Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP. Doutorando em Ciências da Comunicação - PPGCOM USP e Mestre em Ciências da Comunicação (financiamento CAPES) pela mesma instituição, no âmbito da publicidade contemporânea e neurociência cognitiva (2014). Formado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2010), com bolsa para intercâmbio acadêmico na Universidade Técnica de Lisboa (2008). Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3 USP/CNPq) e do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas (4C USP). Atualmente exerce a função de Coordenador do Curso de Publicidade do IFAP Campus Santana. Possui experiência profissional na área de pesquisa de mercado, e estágio em docência no curso de Publicidade e Propaganda da USP, nas disciplinas: Comportamento do Consumidor I (2012) e Comportamento do consumidor II (2013). Em 2014, foi docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ministrando as disciplinas de Criação: Persuasão, Criação de Campanhas, Mídia e Cidadania e História da Arte / Design.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Campanhas de combate ao Aedes aegypti na região amazônica: uma análise de atenção visual com o uso do eye tracker SIGNOS DO CONSUMO,v.9,p.106-120 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Design, publicidade e neurociência: Uma reflexão interdisciplinar em tempos de convergência midiática REVISTA GEMInIS,v.1,p.79-100 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Campanha de redução de consumo de água na grande São Paulo: dimensões atitudinais e comportamentais na política de bonificação versus sobretaxa Revista Parágrafo,v.2,p.225-234 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O processo inflacionário e o consumo de vegetais e alimentos industrializados no Brasil: aspectos econômicos, climáticos e do comportamento do consumidor Navus Revista de Gestão e Tecnologia,v.4,p.50-64 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Campanhas públicas, Prospect Theory e neurociências cogntivas: uma reflexão transdisciplinar Revista Eletrônica CoMtempo,v.6,p.16-32 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Métodos de neurociência aplicados à publicidade: uma apresentação do eletroencefalograma (EEG), Ressonância Magnética Funcional (fMRI) e Eyetracking Entre.Meios,v.10,p.16-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Cultura, marcas e pirataria: o consumo que não tem preço | Resenha SIGNOS DO CONSUMO,v.5,p.282-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Hermés: Expressões da marca e rituais de consumo Signos do Consumo,v.4,p.37-56 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A publicidade contemporânea e as teorias da comunicação de massa Cenários da Comunicação (UNINOVE. Impresso),v.6,p.165-173 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Publicidade Contemporânea e as Teorias de Comunicação de Massa Revista Anagrama (USP),v.1,p.01-15 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Contribuições d a metodologia do eye tracking para a publicidade contemporânea - 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM (Participação em Eventos/COMPLETO)
Publicidade e campanhas públicas de saúde: aproximações e distanciamentos diante de novas metodologias de aferição comunicacionais - XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Participação em Eventos/COMPLETO)
Publicidade, transportation e neurociência: possibilidades para compreensão da imersão e absorção em narrativas diante do cenário publicitário contemporâneo. - XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Participação em Eventos/COMPLETO)
O uso do eye tracking nos estudos de consumo de mídia: contribuições da neurociência diante do cenário midiatizado. - XIV Congresso Ibero-americano de Comunicação ? IBERCOM 2015 (Participação em Eventos/COMPLETO)
Publicidade ubíqua e neurociência: reflexões sobre novas formas de consumo e experiência urbana no contexto da Internet das Coisas - 8º CONECO : Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação do Rio de Janeiro + XII PosCOM PUC-RJ (Participação em Eventos/COMPLETO)
Risk Communication in Latin America: a semiotic approach - THE 11th WORLD CONGRESS OF SEMIOTICS (Participação em Eventos/COMPLETO)
PREMIAR OU PUNIR? DIMENSÕES PSICOLÓGICAS NA CAMPANHA DE REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA NA GRANDE SÃO PAULO - V Pró-Pesq PP ? Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Participação em Eventos/COMPLETO)
Emoção, memória e atenção na publicidade contemporânea: uma abordagem a partir da neurociência - II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana (Participação em Eventos/COMPLETO)
