ALEXANDRE GUANDALINI BOSSA

Possui Graduação em Marketing - Unifamma (2004) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professor do ensino, básico e tecnológico do Instituto Federal do Amapá. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Planejamento Estratégico de Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, marketing, diagnóstico organizacional, recursos humanos e agronegócios. Professor de Marketing do Instituto Federal do Amapá - IFAP Campus Santana.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
O SIGNIFICADO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO PARTICIPATIVO NO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE Revista Conbrad [ISSN 2525-6815],v.1,p.85-99 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE VESTUÁRIO DE PARANACITY ? PR JOURNAL OF EXACTS SCIENCE,v.5,p.16-22 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O PAPEL DO ADOLESCENTE NO PROCESSO DECISÓRIO FAMILIAR DE COMPRA DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO PRIVADO DE MARINGÁ/PR Revista Eletrônica Mestrado em Administração,v.7,p.91-105 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Análise Da Missão Organizacional Da Sanepar E Seu Papel Com o Desenvolvimento Sustentável Pela Percepção Do Consumidor Revista Gestão Acadêmica,v.1,p.7-21 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EDUCACIONAL: ATRIBUTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA CIDADE DE MARINGÁ ? PR. Revista Eletrônica Mestrado em Administração,v.6,p.9-21 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Gestão Estratégica em MPEs (Micro e Pequenas Empresas) Revista FANP,v.3,p.139-159 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
O SIGNIFICADO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO PARTICIPATIVO NO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE - XIII CONBRAD - CONGRESSO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO (Participação em Eventos/RESUMO)
Análise da missão organizacional da Sanepar e seu papel com o desenvolvimento sustentavel pela percepção do consumidor - 33ª Semana do Administrador/UEM (2358-6397) (Participação em Eventos/COMPLETO)
As políticas privadas mediante o processo gradativo de substituição dos trabalhadores rurícolas pela mecanização: estudo de caso de indústria do setor sucroalcooleiro no Estado do Paraná - XXXII Semana do Administrador/UEM (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Análise da missão organizacional da Sanepar e seu papel com o desenvolvimento sustentavel pela percepção do consumidor - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Comportamento do Consumidor - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O Balanced Scorecard (BSC) Como Ferramenta de Gestão Estratégica: Um estudo de caso em uma empresa de processamento e beneficiamento de couros de Alto Paraná - Pr - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Marketing de Relacionamento para Retenção de Clientes: Um Estudo de Caso na Empresa Giselda Modas - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A INFLUÊNCIA DA CULTURA NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRATÉGIA DE E-BUSINESS - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A COCAMAR E A RESPONSABILIDADE SOCIAL - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Comportamento de compra de celulares por adolescentes: Um estudo em uma escola técnica de Santana (AP)

