Atualmente é doutoranda do Programa de Pós graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (BIONORTE) pela Universidade Federal do Amazonas, na área de concentração de biodiversidade e conservação. Possui Mestrado em Biodiversidade Tropical pelo Programa de Biodiversidade Tropical-PPGBio, da Universidade Federal do Amapá(2012) , Especialização em Química Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão (2007) e graduação em Biologia (Licenciatura), pela Universidade Estadual do Maranhão (2005); Tem experiência na área de Limnologia, com ênfase em bioindicadores de qualidade da água, Sanidade de organismos aquáticos e Parasitologia de peixes de água doce. Atuando com os temas: zooplâcton, fitoplâncton, ecologia aquática, parâmetros físico-químicos de qualidade da água, sanidade de peixes. Atua também na área de prática do ensino de CiÊncias, Prática do ensino de Química, Fundamentos teóricos metodológicos de Ciências. Atualmente é professora efetiva e coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Naturais na Universidade do Estado do Amapá.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
A new species of Tripartiella (Ciliophora: Trichodinidae) from Aequidens tetramerus (Perciformes: Cichlidae) in north Brazil Brazilian Journal of Biology (Online),v.76,p.435-438 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Parasites of native Cichlidae populations and invasive Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758) in tributary of Amazonas River (Brazil) Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Impresso),v.23,p.44-54 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Impact of the invasion from Nile tilapia on natives Cichlidae species in tributary of Amazonas River, Brazil Biota Amazônia,v.4,p.88-94 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Parasites of native Cichlidae populations and invasive Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758) in tributary of Amazonas River (Brazil) REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA,v.23,p.44-54 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
LEVANTAMENTO DE PARAMÊTROS FÍSICO-QUÍMICOS DA LAGOA DOS ÍNDIOS EM MACAPÁ - XVI CONBEP (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA FRENTE AO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO NA LAGOA DOS ÍNDIOS EM MACAPÁ - AP. - II JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
56 Congresso Brasileiro de Química - Uso do software propriedades dos gases para o ensino de físico-química - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
56 Congresso Brasileiro de Química - software Chemsketch como ferramenta auxiliar no ensino de química para alunos de escola pública de ensino médio no municipio de Macapá - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
56 Congresso Brasileiro de Química - Práticas pedagógicas e inclusão: A experiência dos professores da sala de ensino regular da E. E. Prof. Nanci Nina Costa com alunos com deficiência intelectual. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Formação Continuada de professores de ciências em escolas estaduais do município de Macapá/AP, Brasil. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Formação Continuada de professores de ciências em escolas estaduais do município de Macapá-AP, Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Atividades práticas no processo ensino-aprendizagem de ciências na Escola Estadual Irmã Santina Riolli, Macapá-AP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Atividades práticas no processo ensino aprendizagem de ciências na Escola Estadual Irmã Santina Riolli, Macapá/AP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Uma nova espécie de Tripartiella (CILIOPHORA: TRICHODINIDAE) em Aequidens tetramerus da região norte do Brasil. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Parasitos de Oreochromis niloticus, Cichlidae invasor da Bacia do Igarapé Fortaleza, região do estuário amazônico do Estado do Amapá. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Endohelmintos parasitos de 16 espécies de Cichlidae da Bacia do Igarapé Fortaleza, Macapá, Estado do Amapá, Brasil. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Parasitos das brânquias de 16 espécies de cichlidae da bacia do Igarapé Fortaleza, Macapá, estado do Amapá, Brasil. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Estudo preliminar de fitoplancton a análise comparativa de paramêtros físico-químicos do rio Falsino e igarapés adajacentes, FLONA-AP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Ciclo de Palestras das águas tucuju - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Avaliação de Impactos ambientais em corpos d'água. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Recursos Hídricos- Qualidade da água, composição, poluentes e suas causas. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
ANÁLISE DA POTABILIDADE DE ÁGUAS DE POÇOS NA REGIÃO DA COMUNIDADE DO ESPÍRITO SANTO EM MOSQUEIRO-PA - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DAS ÁGUAS DA LAGOA DOS ÍNDIOS EM MACAPÁ-AP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
