DAVID FIGUEIREDO DE ALMEIDA

Doutorando em Educação na Universidade de São Paulo (USP, Campus da Capital), com Mestrado e Graduação na área de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Desde 2011, atuo como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), ministrando as componentes curriculares de Biologia (Ensino Médio) e Metodologia Científica (Graduação e Pós-graduação). Na pesquisa, meu principal interesse é abordar as interações entre seres humanos/ambiente e suas contribuições ao Ensino, usando técnicas da Etnografia e História Oral.

Uma falácia na pesquisa etnobiológica em educação REVISTA DE EDUCACIÓN EN BIOLOGÍA,v.19,p.90-91 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Teoria da Atividade e Ensino de Evolução EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS),v.12,p.12-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
The value of the jaguar (Panthera onca) according to secondary students Ciência & Educação,v.21,p.123-132 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies Ciência e Educação (UNESP. Impresso),v.18,p.143-154 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Atitudes de Estudantes da Educação de Jovens e Adultos Frente aos Insetos. - XXVIII Congresso Nacional de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Estudo Etnozoológico das Serpentes Entre Capinadores de Itaubal do Piririm (AP). - XXVIII Congresso Nacional de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Prior knowledge of elementary school students about dinosaurs. - XXVIII Congresso Nacional de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Conservación del medio ambiente:: Actitudes ecocéntricas y antropocéntricas de profesores de educación primária en una escuela de la Amazonía brasileña. - 61a Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para O Progresso da Ciência (Participação em Eventos/RESUMO)
?É uma ofensa a Deus dizer que o Homem veio de macaco?: Rejeição à Teoria da Evolução na Educação de Jovens e Adultos. - 61a Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. (Participação em Eventos/RESUMO)
OS URUBUS-DE-CABEÇA-PRETA (Coragyps atratus) NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO PÚBLICO DE MACAPÁ-AP, BRASIL. - 61a Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (Participação em Eventos/RESUMO)
Evolução versus Criação: A origem do homem e a percepção de estudantes de ensino médio de Macapá-AP, Brasil. - 59a Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC). (Participação em Eventos/RESUMO)

Educação Ambiental - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Dicas sobre redação científica - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Ensino de evolução laico, mas pluricultural - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Educação e Diversidade: Direitos Humanos, Inclusão e Justiça Social - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Origem da vida: uma pergunta, várias respostas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Conhecimentos prévios sobre animais e ensino de ciências: implicações conservacionistas - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Natureza e Comportamento Sustentável - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Problema, hipótese e objetivo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Ética Ambiental - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Cosmogonias e Educação Científica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Etnomiriapodologia: Os Embuás Sob o Ponto de Vista Cultural em Contexto Educativo - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Conservacion del medio ambiente: actitudes antropocentricas y ecocentricas de profesores de educacion primaria de una escuela de la Amazonía brasileña - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
"É UMA OFENSA A DEUS DIZER QUE O HOMEM VEIO DO MACACO: Rejeição à teoria da evolução biológica na Educação de Jovens e Adultos - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A Teoria da Evolução Biológica Como Ferramenta na Educação Ambiental - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Evolucionismo versus Criacionismo Bíblico: A Percepção de estudantes de ensino médio da E. E. Profa. Raimunda Virgolino Frente Aos Modelos Explicativos Propostos Para a Origem das Espécies, em Macapá-AP, Brasil. - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Evolução versus criação: a origem do homem na compreensão de estudantes de ensino médio de Macapá/AP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O neodarwinismo na percepção de estudantes protestantes de ensino médio de Macapá-AP, Brasil. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A origem das espécies na percepção de estudantes de ensinos fundamental e médio de Macapá-AP, Brasil. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)

Capítulos de Livros

Ensino de zoologia e conhecimentos prévios sobre os animais: implicações conservacionistas
O desenvolvimento regional além dos benefícios diretos da biodiversidade.

Livros

Pedras Coloridas no Ensino de Evolução

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DO CARGO DE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ (Concurso público)
ABORDAGENS SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (Curso de aperfeiçoamento/especialização)