PUBLICIDADE E NEUROCIÊNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA - XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Participação em Eventos/COMPLETO)
O papel dos aspectos atitudinais na comunicação de riscos - XVIII Intercom Sudeste (Participação em Eventos/COMPLETO)
Limitações e oportunidades do humor na comunicação de riscos - III Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda 2012 (Participação em Eventos/COMPLETO)
A neurociência na comunicação de riscos: possibilidades de uso do eeg na aferição de campanhas públicas - IV Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. (Participação em Eventos/COMPLETO)
A neurociência na comunicação: o uso do EEG na comunicação de riscos - IV Jornada Discente USP (Participação em Eventos/RESUMO)
Campanhas públicas, prospect theory e neurociências cogntivas: uma reflexão transdisciplinar - 9º Interprogramas de Mestrado Cásper Líbero (Participação em Eventos/COMPLETO)
O processo decisório em campanhas públicas de saúde: um olhar a partir da Prospect Theory - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Participação em Eventos/COMPLETO)
O uso de apelo emocional na campanha eleitoral à presidência da República de 2010: PT e PSDB - XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Esportes na Idade Mídia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Propaganda eleitoral à presidência da República de 2010: uma batalha pelo coração dos eleitores - XI Congresso Brasileiro de Marketing Político (Participação em Eventos/COMPLETO)
Perspectivas do humor para a comunicação de riscos. - 8º INTERPORGRAMAS CÁSPER LÍBERO (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Dengue, Zika e Chikungnya: percepção de riscos e novas formas de aferição emocional em campanhas de combate ao Aedes aegypti - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Midiatização: a perspectiva brasileira e seus novos caminhos - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Publicidade E Midiatização: Uma Revisão Bibliométrica - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O uso do eye tracker nos estudos de consumo de mídia: contribuições da neurociência diante do cenário midiatizado - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
The use of the electroencephalogram (EEG) on communication field: perspectives and possibilities from a interdisciplinary reflection - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
PREMIAR OU PUNIR? DIMENSÕES PSICOLÓGICAS NA CAMPANHA DE REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA NA GRANDE SÃO PAULO - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A neurociência nas organizações: compreendendo técnicas, aplicações e limitações das ferramentas para comunicação. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Emoção, memória e atenção na publicidade contemporânea: uma abordagem a partir da neurociência. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O processo decisório em campanhas públicas de saúde: um olhar a partir da Prospect Theory - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O papel dos aspectos atitudinais na comunicação de riscos - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A neurociência na comunicação de riscos: possibilidades de uso do EEG na aferição de campanhas públicas - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A Neurociência na comunicação: o uso do EEG na comunicação de riscos. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Campanhas públicas, prospect theory e neurociências cogntivas: uma reflexão transdisciplinar - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Métodos de neurociência aplicados à publicidade: uma apresentação do eletroencefalograma (EEG), Ressonância Magnética Funcional (fMRI) e Eyetracking - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Limitações e Oportunidades do Humor da comunicação de riscos - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O uso de apelo emocional na campanha eleitoral à presidência da República de 2010: PT e PSDB - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Perspectivas do humor para a comunicação de riscos - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Propaganda eleitoral à presidência da República de 2010: uma batalha pelo coração dos eleitores - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
