Biólogo, Mestre em Ciências Biológicas - Botânica Tropical (UFRA/MPEG), Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede BIONORTE). Com experiência em Pesquisas Botânicas e Ensino de Ciências Biológicas. Atualmente trabalha como Pesquisador no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) - Núcleo de Biodiversidade (NUBIO) e Curador do Herbário Amapaense - HAMAB.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
OCORRÊNCIA DE FABACEAE DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA FAZENDINHA, MACAPÁ, AMAPÁ, BRASIL BIOTA AMAZÔNIA,v.7,p.49-52 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
HERBÁRIO AMAPAENSE, AMAPÁ (HAMAB) Unisanta Bioscience,v.4,p.57-60 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Forófitos preferenciais de orquídeas epífitas na APA Ilha do Combu, Belém, Pará, Brasil. Biota Amazônia,v.3,p.1-4 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Composição florística e estrutura da comunidade de orquídeas epífitas na APA Ilha do Combu, Pará, Brasil Biota Amazônia,v.3,p.23-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Composição florística e estrutura do estrato inferior da floresta de várzea na Área de Proteção Ambiental Ilha do Combu, município de Belém, Pará. Revista Árvore (Impresso),v.35,p.669-677 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Distribuição vertical de orquídeas epífitas na APA Ilha do Combu, Belém, Pará, Brasil. Revista Brasileira de Biociências (Online),v.9,p.33-38 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Comparação florística e estrutural de duas florestas de várzea no estuário amazônico Revista Árvore (Impresso),v.35,p.289-298 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Germinação e desenvolvimento morfológico de plantas oleaginosas de floresta de várzea Revista Brasileira de Farmácia,v.89,p.252-254 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Composição Florística e Estrutura de Floresta de Várzea no Município de Mazagão, Estado do Amapá, Brasil Scientia Forestalis (IPEF),v.36,p.191-201 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Biólogo identifica oleaginosas no Pará Diário do Pará,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Germinação de sementes e desenvolvimento morfológico de plantas oleaginosas: 2. Entada polystachya (L.) DC. (Mimosaceae) Revista Brasileira de Farmácia,v.88,p.190-192 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Germinação de sementes e desenvolvimento morfológico de plantas oleaginosas: 1. Pseudima frutescens (Aubl.) Radlk. (Sapindaceae) Revista Brasileira de Farmácia,v.88,p.132-134 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Diversidade e estrutura de palmeiras em floresta de várzea do estuário amazônico Amazônia,v.2,p.7-24 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Plantas oleaginosas do Estado do Pará: composição florística e usos medicinais Revista Brasileira de Farmácia,v.87,p.124-127 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Composição florística e análise da diversidade de espécies arbóreas em reserva extrativista no Amapá Rama : Revista em Agronegócio e Meio Ambiente,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Diversity of Arecaceae in Amapá: the beginning - XIX International Botanical Congress (Participação em Eventos/RESUMO)
Atributos químicos do solo de um sistema agroflorestal no distrito de Fazendinha, Macapá, Amapá - IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Percepção ambiental e prospecção do manejo e cultivo de Vanilla Plum. Ex Mill. (Orchidaceae) no polo hortifrutigranjeiro da Fazendinha, Amapá, Brasil - IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Implantação de sistemas agroflorestais em áreas de agricultores familiares no Assentamento Anauerapucu, Amapá - IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Estrutura e caracterização de espécies em sistema agroflorestal - IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (Participação em Eventos/COMPLETO)
HERBÁRIO AMAPAENSE, AMAPÁ (HAMAB) - 66º Congresso Nacional de Botânica (Participação em Eventos/COMPLETO)
Diversidade de Bromélias epífitas da Área de Proteção Ambiental ilha do Combú, Belém, PA, Brasil - IX Congresso de Ecologia do Brasil (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Fenologia reprodutiva de uma comunidade arbórea da floresta densa ombrófila aluvial na Área de Proteção Ambiental, Ilha do Combu, Belém, Pará - 59° Congresso Nacional de Botânica (Participação em Eventos/RESUMO)
Análise florística e estrutural do estrato inferior em florestas de várzea da Resex Chocoaré-Mato Grosso, município de Santarém Novo, Pará, Brasil - 59° Congresso Nacional de Botânica (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição floristica do estrato inferior de uma floresta ombrófila densa aluvial na APA da Ilha do Combu, Belém, Pará - 59° Congresso Nacional de Botânica (Participação em Eventos/RESUMO)
Visitantes florais de espécies vegetais da área de proteção ambiental, Algodoal-Maiandeua, município de Maracanã, Pará, Brasil - 59° Congresso Nacional de Botânica (Participação em Eventos/RESUMO)
