É Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, (1988); Mestre em Educação Física: teoria e prática pedagógica - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, (2001) e Doutor em Engenharia de Produção: conhecimento e mídia - UFSC (2007). Autor dos livros: EDUCAÇÃO FÍSICA E GÊNERO: olhares em cena e "VIVA EDUCAÇÃO": autonomia e emancipação? - a falsa revolução via TV no Maranhão, ambos resultantes dos estudos de Pós-Graduação. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Foi membro do Conselho Universitário - CONSU/UNIFAP no período de março de 2012 a março de 2014 e desde 2010 é membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Lazer - NEPEFEL, com estudos e pesquisas no campo de Gênero e Mídia relacionado às práticas corporais de aventura na natureza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física nas sub-áreas: Prática Pedagógica em Educação Física; Gênero e Educação Física; Conhecimento e Mídia. Foi, também, professor/técnico da equipe de voleibol da Universidade Federal do Maranhão - UFMA; Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte do Maranhão/CBCE.. Integrou o Grupo, "Caricareta", de Teatro Amador, no qual foi ator em "O filme de ontem" com longa temporada no Teatro Arthur Azevedo; Participou do "Festival de Teatro Amador de São José do Rio Preto" e, como autor de poesia recebeu menção honrosa no trabalho - "Minha imagem" - publicada no livro "Poetas brasileiros de hoje 1985" pela Shogun Editora e Arte.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
GÊNERO & EDUCAÇÃO FÍSICA: tornando visíveis fronteiras e outras formas de reconhecimentos Motrivivência,v.,p.69-76 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O desafio de unir meninos e meninas Revista Nova Escola,v.,p.43-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Gênero e Educação Física: algumas reflexões acerca do que dizem as pesquisas das décadas de 80 e 90. Motrivivência,v.15,p.113-124 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs): Educação-para-os-meios ou Mídia-educação? - III Congresso de Jornalismo da UNIFAP (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Gênero e Educação Física: O que diz a produção teórica brasileira das décadas de 80 e 90? - VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Cultura Escolar, Migrações e Cidadania (Participação em Eventos/RESUMO)
Descobrindo o prazer de estudar: recursos didáticos em questão - Seminário de Prática de Ensino no COLUN: perspectivas e desafios em movimento (Participação em Eventos/COMPLETO)
Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física: Memórias e Relatos - XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Participação em Eventos/RESUMO)
AS TELE-SALAS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO: espaços de autonomia e emancipação? - Encontro de Pesquisadores da UFMA (Participação em Eventos/RESUMO)
ENTRE A PROMESSA E O FEITO: o projeto 'Viva Educação' no ensino médio maranhense - IV Encontro Científico de Estudantes de Educação Física da UFMA (Participação em Eventos/RESUMO)
"CIRANDA DE CRIANÇA": possibilidades de vivências através das linguagens corporais e artísticas - Seminário de Extensão da UFMA (Participação em Eventos/RESUMO)
Dimensões de Gênero na Educação Física brasileira: um estudo da produção científica das décadas de 80 e 90 - Semana da Educação Física (Participação em Eventos/RESUMO)
Mestrado em Educação Física da UFSC: das constatações possíveis ao reconhecimento das conquistas e necessidades - um ponto de vista - III SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO E VEICULAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (Participação em Eventos/RESUMO)
Autoria na produção científica: quem deve ser o primeiro, segundo autor? - III SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO E VEICULAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (Participação em Eventos/RESUMO)
O Corpo em questão: da morte à ressureição, ele ainda resiste! - III SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO E VEICULAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (Participação em Eventos/RESUMO)
Gênero e Co-educação: diferenças sim! desigualdades não! - Semana de Pesquisa da UFSC (Participação em Eventos/RESUMO)
A Educação Física no contexto da Educaçao Infantil: revendo uma caminhada - VII Semana de Pesquisa da UFSC (Participação em Eventos/RESUMO)
Globalização e Esporte de Massa: impactos na Educação Física Escolar - XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Participação em Eventos/RESUMO)
Relações de Genero na Educação Física: um estudo de caso no COLUN - Seminário MULHER: gênero e políticas públicas (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Comunicação Oral - 'TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs): Educação-para-os-meios ou Mídia-educação? ' - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
EDUCAÇÃO FÍSICA & GÊNERO: duas palavras, múltiplos olhares... - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Os desafios do feminismo na atualidade - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Educação Física Infantil - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Educação Física no ensino infantil - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Educação Física e Gênero - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A mágica da imagem na prática de ensino de Educação Física da UFMA: instrumento pedagógico e objeto de estudo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
"CIRANDA DE CRIANÇA": possibilidades devivências através das linguagens corporais e artísiticas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
AS TELE-SALAS EMSÃO LUIS DO MARANHÃO: espaços de autonomiae emancipação? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: uma reflexão necessária - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Capítulos de Livros

