GILVANETE MARIA FERREIRA

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), graduação em Licenciatura em Quimica pela Universidade Salgado de Oliveira (2007), mestrado em Armazenamento e Processamento de Produtos Agricolas pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Engenharia Alimentos e Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes áreas: fenômenos dos transportes, química geral, quimica, tecnologia de alimentos e projetos de pesquisa.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Efeito da temperatura e taxa de cisalhamento nas propriedades de escoamento da polpa de Cupuaçu (T. grandiflorum Schum) integral. Revista Brasileira de Fruticultura,v.30,p.385-389 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Reologia de Misturas de Polpas de Goiaba e Caju Peneiradas Estudos Tecnológicos. Engenharia,v.XIV,p.49-55 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Reologia de Misturas de Polpas de Goiaba e Caju Peneiradas Estudos Tecnológicos. Engenharia,v.XIV,p.49-55 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Efeito da temperatura no comportamento reológico das polpas de caju e goiaba Revista de Ciências Exatas e Naturais,v.4,p.176-184 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Efeito da temperatura no comportamento reológico das polpas de caju e goiaba Revista de Ciências Exatas e Naturais,v.4,p.176-184 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Caracterização química e tecnologica de 4 variedades de feijão macasar verde (Vigna unguiculata (L.) WALP) comercializadas e consumidas no município de Campina Grande ? PB Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais,v.3,p.91-100 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Avaliação reológica de extratos oleosos de urucum Revista Brasileira de Corantes Naturais,v.4,p.49-54 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
AGREGAÇÃO DE VALOR E SEGURANÇA ALIMENTAR À PRODUÇÃO DE PEIXE NO AMAPÁ - XIII Encontro Regional Sul de Ciencias e Tecnologia de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
AGROINDUSTRIA NO AMAPÁ: ABACAXI DESIDRATADO E QUALIDADE SENSORIAL E MICROBIOLOGICA - XIII Encontro Regional de Ciências e Tecnologia de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
HABITOS ALIMENTARES NA CIDADE DE MACAPA -SEGURANÇA ALIMENTAR? - XIII Encontro Regional de Ciencias e Tecnologia de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Bebida à base de soja (Glicine Max L. Merril) : uma alternativa de alimentos funcionais regionais e teste de aceitabilidade mercadológica - XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos & IV Congresso do Instituto Nacional de Frutos Tropicais (Participação em Eventos/RESUMO)
TOFU: FONTE DE FIBRAS, ISENTO DE LACTOSE COMO ALIMENTO FUNCIONAL E TESTE DE ACEITABILIDADE E PREFERENCIA MERCADOLÓGICA NO AMAPÁ - Congresso Brasileiro Saúde e Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
ELABORAÇÃO DE ALIMENTOS A BASE DE SOJA: UMA ALTERNATIVA DE ALIMENTOS FUNCIONAIS REGIONAIS E TESTE DE ACEITABILIDADE MERCADOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPA - Congresso Brasileiro de Saúde e Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
SORVETES REGIONAIS: FONTE DE FIBRAS, ISENTO DE LACTOSE COMO ALIMENTO FUNCIONAL E TESTE DE ACEITABILIDADE E PREFERENCIA MERCADOLÓGICA NO AMAPÁ ? BRASIL - 12 Encontro de Química dos Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Influencia da temperatura e concentração nos parâmetros reológicos de dispersão alimentícia derivado de fruta tropical - 12 Encontro de Química dos Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação reológica da interação sinergística de polpa de cupuaçu e biopolimeros - 12EQA - 12 Encontro de Química dos Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Agregação de valor sensorial e nutricional em bolo enriquecido com farinhas de soja (Glicine Max L. Merril) sem lipoxigenase - XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos & IV Congresso do Instituto Nacional de Frutos Tropicais (Participação em Eventos/RESUMO)
Farinha de mandioca enriquecida com farinhas de soja (Glicine Max L. Merril) ? um estudo de caso entre a agroindústria e avaliação sensorial - XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos & IV Congresso do Instituto Nacional de Frutos Tropicais (Participação em Eventos/RESUMO)
Associação entre bebida de soja e cupuaçu como novo alimento no cardápio da merenda escolar de escolas públicas em Macapá- AP ? Teste de aceitabilidade - XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos & IV Congresso do Instituto Nacional de Frutos Tropicais (Participação em Eventos/RESUMO)
