VICTOR HUGO GOMES SALES

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2003). Mestre em Agroenergia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins. Atualmente está realizando Doutorado em Biotecnologia. É professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal do Amapá.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Capacidade Antioxidante, Teor de Fenólicos, Flavonóides Totais de Arroz preto e Vermelho Higiene Alimentar,v.31,p.1324-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Teor de óleo e proteína em grãos de soja em diferentes posições da planta Agro@mbiente On-line,v.10,p.22-29 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Effect of pods' position on the protein content in soybean grains at low latitude Journal of bioenergy and food science,v.3,p.216-221 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Causes of Dropout In The Education for Young People And Adults At The Public School Castro Alves (Macapá, AP, Brazil) Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento,v.9,p.965-979 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Biorrefinarias: Conceitos, classificação, matérias primas e produtos Journal of Bioenergy and Food Science,v.1,p.61-77 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Avaliação sensorial de duas formulações de hamburguer de peixe Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais,v.17,p.17-23 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Avaliação sensorial de hamburguer de caranha (Lutjanus cyanopterus) Acta Tecnológica,v.10,p.39-43 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Avaliação sensorial de duas formulações de geléia de pimenta (Capsicum annuum) Journal of Biotechnology and Biodiversity,v.5,p.26-32 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Alta pressão hidrostática na conservação de alimentos: um enfoque para o processamento de sucos Journal of Bioenergy and Food Science,v.1,p.32-40 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Determinação da umidade da farinha de carne e ossos em balança infravermelha: Influência da massa, tempo e temperatura Acta Tecnológica,v.8,p.1-4 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Variabilidade da posição das vagens quanto ao teor de óleo em grãos de soja Revista de Ciências Agrárias (Belém),v.56,p.274-278 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Construção da curva de secagem da farinha de sangue de bovinos em balança de infravermelho. Journal of Biotechnology and Biodiversity,v.4,p.107-112 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Caracterização físico-química do leite cru do município de Imperatriz-MA Enciclopédia Biosfera,v.08,p.413-418 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Estudos preliminares para a produção de refrigerante a partir de suco de abacaxi (Ananás comosus): Avaliação físico-química e sensorial Acta Tecnológica,v.7,p.44-49 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Determinação da curva de secagem de farinha de carne e ossos em balança de infravermelho. Acta Tecnológica,v.07,p.13-17 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Cuturas oeaginosas e as vantagens de produção no estado do Tocantins - I Simpósio Nacional de Agroenergia e II Seminário de Agroenergia (Participação em Eventos/RESUMO)
Determinação do Teor de Óleo e Proteína da Soja em Diferentes Posições na Planta. - I Seminário de Agroenergia da UFT (Participação em Eventos/RESUMO)
Determinação do Teor de Carboidrato da Soja em Diferentes Posições na Planta. - I Seminário de Agroenergia da UFT (Participação em Eventos/RESUMO)
Determinação da umidade em ingredientes para a fabricação de rações em balança infravermelha e estufa a 105ºC: Comparação dos métodos. - I Workshop de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFMT (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Determinação da umidade em farinha de sangue em balança infravermelha e estufa a 105ºC: Comparação dos métodos. - I Workshop de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFMT (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Influência dos parâmetros massa, tempo e temperatura na determinação da umidade de farinha de carne e ossos em balança infravermelha. - I Workshop de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFMT (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Vigilância Sanitária em Palmas-TO: Descrição do Serviço de Inspeção Municipal - I Simpósio pan-americano de vigilância sanitária e II Simpósio Brasileiro de vigilância sanitária (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação do comportamento do calor transferido para duas variedades de mandioca (Argentina e Cacao) em regime transiente - 5º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Procesamiento de harina de Lombriz Hoja (Eisenia foetida): Evaluación Físico-química. - 5º Simpósio Latino Americano (Participação em Eventos/RESUMO)
Extração de óleo de Babaçu (Orbignia martiana) por prensagem contínua em temperaturas de cozimento. - 5º Simpósio Latino Americano (Participação em Eventos/RESUMO)
Determinação de isotermas de sorção da polpa de Murici (Byrsonima sericea) utilizando modelos matemáticos. - 5º Simpósio Latino Americano (Participação em Eventos/RESUMO)
Desenvolvimento e elaboração de Pequi (Caryocar brasiliense) em pó - 5º Simpósio Latino Americano (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação do comportamento do calor transferido por convecção em regime transiente para mandiocas (Manihot esculenta, Crantz), comercializadas em Palmas-TO. - IX Jornada de iniciação científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Efeito das gomas Arábica, Guar e Xantana sobre a cremosidade da maionese. - CBCTA - CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Influência dos parâmetros massa, tempo e temperatura na determinação da umidade de farinha de carne e ossos em balança infravermelha. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Determinação da umidade em ingredientes para a fabricação de rações em balança infravermelha e estufa a 105ºC: Comparação dos métodos. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Determinação da umidade em farinha de sangue em balança infravermelha e estufa a 105ºC: Comparação dos métodos. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)

