LUCIANA CARLENA CORREIA VELASCO GUIMARÃES

Especialista em Educação Especial (Universidade Federal do Ceará - UFC, 2011) e em Acessibilidade Cultural (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, 2014). Bacharel em Fonoaudiologia (Universidade da Amazônia - UNAMA, 2003). Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, 2011) . Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá. Experiência na área da Educação e Saúde, com ênfase em Educação Especial e Fonoaudiologia Escolar nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva inclusiva e formação continuada de professores e profissionais da Educação e da Saúde.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Produções bibliográficas

Publicações em Eventos

Ano Título
RELATO DE EXPERIÊNCIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS E PROCESSOS ADOTADOS DURANTE O RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA - 9º Encontro Internacional de Formação de Professores (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
MAIS CULTURA NAS ESCOLAS : desafios e possibilidades de projetos acessíveis para pessoas com deficiência. - Congresso Brasileiro de Educação Especial (Participação em Eventos/COMPLETO)
APRENDENDO COM A DIVERSIDADE: PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E COMBATE AO BULLYING - See more at: https://proceedings.galoa.com.br/cbee/trabalhos/aprendendo_com_a_diversidade_projeto_para_construcao_do_respeito_as_diferencas_e_combate_ao_bullying - Congresso Brasileiro de Educação Especial (Participação em Eventos/COMPLETO)
DA SALA DE AULA AO PICADEIRO: uma experiência de Inclusão e Acessibilidade Cultural no município de Macapá - Congresso Brasileiro de Educação Especial (Participação em Eventos/COMPLETO)
Concepções de técnicos e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) sobre a Educação Inclusiva - Congresso Brasileiro de Educação Especial (Participação em Eventos/COMPLETO)
Educação especial: Concepções de professores de ciências sobre a Inclusão do aluno com Deficiência Intelectual em escolas municipais de Macapá-AP, no ano de 2011 - V Congresso Brasileiro de Educação Especial ; VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
O compartilhamento dos saberes em Tecnologia Assistiva proporcionado por meio da prática profissional dos licenciandos em Informática do IFAP - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
DESBUG-SE: Inclusão e informação na rede - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS NA CONSOLIDAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ? AEE EM ALUNOS COM SURDEZ/DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ ? 2013 - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A educação do surdo: a especificidade da atuação docente - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Padronização da Avaliação da Recepção de fala através de material gravado - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Reabilitação Fonoaudiológica nos Portadores de Fissuras Labiopalatinas perante a equipe multidisciplinar - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Inclusión escolar de los alumnos con necessidades educativas especiales: un estudio acerca del Instituto Federal del Amapá - Campus Macapá/Brasil

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
A linguagem dos quadrinhos desenvolvida através de software educacionais no ensino fundamental (Graduação)
Curso de montagem de computador para pessoas surdas (Graduação)
Sala de Recursos Multifuncionais x TA (Graduação)
O uso de recursos tecnológicos de acessibilidade para acadêmicos com deficiência visual das instituições de ensino superior no município de Macapá (Graduação)
Sala de aula invertida: uma proposta de Blended Learning na escola Marechal Castelo Branco (Graduação)
Aulas produtivas utilizando o Linux escolar (Graduação)
Informática educativa: A utilização do computador e recursos midiáticos no processo ensino-aprendizagem (Graduação)
A linguagem dos quadrinhos desenvolvida através de software educacionais no ensino fundamental II (Graduação)
Tecnologia Assistiva no passo de um pinguim: inclusão digital de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida (Graduação)
Tecnologia Assistiva: a utilização do software especial de acessibilidade (Graduação)
A atuação do professor de informática na educação inclusiva no Instituto Federal do Amapá (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