DEFUMAÇÃO ARTESANAL E AGREGAÇÃO DE VALOR A EMBUTIDOS DE PEIXE - 10 slaca ? Latin American Symposium of Food Science - 'Food Science: Impact on Nutrition and Health (Participação em Eventos/RESUMO)
Caracterização Físico-Química da Polpa de Cupuaçu - Anais do XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Cientifica, Artística e Cultural da UFRJ (Participação em Eventos/RESUMO)
Response surface methodology applied to the study of temperature and concentration effect on the rheology of cupuassu pulp (Theobroma grandiflorum Schum) - 10TH INTERNATIONAL CHEMICAL AND BIOLOGICAL ENGINEERING CONFERENCE CHEMPOR 2008 (Participação em Eventos/COMPLETO)
Propriedades Reológicas em Regime Oscilatório de Suspensão Alimentícia Aditivada - VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Influencia da adição da goma xantana em polpa de maracujá-doce (Passiflora alata curtis) em cisalhamento oscilatório - IX Encontro Regional Sul de Ciências e Tecnologia de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Caracterização de fluxo da polpa de cupuaçu integral (T. grandiflorum Shum) - XV Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Estudo reológico das interações entre biopolímero e polpa de fruta - XV Congresso Latino Americano de Analistas de alimentos (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Efeito dos sólidos insolúveis no comportamento reológico em cisalhamento estacionário de polpas de frutas tropicais - XV Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Análise reológica de bebida a base de extrato hidrossolúvel de soja. - Dia Mundial da alimentação ? Segurança Alimentar (Participação em Eventos/RESUMO)
Interações Sinérgicas entre Polpa de Fruta e polissacarídeos em Cisalhamento Estacionário e Dinâmico - IX Encontro Regional Sul de Ciências e Tecnologia de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
O Efeito da Galactomanana nas Propriedades Reologicas e Estruturais de Suspensões Alimenticia - IX Encontro Regional Sul de Ciências e Tecnologia de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Comportamento Reológico de Polpa de Cupuaçu (Theobroma Grandiflorum Shum) Contendo o Biopolímero Xantana - IX Congresso Brasileiro de Polímeros (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Influencia do Tamanho de Partículas no Escoamento de Polpas de Frutas - VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Influencia de diferentes hidrocoloides em regime de cisalhamento estacionário e dinâmico - VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Determinação da tensão residual e propriedades reológicas dependentes do tempo da polpa de cupuaçu (Theobroma Grandiflorum Shum ) integral. - XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Efeito da temperatura e concentração de sólidos Insolúveis nas propriedades reológicas de polpa de frutas tropicais - XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Estudo Reológico de Polpa de Maracujá Adicionado de Hidrocolóides - Anais do XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Cientifica, Artística e Cultural da UFRJ (Participação em Eventos/RESUMO)
Estudo reológico de polpa de maracujá adicionado de hidrocolóides - XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Cientifica, Artística e Cultural da UFRJ (Participação em Eventos/RESUMO)
Comportamento reológico de suspensões contendo o biopolímero xantana. - 8o Congresso Brasileiro de Polímeros (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Efeito da temperatura no comportamento de misturas de polpas de frutas - V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Estudo da cinética de adsorção de SO2 e NOx simultaneamente em sistema de leito fluidizado - III Encontro de Pesquisa da Faculdade de Engenharia Quimica da UNICAMP (Participação em Eventos/RESUMO)
Comportamento Reológico da Polpa de Umbu (Spondias Tuberosa). - Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimento (Participação em Eventos/COMPLETO)
Comportamento Reológico da Polpa de Cajá (Spondias lútea l.). - Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2002 (Participação em Eventos/COMPLETO)
Efeito da temperatura sobre o Comportamento Reológico da Polpa de Açaí (Euterpe olarecea.). - Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2002 (Participação em Eventos/COMPLETO)
Viscosidade e Densidade de Óleo Crú de Castanha Do Brasil. - IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos - SLACA (Participação em Eventos/COMPLETO)
Avaliação reológica de extratos oleosos de urucum - IV Congresso Brasileiro de Corantes Naturais (Participação em Eventos/RESUMO)

