Possui graduação em Letras ( Português/Francês e suas respectivas literaturas) pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2000), Especialização em MBA: linguagens e o ensino da língua - redação e leitura pela Faculdade de Macapá - FAMA (2004), Mestrado em Letras, com área de concentração em "Linguagens e Letramentos" ( Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2016). Doutorando em Estudos Linguísticos , com ênfase em ensino-aprendizagem de linguas (EAL), pela Universidade Estadual de Maringá - UEM/PLE. Foi um dos membros do Projeto de Extensão "Educação Linguística" do Plano Nacional de Educação de Professores - PARFOR (Universidade do Estado do Amapá - UEAP). Foi integrante do Programa Institucional de Iniciação Científica (Universidade do Estado do Amapá - UEAP).Participou do Projeto de Pesquisa "Práticas de Linguagem e Formação Docente" (Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Castanhal). Atua no Projeto de Pesquisa "Dialogismo em Práticas Linguageiras a partir do trabalho com gêneros discursivos" (Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Castanhal). É professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura ( Ensino Fundamental II e Médio) do Governo do Estado do Amapá. Atuou como docente no curso de Letras ( graduação) na Faculdade de Macapá - FAMA ( Grupo Educacional Kroton). Atua como professor no curso de Letras (graduação e na pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua e Literatura), do Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
A elaboração de histórias em quadrinhos como método estimulador de leitura literária e produção textual: uma proposta de intervenção em uma escola pública de educação básicao Revista Científica Sigma,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)
A importância da leitura e suas implicações para a produção de texto: uma análise crítico-comparativa entre as vozes do professor e dos alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Macapá Revista Científica Sigma,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)
O hipergênero facebook como instrumento de ensino-aprendizagem da norma culta em sala de aula Revista Científica Sigma,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)
O uso dos gêneros jornalísticos para o desenvolvimento da argumentação na escrita de alunos do 3º ano do ensino médio Revista Científica Sigma,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
As estratégias de leitura para o agir responsivo sobre o texto: uma proposta de intervenção com o gênero discursivo crônica no 9º ano - V Simpósio Artístico-Literário de Castanhal/ III Colóquio de Linguística de Castanhal (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
A responsividade discente em atividades de análise linguística com o gênero crônica no ensino fundamental - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
As estratégias de leitura como facilitadoras para o agir responsivo sobre o texto: uma proposta de intervenção com o gênero crônica no 9º ano - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Variação Linguística e Sala de Aula: uma proposta metodológica para o ensino da variação linguística através de sequência didática - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Textos Didaticos

Ano Título
SD_LP

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Uma proposta de ensino de leitura como o gênero conto de fada para o 6º ano do ensino fundamental (Graduação)
Uma proposta de ensino de leitura com o gênero crônica para o 7º ano do ensino fundamental (Graduação)
Uma proposta de ensino de leitura com contos de fadas para o 6º ano do ensino fundamental (Graduação)
Uma proposta de ensino de leitura com o gênero crônica para o 7º ano do ensino fundamental (Graduação)
Uma proposta de ensino de leitura com o gênero contos de fada para o 6º ano do ensino funadamental (Graduação)
Proposta de ensino de leitura com crônicas para o 9º ano do ensino fundamental (Graduação)
Uma proposta de ensino de leitura com o gênero Histórias em Quadrinhos para o 6º ano do ensino fundamental (Graduação)
O recurso metodológico da fragmentação no desenvolvimento da leitura por meio do gênero romance em sala de aula (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
As estratégias para o incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Estadual Reinaldo Maurício Golbert Damasceno (Outra)
O preconceito linguístico e sala de aula nas séries iniciais: uma análise acerca da metodologia utilizada pelo professor (Graduação)