Ano Título
Educação Física/Esporte e processo de ensino aprendizagem: um caminho de múltiplas determinações

Livros

Ano Título
VIVA EDUCAÇÃO autonomia e emancipação? a falsa revolução via TV no Maranhão
EDUCAÇÃO FÍSICA E GÊNERO: olhares em cena

Produções Artísticas

Artes Cênicas

Ano Título
O filme de ontem

Outras Produções Artísticas

Ano Título
Performance em homenagem a Ney Matogrosso 'Homem com H'
Minha Imagem

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso público para Docente do IFAP (Concurso público)
Banca examinadora do Concurso Publico para provimento de cargo efetivo de Prof. 3º grau. (Concurso público)
Banca de Concurso público para provimento do cargo efetivo de Professor do 3º grau (Concurso público)
COMISSÃO EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO FEDERAL PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR (Concurso público)
Comissão Examinadora do Concurso Público para Provimento de Cargo da Carreira do Magistério Superior (Concurso público)
Comissão Examinadora do Concurso Público Simplificado para Professor Substituto de Ensino de 1º e 2º graus (Concurso público)
Comissão examinadora do Concurso Público para Ingresso na Carreira do Magistério de 1° e 2° graus, no período de 27 a 29.11.95 - 1° suplente. (Concurso público)
SAÚDE E EDUCAÇÃO: sobrepeso, obesidade, sedentarismo e a Educação Física Escolar no IFAP/Campus Macapá (Mestrado)
MEMBRO DO COMITÊ INTERNO DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PIBITI CNPQ-UNIFAP 2015/2016 (Outra)
Membro do Conselho Editorial / Editora da Universidade Federal do Amapá (Outra)
A Práxis da Educação Física Escolar na EJA: para uma avaliação convincente e um aprender consciente (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
TECENDO REDES SOBRE A SAÚDE DOS POVOS TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA: um enfoque antropológico sobre a relação entre as práticas corporais e saúde de ribeirinhos. Ciências da Saúde (Mestrado)
ANÁLISE DA SÍNDROME DA FRAGILIDADE EM IDOSOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO II (Mestrado)
O LÚDICO EM UMA COMUNIDADE DE RESSACA: Palco, cenários e sujeitos no bairro Provedor (Graduação)
BRINQUEDOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (Graduação)
NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS COM DIABETES MELLITUS TIPO II PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE SANTANA (Graduação)
EDUCAÇÃO FíSICA ESCOLAR: A percepção dos alunos do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Tiradentes (Graduação)
MULHER: Corpo, Sexualidade e Mercado (Graduação)
FALAS E SILÊNCIOS: desvelando a construção sóciocultural do sexo na escuta Docente e Discente, recém-egressa, do Curso de Licenciatura em Educaçao Física da UNIFAP (Graduação)
HISTÓRIA ORAL VISTA DE BAIXO: escuta retrospectiva, das narrativas de um Sensei macapaense, sobre o projeto social esportivo de Judô. (Graduação)
A Educação Física no contexto de pessoas com deficiência: uma (re)vista da literatura (Graduação)
AVALIAÇÃO DA SÍNDROME DA FRAGILIDADE EM IDOSOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO II: um estudo realizado na Unidade Básica da Universidade Federal do Amapá (Mestrado)
COMPUTADOR: possibilidade de avanços na aprendizagem matemática nos anos iniciais (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Núcleo Docente Estruturante - NDE (Outra)
MÍDIAS-NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO: a importância da TV Escola no âmbito da sala de aula (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
TV ESCOLA: sua função e objetivos no processo da aprendizagem dos alunos da E.E. DENISE DE MELO (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O uso dos jogos eletrônicos na mediação de aprendizagem de um aluno com síndrome de down (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O laboratório de informática na educação: dificuldade e possibilidades (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Belém é a capital do brega, mas em Macapá o bicho pega: estudo preliminar sobre brega na cidade de Macapá (Graduação)
Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá (Outra)
Natação no projeto PEIXINHOS VOADORES: análise das práticas pedagógicas (Graduação)
Avaliação do nível de atividade física no dia a dia de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Amapá - Campus Marco Zero (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A prática pedagógica de uma Professora de Educação Física nas séries iniciais em uma escola no município de Macapá (Graduação)
Importância da Educação Física de 1ª a 4ª série do ensino fundamental nas escolas municipais da cidade de Macapá (Graduação)
Perfil do Grupo de Capoeira Quilombo do Brasil: a prática da Capoeira como reflexo da cultura em Macapá (Graduação)
