Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA/UFMT). Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIFAP). Graduada em Pedagogia (UNIFAP) e Bacharela em Letras (IESAP). Docente, Dedicação Exclusiva, do Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Participou da criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UEAP), como Coordenadora de área. Atuou na coordenação de Processos Educacionais PIBID-UEAP (2013-2014). Autora do Livro "PROUNI: Acesso e Permanência na Educação Superior" (2017), publicado pela EdUNIFAP. Membro do Conselho Deliberativo da Diretoria Regional 6 da Associação Brasileira de ensino de Biologia - SBenbio (2017-2019). Atualmente, integra o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura e Subjetividade-UFPA, desenvolvendo pesquisas na linha de pesquisa 'formação de professores e currículo'.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
A N/M OR +: desculpem o transtorno, estamos em obras Revista Alegrar,v.,p.44-59 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
O PROUNI na educação superior brasileira: indicadores de acesso e permanência AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR,v.22,p.141-163 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O que a PEC 55/241 tem haver com você? Diário só Amapá,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
A midiatização do discurso da saúde e seus possíveis efeitos na regulação do corpo e no governo da vida Revista da SBEnBIO,v.9,p.1322-1333 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os retratos da avaliação: a família e a escola como avaliadores e seu papel na aprendizagem A Gazeta - Jornal da Verdade,v.,p.A6-A6 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
O PROUNI NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: INDICADORES DE ACESSO E PERMANÊNCIA, NO BRASIL (2005-2010) Avaliacao (Campinas),v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Que vidas circulam na escola? esquadros e liberdade - 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação (Participação em Eventos/COMPLETO)
Narrativas sobre metodologias e o discurso do erro no ensino da matemática: memórias e experiências docentes - VII Congresso internacional de pesquisa auto-biográfica (Participação em Eventos/COMPLETO)
Experiências e narrativas sobre ensino/aprendizagem em matemática e sua aplicabilidade no cotidiano - VII Congresso internacional de pesquisa auto-biográfica (Participação em Eventos/COMPLETO)
Programa Universidade para todos, no Amapá: democratização do acesso ao ensino superior? - I Congresso Internacional de formação de professores do Amapá e III Fórum das Licenciaturas da UEAP (Participação em Eventos/COMPLETO)
Progressão continuada e a concepção docente sobre avaliação: um adeus as notas? - : I Congresso Internacional de formação de professores do Amapá e III Fórum das Licenciaturas da UEAP (Participação em Eventos/COMPLETO)
O PROUNI no contexto de expansão da educação superior: dados preliminares sobre as condições de acesso decorrente do programa, no Brasil (2005-2010) - Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
O PROUNI NO CONTEXTO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DADOS PRELIMINARES SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSO DECORRENTE DO PROGRAMA, NO BRASIL (2005-2010) - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Programa Universidade para todos, no Amapá (2006-2011): democratização do acesso e permanência na Educação Superior? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Programa Universidade para todos: os impactos da política de acesso à Educação Superior, no Estado do Amapá - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
A avaliação da aprendizagem no Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O léxico Guimarães Rosa - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Inovação Literária: levantamento de parâmetros líricos publicados em Weblogs - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Que corpo se ensina na escola para além da parte para o todo e o todo para as partes: experiências de docentes que ensinam ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Programa Universidade para todos, no Amapá: democratização do acesso ao ensino superior?