The risk communication in Latin America: a semiotic approach - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Modelos Teóricos da Comunicação e Práticas de Gestão de Qualidade em Seriços de Agências de Comunicação - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Modelos Teóricos da Comunicação e Práticas de Gestão de Qualidade em Seriços de Agências de Comunicação - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Reflexões para a Leitura da Publicidade Contemporânea - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Propaganda eleitoral à presidência da República de 2010: uma batalha pelo coração dos eleitores
Limitações e Oportunidades do Humor da comunicação de riscos

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
O cérebro na palma da mão: O nível de "Emboidiment" associado ao padrão de uso de aplicativos móveis por jovens de 18 a 25 anos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Projeto Integrado de Comunicação: Crystal (Graduação)
Tabagismo: comunicação, plain packaging e comportamento do consumidor (Graduação)
Projeto Integrado de Comunicação: Palmolive Kids (Graduação)
Projeto Integrado de Comunicação: Rexona (Graduação)
Interação da Memória: atenção na percepção de anúncios (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Como crianças fazem pesquisa na WEB (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O "bom companheiro" ou Lula como ferramenta de persuasão da propaganda eleitoral de Fernando Haddad na disputa política pela prefeitura de São Paulo em 2012 (Graduação)
A marca ideológica e seu significado na sociedade contemporânea (Graduação)
Jogo da Vida - Edição online. A batalha do mestre cervejeiro bem humorado contra o jogador "Z". (Graduação)
Atrás das Escolhas: A influência do inconsciente nos processos de decisão (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Encontro de Inovação do IFAP (ORGANIZACAO)
I Semana de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Amapá (ORGANIZACAO)
II Mostra de Pesquisa do IFAP Campus Santana (ORGANIZACAO)
Mesa Redonda: Aedes aegypti e saúde pública: discussões interdisciplinares (ORGANIZACAO)
I Mostra de Pesquisa do Campus Santana IFAP (ORGANIZACAO)
I Cerimônia de Colação de Grau do IFAP Campus Santana (ORGANIZACAO)
IFAP vai às ruas: Campanha de Combate ao Mosquito Aedes aegypti (ORGANIZACAO)
I Trote Solidário e Ambiental do Campus Santana (ORGANIZACAO)
VIDAS VIVIDAS - Homenagem aos Professores da ECA/CCA (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.Contribuições da metodologia do eye tracking para a publicidade contemporânea (Congresso)
VI Pró-Pesq PP ? Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Midiatização: a perspectiva brasileira e seus novos caminhos (Congresso)
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.Publicidade e campanhas públicas de saúde: aproximações e distanciamentos diante de novas metodologias de aferição comunicacionais (Congresso)
VI Pró-Pesq PP ? Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Dengue, Zika e Chikungnya: percepção de riscos e novas formas de aferição emocional em campanhas de combate ao Aedes aegypti. (Congresso)
VI Pró-Pesq PP ? Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganndada.Publicidade e Midiatização: Uma Revisão Bibliométrica (Congresso)
XIV Congresso Ibero-americano de Comunicação ? IBERCOM 2015.O uso do eye tracking nos estudos de consumo de mídia: contribuições da neurociência diante do cenário midiatizado. (Congresso)
I Transatlantic Workshop on Methods for Multimodal Neurosciences Studies.The use of the electroencephalogram (EEG) on communication field: perspectives and possibilities from a interdisciplinary reflection (Outra)
V Jornada Acadêmica Discente.A neurciência na publicidade e propaganda: O uso do eletroencefalograma na aferição emocional positiva e negativa em campanhas de segurança no trânsito (Encontro)
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana.Emoção, memória e atenção na publicidade contemporânea: uma abordagem a partir da neurociência. (Congresso)
XXXVII Congresso de Ciências da Comunicação.PUBLICIDADE E NEUROCIÊNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA (Congresso)
VII Semana de Ciências Sociais UNIFESP.Muito além da alma do negócio - Análise dos recursos de apropriação do outro pelo fetiche da mercadoria na propaganda (Congresso)
Conferência USP sobre Neurociência. (Outra)
IV Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda..A neurociência na comunicação de riscos: possibilidades de uso do eeg na aferição de campanhas públicas (Encontro)
X POSCOM | PUC-RJ.Métodos de neurociência aplicados à publicidade: uma apresentação do eletroencefalograma (EEG), Ressonância Magnética Funcional (fMRI) e Eyetracking (Seminário)