Manejos e usos do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), no estuário amazônico, Estado do Pará, Brasil - 59ª Reunião Anual da SBPC: Desafio Nacional (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Germinação e desenvolvimento morfológico de plantas oleaginosas: 1. Cedrella odorata L. (Meliaceae) - 58º Congresso Nacional de Botânica. A botânica no Brasil: pesquisa, ensino e políticas públicas ambientais (Participação em Eventos/RESUMO)
Germinação de plantas oleaginosas de floresta de várzea: Licaria mahuba (A.Samp.) Kosterm. (Lauraceae) e Virola surinamensis (Rol. ex Rottb.) Warb. (Myristicaceae) - : 58º Congresso Nacional de Botânica. A botânica no Brasil: pesquisa, ensino e políticas públicas ambientais (Participação em Eventos/RESUMO)
Levantamento de plantas oleaginosas de floresta de terra firme e floresta secundária do Estado do Pará - 58º Congresso Nacional de Botânica. A botânica no Brasil: pesquisa, ensino e políticas públicas ambientais (Participação em Eventos/RESUMO)
Comparações florística e estrutural de comunidades de floresta de várzea da Resex Chocoaré-Mato Grosso no município de Santarém Novo, Pará, Brasil - 58º Congresso Nacional de Botânica. A botânica no Brasil: pesquisa, ensino e políticas públicas ambientais (Participação em Eventos/RESUMO)
Morfologia das inflorescências e frutos das etnovariedades açaí branco e açaí espada (Euterpe spp.) - 58º Congresso Nacional de Botânica. A botânica no Brasil: pesquisa, ensino e políticas públicas ambientais (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição floristica do estrato arbóreo de uma floresta de várzea no município de Santarém Novo, Pará, Brasil - 58º Congresso Nacional de Botânica. A botânica no Brasil: pesquisa, ensino e políticas públicas ambientais (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação dos diferentes métodos para o cálculo da dominância de Euterpe oleracea Mart. em floresta de várzea no município de Santarém Novo, PA - 59ª Reunião Anual da SBPC: Desafio Nacional (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Levantamento florístico e estrutural de palmeiras oleaginosas de floresta de várzea - 3º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Germinção de sementes de plantas oleaginosas de floresta de várzea em dois tipos de substratos - 3º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Palmeiras oleaginosas da floresta de várzea: composição, estrutura e usos - I Jornada Acadêmica de Biologia: O Biólogo e a Responsabilidade Sócio-Ambiental (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Levantamento florístico das plantas oleaginosas arbóreas de floresta de várzea, Ilha do Combu, município de Belém, Estado do Pará, Brasil - 57º Congresso Brasileiro de Botânica. Biodiversidade: Conservação e Uso (Participação em Eventos/RESUMO)
Levantamento florístico das plantas oleaginosas da vegetação de restinga, Ilha de Algodoal-Maiandeua, município de Maracanã, estado do Pará, Brasil - 57º Congresso Brasileiro de Botânica. Biodiversidade: Conservação e Uso (Participação em Eventos/RESUMO)
Levantamento florístico e etnoecológico de plantas oleaginosas da vegetação de restinga - 3º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Levantamento florístico e etnoecológico de espécies arbóreas oleaginosas de floresta de várzea - 3º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Levantamento florístico e etnoecológico de plantas oleaginosas de ecossistemas naturais do Estado do Pará - VII Congresso Brasileiro de Ecologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Diversidade e estrutura florística de palmeiras em floresta de várzea do estuário amazônico - VII Congresso Brasileiro de Ecologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Composição florística em 1 hectare de floresta de várzea no município de Breves, Estado do Pará - 54º Congresso Nacional de Botânica. Desafios da Botânica Brasileira no Novo Milênio: Inventário, Sistematização e Conservação da Diversidade Vegetal (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição florística em floresta de várzea manejada e não manejada nos estados do Pará e Amapá - 54 Congresso Nacional de Botânica. Desafios da Botânica Brasileira no Novo Milênio: Inventário, Sistematização e Conservação da Diversidade Vegetal (Participação em Eventos/RESUMO)
Estrutura e Composição Florística em Florestas de Várzea no Município de Breves, Estado do Pará - VI Congresso de Ecologia do Brasil. Ecossistemas Brasileiros: Manejo e Conservação (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Florística das Orchidaceae da área de proteção ambiental da Fazendinha, Amapá, Brasil
Gestão e Implementação do Plano de Manejo: orquídeas do PA Nova Canaã
As Orquídeas
Estudos ecológicos para o manejo e a conservação do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.)
As Bromélias
A Floresta de Várzea: Espécies Arbóreas e Usos
Análise florística e estrutural para avaliação da fragmentação nas florestas de várzea do estuário amazônico