Brincadeiras de Rua no Bairro Santa Inês na Cidade de Macapá (Graduação)
Educação Física Escolar no Ensino Infantil: Tecendo práticas corporais para a cultura lúdica (Graduação)
A inserção da Capoeira nas escolas por meio do Programa Mais Educação (Graduação)
Dança e Depressão, interface entre atividade física e quadro de pacientes com depressão leve. (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O papel do profissional de educação física para a fidelização dos alunos/clientes nas academias de São Luís-MA (Graduação)
A percepção dos acadêmicos discentes da área da Saúde da Universidade Federal do Maranhão sobre o Curso de Educação Física: uma questão para debate (Graduação)
A prática de atividades esportivas por mulheres em São Luís- MA (Graduação)
Futebol e Música: discurso midiático e ideologia (Graduação)
Mudanças e Permanências nas manifestações lúdicas na comunidade Cajueiro-Alcântara-MA (Graduação)
PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS: uma análise da utilização dos conteúdos na prática pedgógica dos professores. (Graduação)
RELAÇÕES DE GÊNERO E SUA INFLUÊNCIAS NA ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (Mestrado)
RECRUTAMENTO DE TALENTOS ESPORTIVOS: um estudo de caso no Complexo Educacional Launé (Graduação)
Discutindo as Políticas Públicas de Esporte e Lazer (Graduação)
Educação Física e Gênero no COLUN: educação sexista ou emancipatória? (Graduação)
Recreio escolar: dois universos - o de meninos e o de meninas (Graduação)
Dispensa dos alunos nas aulas de educação física das escolas públicas federais de São Luís-MA (Graduação)
Educação Física escolar e a (de) valorização das práticas corporais (Graduação)
A PRODUÇÃO TEÓRICA SOBRE A CAPOEIRA NAS TRES ULTIMAS EDIÇÕES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DO ESPORTE: uma análise do discurso (Graduação)
Avaliação do Curso Sequencial de Educação Física da UEMA (Avaliação de cursos)
Academia de Ginástica WELNESS: motivos de participação dos frequentadores/as em programas de atividade física. (Graduação)
Um novo olhar sobre a Educação Física Escolar: análise da proposta curricular de Educação Física da rede de ensino do município de São Luis. 2007. (Graduação)
A ORGANIZAÇÃO E A IMPORTANCIA DAS AREAS DESTINADAS AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CENTRO DE SAO LUIS (Graduação)
OS AVANÇOS E OS RETROCESSOS DO NOVO ESPAÇO ESCOLAR DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFMA (Graduação)
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: novas perspectivas (Graduação)
O OLHAR DOS DIRIGENTESESCOLARES SOBRE A DISCIPLINAEDUCAÇÃOFÍSICA: influencia sobre a prática do professor (Graduação)
ESTUDO EXPLORATÓRIO DO USO CURRICULAR DA INFORMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA NA AREA DA EDUCAÇÃO FISICA: SOFTWARES DA ATIVIDADE FISICA, ENSINO E USO. (Graduação)
Representações Sociais de Alunos(as) do Estágio, em 2005, sobre o Processo de Formação de Professores(as) de Educação Física na UFMA (Graduação)
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MEDIO: limites e possibilidades de sua prática no Colégio Universitário (Graduação)
ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FISICA NA UFMA: um olhar do aluno (Graduação)
A EVOLUÇÃO DAS REGRAS E SUA AMPLIAÇÃO NO VOLEIBOL ATUAL (Graduação)
O ENSINO DO VOLEIBOL NA PERSPECTIVA DO ESPORTE EDUCACIONAL (Graduação)
PRATICAS DESPORTIVAS NA JORNADA AMPLIADA DO PETI SÃO LUIS - MA (Graduação)
O LUGAR DA EDUCAÇÃO FISICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (Graduação)
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA DA UFMA E O MERCADO DE TRABALHO FITNESS (Graduação)
UMA ANALISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO MESTRE SAPO PARA A CAPOEIRA EM SÃO LUIS (Graduação)
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLUN: DA HISTÓRIA CONTADA À HISTÓRIA VIVIDA (Graduação)
LAZER E TEMPO LIVRE DOS RECÉM APOSENTADOS (Graduação)
AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA: projeto de elaboração de sistema de informações (Graduação)
CIRANDA DE CRIANÇA: UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UFMA - a experiência em cena (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
COMISSÃO PERMANENTE PARA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Outra)
AVALIAÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SINDROME DE DOWN (Graduação)
TRABALHO INFANTIL: SUPRESSÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO, AO LÚDICO E AO SONHO (Graduação)
DESPORTO E ALIENAÇÃO NUMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA (Graduação)
Comissão Examinadora do processo seletivo simplificado para a área de Educação Física, no dia 18.03.1998 (Outra)
Comissão de Avaliação no Processo de Progressão Funcional (Outra)
