pluralismo no Norte e Nordeste do Brasil.. (Encontro)
Conferência Internacional sobre: Criatividade e Trabalho. Com Domenico de Masi.. (Outra)
Palestra: Desenvolvimento? O desafio do Decrescimento.. (Outra)
Palestra: Manejo Comunitário de queimadas na Região de Marabá, Amazônia Brasileira.. (Outra)
Curso de leitura Dinâmica, Compreensão Automática e Memorização Aplicada. (Outra)
XVI Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará:. (Congresso)
Ciclo de Paletras Amazônia em teses e Pesquisas:. (Outra)
VIII Reunião de Antropólogos do Norte Nordeste - ABANNE. (Outra)
X Encontro Estadual dos Sociólogos - 70 anos das Ciencias Sociais no Brasil.. (Encontro)
II Simpósio de Sociologia da Educação. (Simpósio)
Diálogos sobre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Qualidade de vida. (Oficina)
II Forum Nacional de Educação. (Outra)
II Encontro Estadual de Educação Ambiental. (Encontro)
Encontro com Edgar Morin e Michel Maffesoli: Ideologia e Ciência no Mundo Globalizado. (Encontro)
I Simpósio Regional de Sociologia da Educação. (Simpósio)
III Congresso dos Sociólogos da Região Norte.. (Congresso)
IX Encontro Estadual de Sociólogos do Pará. (Encontro)
I Encontro Estadual de Educação Ambiental: Experiências, Avaliações Perspectivas. (Encontro)
V Fórum Amazônia: Movimentos Sociais e Perspectivas de Desenvolvimento na Amazônia.. (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Liberdade: imagem, apagamentos e transformações na cidade de São Paulo (Editoração)
O significado do trabalho docente: uma análise da percepção dos professores de uma IFES de Minas Gerais (Editoração)
O antiescravismo da ilustração em adam smith e José da silva Lisboa (Editoração)
O cinema à prova da opinião (Editoração)
Perfil sociodemográfico e satisfação de alunos da modalidade de ensino a distância (EAD) (Editoração)
Educação e meio ambiente: práticas sustentáveis da Escola Família agrícola (Editoração)
Currículo e PPP: um estudo de caso sobre a inclusão de alunos do campo (Editoração)
Técnicas de pesquisa antropológica como recurso didático em aulas de Sociologia no ensino médio (Editoração)
Estabelecidos e outsiders: trabalhando elementos de história, cultura e sociedade numa obra clássica (Editoração)
O Olhar dos Gestores Escolares sob a execução do Programa Nacional De Alimentação Escolar (Pnae) no Município De Viçosa-MG (Editoração)
Jovens: arranjos e desarranjos na ópera da convivência (Editoração)
Sociologia com cinema: possibilidades para a utilização do filme ?Germinal? para o ensino de sociologia (Editoração)
Reflexão acerca do processo de avaliação padronizado em Colégio público de Ponta Grossa. (Editoração)
Desafios e conquistas através do trabalho: Estudos de Caso da inclusão da pessoa com deficiência (Editoração)
Ciência, arte e perspectivas para a imaginação sociológica (Editoração)
Raça, um Fato Social? (Editoração)
Dança: a arte que corre nas veias uma introdução crítica ao capitalismo moderno que gera a exclusão social (Editoração)
Contrasexulidade: Preciado e a desconstrução da heterossexualidade. (Editoração)
'O que é Brasil' de Roberto Damatta: análise sobrea a categoria ação social e ordem social (Editoração)
O Naturalismo como exemplo de uma sociologia empírica: o caso de Abel Botelho. (Editoração)
Entre o chão de fábrica e os céus do Brasil: um estudo da relação trabalho e educação na indústria aeronáutica brasileira. (Editoração)
Elaboração de livros e apostilas didático-pedagógico de Sociologia e Filosofia para O Ensino Médio (Textos Didáticos ou para Discussão)
Sociedade e Meio ambiente: da coexistência pacífica à crise de valores e de percepção do mundo moderno. (Outra Producao Tecnica)
Medidas de recuperação ambiental em áreas impactadas por obras de grande porte: o Caso da barragem do rio São Bento (Trabalho Tecnico)
Perspectiva sócio-ambiental da agricultura familiar na Amazonia em idos da modernidade (Outra Producao Tecnica)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Geologia Ambiental
Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais

Profissionais Relacionados

Marcelo Pinheiro Cigales
5
Ricardo Angelo Pereira de Lima
4
Kamille Ramos Torres
4
Luanna Tomaz de Souza
3
Ageane Ligia Aranha Braga
3
Adirleide Greice Carmo de Souza
2
Alan Patrick Coimbra Melo
2
Maria Laurentino
2
Christian Nunes da Silva
2
Gutemberg de Vilhena Silva
2
COSTA, Paulo Roberto
2
COLONETTI, Sinara
2
Leandro Leal de Freitas
2
Jadson Luís Rebelo Porto
1
Jânio Vieira Abreu
1
Lucienia Martins
1
Micheline Batista
1
Geraldo Milioli
1
Bianca Wild
1
Carlyle Torres Bezerra de Menezes
1
Paulo André Bentes da Rocha
1
Vanilde Citadini Zanette
1
José Adnilton Oliveira Ferreira
1
Marluce Lima Morais
1
Jainara Gomes de Oliveira
1
Paulo Andre Bentes da Silva
1
Ana Célia Santos
1