Doutoranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Participa dos Grupos de Pesquisa: Políticas, Formação do Professor,Trabalho Docente e Representações Sociais; Fundamentos Epistemológicos das Políticas Educacionais e a Problemática da Escola na Contemporaneidade; do Grupo Pensamento Educacional Brasileiro: História e Políticas e do grupo Bioética e Educação na linha de pesquisa Bioética, ciência e sociedade. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAPP) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).É especialista em Docência do Ensino Superior e especialista em Educação Especial e Inclusiva. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia , graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Bacharelado em Direito. Tem experiência na docência e elaboração de projetos, trabalha com educação especial e inclusiva, patrimônio cultural, educação profissional e mídia (Tv, rádio, impresso e rede sociais). Tem interesse nos seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva, Pedagogia, Educação Profissional, Cultura e Escola, Educação Ambiental Patrimonial, Etnografia, Cultura Amazônica, Relações Étnico-Raciais, Práticas Sociais, Processos Educativos, Minorias, Educação Popular, Justiça Social, Direito Ambiental, Ética, Liberdade, Dialética, Hegel, Filosofia Política, Filosofia do Direito.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
A arte cerâmica do Maruanum: o encantamento como linguagem artística IDENTIDADE!,v.21,p.199-212 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba INTERACCOES,v.12,p.89-109 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Lei n.10.639/2003 no âmbito escolar: os avanços e entraves do Núcleo Estadual de Educação Étnico Racial no Amapá IDENTIDADE!,v.01,p.64-77 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Artigo de opinião: Quando a educação evoluirá segundo Edgar Morin Site Amapá Digital,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Estudantes da Guiana Francesa conhecem iniciativas de desenvolvimento sustentável no Amapá Site Amapá Digital,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Louceiras do Maruanum em observância aos princípios ambientais: prevenção, precaução e função socioambiental da propriedade Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas,v.03,p.145-152 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Açaí chega cada vez mais caro na mesa do Santanense Jornal Santana Agora,v.,p.4-4 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Santana Rock Brasil promete agitar a cidade no dia 23 de dezembro Jornal Santana Agora,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Cartório Eleitoral de Santana mobiliza mesários para as eleições 2010 Jornal Santana Agora,v.,p.01-01 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Etapa Santana do Festival Sesi Música traz Nilson Chaves Jornal Santana Agora,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Santana comemora 23 anos Jornal Santana Agora,v.,p.01-01 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
TCC sobre a Pastoral da Comunicação recebe nota 10 Site Amapá Digital,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Educação Ambiental Patrimonial como componente da educação integral Revista Científica Internacional Arandu Utic,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
A educação ambiental no Plano Municipal de Educação - XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Movimento Negro Brasileiro no século XXI: reflexões acerca de algumas lutas e conquistas na educação escolar - XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO e IX Encontro Nacional Sobre Atendime (Participação em Eventos/COMPLETO)
O ofício das Louceiras do Maruanum e a urgência de estratégias educativas de educação ambiental patrimonial - X Semana de História (Participação em Eventos/RESUMO)
Representações Sociais: um levantamento da Revista Diálogo Educacional 2010-2016 - XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO e IX Encontro Nacional Sobre Atendimen (Participação em Eventos/COMPLETO)
Estado do Conhecimento: um olhar sobre Representações Sociais e Patrimônio Cultural - XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO e IX Encontro Nacional Sobre Atendimen (Participação em Eventos/COMPLETO)
Revista de Educação Física (1930): a concepção eugênica de Getúlio Vargas e a figura feminina - IX Congresso Brasileiro de História da Educação: História da Educação: global, nacional, regional (Participação em Eventos/COMPLETO)
Projeto Rádio Escola JP - III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (Participação em Eventos/COMPLETO)
Achado Arqueológico na Ponte Binacional: Reflexões acerca das Fragilidades à Proteção do Patrimônio Ambiental Cultural - IV Seminário de Direito Ambiental e Políticas Públicas (Participação em Eventos/COMPLETO)
Cultura, Mídia e Sociedade: O Caso do Jornalismo Vanguarda - Iniciação científica (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Palestra Educação Especial: aspectos jurídicos e educacionais - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
O ofício das Louceiras do Maruanum e a urgência de estratégias educativas de educação ambiental patrimonial - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Revista de Educação Física (1930): a concepção eugênica de Getúlio Vargas e a figura feminina - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Plataforma Moodle: uma ferramenta de para formação inicial e continuada em LIBRAS - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A experiência docente em EAD no curso técnico de Segurança do Trabalho - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Educação Ambiental no Plano Municipal de Educação: uma questão de política pública - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Educação Ambiental Patrimonial como componente da educação integral - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Representações Sociais: um levantamento na Revista Diálogo Educacional (2010-2016) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Estado do conhecimento: um olhar sobre representações sociais e patrimônio cultural - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Movimento Negro Brasileiro no século XXI: reflexões acerca de algumas lutas e conquistas na educação escolar - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Práticas para Educação Especial - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Sociologia em debate: Louceiras do Maruanum e as sociabilidades do mundo da vida: práticas culturais e o reconhecimento de território quilombola. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Rádio Escola JP - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Patrimônio Cultural do Amapá: o caso das louceiras do Maruanum - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Lei n. 10.639/2003 - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Os Princípios da Igualdade e Efetividade - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A realidade da educação ribeirinha através da informação - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A reinvenção do rádio na contemporaneidade - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Os quatro pilares da educação - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O papel da Educação Superior para a inclusão no mercado de trabalho - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Projeto Papo Reto - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Produção de Programa Radiofônico - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Pastoral da Comunicação: Dos Primórdios à atualidade - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Cultura, Mídia e Sociedade: O Caso do Jornalismo Vanguarda - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)