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom.O processo decisório em campanhas públicas de saúde: um olhar a partir da Prospect Theory (Congresso)
9º Interprogramas de Mestrado Cásper Líbero.Campanhas públicas, prospect theory e neurociências cogntivas: uma reflexão transdisciplinar (Congresso)
XVIII Intercom Sudeste.O papel dos aspectos atitudinais na comunicação de riscos (Congresso)
Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - COMUNICOM. (Congresso)
IV Jornada Discente PPGCOM USP.A Neurociência na comunicação: o uso do EEG na comunicação de riscos. (Outra)
III JORNADA DISCENTE ECA-USP.O uso do humor na publicidade como estratégia na comunicação de riscos (Encontro)
Brain Awarness Week: A Psicologia na Semana Nacional do Cérebro. (Encontro)
8º INTERPORGRAMAS CÁSPER LÍBERO.Perspectivas do humor para a comunicação de riscos (Encontro)
III Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda..Limitações e oportunidades do humor na comunicação de riscos (Encontro)
VI SIMPÓSIO DE NEUROCIÊNCIAS E PERCEPÇÃO. (Simpósio)
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação | INTERCOM.O uso de apelo emocional na campanha eleitoral à presidência da República de 2010: PT e PSDB (Congresso)
THE 11th WORLD CONGRESS OF SEMIOTICS.The risk communication in Latin America: a semiotic approach (Congresso)
XI Congresso Brasileiro de Marketing Político.Propaganda eleitoral à presidência da República de 2010: uma batalha pelo coração dos eleitores (Congresso)
I Woorkshop in Brain Electrophysiology. (Outra)
Os novos suportes publicitários | LIsboa - Instituto de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP-UTL. (Outra)
IV Salão internacional de Impressão, Imagem, Comunicação Digital e Tênxtil promocional - Lisboa, Portugal. (Encontro)
Simpósio: Cidadania Digital | Instituto de Ciências e Políticas - ISCSP - UTL, Lisboa. (Seminário)
Obama Administration: Personnel and Policy Issues | Instituto de Ciências e Políticas - ISCSP - UTL, Lisboa. (Seminário)
1ª Semana de Pesquisa da ECA-USP | Iniciação Científica e Pós-Doutorado.Modelos Teóricos da Comunicação e Práticas de Gestão de Qualidade em Seriços de Agências de Comunicação (Seminário)
Seminário de Políticas Públicas: Incoporando ambiente favorável aos negocios: inovação, empreendedorismo e inovação. (Seminário)
17ºSIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Modelos Teóricos da Comunicação e Práticas de Gestão de Qualidade em Seriços de Agências de Comunicação (Simpósio)
XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM JUNIOR.Reflexões para Leitura da Publicidade Contemporânea (Congresso)
Seminário A família na arte: presenças e ausências? - Instituto de Psicologia IP-USP. (Seminário)
MUNDIALIZAÇÃO, FLUXOS TRANSNACIONAIS E MULTICULTURALISMO. (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Criação e Registro de Marcas (Curso de Curta Duração)
Introdução à publicidade (Curso de Curta Duração)
Oficina de publicdade (Curso de Curta Duração)
Técnicas de Criatividade na Publidade (Curso de Curta Duração)
Campanhas de segurança no trânsito com abordagem positiva também são eficazes (Programa de Rádio TV)
Compreendendo a publicidade na Era Digital (Curso de Curta Duração)
Métodos de pesquisa de mercado aplicados à comunicação e marketing (Curso de Curta Duração)
Neurociência e Educação: O uso da neurociência na aferição emocional de campanhas públicas | Prefeitura de São Paulo DRE (Curso de Curta Duração)
Simulação em Pesquisa Operacional (Outra Producao Tecnica)
Giro Lisboa | Arte, Cultura, Música e Entretenimento (Media Social Website)

Profissionais Relacionados

Eneus Trindade
5
Diogo Rógora Kawano
4
Bruno Rogora Kawano
3
Alexandre Guandalini Bossa
3
Tiago Pedrada
3
Mariana de Moura Nunes
2
Rogerio Luiz da Silva Ramos
2
Eder de Oliveira Picanço
2
Marcelo Andrade
2
Elizabeth Ribeiro da Rocha
2
Luan Matheus Gonçalves RODRIGUES
1
Hanna Bezerra
1
Ana Claudia Figueiredo Martins Penha
1
Janiene dos Santos e Silva
1
Eva Jussara Carvalho Furtado
1
JARDIM, ANA CLARA AMORIM
1
Nicolás Llano
1
Lucilene Cury
1
Romaro Silva
1
Maikon Anderson de Souza Soares
1
Leonardo Ataíde de Lima
1
Michell Fonseca
1
Wellington Furtado Damasceno
1
Marcos Vinicius Rodrigues Quintairos
1
Ana Karolina Bezerra Lima
1
Ângela Irene Farias de Araújo Utzig
1
Givanilce Silva
1
ângela Ine Farias de Araújo
1
BATISTA, LEANDRO LEONARDO
1
SHIMABUKURO, MARCIA
1
Flavia Igliori Gonsales
1
Lailla Oliveira do Nascimento
1
Ramon Marlet
1
Dieisson Pivoto
1
Livia Lanzoni
1
Aln Rubens Damasceno
1
Bruna Budiski
1
RODRIGUES, LUAN MATHEUS GONÇALVES
1
José Reinaldo do Nascimento
1