A ludicidade como elemento motivador do processo de ensino-aprendizagem: uma ação possível na escola
O exercício da docência na alfabetização e ensino da Matemática, na Educação de Jovens e Adultos
Os jogos como estratégia didática no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: relatos de uma experiência
Potencialidade mineral no Estado do Amapá
A importância da família no processo de ensino-aprendizagem

Livros

Ano Título
Prouni: acesso e permanência na educação superior
Práxis educativa: reflexões sobre a docência na educação básica
PROUNI: Acesso e permanência na Educação Superior

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Interfaces da Educação: história política, saberes e práticas para além da fronteira amazônica

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso Público para a carreira do Magistério Superior da UNIFAP - Edital n. 02/2014 (Concurso público)
A expansão da educação superior nas universidades estaduais brasileiras: um estudo de caso da Universidade do Estado do Amapá/UEAP (Graduação)
A política de financiamento da educação superior nas universidades estaduais brasileiras: uma análise da produção escrita (Graduação)
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: Estudo da trajetória profissional dos egressos (Doutorado)
A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise no contexto escolar (Graduação)
A formação continuada na prática dos docentes da Escola Municipal Igarapé Fundo - Itaubal-AP (Graduação)
O despertar da leitura: um estudo sobre o projeto cantinho da leitura na EMEF Neide da S. Maciel (Graduação)
A ludicidade como instrumento pedagógico no ensino da matemática no primeiro ciclo do ensino fundamental: a proposta do PNAIC (Graduação)
As brincadeiras e o desenvolvimento da criança no 2 período da Educação Infantil na Escola Acre (Graduação)
As condições de oferta da educação infantil na escola municipal O.P.B. Oiapoque/AP frente as atuais metas do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 (Graduação)
As dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa apresentadas por alunos do 4o ano de uma Escola municipal de Macapá-AP (Graduação)
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOS MONITORES (Graduação)
Memórias sobre a importância da relação entre escola e família no processo de ensino aprendizagem da criança (Graduação)
A atuação da família na aprendizagem de alunos do segundo ano da Escola de Ensino Fundamental Caetano Tomaz (Graduação)
Parecerista de artigos para o Livro Práxis educativa: reflexões sobre a docência na Educação básica (Outra)
O papel do Pedagogo na gestão de pessoas no Ambiente Empresarial: uma análise sobre o Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre (Graduação)
Quarto Processo Seletivo Simplificado para docente (Edital n. 025/2013-UEAP) (Outra)
A experimentação nas aulas de Ciências Naturais para o aprendizado dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental (Graduação)
O processo de alfabetização na Educação de jovens e adultos: elementos fundamentais da prática docente (Graduação)
Segundo Processo Seletivo Simplificado para Docentes - Edital 028/2012-UEAP (Outra)
Mapeamento da Prática Pedagógica da Ação Docente (Graduação)
Leitura e Escrita: um Estudo de Caso no Centro de Educação Infantil Maria Imaculada (Graduação)
Terceiro Processo Seletivo para Docentes - 2011 - UEAP (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Mostra Internacional Formação Ciência e Arte (ORGANIZACAO)
III Fórum das Licenciaturas da UEAP: formação de professores, currículo e avaliação (ORGANIZACAO)
I Congresso internacional de formação de professores do Amapá (ORGANIZACAO)
Seminário de Política de educação superior brasileira: expansão e financiamento (ORGANIZACAO)
III Seminário do PIBID/UEAP: socialização de projetos de intervenção e formação docente (ORGANIZACAO)
II Fórum permanente das Licenciaturas da UEAP: Perspectivas para a formação inicial e continuada nas Licenciaturas (ORGANIZACAO)
I Fórum das Licenciaturas da UEAP: saberes e práticas docentes na formação de professores (ORGANIZACAO)
I Fórum interdisciplinar do Curso de Pedagogia da UEAP: Desafios e Perspectivas Socioculturais na Formação de Professores (ORGANIZACAO)
I Conferência de Pedagogia em ambientes não-escolares: da Universidade às Políticas Públicas (ORGANIZACAO)
Seminário: Currículo Escolar e Formação docente (ORGANIZACAO)
I Mostra de Prática Pedagogia do curso de Licenciatura em Pedagogia da UEAP: diferentes olhares sobre a Educação no Estado do Amapá (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
V Feira de Ciências e engenharia do Estado do Amapá - FECEAP.Avaliadora nas areas de Ciências Sociais/Humanas (Feira)
Seminário de Pesquisa I e II - Projeto Saberes - UFPA/IEMCI/CNPq.Que corpo se ensina na escola para ?além da parte para o todo e do todo para as partes?: experiências de docentes que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental (Seminário)