Capítulos de Livros

Ano Título
Convergências e desafios frente a relação entre o público e o privado na educação
As práticas culturais e as sociabilidades do mundo da vida: a cerâmica utilitária como instrumento para o reconhecimento de território quilombola
Revista de Educação Física: a educação eugênica e as novas tecnologias de produção do corpo na atualidade
Territórios Quilombolas:a urgência do reconhecimento das comunidades do distrito do Maruanum-Amapá/Brasil

Produções Artísticas

Outras Produções Artísticas

Ano Título
Reportagem sobre o Trabalho de Conclusão de Curso: Pastoral da Comunicação: Dos Primórdios à atualidade

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Membro da Comissão Científica no XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO promovidos pelo Programa Stricto Sensu em Educação, Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Outra)
Prêmio Destaque Creare (Outra)
Contação de História na Educação Infantil (Graduação)
A importância do lúdico no processo de aprendizagem na pré-escola (Graduação)
Avaliação Processual (Graduação)
Processo de Seleção dos projetos-piloto de inovação no ensino de graduação (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Encontro dos Professores de Francês do Amapá (ORGANIZACAO)
Aula Magna do Doutorado Interinstitucional em Sociologia UFC/UNIFAP (ORGANIZACAO)
Palestra: A fronteira como objeto de estudos da História (ORGANIZACAO)
V Seminário de Direito Ambiental e Políticas Públicas (ORGANIZACAO)
IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Púiblicas (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XIII Congresso Nacional de Educação, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente.Movimento Negro Brasileiro no século XXI: reflexões acerca de algumas lutas e conquistas na educação escolar; Mesa: Estudos em Representações Sociais e Educação: um olhar multidisciplinar (Congresso)
A dislexia em sala de aula. (Outra)
XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental.A Educação Ambiental no Plano Municipal de Educação: uma questão de política pública (Encontro)
II Encontro de Formação Continuada dos Agentes Escolares. (Encontro)
I Encontro de Profissionais de Educação a Distância." Plataforma Moodle: uma ferramenta para formação inicial e continuada em LIBRAS" e " A experiência docente em EAD no curso técnico em Segurança do Trabalho" (Encontro)
Seminario Internacional "Políticas de formación docente inicial y continua. (Seminário)
I Simpósio Internacional sobre Educação no Município de Santana.Educação Ambiental Patrimonial como componente da educação integral (Simpósio)
II Congresso Internacional de Direitos Humanos e Políticas Públicas: desigualdades e intolerâncias em tempos de crise. (Congresso)
Banca de Defesa de Tese PPGE- Universidade Tuiuti do Paraná. (Outra)
Fórum de Fomento à Cultura. (Outra)
Palestra: As Raízes Ocidentais da Filosofia. (Outra)
Palestra: Avaliação da Aprendizagem: Tudo o que se avalia pode ser medido?. (Outra)
Palestra Educar e Aprender: Que perspectivas?. (Outra)
VI Encontro Nacional das Licenciaturas. (Encontro)
Seminário avançado: Entre a avaliação dos conhecimentos e a avaliação das competências: Teoria e Prática.Formulação de perguntas avaliativas (Seminário)
Seminário Internacional Políticas de Formação Docente Inicial e Continuada. (Seminário)
Seminário avançado: Pesquisa em Educação Ambiental-I SPEA. (Seminário)
Seminário avançado: Aspectos da História da Educação da França e do Brasil. (Seminário)
Seminário: Aula, autoria e reconhecimento: implicações para a pesquisa sobre os currículos da escola básica. (Seminário)
XIV Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea. (Congresso)
Florestabilidade. (Oficina)
Seminário da Educação à Distância: Os desafios da Educação à distância. (Seminário)
I Seminário de Educação Inclusiva sobre Atendimento Educacional Especializado. (Seminário)
V Congresso Internacional de Direito Ambiental na Amazônia. (Congresso)
Amapá 70 anos: histórias e desafios. (Outra)
Palestra: Ética e Ciência. (Outra)
Workshop Jornalismo Cultural 2.0. (Outra)
III Encontro Internacional de Direito Ambiental na Amazônia. (Encontro)
IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas.Achado Arqueológico na Ponte Binacional: reflexões acerca das fragilidades à proteção do patrimônio ambiental cultural (Seminário)
As Pesquisas Arqueológicas na Ponte do Rio Oiapoque. (Outra)
Mesa Redonda Museus em um mundo em transformação:novos desafios, novas aspirações. (Outra)
Seminário de Direito Ambiental e Políticas Públicas: Ciclo Produtivo do Açaí. (Seminário)
III Seminário de Direito Ambiental e Políticas Públicas. (Seminário)
Congresso Internacional de Direito Ambiental na Amazônia. (Congresso)
O papel do jornalista- A importância do Sindicato. (Seminário)
Curso: Roteiro e Produção de Curta Metragem. (Outra)
Projeto Meu Ambiente do Ministério Público. (Outra)
I Encontro Anual do Programa de Pós- Graduação em Biodiversidade Tropical-PPGBIO. (Encontro)
Seminário de Direito Ambiental e Políticas Públicas. Tema: Meio Ambiente e Políticas Públicas. (Seminário)
Seminário de Comunicação Comunitária.Produção de programa radiofônico (Seminário)
Seminário Estadual do PPGDAPP- A Questão Agrária no Estado do Amapá: Aspectos do Ordenamento Territorial. (Seminário)
VI Congresso de Ciências da Comunicação. (Congresso)
Minicurso Introdução à Propriedade Intelectual e Inovação. (Outra)
Seminário Jurídico da UNIFAP sobre Responsabilidade Civil.. (Seminário)
Mutirão Nacional da Comunicação. (Simpósio)
Semana Jurídica em Comemoração aos 32 anos da OAB/AP. (Simpósio)
Oficina Criação do CD Afroaids nas Ondas do rádio. (Oficina)
I Fórum de Tvs Públicas na Amazônia. (Oficina)
Congresso Internacional de Proteção Jurídica da Biodiversidade da Amazônia. (Congresso)
VI Colóquio de Iniciação Científica.Cultura, Mídia e Sociedade: O Caso do Jornalismo Vanguarda (Congresso)
Mutirão Regional da Comunicação. (Simpósio)
Seminário Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento. (Seminário)
III Seminário Estadual de Direito de Família. (Seminário)
A Lei Eleitoral e o Papel dos Meios de Comunicação e dos Profissionais de Imprensa nas Eleições 2006. (Seminário)
Workshop: Desenvolvimento de Equipe. (Outra)
IV Colóquio de Iniciação Científica. (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Educação Ambiental Patrimonial (Curso de Curta Duração)
Estudos em Representações Sociais e Educação: um olhar multidisciplinar (Programa de Rádio TV)
Braille Básico (Curso de Curta Duração)
Práticas para a Educação Especial (Curso de Curta Duração)
Quando a educação evoluirá segundo Edgar Morin (Media Social Website)
Dissertação sobre Louceiras do Maruanum (AP) é aprovada no Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (Media Social Website)
As contribuições de Hegel para a Filosofia do Direito (Media Social Website)
Oficina Ecorádio (Curso de Curta Duração)
Programa Desperta Comunidade (Programa de Rádio TV)
Programa Meio Ambiente e Cidadania (Outra Producao Tecnica)
Capacitação em rádio (Assessoria)
Programa Desperta Comunidade (Outra Producao Tecnica)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Educação Rural
Métodos e Técnicas de Ensino
Educação Permanente
Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico)
Política Educacional
História da Educação