II Fórum de Educação Inclusiva do IFAP e I Encontro dos NAPNE's (ORGANIZACAO)
Feira das Profissões (ORGANIZACAO)
Concurso Público Docente - Edital nº 02/2015/IFAP (NAO_INFORMADO)
1º Seminário de Educação Inclusiva: a diversidade enquanto direito social (ORGANIZACAO)
I Minicurso de Técnicas Laboratoriais e Diagnóstico (ORGANIZACAO)
IV Seminário de Formação de Gestores e Educadores do município-polo (Macapá) (ORGANIZACAO)
III Seminário de Formação de Gestores e Educadores do município-polo (Macapá) (ORGANIZACAO)
II Seminário de Formação de Gestores e Educadores do município-polo Macapá (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.ANÁLISE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: ESTUDO DE CASO NO ANO DE 2015 (Congresso)
Sebrae Startup Day - Amapá. (Outra)
9º Encontro Internacional de Formação de Professores, 10 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional. (Encontro)
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade. (Seminário)
CONFINTEA BRASIL +6, Seminário Internacional de Educação ao Longo da Vida e Balanço Intermediário da VI CONFINTEA no Brasil. (Seminário)
I Semana Acadêmica e II Seminário de Educação Inclusiva. (Seminário)
1º Seminário Ferramentas Facilitadoras para Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual. (Seminário)
Semana do Químico - Oficina: Química dos alimentos. (Oficina)
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA; II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.TECNOLOGIA ASSISTIVA IN FOCO: COMO AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DE MACAPÁ ADAPTAM RECURSOS AOS ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (Congresso)
XII Congresso Nacional de Educação. (Congresso)
Startup Day Amapá. (Outra)
I Simpósio de Tecnologia Assistiva do Instituto Benjamin Constant. (Simpósio)
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial.Aprendendo com a diversidade: Projeto para construção do respeito as diferencas e combate ao bullying (Congresso)
II Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural. (Encontro)
VI Encontro Nacional do ConBRaSD / X Congreso Iberoamericano de Superdotación Talento y Creatividad / II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades / Superdotação. (Encontro)
Teia Nacional da Diversidade. (Encontro)
I Seminário de Educação Inclusiva sobre Atendimento Educacional Especializado. (Seminário)
IV Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais. (Seminário)
Oficina: Intervenções Urbanas pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. (Oficina)
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial.DA SALA DE AULA AO PICADEIRO: uma experiência de Inclusão e Acessibilidade Cultural no município de Macapá (Congresso)
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. (Congresso)
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial.?MAIS CULTURA NAS ESCOLAS?: desafios e possibilidades de projetos acessíveis para pessoas com deficiência. (Congresso)
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial.Concepções de Técnicos e Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) sobre a Educação Inclusiva (Congresso)
VII CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Congresso)
Pensamento Digital: Programa para desenvolvimento Tecnológico da Educação Básica. (Outra)
II Fórum permanente das Licenciaturas. (Outra)
Conferência Livre de Cultura. (Outra)
I Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural. (Encontro)
XVII Seminário Nacional do INES.Educação Inclusiva: Desafios na consolidação do Atendimento Educacional Especializado ? AEE em alunos com Surdez/Deficiência Auditiva no município de Macapá ? 2013. (Seminário)
III Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais. (Seminário)
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial.Concepções Inclusivas: O que pensam os professores de Ciências sobre o ensino e aprendizagem do aluno com deficiência Intelectual em escolas municipais de Macapá-AP, no ano de 2011. (Congresso)
VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.Concepções inclusivas: o que pensam os professores de Ciências sobre o ensino e aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual em escolas municipais de Macapá-AP, no ano de 2011. (Congresso)
XII Congresso Internacional do INES.Educação Inclusiva: Desafios na consolidação do Atendimento Educacional Especializado - AEE, em alunos com Surdez/Deficiência Auditiva do Município de Macapá - 2013. (Congresso)