33 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
LEVANTAMENTO DE PARAMÊTROS FÍSICO-QUÍMICOS DA LAGOA DOS ÍNDIOS EM MACAPÁ-AP. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Influência da contaminação por agentes poluentes sobre o cultivo de peixes em ambientes aquáticos. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A influência dos dados climáticos na ecologia dos organismos aquáticos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Influência do Parfor na prática pedagógica de professores-alunos de ciências naturais. (Graduação)
A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola no município de Tartarugalzinho-AP. (Graduação)
Análise da ações de prevenção às doenças transmitidas pela água em escolas públicas de Macapá (Graduação)
Fauna parasitária de duas espécies de peixes comerciais provenientes do município de Mazagão (Graduação)
Nematóides anisaquideos em Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) do arquipelago do Baelique, Amapá, Brasil. (Graduação)
Educação ambiental por meio do projeto "escola sustentável"em uma escola de Macapá-AP (Graduação)
Processo seletivo para docentes da UEAP edital n. 002/2016 (Outra)
Utilização da interface ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente no processo de ensino aprendizagem de eletroquímica (Graduação)
Analisar a aprendizagem do ensino de eletroquímica em turmas de 2 ano da E.E. Lucimar Amoras Del Castilho, utilizando aulas dinãmicas. (Graduação)
A importância da prática experimental como ferramenta metodológica no processo de ensino-aprendizagem dos educandos do 6 ano da E. E. José de Anchieta (Graduação)
Percepção dos ribeirinhos amazônicos sobre animais dispersores de açaí, na Escola Estadual Professor João Maciel Amanajás, Rio Ipixuna Miranda, Macapá, Amapá, Brasil. (Graduação)
Parecerista de monografia : Diagnóstico ambiental da lagoa dos Índios, Macapá, Amapá, Brasil. (Outra)
Parecerista de artigos no I Congresso Internacional de formação de professores do Amapá. (Outra)
I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá (Outra)
Avaliação do uso de aulas práticas no ensino-aprendizagem de química do ensino de médio na EJA. (Graduação)
Desenvolvimento de experimento de baixo custo como estratégia para a construção do conhecimento científico (Graduação)
Parasitos e condições sanitárias de peixes ornamentais comercializados em Macapá, estado do Amapá (Brasil) (Graduação)
Diversidade microparasitária de peisxes da espécie Brachyplathystoma vaillantii ( Valenciennes, 1840) ( Siluriformes: Pimelodidae) provenietes do rio Amazonas, orla do Perpetuo Socorro, Macapá-AP. (Graduação)
Estudo da vulnerabilidade de horticultores frente ao uso de resíduos agrotóxicos na comunidade do mini-polo da fazendinha, MAcapá, Amapá, Brasil. (Outra)
Isolamento de bactérias lipolíticas dos solos artifiicialmente contaminados por óleos de frituras e de soja. (Outra)
As disciplinas e a lei da Educação Ambinetal: a prática pedagógica desenvolvida de 5 a 8 séries no ensino fundamental II, na Escola Estadual José de Anchieta. (Outra)
Avaliação da qualidade da água e dos possíveis impactos ambientais gerados pelo efluente oriundo da piscicultura em Macapá-AP. (Graduação)
Caracterização da qualidade da água em viveiros de piscicultura de cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) no município de Macapá-AP. (Graduação)
Caracterização da qualidade da água em viveiros de piscicultura de cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) no município de Macapá-AP. (Graduação)
O professor de Ciências e a prática reflexiva: estudo com professores da sétima série do ensino fundamental (Graduação)
Aspectos higiênico-sanitários da comercialização de camarão de água doce em feiras livres de Macapá e Santana, Estado do Amapá, (Graduação)
O ensino de química orgânica a partir da abordagem de informações descritas nos rótulos dos alimentos industrializados. (Graduação)
A temática água como ferramenta para o ensino de química. (Graduação)
Contextualização de relações químicas para o primeiro ano do ensino médio: um estudo crítico. (Graduação)
A importância da experimentação para o ensino de Química e a utilização de materiais alternativos (Graduação)
A importância da prática experimental, como ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem dos educandos do 6 ano da Escola Estadual José de Anchieta. (Graduação)
Atividades práticas no processo ensino-aprendizagem de ciências com alunos do 8 ano da Escola Santina Riolle, Macapá-AP, Brasil. (Graduação)
Levantamento da fauna parasitária de peixes de interesse comercial capturados no rio Amazonas, orla de Macapá-AP. (Graduação)
Avaliação das condições higiênco-sanitárias no preparo da merenda escolar em escolas municipais de Macapá-AP (Graduação)
Hábitos alimentares dos alunos da Escola Irineu da Gama Paes e o desperdício da merenda escolar. (Graduação)
A importância da experimentação nas aulas de ciências para o aprendizado dos alunos do 6º ano do ensino (Graduação)