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (Concurso público)
Pequenos Consumidores, Grandes Influências. O Comportamento do Consumidor de Brinquedos. Um Estudo na Região de Ivatuba - Pr (Graduação)
Os diferentes significados,expectativas e principais barreiras de crescimento de pequenas empresas no setor de vestuário e calçadista na região de Maringá pela perspectiva do empreendedor (Graduação)
Análise Exploratória do perfil de participantes de moto clubes (Graduação)
Percepção de valor na relação de lealdade dos clientes de mecânicas automotivas (Graduação)
O Mundo dos Livros: A Capa como Fonte de Vantagem Competitiva a Luz das Abordagens da Cultura de Consumo (Graduação)
Desenvolvimento do Diagnóstico para Avaliação de Empresas em Propostas de Consultoria: Um Estudo de Caso (Graduação)
Estratégias de Vitrinismo para Consumidores de Moda da Cidade de Maringá - PR a Luz da Teoria do Comportamento Planejado (Graduação)
O Efeito da Propaganda em Mídias Televisivas na Percepção de Potenciais Consumidores, a Luz da Semiótica Peirciana (Graduação)
LIDERANÇA E PLANO DE NEGÓCIOS: PEÇAS-CHAVE PARA O SUCESSO DA EMPRESA (Graduação)
COMO A UTILIZAÇÃO DO JUST IN TIME EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA PODE REFLETIR NO SETOR FINANCEIRO? (Graduação)
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DO LÍDER NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA METALÚRGICA DA CIDADE DE NOVA ESPERANÇA - PR (Graduação)
A SAZONALIDADE DE TEMAS E CORES DE CAPA DA REVISTA VOCE S/A: UMA ANÁLISE DA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI (Graduação)
O IMPACTO DA GESTÃO AMBIENTAL EM UMA AVÍCOLA DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ (Graduação)
A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MUNDIAR DE NOVA ESPERANÇA /PR (Graduação)
A IMPORTANCIA DO USO DE ESTRATÉGIAS PARA AS EMPRESAS (Graduação)
SISTEMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS NO SUPERMERCADO GAZOLLA - NOVA ESPERANÇA - PR (Graduação)
O PROCESSO PRODUTIVO DE PLANTAÇÃO DE EUCALIPTOS DA EMPRESA SEMENTES SERRANO (Graduação)
ALAVANCAGEM DO PROCESSO PRODUTIVO DA EMPRESA M.A MAGNANI PARA MAIOR RENTABILIDADE DO EMPREENDIMENTO (Graduação)
O ABSENTEÍSMO E A ROTATIVIDADE NA EMPRESA MARADIL CONFECÇÕES (Graduação)
ANÁLISE NA LAYOUTIZAÇÃO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CONFECÇÕES VW LTDA ME (Graduação)
ENDOMARKETING NA COOPERATIVA DE CRÉDITO LIVRE ADMISSÃO SICREDI UNIÃO (Graduação)
CONSUMIDOR EM CLOSE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS CLIENTES DA ESTAÇÃO MALHAS (Graduação)
A PRIORIDADE DE ESCOLHA DE PRODUTOS, PERMEADA PELA FERRAMENTA ?PESQUISA DE MERCADO? NA VISÃO DOS CLIENTES DA EMPRESA RESULT JEANS (Graduação)
OS ESTILOS DE LIDERANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES NA USINA DE AÇUCAR SANTA TEREZINHA (Graduação)
A SATISFAÇÃO DO CLIENTE COM O SERVIÇO DE PÓS-VENDA REALIZADO PELA EMPRESA L.C.B. ERENO MÓVEIS (Graduação)
A FILOSOFIA 5?S ENQUANTO PROPULSORA DA QUALIDADE DE PRODUTOS E PROCESSOS NA EMPRESA MASTER FASHION CONFECÇÕES (Graduação)
O PLANO DE MARKETING ENQUANTO MOLA PROPULSORA PARA AGREGAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NA EMPRESA CIAMÓVEIS (Graduação)
A GESTÃO DE ESTOQUE COMO FATOR DETERMINANTE PARA O ALCANCE DA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL: UM ENFOQUE NA EMPRESA CHARM?LINGERIE. (Graduação)
O PROCESSO DE EXTRAÇÃO DE LÁTEX: UM ESTUDO NA COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ (Graduação)
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - O ESTUDO DE CASO DE UM SUPERMERCADO (Graduação)
O CONTROLE DE ESTOQUE NO ALMOXARIFADO AGRÍCOLA DE UMA USINA DE AÇÚCAR E ÁLCOOL (Graduação)
A CADEIA PRODUTIVA DA AVICULTURA DE POSTURA: UMA ANALISE DA GRANJA OKABAYASHI (Graduação)
Diagnóstico Organizacional da Empresa Método Informática (Graduação)
Diagnóstico Organizacional da Empresa Imobiliária Dias com Foco na Área Mercadológica (Graduação)
Diagnóstico Organizacional da Empresa Vale do Pirapó (Graduação)
Diagnóstico Organizacional da Empresa Instaladora Instalpar com Ênfase em Planejamento e Controle da Produção (Graduação)
Diagnóstico Organizacional da Empresa Visoest Comunicação Visual Ltda (Graduação)
Diagnóstico Organizacional com Foco no Sistema de Informações da Empresa Supermercado Men (Graduação)
Diagnóstico Organizacional na Empresa Charma Lingerie com Foco na Área de Recursos Humanos (Graduação)
Diagnóstico Organizacional com Ênfase na Área de Produção da Acine - Nova Esperança - Pr (Graduação)
Diagnóstico Organizacional com Ênfase na Setor de Marketing da Empresa Ana Lanches (Graduação)
Diagnóstico Organizacional da Empresa Avícola Felipe S/A (Graduação)
Diagnóstico Organizacional com ênfase na Área Geral e Estratégia do Supermercado Colombo (Graduação)
Diagnóstico Organizacional com Foco na Área de Recursos Humanos da COCAMAR - Cooperativa Agroindustrial (Graduação)
Diagnóstico Organizacional com Foco no Planejamento Estratégico da Empresa Acanto Construções (Graduação)
Transporte de Cargas Perigosas (Graduação)
Controle de Estoque: Um Estudo Aplicado à Empresa Força e Luz Comércio de Instalações Elétricas Ltda ME (Graduação)
Ambiente Organizacional (Graduação)
Oportunidade de Negócio no Setor Industrial da Usina Alto Alegre S/A - Açúcar e Álcool (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Mostra de Pesquisa Discente (ORGANIZACAO)
XII CONBRAD - Congresso Brasileiro de Administração (1807-3387) (ORGANIZACAO)
CONBRAD - Congresso Brasileiro de Administração (NAO_INFORMADO)
X CONBRAD - Congresso Brasileiro de Administração (ORGANIZACAO)
IX SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO (ORGANIZACAO)
IX CONBRAD - Congresso Brasileiro de Administração (ORGANIZACAO)
CURSO HP 12C PRIMEIROS PASSOS (ORGANIZACAO)
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE DISCENTES PARA PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS (ORGANIZACAO)
VIII SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO (NAO_INFORMADO)
I SEMANA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (NAO_INFORMADO)
VIII CONBRAD - Congresso Brasileiro de Administração (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XII CONBRAD - CONGRESSO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO (1807-3387). (Congresso)
XI CONBRAD - CONGRESSO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO.COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE VESTUÁRIO DE PARANACITY - PR (Congresso)
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO. (Congresso)
IX CONBRAD - CONGRESSO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO. (Congresso)
VIII CONBRAD - CONGRESSO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO. (Congresso)
SEMANA PEDAGÓGICA. (Outra)
IX ENCONTRO PARANAENSE DE DIRIGENTES E COORDENADORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. (Encontro)
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO. (Congresso)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
CONSTRUÇÃO DO PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS) (Outra Producao Tecnica)
CONSTRUÇÃO DO PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ADMINISTRAÇÃO) (Outra Producao Tecnica)
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE DISCENTES PARA PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS (Curso de Curta Duração)
ATUALIZAÇÃO PARA ORIENTADORES DE TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) (Curso de Curta Duração)
Perspectivas Profissionais (Curso de Curta Duração)
Carreira Profissional (Curso de Curta Duração)
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING E GESTÃO DE PESSOAS (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Administração de Recursos Humanos