Livros

Ano Título
Tópicos especiais em Biotecnologia e Biodiversidade
Análise multivariada nos grãos de soja em diferentes partes da planta: Visando a produção de energia
Desfolha em soja cultivada na região da Amazônia Legal: Importância, impactos ambientais e efeito nas características agronômicas

Textos Didaticos

Ano Título
Fichas técnicas (padrões) de cortes cárneos para exportação para Rússia
Manual de Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) da Ind. Laticínio da Amazônia - ILDA
Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da Ind. Laticínios da Amazônia - ILDA
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Queijo Prato da Ind. laticínios da Amazônia - ILDA
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Queijo Mussarela Ind. Laticínio da Amazônia - ILDA
Manual de Análise Microbiológicas - COOPERFRIGU
Manual de Boas Práticas de Elaboração da Graxaria da COOPERFRIGU
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Leite Fluido Pasteurizado Tipo C do Laticínio Biana
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Queijo Prato do Laticínio Biana
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Queijo Mussarela do Latícinio DOMA
Manual de Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) do Laticínio DOMA
Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) do Laticínio DOMA
Manual de Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) Laticínio Biana
Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) do Laticínio Biana
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Queijo Mussarela do Laticínio Biana
Cartilha de Boas Praticas de Fabricacao da COOPERFRIGU
Manual de Operacoes da Lavaderia da COOPERFRIGU
Manual de Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) da COOPERFRIGU
Manual de Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) da COOPERFRIGU