2º Seminário política de educação superior brasileira: ?expansão em tempos de incertezas?.O PRIVADO NO PÚBLICO: feição mercadológica nos descritores legais da UEAP (Seminário)
Seminário de Pesquisa II - REAMEC.Regular o corpo, governar a vida: a política de saúde na escola - em andamento (Seminário)
7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação.Que vidas circulam na escola? esquadros e liberdade (Seminário)
4º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação/ 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação.Políticas do ressentimento, do medo e da raiva - a escrita como exercício do cuidado de si. (Oficina)
VII Congresso internacional de pesquisa (auto)biográfica.Narrativas sobre metodologias e o discurso do erro no ensino da matemática: memórias e experiências docentes (Congresso)
I Colóquio Variações Deleuzianas: Educação, Ciências, Artes e.... (Outra)
Aula inaugural da especialização em Política educacional. Tema: Estado, Mercado e políticas educacionais: cenários atuais. (Outra)
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia.A MIDIATIZAÇÃO DO DISCURSO DA SAÚDE E SEUS POSSÍVEIS EFEITOS NA REGULAÇÃO DO CORPO E NO GOVERNO DA VIDA (Encontro)
CONTRAOFICINA de Ações Estético-Políticas ou como tornar-se um teórico ativista.I colóquio Variações Deleuzianas:Educação... Ciências... Artes.... E... (Oficina)
IV Feira de Ciências e Engenharia do Amapá.Avaliadora das produções de iniciação científica na area de Ciências humanas e sociais aplicadas (Feira)
Oficina sobre coleta e análise dos dados de expansão e financiamento da educação superior pública federal e estadual. (Oficina)
I Congresso internacional de formação de professores do Amapá.Progressão continuada e a concepção docente sobre a avaliação: um adeus às notas? (Outra)
Conferência estadual de Educação 2015: Plano estadual de educação.Eixo 8 - Educação Superior (Outra)
I Congresso internacional de formação de professores do Amapá.Progressão continuada e a concepção docente sobre a avaliação: um adeus às notas? (Outra)
I Colóquio Deleuze: Arte/ Resistência - Zonas de Vizinhança.. (Outra)
III Seminário do PIBID/UEAP: socialização de projetos de intervenção e formação de professores.A Universidade e o seu papel na formação de professores para a Educação Básica (Seminário)
Semana acadêmica da Madre Tereza.A importância da Educação Superior na sociedade (Outra)
I Encontro Nacional dos FORPROF/FEPAD. (Encontro)
IV Seminário do GEPES: Avaliação de políticas educacionais,: gestão, financiamento e internacionalização. (Seminário)
I Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá.Projetos na I Feira de Ciência e Engenharia, categoria Ciências Humanas (Feira)
Conferência estadual de educação 2013.Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem (Outra)
VI Colóquio Políticas Públicas educacionais: PNE - O Plano nacional de Educação em contexto de mudanças. (Outra)
Encontro da Pós-graduação da UNIFAP.Programa Universidade para todos, no Amapá (2006-2011): democratização do acesso e permanência na Educação Superior? (Encontro)
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.O PROUNI NO CONTEXTO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DADOS PRELIMINARES SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSO DECORRENTE DO PROGRAMA, NO BRASIL (2005-2010) (Simpósio)
I Congresso Amapaense de Educação. (Congresso)
Semana de Ciência e Tecnologia - 2012 - UEAP.A Educação Superior como setor estratégico do Desenvolvimento Regional (Outra)
I Seminário de Educação Inclusiva no Ensino Superior. (Seminário)
III Seminário Crise do Capital e Políticas para Educação Superior no Brasil e Portugal.PROUNI: democratização do acesso à Educação Superior? (Seminário)
2º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e Embrapa Amapá, 6ª Mostra de TCC?s e 2ª Exposição de Pesquisa Científica.Avaliação da aprendizagem na educação superior: os paradigmas da avaliação na prática do professor universitário (Congresso)
Palestra: Ensino Fundamental de Nove Anos: teoria e prática na sala de aula. (Outra)
I Encontro de Acadêmicos e Profissionais de Educação do Amapá: Mediando conflitos e difundindo valores no contexto escolar.Democratização do Acesso á Educação Superior: uma análise a partir das políticas atuais (Encontro)
Encontro das Licenciaturas. (Encontro)
I Encontro Nacional do PARFOR. (Encontro)
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.Programa Universidade para todos: os impactos da política de acesso à Educação Superior, no Estado do Amapá (Seminário)
II Seminário de Política de Financiamento na Expansão da Educação Superior. (Seminário)
III Seminário de Letras - Língua, Linguagem e Literatura: suas dimensões sociocontemporâneas - UNIFAP. (Seminário)