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Analises fisicas, fisico-quimica e quimicas em frutos de magabeiras da colecao de trabalho da embrapa Amapa (Mestrado)
II JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO INST. FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIENCIA E TECNOLOGIA DO AMAPA (Outra)
Secagem da polpa de figo da india (Mestrado)
Comportamento reológico e propriedades termofísicas da polpa de goiaba (Mestrado)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Desenvolvimento de novos produtos regionais - Potencial regional em foco (NAO_INFORMADO)
Desenvolvimento de picles - Analise sensorial (NAO_INFORMADO)

Participação de Eventos

Ano Título
III Feira de Ciências e Engenharia do Amapá - FECEAP.Agregando valor a produção local: Desenvolvendo a Agroindustria no Amapá (Feira)
III FORUM MUNDIAL EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLOGICAICA.Intercâmbio Educacional Internacional entre Brasil e Portugal ? Experiência na Área de Alimentos (Outra)
Semana Nacional de Ciencias e Tecnologia.AGREGAÇÃO DE VALOR À SEMENTE DE CUPUAÇU: CUPULATE, DERIVADOS E ACEITAÇÃO NO MERCADO LOCAL (Outra)
III FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA. (Outra)
Semana Nacional de Ciencias e Tecnologia.AGROINDUSTRIA NO AMAPÁ: DESIDRATAÇÃO OSMOTICA DO ABACAXI (Outra)
II FEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESTADO DO AMAPÁ.Alimento funcional regional: fonte de fibras e teste de aceitabilidade e preferência mercadológica no Amapá ? Brasil (Feira)
II FEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESTADO DO AMAPÁ.Implantação de uma bebida de soja como alimento funcional no cardápio alimentar da merenda escolar de escolas públicas em Macapá - AP (Feira)
II simposio internacional de inovação tecnologica. (Simpósio)
II encontro de conscientização de segurança em laboratorio. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Uso de hidrocoloides na industria Alimenticia (Curso de Curta Duração)
Elaboração de nectares com estabilização de particulas (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Processos Inorgânicos
Alimentos
Operações de Separação e Mistura

Profissionais Relacionados

GUIMARAES, M.J.O.C
18
MAIA, M.C.A
17
Robson Silvestre da Conceição
16
Alexandre José de Mello Queiroz
9
Carlos Alberto Gasparetto
8
Edimir
7
Karita dos Santos Paula
3
Natalia Miranda do Nascimento
3
FIGUEIRÊDO, R.M.F
2
Robson Silvestre da Conceição
2
Marcella Silva Souza
2
GASPAR
2
Cybele Lisboa de Araujo
2
Raquel
2
OLIVEIRA, F.M.N
2
Raicleia Contadini Sampaio
2
Francisco Diniz da Silva
2
Maria Suzana de Moraes Ferreira
1
Roziani Chagas Raiol
1
Rosangela da Silva Costa
1
Ana Cristina Correa de Souza Brito
1
Euzirene Rodrigues Marinho Dantas
1
Ines Monteiro Pinto
1
Joelma Brito Silva
1
Danielle Esthefane Sousa Lima
1
Maria da Conceição Ferreira Lima
1
Marlinda Vales Souza
1
Marivane da Conceição do Espirito Santo
1
Elma Souza das Neves
1
Alba Cristina da Silva Brito
1
Renata da Conceição do Espirito Santo
1
Flavio Alves Silva
1
Rafa
1
Diana da Rocha Gomes
1
Geise da Costa Silva
1
Diniz
1
MARJORIE BEZERRA DE SOUSA
1
Vanusa Sá Ferreira
1
Muller Silva da Costa
1
Alexandre
1
Francleuma Ferreira de Oliveira
1
Misael Tavares Martins
1
Izonete Sena Costa
1
Maria das Graças Andrade Silva
1
Suzana Flavia Sousa Viana
1
OLIVEIRA, M.R.T
1
Adriana Karla Santos Marigliani
1
Adrieli de Lima Pinheiro
1
NASCIMENTO, R.C.
1
Silva
1
Francléia de Oliveira Costa
1
Rosilene Dias dos Reis Gonçalves
1
Diana de Mouraa
1
Leidiane Alves de Lima
1
Denise Carvalho Lopes
1
QUEIROZ, A.J.M.
1
professora Sueli
1
MUNIZ, M.B
1