Comissão do Processo Seletivo Simplificado (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
IV ENCONTRO CIENTÍFICODE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMA (NAO_INFORMADO)
Membro da Comissão Organizadora do II Simpósio de Produção e Veiculação do Conhecimento em Educação F¿sica (ORGANIZACAO)
Membro da Comissão Organizadora do I Seminário de Educação Física Escolar (ORGANIZACAO)
Membro da Comissão Organizadora do Pré-Conbrace (ORGANIZACAO)
I Encontro Estadual de Educação (ORGANIZACAO)
Simpósio de Política e Revolução na América Latina (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
V Congresso de Jornalismo da UNIFAP: Jornalismo e violência urbana. (Congresso)
Palestra para Estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física / Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino.Experiências alternativas em Educação Física Escolar (Exposição)
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 - SNCT. (Outra)
III Congresso de Jornalismo da UNIFAP.TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs): Educação-para-os-meios ou Mídia-educação? (Congresso)
II Simpósio sobre Gênero e Diversidade.Poder e Relações de Gênero (Outra)
Projeto Pororoca de ideias/PET.Gênero e Diversidade: questões para reflexão (Exposição)
IV Congresso de Educação Física da UNIFAP, II Seminário de Estudos do Lazer e II Encontro Amapaense de Ciências do Esporte.EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFAP: Experiências em movimento (Congresso)
III Congresso de Educação Física da UNIFAP e I Encontro amapaense de Ciências do Esporte.PERFORMANCES DE CORPOS E IDENTIDADE: um estudo etnográfico a partir do contexto homo afetivo no campo de jogo da Educação Física/Esportes (Congresso)
Pororoca de idéias / PET-Educação Física.CORPO(S): sexualidade, gênero e diversidade (Outra)
I Simpósio sobre Gênero e Diversidade.Gênero e Educação Física (Outra)
Projeto Pororoca de Ideias / PET-EF.EDUCAÇÃO FÍSICA E GÊNERO: duas palavras, múltiplos olhares. (Outra)
Palestra proferida pelo professor Dr. Paulo Fensterseifer. (Outra)
Seminário de Estágio Supervisionado em Educação Física.Estágio Supervisionado em Educação Física - Contribuições para a rede de ensino básico (Seminário)
Seminário de Estágio Supervisionado da UNISULMA.Dimensões do Estágio em Educação Física: desafios e perspectivas (Seminário)
Seminário de Estágio Supervisionado da UNISULMA.Estágio Supervisionado em Educação Física: relação IES e escola campo: um olhar institucional (Seminário)
I Simpósio sobre Gênero e Diversidade: corpo e sexualidade.Os desafios do feminismo na atualidade (Simpósio)
I Simpósio sobre Gênero e Diversidade - Corpo e Sexualidade.Os desafios do feminismo na atualidade (Simpósio)
I Simpósio sobre Gênero e Diversidade: Corpo e Sexualidade."Homem com H", de Ney Matogrosso (Simpósio)
I Simpósio sobre Gênero e Diversidade: corpo e sexualidade.CORPO(S): sexualidade, gênero e diversidade (Oficina)
III Congresso de Educação Física da UNIFAP e I Encontro Amapaense de Ciências do Esporte aa.Corpo, sexualidade e relações de gênero (Oficina)
III Congresso de Educação Física da UNIFAP e I Encontro amapaense de Ciências do Esporte.ESTÁGIO EM MOVIMENTO, DA EDUCAÇÃO FÍSICA, NA UNIFAP: uma narrativa contada em imagens... com saber e sabor... na Ilha de Santana. (Congresso)
III Congresso de Educação Física da UNIFAP e I Encontro Amapaense de Ciências do Esporte aa.Estágio em movimento, da Educação Física, na UNIFAP: uma narrativa contada em imagens... com saber e sabor... na Ilha de Santana - AP. (Congresso)
III Congresso de Educação Física da UNIFAP e I Encontro Amapaense de Ciências do Esporte aa.Performance (s) de corpo (s) e identidades (s): um estudo etnográfico a partir do contexto homoafetivo no campo de jogo da Educação Física/Esporte (Congresso)
Pororoca de idéias / PET-Educação Física.Gênero e Educação Física (Oficina)
II Semana Pedagógica do Curso de Educação Física a Distância UNB/UNIFAP.Construção do Conhecimento: novos olhares para a prática docente em Educação Física/ Mesa: Práxis sobre Escola - Educação Física Infantil (Outra)
Encontro das Licenciaturas da UNIFAP. (Encontro)
II CICLO DE PALESTRAS E WORKOUTS EM EDUCAÇÃO FÍSICA.Educação Física no ensino infantil (Outra)
II CICLO DE PALESTRAS E WORKOUTS EM EDUCAÇÃO FÍSICA.Educação Física e Gênero (Outra)
VIII ENCONTRO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMA. (Outra)
Seminário de Prática de Ensino no COLUN: Perspectivas e Desafios em Movimento.Seminário de Prática de Ensino no COLUN: Perspectivas e Desafios em Movimento (Seminário)
II ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA.Comunicação e Esporte (Outra)
Arte e Imaginário na Educação.Arte e Imaginário na Educação (Seminário)