O processo de escrita nas séries iniciais: uma proposta de Emília Ferreiro (Graduação)
A abordagem da variação linguística no livro didático: um estudo de caso na Escola Estadual Prof. Elcy Rodrigues Lacerda (Graduação)
Minhas Memórias de Lobato na Literatura Contemporânea Infanto-Juvenil: um estudo de caso na Escola Estadual Professor Antônio Messias Gonçalves da Silva no 6º ano do ensino fundamental (Graduação)
Letramento literário: novas práticas de leitura (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O texto literário como atividade motivadora para o desenvolvimento da leitura (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A prática da leitura de alunos do ensino superior (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A aquisição da língua portuguesa escrita como L2 para alunos surdos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O hipergênero facebook como instrumento de ensino-aprendizagem da norma culta da língua portuguesa em sala de aula (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Desvios de grafia no centro comercial de Macapá: uma análise a partir das categorias de Cagliari (Graduação)
A importância da interpretação para o desenvolvimento da leitura de textos: mecanismos que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Prática de leitura no ensino fundamental II: uma abordagem interacionista em sala de aula (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O retrato histórico e pedagógico do letramento (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O potencial do gênero HQ como motivador da leitura na sala: uma possibilidade de aprendizagem para os alunos do 6º ano do ensino fundamental (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Os arcaísmos e neologismos utilizados pelos moradores da Ilha de Santana (Graduação)
O processo de construção de sentido no contexto de ensino/aprendizagem da leitura em turma de 8º ano a partir de textos em prosa na modalidade conto (Graduação)
A rádio escola como instrumento midiático: um estudo de caso na rádio escola Anchieta (Graduação)
A interculturalidade nas aulas de língua espanhola: uma reflexão da prática de ensino no 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café (Graduação)
O ensino de espanhol: abordagem da produção oral e escrita no 3º ano do Ensino Médio (Graduação)
Sequências didáticas: uma proposta de integração teórico-prática na 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hildemar Maia (Graduação)
A influência do internetês na produção escrita formal: um estudo de caso no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Benigna Moreira Souza (Graduação)
Leitura e interpretação de texto no ensino de língua portuguesa para os alunos da EJA (Graduação)
A sala de leitura como recurso facilitador da aprendizagem na Escola Estadual Josefa Jucileide de Amoras Colares (Graduação)
A influência do internetês na produção escrita formal dos alunos de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hildemar Maia e do Colégio Santa Bartolomea Capitanio do município de Macapá (Graduação)
O ensino de língua materna e o desenvolvimento da competência comunicativa oral e escrita dos alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Tiradentes (Graduação)
O ensino-aprendizagem de leitura e análise de textos na 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Igarapé da Fortaleza no município de Sanatana (Graduação)
O ensino-aprendizagem de produção textual na 8 ª série do ensino fundamental na Escola Municipal Hildemar Maia no município de Macapá (Graduação)
O uso do site da escola como ferramenta colaborativa no ensino e aprendizagem de língua portuguesa: uma proposta metodológica aplicada na Escola Estadual Reinaldo Damasceno (Graduação)
Diversidade linguística e norma culta: por um ensino que promova a competência comunicativa. (Graduação)
Análise de propagandas infantis na televisão aberta: aspectos do discurso midiático e mecanismos de tendências persuasivas ao consumo de Macapá. (Graduação)
História em quadrinhos como recurso didático nas aulas de língua portuguesa (Graduação)
As fábulas como ferramentas de transmissão de valores para alunos de 5ª série de duas escolas estaduais do Município de Santana - AP (Graduação)
A importância da leitura para o desenvolvimento escolar dos alunos do 6º ano da turma 512 da Escola Estadual Igarapé da Fortaleza (Graduação)
Da internet para a sala de aula: a influência linguística da escrita teclada no contexto escolar de alunos da turma 126 do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Barroso Tostes do município de Santana-AP. (Graduação)
