Doutoranda em Inovação farmacêutica pelo programa de pós-graduação em Inovação Farmacêutica (UNIFAP); mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (UNIFAP), especialização em Saúde Pública, graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Atuou como bióloga na Prefeitura Municipal de Santana, exercendo suas atividades no programa de combate à malária e como responsável técnica do programa VIGIÁGUA. Atualmente é professora assistente, pertencente ao colegiado de Ciências Biológicas da UNIFAP, com dedicação exclusiva. Atuando principalmente nos temas: educação especial, ensino, aprendizagem e saúde pública.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Doenças veiculadas por insetos: concepções de alunos da escola Afonso Arinos do Município de Santana-AP. Revista de Biologia e Ciências da Terra,v.15,p.01-10 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O CONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE DO PARQUE NACIONAL MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE REVISTA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DA TERRA,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Exploration and evaluation of potential probiotic lactic acid bacteria isolated from Amazon buffalo milk. - 3rd IPLeiria International Health Congress: Health, Demographic Changes & Well‐being (Participação em Eventos/RESUMO)
REVISTA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
O lúdico como método de ensino correlacionando Libras e características do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque na escola Estadual Augusto dos Anjos-AP - III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa (Participação em Eventos/RESUMO)
O uso do jogo didático para o ensino de espécies do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. - III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa (Participação em Eventos/RESUMO)
Oficina de produção de materiais didáticos a partir de resíduos sólidos reutilizáveis: uma proposta de educação ambiental no ensino de ciências. - III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa (Participação em Eventos/RESUMO)
Desenvolvimento de modelos tridimensionais de espécies presentes no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque - III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa (Participação em Eventos/RESUMO)
O jogo como metodologia de ensino na correlação da LIBRAS e características de espécies presentes no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque: um estudo de caso. - 2º Congresso da Licenciatura em Biologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Biodiversidade nas costas: aplicabilidade de jogo didático no ensino de características de espécies do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. - I International Symposium and V Meeting of the Post-graduate Program in Tropical Biodiversity (Participação em Eventos/RESUMO)
O ensino lúdico como transmissor de conhecimentos sobre a biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. - I International Symposium and V Meeting of the Post-graduate Program in Tropical Biodiversity (Participação em Eventos/RESUMO)
O conhecimento de alunos do ensino médio sobre a conservação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e sua biodiversidade. - I colóquio de Ciências Ambientais no III Encontro de Ciências Ambientais do Amapá. (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Aplicabilidade de metodologia lúdica no ensino de aspectos da biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. - 2º Congresso da Licenciatura em Biologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Frequência de higienização em UTI de um hospital público do Estado do Amapá - 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica ; VII Mostra de TCC's; 3ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Mirmecofauna associada a carcaça de (Sus scrofa Linnaeus, 1758) em área urbana de Macapá, Amapá - XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Atividade ecológica de Pachycondyla crassinoda (Latreille, 1802) associada à carcaça de suíno em dois ambientes de cerrado no campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá - XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Mirmecofauna em cômodos de um hospital público do Estado do Amapá - XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Qualidade da água destinada ao consumo humano de acordo com dados do Vigiágua no município de Santana-AP em 2011 - 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica ; VII Mostra de TCC's; 3ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Atividade ecológica de Pachycondyla crassinoda (Latreille, 1802) associada à carcaça de suíno em dois ambientes de cerrado no campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá - 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica ; VII Mostra de TCC's; 3ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Mirmecofauna em cômodos de um hospital público do Estado do Amapá - 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica ; VII Mostra de TCC's; 3ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação da qualidade microbiológica da água para consumo humano: resultados do vigiágua no município de Santana-AP em 2010 - 2º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA-Amapá, 6ª Mostra de TCC's e 2ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Prevalência do transtorno bipolar em pacientes de ambos os sexos, cadastrados no ambulatório de saúde mental do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima do município de Macapá-AP, no período de 1998 a 2008 - 1° Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA-AP, 5ª Mostra de TCC's e 1ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Investigação de Práticas Educativas para Ensinar Biologia a Alunos Deficientes Auditivos do Ensino Médio Regular das Escolas Estaduais Gabriel de Almeida Café, General Azevedo Costa e Sebastiana Lenir - II Semana de Iniciação Científica de Ciências Biológicas (Participação em Eventos/RESUMO)
Incidência de Parasitoses na População da comunidade Vila do Curiaú, Macapá-AP - I Semana de Iniciação Científica de Ciências Biológicas (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Rádio como veículo de ciências e saúde - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
O lúdico como modalidade didática para o ensino da biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O conhecimento de alunos do ensino médio sobre a conservação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e sua biodiversidade - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Diversidade de Formicidae em ambiente hospitalar público do município de Macapá-AP. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A prática pedagógica para o ensino de ciências e biologia - novas perspectivas. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Insetos vetores mecânicos de patógenos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Surdez e o ensino de biologia - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Avaliação da qualidade microbiológica da água para consumo humano: resultados do vigiágua no município de Sanatana-AP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Textos Didaticos

Ano Título
Biodiversidade nas costas Tumucumaque: Coleção WWF 2014

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
O CONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE DO PARQUE NACIONAL MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE

Produções Artísticas

Artes Cênicas

Ano Título
Voluntária em Programa da Rádio São José FM

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Classe insecta: uma abordagem educativa no ensino de ciências na escola estadual Barão do Rio Branco, Macapá, Amapá. (Graduação)
A importância do laboratório de ciências como prática pedagógica no ensino fundamental de uma escola da zona rural na Amazônia Oriental. (Graduação)
Mudança dos hábitos alimentares através da horta escolar na escola estadual Everaldo Vasconcelos, Santana, Amapá. (Graduação)
A herpetofauna na percepção de alunos do município de Macapá, estado do Amapá. (Graduação)
Diversidade e alguns aspectos da ecologia de escorpiões (Arachnida: Scorpiones) na ilha de santana, Santana, Amapá. (Graduação)
Refletindo as práticas de ensinar ciências em uma perspectiva de aprimoramento na escola estadual São Lázaro, Macapá-AP (Graduação)
O método lúdico em ciências no ensino fundamental do 6º ao 9º ano na escola estadual Duque de Caxias, Oiapoque-AP (Graduação)
A educação ambiental e os resíduos sólidos urbanos: um estudo de caso em duas áreas úmidas de Macapá, Amapá, Brasil. (Graduação)
Hanseníase: concepção prévia dos alunos da 6ª série da escola Maria Neusa Carmo de Souza. (Graduação)
Resíduos sólidos gerados na agrovila do Camapaí: intervenção pedagógica sobre os possíveis danos gerados ao meio ambiente a saúde pública. (Graduação)
Educação ambiental e sua interdisciplinaridade no ambiente escolar: um estudo comparativo em escolas públicas e privadas de Macapá. (Graduação)
Ocorrências e impactos socioambientais do caramujo-gigante africano (Achatina fulica Bowdich, 1822) na área urbana de Macapá: estudo de caso loteamento Açaí. (Graduação)
Educação sanitária: enteroparasitas em indígenas na aldeia Kurumurihpano, etnia Apalai, Amazônia Oriental. (Graduação)
A influência hormonal no desenvolvimento puberal dos adolescentes: a percepção dos alunos do ensino fundamental. (Graduação)
Investigando a experimentação científica como ferramenta de ensino/aprendizagem em aulas de ciências. (Graduação)
Avaliadora na comissão organizadora da I exposição de trabalhos de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. (Outra)
Processo Seletivo Simplificado de docentes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação-PARFOR (Outra)
Processo Seletivo Simplificado de docentes do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação-PARFOR (Outra)
Livro didático de ciências: Abordagem do filo Arthropoda no ensino fundamental em três escolas do município de Macapá-AP (Graduação)
Sexualidade: As percepções e atitudes dos adolescentes das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental da Escola Estadual Mário Quirino da Silva. (Graduação)
Concepções e valores atribuídos aos fungos por alunos do ensino fundamental: uma abordagem etnomicológica. (Graduação)
Escola como interventora na conscientização da gravidez de risco (Graduação)
Banca de Avaliação do Processo Seletivo para provimento de vagas e formação de cadastro reserva de monitoria para a disciplina de Biologia I (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
II EXPOPARFOR (ORGANIZACAO)
CICLO DE PALESTRAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Workshop "Organism-environment interactions: timing, plasticity and metabolic adjustments". (Outra)
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.MOMENTO BIOLÓGICO: A PRÁTICA RADIOFÔNICA NO ENSINO DA BIOLOGIA (Encontro)
VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, IV Simpósio Internacional de conservação da natureza; V Mostra de Conservação da Natureza.O lúdico como modalidade didática para o ensino da biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. (Congresso)
67ª Reunião Anual da SBPC.A biologia nas ondas do rádio (Outra)
II Encontro da Pós-Graduação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 ? SNCT.?Momento biológico: o conhecimento científico nas ondas do rádio (Encontro)
III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e comunidades de Língua Portuguesa.A importância do ensino da biodiversidade do estado do Amapá nas aulas de biologia do Colégio Amapaense (Congresso)
2º Congresso da Licenciatura em Biologia.O jogo como metodologia de ensino na correlação da LIBRAS e características de espécies presentes no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque: um estudo de caso. (Congresso)
I International Symposium and V Meeting of the Post-graduate Program in Tropical Biodiversity.O ensino lúdico como transmissor de conhecimentos sobre a biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. (Simpósio)
V Congresso Internacional de Direito Ambiental na Amazônia. (Congresso)
I workshop do curso de pós-graduação da rede bionorte. (Outra)
I EXPOPARFOR.A prática pedagógica para o ensino de ciências e biologia - novas perspectivas. (Outra)
I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFAP.Diversidade de Formicidae em ambiente hospitalar público do município de Macapá-AP. (Encontro)
4º Congresso Amapaense de Iniciação Científica.Perfil microbiológico da água para consumo humano do município de Santana-AP: dados do vigiágua 2012. (Congresso)
II Congresso amapaense sobre síndrome de Down vida e escola: a relação entre teoria e práticas inclusivas.. (Congresso)
3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, VII Mostra de TCC's; 3ª Exposição de Pesquisa Científica.Mirmecofauna em cômodos de um hospital público do Estado do Amapá (Congresso)
Ciclo de palestras de Ciências Biológicas e da Saúde.Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Outra)
I Fórum de Ciências da Saúde. (Outra)
Encontro de Gestão Integrada UNIFAP-2012. (Encontro)
I Encontro Amapaense de Parasitologia. (Encontro)
1º Seminário Interinstitucional sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior. (Seminário)
2º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA-Amapá, 6ª Mostra de TCC's e 2ª Exposição de Pesquisa Científica.Avaliação da qualidade microbiológica da água para consumo humano: resultados do vigiágua no município de Santana-AP em 2010 (Congresso)
Curso Teórico e Prático de Bioestatística para Profissionais de Ciências Biológicas e Médicas. (Outra)
Fórum Estadual de Educação Inclusiva do IFAP. (Outra)
1° Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA-AP, 5ª Mostra de TCC's e 1ª Exposição de Pesquisa Científica.Prevalência do transtorno bipolar em pacientes de ambos os sexos, cadastrados no ambulatório de saúde mental do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima do município de Macapá-AP, no período de 1998 a 2008 (Congresso)
II Conferência Amapaense de Saúde Mental -Saúde mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios. (Outra)
1ª Conferência Amapaense de Saúde Ambiental. Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente. (Outra)
1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental de Santana.1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental de Santana (Outra)
Reunião Regional da SBPC no Estado do Amapá - Minicurso: Ecologia do comportamento. (Outra)
Reunião Regional da SBPC no Estado do Amapá. (Outra)
II Seminário Nacional "Reflexões sobre as práticas na educação de surdos e surdocegos". (Seminário)
II Semana de Iniciação Científica de Ciências Biológicas.Investigação de Práticas Educativas para Ensinar Biologia a Alunos Deficientes Auditivos do Ensino Médio Regular das Escolas Estaduais Gabriel de Almeida Café, General Azevedo Costa e Sebastiana Lenir (Outra)
II Semana de Iniciação Científica de Ciências Biológicas - Mini curso: Introdução as técnicas de taxidermia de aves. (Outra)
XIII Congresso Brasileiro de Ornitologia - Mini-curso: Ecologia Comportamental em aves. (Congresso)
III Ciclo de Palestras de Ciências Biológicas "Os Diversos Ramos da Biologia". (Outra)
III Conferência Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. (Outra)
III Jornada de Saúde SESC. (Outra)
X Encontro Regional dos Estudantes de Letras. (Encontro)
XIII Congresso Brasileiro de Ornitologia. (Congresso)
Seminário sobre Suicídio no Amapá. (Seminário)
I Semana de Iniciação Científica de Ciências Biológicas.Incidência de Parasitoses na População da comunidade Vila do Curiaú, Macapá-AP (Outra)
I Ciclo de Palestras em Comemoração ao dia do Biólogo. (Outra)
I Ciclo de seminários do Laboratório de Biologia Molecular e Biotecnologia. (Outra)
II Semana de Biologia - Sustentabilidade na utilização dos recursos naturais. (Outra)
II Seminário de Plantas Medicinais em saúde Pública no Amapá. (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Minicurso: Diagnóstico Micológico (Curso de Curta Duração)
Biodiversidade nas costas Tumucumaque: Coleção WWF 2014 (Textos Didáticos ou para Discussão)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Conservação das Espécies Animais
Métodos e Técnicas de Ensino
Helmintologia Humana
Protozoologia Parasitária Humana