Seminário de Prática de Ensino no COLUN:Pesrspectivas e Desafios em Movimento.Seminário de Prática de Ensino no COLUN: Perspectivas e Desafios em Movimento (Seminário)
XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte.XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Congresso)
II FÓRUM DAS LICENCIATURAS DA UEMA.As Tecnologias de Informaçãoe Comunicação (TIC) nos processos educacionais (Outra)
III CONGRESSO DE PROFESSORES DA UFMA. (Congresso)
1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA.I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA (Congresso)
SEMANA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO: A educação do século XXI: refletindo as dificuldades, buscando as possibilidades. (Outra)
SBPC-MA: Educação, Cultura e Ciência para a Cidadania. (Outra)
II Semana Maranhense de Educação Física.II Semana Maranhense de Educação Física (Outra)
IV ENCONTRO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMA. (Encontro)
II Encontro de Pesquisadores da UFMA. (Encontro)
II Encontro de Educação Física da rede pública muncipal de Educação.Epistemologia da Educação Física (Encontro)
Reunião Regional da SBPC/Piaui.Reunião Regional da SBPC/Piaui (Encontro)
II Seminário de Extensão da UFMA. (Seminário)
IV Simpósio Brasileiro de Comunicação e Educação. (Simpósio)
Encontro Internacional Fazendo Gênero V. (Encontro)
Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte. (Congresso)
Oficina de Pedagogia da Imagem. (Oficina)
Seminário Internacional Fazendo Gênero 4. (Outra)
Seminário Internacional Fazendo Gênero 4. (Seminário)
Simpósio de Produção e Veiculação do Conhecimento em Educação Física. (Simpósio)
Congresso Regional Sudeste do CBCE. (Congresso)
Seminário Regional Preparatório para o III CONED. (Seminário)
Seminário de Educação Física Escolar. (Seminário)
Os Movimentos Sociais e a Pós-Graduação. (Seminário)
Congresso Nacional de Pós Graduandos. (Congresso)
Simpósio de Produção e Veiculação do Conhecimento em Educação Física. (Congresso)
Pré-Conbrace. (Congresso)
III CONED. (Congresso)
Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. (Congresso)
Encontro Nacional do Ensino de I e II graus das IFES. (Encontro)
Congresso Nacional de Educação. (Congresso)
Encontro Estadual de Educadores de Ensino Básico. (Encontro)
Educação, Democracia e Qualidade Social: consolidando um PNE. (Encontro)
Seminário Mulher, Gênero e Políticas Públicas.Seminário Mulher, Gênero e Políticas Públicas (Seminário)
Simpósio Internacional: História e Revolução. (Simpósio)
Simpósio Internacional: Política e Revolução na América Latina. (Simpósio)
Congresso Regional do CBCE. (Congresso)
Seminário Preparatório do I Congresso Nacional de Educação. (Seminário)
Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. (Congresso)
Seminário Repensando a UFMA. (Seminário)
Seminário de elaboração da Proposta Político-Pedagógica do COLUN.Seminário de Elaboração da Proposta Político-Pedagógica do COLUN (Seminário)
Encontro Estadual de Educação Física Escolar.Encontro Estadual de Educação Física Escolar (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Corpo; Gênero & Educação Física (Curso de Curta Duração)
Iniciação aos jogos pré-desportivos II (Curso de Curta Duração)
ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA NA NATUREZA: representações sociais dos(as) participantes, nas relações gênero e mídia no Estado do Amapá. (Projeto de Pesquisa). (Processo ou Tecnica)
Membro da comissão de elaboração do regulamento do estágio supervisionado dos cursos de graduação da UNIFAP (Outra Producao Tecnica)
Pesquisa em Educação Física (Curso de Curta Duração)
ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA NA NATUREZA: representações sociais dos(as) participantes, nas relações gênero e mídia no Estado do Amapá. (Projeto de Pesquisa) (Trabalho Tecnico)
Voleibol universitário (Projeto de Extensão) (Trabalho Tecnico)
Voleibol universitário (Projeto de Extensão). (Processo ou Tecnica)
Projeto Pró-Estudante, esporte e lazer (Processo ou Tecnica)
Didática da Educação Física (Curso de Curta Duração)
Projeto Pró-Estudante, esporte e lazer (Trabalho Tecnico)
"VIVA EDUCAÇÃO: autonomia e emancipação? a falsa revolução via TV no Maranhão (Processo ou Tecnica)
'VIVA EDUCAÇÃO: autonomia e emancipação? a falsa revolução via TV no Maranhão (livro) (Trabalho Tecnico)
Membro da Comissão de elaboração do Regulamento do Estágio Curricular dos Cursos de Graduação da UFMA (Outra Producao Tecnica)
EDUCAÇÃO FÍSICA E GÊNERO: olhares em cena (Processo ou Tecnica)
Educação Física e Gênero: olhares em cena (livro) (Trabalho Tecnico)
Membro da Comissão Permanente Para Reforma Curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física (Outra Producao Tecnica)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Teleinformática