A contribuição das variedades linguísticas ao ensino da norma culta: uma abordagem da fala para a escrita no ensino de língua materna com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Barroso Tostes (Graduação)
Uma análise dos efeitos do discurso publicitário na formação crítica dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Rodoval Borges Silva (Graduação)
A intertextualidade na construção e na mudança de sentido no gênero textual artigo de opinião (Graduação)
A construção semântica nas aulas de língua materna: análise segundo a semântica de contextos e cenários de Ferrarezi Júnior (Graduação)
O falar amapaense no contexto escolar sob a perspectiva da Sociolínguística (Graduação)
A figura feminina nas composições de Chico Buarque: a passividade da mulher (Graduação)
Ensino- aprendizagem de Língua Portuguesa: gramática normativa X gramática contextualizada (Graduação)
A prática de leitura literária no ensino médio para a formação de leitores (Graduação)
A literatura como fator de humanização em "O Caçador de Pipas", de Kaleb Housseini (Outra)
O Léxico de Guimarães Rosa na Língua Inglesa (Outra)
Análise de Cartas de Machado de Assis (Outra)
Glossário dos Falares Machadianos em Língua Inglesa (Outra)
Glossário Dos Falares Machadianos em Língua Francesa (Outra)
Glossário de Termos Literários do Conto "O Espelho", de Machado de Assis na Língua Inglesa (Outra)
Glossário de Termos Literários do Conto "O Espelho", de Machado de Assis na Língua Francesa (Outra)
O Léxico de Guimarães Rosa na Língua Francesa (Outra)
Uma leitura de "Poética" de Manuel Bandeira: o lirismo em si mesmo (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Práticas significativas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa e literatura no ensino fundamental (ORGANIZACAO)
I Simpósio de Línguas da UEAP - Ensino de Línguas e Formação do Professor: Fronteiras para a Diversidade Linguística (ORGANIZACAO)
Semana de Letras da Universidade do Estado do Amapá (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá - III Fórum das Licenciaturas da UEAP - Formação de Professores, Currículo e Avaliação. (Congresso)
Seminário Regional de Geolinguística - SERGEL. (Seminário)
I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá - III. (Congresso)
I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá - III Fórum das Licenciaturas da UEAP - Formação de Professores, Currículo e Avaliação. (Congresso)
XIV Congresso Internacional da Abralic - fluxos e correntes: trânsito e traduções lliterárias. (Congresso)
XXII Instituto da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN. (Congresso)
IX Congresso Internacional da Abralin - XXII Instituto. (Congresso)
II Fórum Permanente das Licenciaturas - UEAP/ Semana de Letras.Sequências didáticas: uma proposta de integração teórico-prática para o ensino de gêneros textuais (Oficina)
A formação do docente e a diversidade. (Outra)
I Fórum das Licenciaturas Ueap - Saberes e Práticas Docentes na Formação de Professores. (Outra)
Painel de Debates. (Outra)
V Fórum de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.Pedagogia e Saberes Locais: tendências para a Educação no contexto amazõnico (Simpósio)
V Fórum de Letras do IESAP. (Outra)
V Fórum de Letras do Instituto de Ensino superior do Amapá - IESAP.Centenário roseano e machadiano: complexidade da língua portuguesa nacional (Simpósio)
III Simpósio de Letras da Faculdade de Macapá - FAMA. (Simpósio)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
SD_LP (Textos Didáticos ou para Discussão)
Curso de nivelamento de língua portuguesa (Curso de Curta Duração)
Letramento literário: práticas de leitura em sala de aula (Curso de Curta Duração)
Sequência didática: uma proposta teórico-prática para o ensino de gêneros textuais (Curso de Curta Duração)
As mudanças na acentuação gráfica com o Acordo Ortográfico (Curso de Curta Duração)

Profissionais Relacionados

Francesco Marino
2
Helen Costa Coelho
2
Lilian Latties dos Santos
2
Elissandro Lopes Araújo
2
Bruno Sérvulo da Silva Matos
2
Valdiney Valente Lobato de Castro
2
Miriam Maia de Araújo Pereira
2
Adriana Carvalho Souza
1
Alex Nery Morais
1
Juliana da Costa Castro
1
Silmara de Lima Santos
1
Fernanda Brasil de Souza
1
Missilene Silva Barreto
1
Elenice do Socorro Arrelia de V. Ataíde
1
Juliane Giusti da Rocha
1
Jeane nascimento Homobono
1
Aldenise Borges dos Santos
1
Gercilene Vale dos Santos
1
Cristiane do Socorro Madureira Braga
1
Emília Garçon Borges
1
Juciane Pereira Rios
1
Priscila de Lima Teixeira
1
Kelly Cristina Nascimento Day
1