EDERSON WILCKER FIGUEIREDO LEITE

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Braz Cubas (2006), especialista Redes de Computadores com ênfase em Segurança (2010) pela Faculdade Meta, mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá- IFAP, lotado no Colegiado de Informática. Atualmente é Diretor de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino e já atuou como Coordenador de Políticas de Graduação e exerceu o cargo de Pró-Reitor de Ensino do IFAP. Foi coordenador dos cursos superiores de Licenciatura em Informática e Tecnologia em Redes de Computadores e também no curso Técnico em Redes de Computadores. Atua em educação tecnológica nos seguintes temas: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância, Softwares e jogos on-line no processo de aprendizagem, robótica, projetos interdisciplinares com uso de TICs e inovação tecnológica na formação de professores. Foi o idealizador e coordenador do Projeto de Extensão Árvore da Vida ? Inclusão Digital na melhor idade, promovido pela E. E. Esther Virgolino. É coordenador dos Projetos de Extensão Inclusão Digital e LiterAzul promovido pelo DEPEX/CampusMacapá/IFAP. É coordenador de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do IFAP. É membro titular das comissões de Núcleo Docente Estruturante (NDE), Colegiado de Informática e Comissão Própria de Avaliação (CPA). Foi presidente das comissões de elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) da área de Informática do IFAP. É Presidente da comissão de implantação da pós-graduação em Informática na Educação no IFAP.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Publicações em Eventos

Ano Título
Litera Azul: Protótipo de software de apoio a alfabetização de autistas - Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Litera Azul: Protótipo de software de apoio a alfabetização de autistas - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
'PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZANDO A TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONFIGURAÇÃO DE TEXTO, NO CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS PROF. PAULO MELO, COM ALUNOS DA 1a ETAPA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), ENSINO MÉDIO' - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
CONTEXTUALIZAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES ATRAVÉS DA DEGUSTAÇÃO DE FRUTAS - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O conhecimento empírico empregado a educação do ensino de ácidos e bases de forma significativa a partir de seu cotidiano - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
CONTRIBUIÇOES DO PIBID PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
AÇAÍ COMO INDICADOR NATURAL DE ÁCIDO-BASE: RELACIONANDO QUÍMICA COM A CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS E O COTIDIANO DO ALUNO - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Comissão do Processo Seletivo para professor IFAP (Concurso público)
O USO DO SMARTPHONE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA (Graduação)
O USO DO SMARTPHONE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA (Graduação)
O uso de jogos educativos na aprendizagem significativa do ensino de matemática - Um estudo de caso da Escola Municipal Raimunda da Silva Virgolino. (Graduação)
O uso pedagógico de slide no contexto do 1º ano do ensino médio da Escola Elias Trajano no Município de Porto Grande. (Graduação)
A Utilização dos Recursos Tecnológicos do Laboratório de informática Educacional: Um estudo de caso da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza. (Graduação)
O Uso de Slide como ferramenta otimizadora no processo ensino-aprendizagem. (Graduação)
A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em Sala de Aula: Dificuldades dos Professores do Ensino Fundamental da Escola Veiga Cabral. (Graduação)
LIED: Local de aprendizagem ou passatempo? (Graduação)
A Tecnologia Assistiva na Inserção Digital das Pessoas com Deficiência Visual - Um estudo de caso na casa da hospitalidade em Santana-AP. (Graduação)
O processo de inclusão digital em escolas públicas: O computador como ferramenta pedagógica. (Graduação)
Proposta de implantação da telemetria como mecanismo para o monitoramento e gerenciamento da Rede de TI da UEAP (Graduação)
Comissão do Processo de Bolsistas para o Pibid/Ifap (Outra)
Segurança em Redes Wireless Domésticas (Graduação)
Análise conceitual sobre criptografia quântica (Graduação)
Comissão PDI/IFAP 2014 a 2018 na Temática de Políticas em EaD (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
III Seminário Institucional do PIBID/IFAP - Valorização das culturas tradicionais, seus saberes linguagens e tecnologias. (ORGANIZACAO)
III ETEC - Encontro Tecnológico da E. E. Profª. Esther da Silva Virgolino (ORGANIZACAO)
II ETEC - Encontro Tecnológico da E. E. Profª. Esther da Silva Virgolino (ORGANIZACAO)
I ETEC - Encontro Tecnológico da E. E. Profª. Esther da Silva Virgolino (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XXX Encontro Nacional do ForGRAD.ForGRAD ? 30 anos de compromisso com a educação superior brasileira: para onde vamos? (Encontro)
Parecerista do(s) curso(s) de Computação da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2017.Computação da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2017. (Outra)
V CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.LITERA AZUL: Protótipo de software de apoio a alfabetização de autistas (Congresso)
IV Encontro Nacional de Coordenadores do Pibid. (Encontro)
XI CONNEPI ? Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação.PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZANDO A TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONFIGURAÇÃO DE TEXTO, NO CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS PROF. PAULO MELO, COM ALUNOS DA 1ª ETAPA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), ENSINO MÉDIO (Congresso)
XI CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. (Congresso)
XI CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO.Prática Pedagógica utilizando a Tecnologia: Um Estudo de Caso sobre configuração de texto, no Centro de Estudos Supletivos Prof. Paulo Melo, com Alunos da 1ª etapa, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio. (Congresso)
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.AÇAÍ COMO INDICADOR NATURAL DE ÁCIDO-BASE: RELACIONANDO QUÍMICA COM A CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS (Congresso)
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.CONTEXTUALIZAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES ATRAVÉS DA DEGUSTAÇÃO DE FRUTAS (Congresso)
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (Congresso)
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EMPÍRICO ÀS TÉCNICAS E ENSINO E APRENDIZAGEM (Congresso)
XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN.. (Seminário)
1º FÓRUM Políticas de Apoio e Incentivo à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação no AMAPÁ. (Encontro)
V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID. (Encontro)
II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. (Congresso)
I Mostra Científica e Tecnológica do IFAP.Projeto açaí:Inclusão digital em escolas de comunidades rurais (Exposição)
I FÓRUM DAS LICENCIATURAS DO AP. (Encontro)
II Encontro Tecnológico da E. E. Profª. Esther da Silva Virgolino.SEGURANÇA EM REDES CORPORATIVAS (Encontro)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Arquitetura de Sistemas de Computação

Profissionais Relacionados

QUELEM SUELEM PINHEIRO DA SILVA
3
ABDA MOREIRA FERREIRA
3
CARLOS ROBERTO FRANÇA DE ALMEIDA
3
Hilton Prado de Castro Júnior
2
Natalina do Socorro Sousa Martins Paixão
2
Erlyson Farias Fernandes
2
Adriana Lucena de Sales
2
MARTINS, GABRIEL DA SILVA
1
DOUMANY, JAMILLI DOS SANTOS
1
Gabriel da Silva Martins
1
Ederson Wilcker Figueiredo Leite
1
J.S, ARRELIAS J.S ARRELIAS
1
CELIANE DE SOUZA CHAGAS
1
GABRIEL ALEXSANDER GAMA
1
Jamilli Dos Santos Doumany
1
Elza Moura Uchôa
1
UCHÔA, ELZA MOURA
1
RONALDO DOS SANTOS PANTOJA
1
MICAELY CRISTINA BARBOSA NEVES
1