XII CONGRESSO INTERNACIONAL E XVIII SEMINÁRIO NACIONAL DO INES. (Congresso)
Oficina Pedagógica.Dificuldades de Aprendizagem: Como evitar o fracasso escolar (Oficina)
II Encontro de Implante Coclear do Instituto Nacional de Educação de Surdossos. (Encontro)
I Encontro Estadual sobre Altas Habilidades/Superdotação. (Encontro)
2º Congresso Amapaense de Iniciação Científica; VI Mostra de TCC'S e 2ª Exposição de Pesquisa Cie Científicaaa.Famílias de briófitas de parcelas do Parque Natural Municipal do Cancão/Serra do Navio/AP (Congresso)
I Minicurso de Técnicas laboratoriais e Diagnóstico. (Oficina)
Seminário Internacional "A escola aprendendo com as diferenças". (Seminário)
VI Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. (Seminário)
III Seminário de Formação de Gestores e Educadores do município-polo (Macapá). (Seminário)
Conferência Municipal de Educação. (Outra)
PECS Basic Training. (Outra)
XV Encontro de Amigos pelo Autismo. (Encontro)
Encontro Pedagógico de Avaliação da Gestão Escolar/SEMED/PMM. (Encontro)
1ª Semana Universitária da Mulher. (Encontro)
V Encontro de Áreas Naturais Protegidas do Estado do Amapá. (Encontro)
I Encontro dos grupos de Pesquisa da UNIFAP. (Encontro)
V Seminário Nacional de Educação Inclusiva: direito à diversidade. (Seminário)
Seminário "Problemas de Aprendizagem". (Seminário)
5º Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP e 4ª Mostra de TCC'c. (Seminário)
4° Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP; 3ª Mostra de TCC's da UNIFAP e 4ª Jornada Científica da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do do Estado do Amapá. (Seminário)
II Mostra Estadual Saúde e Prevenção nas Escolas. (Outra)
Ciclo Básico do Programa de Educação Continuada Mídias na Educação. (Outra)
Curso de Formação Continuada para Professores na Área de Deficiência Visual. (Outra)
IV Semana de Ciência e Tecnologia.Inclusão de Pessoas com necessidades Educacionais e Especiais (Outra)
I Encontro Anual do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical - PPGBio. (Encontro)
II Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Município Pólo (Macapá).Educação de Surdo: A especificidade da atuação docente (Seminário)
Congresso Internacional da Proteção Jurídica da Biodiversidade da Amazônia. (Congresso)
V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro, I Congresso Cearense de Fonoaudiologia.Padronização da Avaliação da Recepção da fala através de material gravado (Congresso)
II Workshop Infantil.AudiçãoXDesenvolvimento da fala (Outra)
Curso de Formação para Monitores e Bolsistas. (Outra)
IX Seminário Paraense de Fonoaudiologia. (Seminário)
V Seminário de Pesquisa e VI Seminário de Iniciação Científica da Unama. (Seminário)
I Símpósio Paraense de Atenção ao Respirador Oral: Uma visão multidisciplinar. (Simpósio)
I Congresso Internacional de Fonoaudiologia do Centro-Oeste e VI Encontro da Cidade Goiânia. (Congresso)
V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro, I Encontro Cearense de Fonoaudiologia. (Congresso)
VI Congresso Internacional de Odontologia da Amazônia, VIII Seminário Paraense de Fonoaudiologia, VI Encontro de Odontologia Militar da Amazônia, I Encontro Norte de Odontopediatria e IX Congresso Paraense de Odontologia.Reabilitação fonoaudiológica nos portadores de fissuras labiopalatinas perante a equipe multidisciplinar (Congresso)
XII Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, X Seminário de Promoção de Saúde Bucal, I Jornada Militar de Odontologia da Bahia, IV Seminário de Fonoaudiologia da Bahia, II Encontro de Técnicos em Prótese Dentária. (Congresso)
Congresso Luso Brasileiro de Fonoaudiologia. (Congresso)
Cursos: Atualidades em Audiologia e Mascaramento. (Outra)
II Simpósio Paraense de Fonoaudiologia. (Simpósio)
I Simpósio Paraense de Estudantes de Fonoaudiologia. (Simpósio)
I Simpósio Paraense de Fonoaudiologia. (Simpósio)
VI Seminário Paraense de Fonoaudiologia. (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
O Pintinho Piu - musical infantil (Assessoria)
Deficiência Intelectual (Curso de Curta Duração)
Altas habilidades / Superdotação (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Educação Especial
Composição Musical
Métodos e Técnicas de Ensino
Política Educacional
Interpretação Teatral

Profissionais Relacionados

Adriana do Socorro Tavares Silva
5
Adriana Barbosa Ribeiro
4
Leyse Monick França Nascimento
3
LEMOS COSTA, LUIS ALEXANDRE
3
NASCIMENTO, S. S. F.