Textos Didaticos

Ano Título
Orquídeas Potenciais para o Desenvolvimento Econômico no Amapá

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
Relatório de Pesquisa sobre Plantas Oleaginosas do Estado do Pará (Relatório de Pesquisa) - Local: Belém-Pa

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Etnobotânica de plantas medicinais comercializadas na feira do pescado no bairro perpétuo socorro, Macapá, Amapá (Graduação)
A importância do profisssional farmacêutico e sua atuação na atenção básica de saúde (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
XXI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (ORGANIZACAO)
Presidente da Comissão Editorial do XXI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (ORGANIZACAO)
54º Congresso Nacional de Botânica (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XXI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana.Forófitos preferenciais de orquídeas epífitas ocorrentes no bairro central de Macapá, Amapá (Congresso)
XIX Internacional Botanical Congress.Diversity of Arecaceae in Amapá: the beginning (Congresso)
24 anos de IEPA - contribuindo com a sociedade amapaense.Contribuição do IEPA na Pesquisa Científica e guarda de amostras genéticas da biodiversidade do Amapá (Outra)
59° Congresso Nacional de Botânica.Fenologia reprodutiva de uma comunidade arbórea da floresta densa ombrófila aluvial na Área de Proteção Ambiental, Ilha do Combu, Belém, Pará (Congresso)
Curso de Conservação e Cultivo de Orquídeas. (Outra)
I Seminário de Biodiversidade e Meio Ambiente.Biodiversidade das Plantas (Seminário)
59° Congresso Nacional de Botânica.Análise florística e estrutural do estrato inferior em florestas de várzea da Resex Chocoaré-Mato Grosso, município de Santarém Novo, Pará, Brasil (Congresso)
Semana do Biólogo.Biologia: desafios e conquistas (Outra)
59ª Reunião Anual da SBPC.Manejos e usos do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), no estuário amazônico, Estado do Pará, Brasil (Outra)
II Simpósio da Biota Amazônica. (Simpósio)
I Jornada Acadêmica de Biologia.Palmeiras oleaginosas da floresta de várzea: composição, estrutura e usos (Outra)
Dia da Água e da Floresta. (Outra)
I Semana do Meio Ambiente do CESUPA. (Outra)
Reunião Regional da SBPC - Amazônia: Múltiplos Saberes e Sóciobiodiversidade. (Outra)
54 CONGRESSO NACIONAL DE BOTANCIA. (Congresso)
VI Congresso de Ecologia do Brasil - Ecossistemas Brasileiros: manejo e conservação.VI Congresso de Ecologia do Brasil (Congresso)
54 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA.Participação no 54° Congresso Nacional de Botânica na Qualidade de Congressista (Congresso)
CURSO DE BIOLOGIA, CONSERVACAO E MANEJO DE SEMENTES FLORESTAIS. (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Coleta e Herborização de Algas, Fungos e Plantas, com ênfase em espécies arbóreas (Curso de Curta Duração)
Orquídeas Potenciais para o Desenvolvimento Econômico no Amapá (Textos Didáticos ou para Discussão)
Cultivo de Orquídeas para Potencial Econômico (Curso de Curta Duração)
Elaboração de artigos científicos (Curso de Curta Duração)
Normas Técnicas para Trabalhos Acadêmicos (Curso de Curta Duração)
Instituto de estudos e pesquisas do Amapá tem uma coleção botânica (Programa de Rádio TV)
Herbário Amapaense (Programa de Rádio TV)
Relatório de Pesquisa sobre Plantas Oleaginosas do Estado do Pará (Trabalho Tecnico)
Curso de Orientação Técnica para Manejo da Palmeira Açaí (Euterpe oleracea Mart.) visando a produção de frutos, palmito e subprodutos. (Curso de Curta Duração)

Profissionais Relacionados

Fábio de Jesus Batista
13
Isaac Luiz Magalhães Lopes
13
Patrick de Castro Cantuária
11
Adriano Costa Quaresma
9
Gideão Costa dos Santos
7
Bernardo Antonio Rodrigues Maués
7
Raullyan Borja Lima e Silva
6
Francisco de Oliveira Cruz Junior
5
Mário Augusto Goçalves Jardim
5
Maria de Nazaré do Carmo Bastos
3
Maryele Ferreira Cantuária
3
João da Luz Freitas
3
Maurício Alves Sardinha
3
Dário Dantas do Amaral
3
Erick Silva dos Santos
2
Marcelo de Jesus Veiga Carim
2
Rosângela de Souza Pimentel e Silva
2
Daniel da Costa Francez
2
Carlos Alberto da Silva
2
Antonio Bernardo Rodrigues Maués
2
Luana Calazans
1
Fábio de Barros
1
Pablo de Castro Cantuária
1
Simona Kattryna Almeida da Silva
1
João Luis Freitas
1
Daniel Francez da Costa
1
Alessandra Costa Moura Pires
1
Andressa Bezerra Valério
1
Manoela Ferreira Fernandes da Silva
1
Jefferson Alex Maciel Cavalcante
1
Luiz Augusto Silva de Sousa
1
Iralene Maria Wanzeler Garcia
1
Francisco Plácido Magalhães de Oliveira
1
João Ubiratan Moreira dos Santos
1
João Batista Ferreira da Silva
1
Salustiano Vilar Costa Neto
1
Carliane Maria Guimarães Alves
1
Elektra Rocha
1
Muller Silva Pimentel
1
Luciana Maria de Barros Francez
1
Maria de Nazaré do Bastos
1
Leandro Jorge de Souza Alves
1
Uédio Robds Leite da Silva
1
Vanessa Leal Pinto Bandeira
1