Profissionais Relacionados

Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel
9
Elivaldo Serrão Custódio
7
Gilberto Couto
6
Ana Cristina Rocha Silva
4
Eliane Superti
3
Edinaldo Pinheiro Nunes Filho
3
Irene Moraes de Azevedo e Souza
3
Antonia Neura Oliveira Nascimento
3
Valquiria Elita Renk
2
Marlene do Socorro Rosário Sousa
2
Celso Souza da Costa
2
Nicolau Éladio Bassalo Crispino
2
Antônio Góes Júnior
2
Claudia Maria do Socorro Cruz Fernandes Chelala
2
Anivaldo Chagas
2
Ivanete Maria Souza dos Santos Gomes
1
Ione Vilhena
1
Izaias Loureiro Tavares
1
Daniel Gaio
1
Gracilene Dias de Sá Feio
1
Alaan Ubaiara Brito
1
Ricardo Ângelo
1
Larissa Ferreira Teixeira Gazel
1
Rosana Fernandes Vale
1
Wanda Maria da Silva Ferreira Lima
1
Aldenice de Andrade Couto
1
Leide do Espírito Santo Pinon
1
Romilda Teodora Ensa
1
Lindomar Wessler Boneti
1
Soely Maria de Figueiredo Pantoja do Amaral
1
Daguinete Maria Chaves Brito
1
Martha Christina Ferreira Zoni do Nascimento
1
Lucinei Monteiro Pinto Barros
1
Jose Kelly Nunes Tavares
1