Profissionais Relacionados

Silvana Martins Araujo
4
FERNANDA REGINA LUIZ
3
JULIO CESAR COUTO DE SOUZA
2
ANA CRISTINA ZIMMERMANN
2
Flavius Augusto Pinto Cunha
2
ALEXANDRE CARRICONDE MARQUES
2
DENISE BESSA LEDA
1
Adriana Coutinho de A Guimarães
1
Vildacir Ortigara
1
Maria de Fátima da Silva Duarte
1
José de Fátima Juvêncio
1
Edna A Goulart Pires
1
José Menezes
1
RODRIGO SIQUIERA REIS
1
Conceição Lobato
1
AMPARO VILLA CUPOLILLO
1
MARTA MARIA DENARDI
1
EDSON SOUZA DE AZEVEDO
1
Saray Giovana dos Santos
1
JÚLIO CÉSAR COUTO DE SOUZA
1
Rodrigo Siqueira Reis
1
Astrid Baecker Ávila
1
Lisboa, Inaldo
1
ADRIANA COUTINHO DE AZEVEDO
1
ROBERTO GUANABARA LEAL
1
Poetas e escritores nacionais
1
Edson Souza Azevedo
1
JUCINEY DA SILVA NEVES
1
THAIS A. DEF. LOPES
1
Jorge Milton
1
EDNA APARECIDA GOULART PIRES
1