3
Alexandre Brito Pereira
3
Márcia Oliveira
3
Luís Alexandre Lemos Costa
2
Claudio Afonso Soares
2
Paulo Rogério Dias do Vale
2
Olavo Nylander Brito Neto
2
David Cesar P. da Silva
2
BARBOSA RIBEIRO, ADRIANA
2
LOPES, GRAÇA
2
SANTOS, LESLIE JOVANA
2
FRANÇA NASCIMENTO, LEYSE MONICK
2
Graça Auxiliadora Nobre Lopes
2
José Dario Pintor Silva
1
Neyla Arroyo Lara
1
ALINE FERREIRA VAZ
1
IGOR FERNANDO DOS ANJOS BARROS
1
Crislaine Cassiano Drago
1
Caio Teixeira Brandão
1
Isabella Abreu Carvalho Guedes
1
José Dario Pintor da Silva
1
Francisca Canindé Rosário da Silva Araújo
1
Antôno Marcos de Lima Araújo
1
Rocilene Silva
1
ENDREA ARIANA MOURA SANTOS
1
SAMARA RONIZE WANDERLEY RODRIGUES
1
Netho Pereira
1
Lucília Augusta Lino de Paula
1
DORNELES, PATRICIA
1
DE OLIVEIRA RODREIGUES, ELIANE
1
Nivea Silva
1
Aretuza Pinto
1
Bábara Costa Cardoso
1
ANAYTATYANA GOES PEIXOTO DE CASTRO
1
BENEDITA GONÇALVES PANTOJA
1
GLENDA QUARESMA RAMOS
1
FABIANO RIBEIRO DE FARIAS AUGUSTIN
1
PATRICIA NASCIMENTO ESQUERDO
1
Graça do Socorro do Carmo Lima
1
Érica Patrícia Rabelo
1
Andrea Regina S. da Costa
1
Nazaré do Socorro Santos da Costa
1
Ingrid Lara de Araújo Utzig
1
Adriana Valéria Barreto de Araújo
1
Pedro Clei Sanches Macedo
1
Josiane Cristina Lucas dos Santos
1
Hugo Sila
1
RAFAELA DOS SANTOS SILVA
1
ANANDA DA SILVA ARAUJO
1
Maria Conceição da Luz
1
Lucilene de Sousa Melo
1
Thaynam Cristina dos Santos
1
Raissa Vieira
1
Glaicy Oliveira
1
Paula Suelen
1
candida de Souza
1
André Adriano Brun
1
KAROLINE DE NAZARE RIBEIRO DOS SANTOS
1
Odete Barroso Albuquerque
1
Patrícia de Jesus Sales
1
Livia Maria Monteiro Santos
1
Francileni Pompeu Gomes
1
Edilene do Socorro Almeida Dias
1
Marina Backman
1
Chrissie Castro do Carmo
1
Louise Couto
1
WATUSY COSTA RODRIGUES
1
ANANTA PAMELA DA SILVA BARBOSA
1
Franciolli da Silva Dantas de Araújo
1
Marcos Alex Conceição dos Santos
1
Karoline Fernandes Siqueira Campos
1
Ana Carolina Azevedo
1
ANAIRA SUELLEN LOPES DA COSTA TRINDADE
1
ANDREZA MELO DE MORAES
1
Ygor Felipe Távora da Silva
1
Cláudio Alberto Gellis de Matos Dias
1
Paulo Rocha
1
Belisa Cardoso
1
André Luis da Silva e Silva Côrtes
1
Solange Pereira do Livramento
1
Sarah Medeiros da Costa
1
Patricia Almeida
1
Ana Paula Souza
1
Elaine Lopes
1
Maria Lúcia Fernandes Barroso
1
José Itapuan dos Santos Duarte
1
Márcio Rodrigo Nunes de Souza
1
Marilda Leite Pereira
1
Sandro Rogério Balieiro de Souza
1
Josias Monteiro
1
Jones Barsou
1