Profissionais Relacionados

Edi Carlos de Oliveira
5
Lupércio Cascone
5
Daniel Tavares Coelho
4
Marco Antonio Sena
4
Emerson Pinhatti
4
Eduardo Liquio Takao
3
Alexandre Marcelo Coutinho Guedes
3
Ricardo Dantas Lopes
3
Rafael Massao Fukuda
3
Felipe Palmieri Gallego Rojas
2
Marcio Leandro Picioli
2
Rafael Raniero
2
Lorenso Cassaro
2
Kleber Fabiano Angeli
2
Gabriela Monteiro
2
DANIELE DA SILVA FAUSTINO
2
João Simba André
2
Sivonei Matheus
2
CLÓRIS PATRICIA PIMENTA
1
Clóris Patricia Pimenta
1
Ligia Fiedler
1
Cléber Monfré dos Santos
1
Jamily Garrido Wegermann
1
Giancarlo Lucca
1
Ronaldo Pereira
1
Charlanne Kelly Piovezan
1
Junior Cesar da Silva Albano
1
Edimeri Frá
1
Edvaldo dos Santos Soares
1
José Nazareno Leonário
1
Mariana Paltanin Inácio
1
Diogo Rógora Kawano
1
Avelar André Luis França
1

Palavras-chave

Administração
56
marketing
21
Diagnóstico Organizacional
15
Recursos Humanos
10
Agronegócios
10
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
9
Gestão
9
Gestão de Pessoas
9
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
8
Desenvolvimento Sustentável
7
Sustentabilidade
7
Produção
7
ESTRATÉGIA
6
Cooperativismo
5
PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA
5
Agroindústria
5
ESTRATÉGIA DE MARKETING
4
Responsabilidade Social
4
Gestão Estratégica
4
Comportamento Consumidor
4
Micro e Pequenas Empresas
3
Consumidor
3
Negociações
3
Motivação
3
Planejamento de Marketing
3
Prestação de Serviços
3
PLANEJAMENTO
3
Missão Organizacional
2
Fidelização
2
Marketing de Relacionamento
2
Sistema cooperavista
2
Estratégias de Marketing
2
Qualidade
2
Rotatividade de pessoal
2
Qualidade no atendimento
2
Retenção de Clientes
2
Meio Ambiente
2
Satisfação do cliente
2
Inovação
2
Curso de Extensão
2
Desenvolvimento Pessoal
2
Processo Produtivo
2
Consumo
2
Varejo
2
Liderança
2
Contabilidade
1
Congresso
1
HÁBITOS DE CONSUMO
1
Atendimento
1
bicho da seda
1
Mão de obra
1
Seleção de Pessoas
1
Comunicação
1
mecanização
1
setor sucroalcooleiro
1
Semana Acadêmica
1
Matemática Financeira
1
Logistíca
1
Merchandising
1
Formação profissional
1
Sistema de Informações
1
Publicidade
1
Just in time
1
SERVIÇOS EDUCACIONAIS
1
Adolescente
1
Equipe de Trabalho IAP
1
e-commerce
1
HP 12C
1
Satisfação
1
Empreendedorismo
1
Tributação
1
Análise Organizacional
1
Empreendedorismo Feminino
1
Pontos Estratégicos
1
Biodiesel
1
Profissionalização
1
Preço
1
Estratégia e Organizações
1
Atributos
1
Gestão Agroindustrial
1
Finanças
1
Recrutamento de Pessoas
1
Gestão Ambiental
1
Cromatismo
1
Mercadologia
1
e-business
1
Conflitos
1
Layout
1
Empresa familiar
1
Ambiente Organizacional
1
Endomarketing
1
vestuário
1
Capacitação Discente
1
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
1
Produção Científica
1
Viabilidade econômica
1
Gestão familiar
1
Mercado de trabalho
1
Atividades Rurais
1
APICULTURA
1
Ensino Médio
1
Estudo participativo
1
Qualidade de Vida no Trabalho
1
políticas privadas
1
trabalhador rurícola
1
Metodologia Científica
1
atendimento ao cliente
1
Cadeia produtiva
1
Competitividade
1
Formação do egresso
1