Projeto Político Pedagógico - Celso Vasconcellos. (Outra)
V Fórum de Letras.O léxico Guimarães Rosa (Seminário)
REUNIÃO REGIONAL DA SPBC NO AMAPÁ. (Congresso)
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA O PERFIL DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI, MINISTRADA PELO PROF. DR. ANTONIO JOAQUIM SEVERINO.. (Seminário)
II Ciclo de Palestras do Curso de Letras: A linguagem e suas manifestações no ambiente escolar. (Seminário)
Programa Nacional de Teleducação para Atualização e Aperfeiçoamento de Educadores: Alfabetização e Letramento na Infância. (Oficina)
Congresso Internacional de Formação de Professores e Prática Pedagógica. (Congresso)
CONGRESSO INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO JURÍDICA DA BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA. (Congresso)
II Seminário de Iniciação Científica & 1ª Mostra de TCC da UNIFAP. (Simpósio)
III Fórum de Letras. (Simpósio)
I JORNADA CIENTÍFICA DO IESAP.Inovação Literária: levantamento de parâmetros líricos publicados em Weblogs (Seminário)
XXVI ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. (Encontro)
III ENCONTRO PEDAGÓGICO INTEGRADO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Políticas de acesso à educação superior (Programa de Rádio TV)
Pesquisa-Formação: Saberes matemáticos, científicos e pedagógicos do conteúdo expressos por professores que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental na Amazônia Legal. Eixo: Ciências. Temas: energia/ ambiente/ corpo humano/ transformações. (Curso de Curta Duração)
Entrevista com Danielle Dias, uma das autoras do livro 'PROUNI: acesso e permanência na Educação Superior' (Programa de Rádio TV)
O trabalho pedagógico na Amazônia: desafios e perspectivas na Contemporaneidade (Programa de Rádio TV)
Educação em Questão (Programa de Rádio TV)
Café filosófico - Tema: Escola sem partido (Programa de Rádio TV)
Crise econômica, Universidade e produção do conhecimento (Programa de Rádio TV)
Oficina Pedagógica sobre Planejamento e metodologia de projetos educacionais (Curso de Curta Duração)
A formação docente e a diversidade (Programa de Rádio TV)
Perspectivas para a formação inicial e continuada nas Licenciaturas (Programa de Rádio TV)
Elaboração de Projetos Sócio-Educacionais (Curso de Curta Duração)
Projeto de Instalação do Fórum das Licenciaturas - UEAP (Outra Producao Tecnica)
Projeto para execução da I Cerimônia de Colação de Grau da UEAP - 2011.1 (Outra Producao Tecnica)
Oficina de Jogos para exercício da Língua Portuguesa (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Planejamento Educacional
Métodos e Técnicas de Ensino

Profissionais Relacionados

Márcio Moreira Monteiro
7
Fábio Xavier da Silva Araújo
4
Daímio Chaves Brito
4
Vinicius Rodrigues Maione
4
Silvia Simone dos Santos Morais
4
Luciano Araújo Pereira
3
Sílvia Nogueira Chaves
3
Francisco Diniz da Silva
3
Lêda Valéria Alves da Silva
3
Joana Darc Chaves Campos
2
Rubeneide Lima Monteles
2
Tadeu Oliver Gonçalves
2
Ismael Lima do Nascimento
2
Ana Júlia de Aquino Silveira
2
Ivete Brito e Brito
2
Geórgia de Souza Tavares
2
Jardel Pinto Barbosa
2
Sandra Nazaré Dias Bastos
2
Geziel Nacimento de Moura
2
Kelly Cristina Nascimento Miranda Day
2
MARIA DO CARMO LOBATO DA SILVA
2
Luciane de Assunção Rodrigues
2
Carlos Eduardo Lira
2
Daiana Brito Martins
1
Vanessa da Costa Leite
1
Dinorah Rodrigues de Sousa
1
Dandara Gomes
1
Tereza Márcia Carmelo do Nascimento
1
Danilli Cambraia Soares
1
Ruth Barbosa Queiroz Ribeiro
1
Édpo Felipe da Silva Ferreira
1
Lorrana Assunção da Silva
1
Márcio Andrade dos Santos
1
Maria Eliene Matos Martins
1
Giliane Nazaré Videira Castro
1
Maria dos Remédios Brito
1
Marcelo Silva Andrade
1
Luana Silva Bittencourt
1
Flávio Ramos da Silva
1
Gizelle Moraes de Sá
1
Natan Felipe Lima da Silva
1
Dulcilei da Silva Lobato
1
Mariane Almeida Setubal
1
Renata Sousa Nascimento
1
RAFAEL LIMA E SILVA
1
Karina de Paula Andrade dos Santos
1
Iuri Cavlak
1
Maria Célia Feitosa Machado
1
Marília Pantoja Brito
1
Sâmi Cristina Pinto
1
Rafael Farias
1
Adalberto Carvalho Ribeiro
1
Katia de Nazaré Santos Fonsêca
1
François Brito dos Santos
1
Wana Daisy da Costa Pires
1
Ana Cláudia Figueiredo Martins Penha
1
Manoel Raimundo dos Santos
1
Ana Lima
1
Diana Gonçalves do Santos
1
Terezinha Valim Oliver Gonçalves
1
Mônica Nascos
1
Jocineia Camilo Guedes
1
Elciane Rose da Costa Pereira
1
Brenda Bararuá Pinheiro
1
Helane Suzia Silva dos Santos
1
Antonia de Cássia Rollins
1
Camila Pereira Gomes
1
Júlia Milena da Paixão Oliveira
1
Maxwara dos Santos Cardoso
1
Nayara Barbosa Rocha Macêdo
1
Sandra Smith Romero
1
Maria Aparecida Nascimento
1
Janaina Freitas Calado
1
Marília Frade Martins
1
Maria de Nazaré Rodrigues Avelar
1
Raimundo Coelho Vasques
1
Izaias Loureiro Tavares
1
Cristiany Sally Albuquerque da Silva
1
Katia Paulino dos Santos
1
José Adnilton Oliveira Ferreira
1