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Banca examinadora da prova de desempenho didático, vaga Professor da área de Alimentos Edital 035/2015/Reitoria/IFRR (Concurso público)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Simpósio Internacional de segurança alimentar e nutricional da cadeia produtiva do açaí (ORGANIZACAO)
I Simpósio Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional da cadeia produtiva do açaí (ORGANIZACAO)
I Mostra Técnica e Tecnológica do Ifap (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
I Workshop de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFMT.Determinação da umidade em ingredientes para a fabricação de rações em balança infravermelha e estufa a 105ºC: Comparação dos métodos. (Outra)
I Workshop de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFMT.Determinação da umidade em farinha de sangue em balança infravermelha e estufa a 105ºC: Comparação dos métodos. (Outra)
I Workshop de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFMT.Influência dos parâmetros massa, tempo e temperatura na determinação da umidade de farinha de carne e ossos em balança infravermelha. (Outra)
I Workshop de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFMT.Determinação da umidade em farinha de sangue em balança infravermelha e estufa a 105ºC: Comparação dos métodos. (Outra)
I Workshop de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFMT.Determinação da umidade em ingredientes para a fabricação de rações em balança infravermelha e estufa a 105ºC: Comparação dos métodos. (Outra)
I Workshop de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFMT.Influência dos parâmetros massa, tempo e temperatura na determinação da umidade de farinha de carne e ossos em balança infravermelha. (Outra)
5º Simpósio Latino Americano.5º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Simpósio)
IX Jornada de iniciação científica.Avaliação do comportamento do calor transferido por convecção em regime transiente para mandiocas (Manihot esculenta, Crantz), comercializadas em Palmas-TO. (Seminário)
2ª Semana de Engenharia de Alimentos.Palestra - Máquinas e equipamentos (Outra)
2ª Semana de Engenharia de Alimentos.Palestra - Diversidade e Modernidade no espaço profissional (Outra)
2ª Semana de Engenharia de Alimentos. (Outra)
Modernidade e diversidade no mercado de trabalho..2ª semana de engenharia de alimentos. (Encontro)
2ª semana de engenharia de alimentos - Modernidade e diversidade no mercado de trabalho.. (Outra)
2ª Semana de Engenharia de Alimentos.Palestra - Inovações e pesquisas em produtos cárneos (Outra)
Curso APPCC - Análise dos pontos críticos de controle.. (Outra)
2ª Semana de Engenharia de Alimentos. (Outra)
Aproveitamento industrial do caju.Curso Aproveitamento industrial do caju (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Hortaliças Minimamente Processadas (Curso de Curta Duração)
Curso de Elaboração de Extratos hidrossolúveis de Soja, Castanha do Pará e Baru (Curso de Curta Duração)
Curso de elaboração de Picles (Curso de Curta Duração)
Curso Hortaliças Minimamente Processadas (Curso de Curta Duração)
Curso de elaboração de Picles (Curso de Curta Duração)
Desenvolvimento de produtos não lacteos a partir do extrato hidrossolúvel da castanha do Brasil e do amendoim (Curso de Curta Duração)
Fichas técnicas (padrões) de cortes cárneos para exportação para Rússia (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) da Ind. Laticínio da Amazônia - ILDA (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da Ind. Laticínios da Amazônia - ILDA (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Queijo Prato da Ind. laticínios da Amazônia - ILDA (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Queijo Mussarela Ind. Laticínio da Amazônia - ILDA (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Análise Microbiológicas - COOPERFRIGU (Textos Didáticos ou para Discussão)
Curso de Boas Práticas de Fabricação - Ind. de Laticínios da Amazônia - Tucumã - PA (Curso de Curta Duração)
Curso de Boas Práticas de Fabricação - Flora Ind. e Com. Ltda -Floresta do Araguaia - PA (Curso de Curta Duração)
Curso de Boas Práticas de Fabricação - Flora Ind. e Com. Ltda - Conceição do Araguaia - PA (Curso de Curta Duração)
Curso de Boas Práticas de Fabricação - Flora Ind. e Com. Ltda - Miranorte - TO (Curso de Curta Duração)
Diagnostico (Check List) de BPF Laticinio Biana Ind. Com. Ltda (Assessoria)
Diagnostico (Check List) de BPF Laticinio ILDA Indústria de Laticínios da Amazônia (Assessoria)
Implantação de Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Padrões de Higiene Operacional e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle na Indústria de Laticínios da Amazônia - ILDA - Tucumã - PA (Assessoria)
Implantação de Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Padrões de Higiene Operacional e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - Laticínio DOMA Ind. e Com. Ltda Piçarra - PA (Assessoria)
Implantação de Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Padrões de Higiene Operacional e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - Laticínio Biana Ind. e Com. Ltda Araguaína - TO (Assessoria)
Diagnostico (Check List) de BPF no Laticinio FryLac Ltda (Assessoria)
Manual de Boas Práticas de Elaboração da Graxaria da COOPERFRIGU (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Leite Fluido Pasteurizado Tipo C do Laticínio Biana (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Queijo Prato do Laticínio Biana (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Queijo Mussarela do Latícinio DOMA (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) do Laticínio DOMA (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) do Laticínio DOMA (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) Laticínio Biana (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) do Laticínio Biana (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Queijo Mussarela do Laticínio Biana (Textos Didáticos ou para Discussão)
Cartilha de Boas Praticas de Fabricacao da COOPERFRIGU (Textos Didáticos ou para Discussão)
Treinamento para o Aprimoramento do Abate de Bovinos, Processamento, Desossa, Resfriamento, Estocagem e Expedicao de Produtos Carneos (Curso de Curta Duração)
Treinamento de Boas Práticas de Fabricação (Curso de Curta Duração)
Manual de Operacoes da Lavaderia da COOPERFRIGU (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) da COOPERFRIGU (Textos Didáticos ou para Discussão)
Manual de Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) da COOPERFRIGU (Textos Didáticos ou para Discussão)
Software de transferência de calor (Software)
Software de cálculo de concentrações (Software)
Software para determinações de análises de alimentos (Software)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Tecnologia de Produtos de Origem Animal
Embalagens de Produtos Alimentares
Microbiologia de Alimentos
Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos
Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos
Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal

Profissionais Relacionados

Juvenal Afonso Roveroni
23
Victor Hugo Gomes Sales
22
Fernando Morais Rodrigues
11
Elisa Maria de Oliveira
7
Marília de Almeida Cavalcante
6
Joenes Mucci Peluzio
5
Vanusse Brasil Gomes
2
SALES, PAULO VICTOR GOMES
2
Valdir Favarin
2
Zilda Doriotto Sales Arévalo
2
Robert Taylor Rocha Bezerra
2
Victor Hugo Gomes Sales
2
Itamar Sousa Reges
2
Waldesse Piragé Oliveira Junior
1
Núbia Cristina Gibson Franquins
1
Jane Soares Nunes Coutinho
1
Deleon da Silva de Jesus
1
Pedro Ysmael Cornejo Mujica
1
Fabrizzia Pinto Wanderlei
1
Fábio Gustavo Christo Hundertmarck
1
SILVA, MARCELO CLEÓN DE CASTRO
1
Rafael Gualberto Ávila
1
Carla Rosane Barboza Mendonça
1
Amanda Alves Fecury
1
Natieli Piovesan
1
Danylo Bezerra Mendes
1
Lucas Mendes Oliveira
1
Carlos Eduardo Fonseca Gomes
1
Fernanda Aparecida Lima Sousa Alvim
1
Cláudio Alberto Gellis de Matos Dias
1
PELÚZIO, JOENES MUCCI
1
Celso Hackenhaar
1
Keila Araújo de Sousa
1
PELUZIO, JOÊNES MUCCI
1
Flávio Sérgio Afférri
1
Manoel do Espirito Santo Alves Oliveira
1
Zuley Ferreira Pontes
1
Áurea Welter
1
Clemilson Antonio da Silva
1
Ingrid Lara de Araújo Utzig
1
Jonas Chaves Alvim
1
Jean Vinícius Gonçalves Silva
1
SALES, ANA CLÁUDIA RODRIGUES DA COSTA
1
Euzébio de Oliveira
1
Liliane Garcia da Silva Morais Rodrigues
1
Fernando Lustosa Santos
1
Manoel do Espírito Santo Alves Oliveira
1
Evandro Reina
1
Márcio Eckardt
1
Risonete Santiago da Costa
1
Vanessa Bordin Viera
1

Palavras-chave

Segurança Alimentar
20
APPCC
14
Qualidade Assegurada
11
Qualidade
11
Boas Práticas de Faricação
8
BPF
7
Boas Praticas de Faricacao
7
Matérias-primas
6
Análises
5
Frigorífico
5
PPHO
4
Farinha de Carne e Ossos
3
Higienizacao
3
Ingredientes
3
Rações
3
Subprodutos
2
Procedimentos
2
Soja
2
Teste de aceitação
2
Frigoríficos
2
Modernidade
2
Glycine max
2
Mandiocas
2
Cadeia produtiva
2
produção
2
Bioetanol
2
Açaí
2
Padrões
2
Alimentos
2
Leite e Derivados
2
Cortes
2
Bovinos
2
Transferência de Calor
2
Biomassa
2
Gestão da Qualidade
2
Queijo Prato
2
Mussarela
2
Pescado
2
Desenvolvimento
2
Graxaria
2
Balança infravermelha
1
Ácidos graxos
1
processo não térmico
1
Cultivares
1
Formulações
1
Resíduo de mandioca
1
Maionese
1
Microbiologia
1
Higienização
1
Açucares
1
Vida de Prateleira
1
Mercado
1
Lignocelulose
1
Biocombustíveis
1
Efluente industrial
1
YAE
1
Desfolha
1
Práticas
1
hortaliças
1
Extrato hidrossolúvel
1
fruta
1
pimenta
1
Gomas
1
Rússia
1
Concentração
1
Normalidade
1
Baru
1
Extratos hidrossolúveis
1
Conservação do Ambiente
1
Molaridade
1
Cromatografia
1
gorduras
1
bebida
1
conservação de alimentos
1
Melhoramento genético
1
Hidrólise
1
Características agronômicas
1
Numeros Adimensionais
1
Cinzas
1
Lipídeos
1
Umidade
1
Muscúlo Longissimus dorsi
1
Processamento
1
caju
1
Prebióticos
1
Composição
1
sabor
1
Amostragens
1
geléia
1
métodos isostáticos
1
Formulação
1
dropout
1
Cremosidade
1
Monitoramento
1
Projetos
1
castanha
1
Alimentos funcionais
1
avaliação sensorial
1
tecnologia não convencional
1
Celulase
1
Calor transferido
1
Declinio
1
pH
1
fraudes
1
Diversidade
1
Fermentação
1
Leguminosas
1
Regime Transiente
1
Calor
1
Leite
1
minimamente processados
1
Castanha do Pará
1
óleos
1