Profissionais Relacionados

Yuri Nascimento do Nascimento
12
Priscila Costa Dias
7
Raimundo Nonato Picanço Souto
7
Silmara Ferreira Martel
5
Beatriz de Oliveira Albarado
4
Nayara Patrícia de Jesus Reis
4
Flávio Henrique Ferreira Barbosa
3
Camila da Silva Moutinho
3
Andréa Soares de Araújo)
2
Cristiane Rodrigues Menezes.
2
Arialdo Martins da Silveira Júnior
2
Raphaelle Souza Borges
2
Ledayane Mayana Costa Barbosa
2
Lucy Legan
1
Antônio Marcos Costa da Silva
1
Cassandra Oliveira
1
Fábio Tomaz de Brito
1
Léia
1
Prof. Pena
1
Glauciele Cristina Ferreira da Silva
1
Diene Bacelar da Costa
1
Gleidson
1
Aliny
1
Igor A. P. Sidônio
1
Marina Teófilo Pignati
1
Prof. Jeová
1
Miriam dos Santos Magalhães
1
Taires P. Silva
1
Rafael A. Monteiro
1
Eliziane Mello
1
Patrícia da Silva Veloso
1
Paula
1
Luis Coltro Jr.
1
Telma A. S. Lobato
1
Michela
1
Isai Jorge
1
Paulo Roberto Russo
1
Bruno dos Reis Fonseca
1
Suenny Sousa da Silva
1
Bianca Mamede Mendes
1
Keison S. Cavalcante
1
Leiliane
1
DIEGO
1
Charles Augusto Mendes Gomes
1
Olandina Neto Galeno
1