Aspectos repdodutivos da ictiofauna da estação ecológica Maaracá-Jipioca, Amapá-AP, Brasil. (Graduação)
Análise socioeconômica na linha de crédito "FRAP" na atividade piscícola no município de Macapá-AP, no período de 2001 a 2010. (Graduação)
Diversidade de parasito em Hoplias malabaricus BLOCH, 1794 e Hoplerythrinus unitaeniatus SPIX & AGASSIZ, 1829 (ERYTHRINIDAE) da Amazônia Oriental, Brasil. (Graduação)
DIVERSIDADE ICTIOFAUNÍSTICA DE ÁREAS INUNDÁVEIS (RESSACAS), MACAPÁ-AP (Graduação)
I PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES (Outra)
Diversidade de parasitos em aruanã (Osteoglossum bicirrhosum cuvier, 1829 osteoglossidae) provenientes do rio Preto, Mazagão, Amapá, Brasil (Graduação)
Parasitos de hibridos tambatinga (Colossoma macropomum x Piaractus brachypomus) cultivados em tanques-rede no rio Matapi, Estado do Amapá, Brasil. (Graduação)
Fauna parasitária de Colossoma macropomum (CHARACIDEA) em tanques de pisciultura tanque-rede no rio Matapi, Munícipio de Santana, Estado do Amapá (Graduação)
Diversidade parasitária de Astronotus oceellatus Agassiz, 1831 (CICHLIDAE) do lago Pracuúba, estado do Amapá, Brasil (Graduação)
CARACTERIZAÇÃO DA PISCICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES DE ABACATE, LONTRA E SANTO ANTONIO, REGIÃO DAS PEDREIRAS - AMAPÁ, BRASIL (Graduação)
EMBARCAÇÕES E ARTES DE PESCA UTILIZADA NOS MUNICIPIOS DE CALÇOENE E OIAPOQUE, NO ESTADO DO AMAPÁ, BRASIL (Graduação)
AVALIAÇÃO DE PEIXES REDONDOS EM PISCICULTURAS DO MUNÍCIPIO DE MACAPÁ-AP (Graduação)
AVALIAÇÃO HEMATOLÓGICA E BIOQUÍMICA DE PIRARUCUS (ARAPAIMA GIGAS) CULTIVADOS EM DUAS PISCICULTURAS DO MUNÍCIPIO DE MACAPÁ,AP (Graduação)
EFEITOS DO PARASITISMO NAS CARACTERÍSTICAS SANGUÍNEAS DE HÍBRIDOS TAMBACU (Colossoma macropomum x Piaractus mesopotamicus) CULTIVADOS EM PISCICULTURAS DE MACAPÁ (AP) (Graduação)
PROTOZOÁRIOS E METAZÓARIOS PARASITANDO TILÁPIAS-DO-NILO Oreochromis niloticus LINNAEUS, 1758, (CICHLIDAE) EM PISCICULTURAS DE MACAPÁ (AP) (Graduação)
PARASITOFAUNA DO HÍBRIDO TAMBACU (Colossoma macropomum Cuvier, 1818 X Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887) CULTIVADOS EM MACAPÁ, AP) (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS NATURAIS (ORGANIZACAO)
Feira Científica de Biologia (ORGANIZACAO)
I Semana Acadêmica de Ciências Naturais (ORGANIZACAO)
Mostra pedagógica do curso de Ciências Naturais e ciclo de debates em Biologia (ORGANIZACAO)
Semana do Biológo (ORGANIZACAO)
MOSTRA PEDAGÓGICA DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS E 1 CICLO DE DEBATES EM BIOLOGIA (ORGANIZACAO)
Semana do Biólogo (ORGANIZACAO)
II FÓRUM PERMANENTE DAS LICENCIATURAS (ORGANIZACAO)
III ENCONTRO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE TROPICAL (ORGANIZACAO)
II SEMANA ACADÊMICA DE ENGEHARIA DE PESCA (ORGANIZACAO)
4 SEMANA UNIVESITÁRIA DA UEAP (ORGANIZACAO)
I SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE PESCA (ORGANIZACAO)
III Semana Universitária (ORGANIZACAO)
I Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca (ORGANIZACAO)
3ª Semana Universitária da UEAP (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XIII Congresso Brasileiro de Limnologia.Caracterização das comunidades zooplanctônicas e fitoplanctônicas da lagoa dos Índios, Macapá(AP), Brasil. (Congresso)
III Encontro do Programa de Pós graduação em Biodiversidade Tropical. (Encontro)
50 CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA.ANÁLISE DA POTABILIDADE DE ÁGUAS DE POÇOS NA REGIÃO DA COMUNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM MOSQUEIRO-PA (Congresso)
I SEMANA ACADÊMICA DA UVA.RECURSOS HIDRICOS - QUALIDADE DA ÁGUA, COMPOSIÇÃO, POLUENTES E SUAS CAUSAS (Outra)
33 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA.ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA FRENTE AO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DA LAGOA DOS ÍNDIOS EM MACAPÁ-AP (Encontro)
XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA.. (Congresso)
III SEMANA UNIVERSITÁRIA."ESTUDO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS APLICADO À PISCICULTURA (Outra)
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA. (Outra)
20ª Reunião Climática do Estado do Amapá.Influência dos elementos climáticos associados aos processos de eutrofização das águas doces. (Encontro)
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MAR. (Encontro)
SEMINÁRIO SENAC DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. (Seminário)
I SEMINÁRIO DE AQUICULTURA DO ESTADO DO AMAPÁ.MANEJO EM PISCICULTURA (Seminário)
SEMINÁRIO DE PISCICULTURA: MANEJO E NUTRIÇÃO DE PEIXES. (Seminário)
III SIMPÓSIO AMAZÔNIA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MUDNÇAS CLIMÁTICAS. (Simpósio)
SEMINÁRIO "PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E TECNOLÓGICO".. (Seminário)
I Encontro Amapaense de Pesquisa entomológica. (Encontro)
12ª Reunião Climática do Estado do Amapá."A influência dos dados climáticos na ecologia dos organismos aquáticos" (Encontro)
I Encontro Anual do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical-PPGBio. (Encontro)
Seminário de "Alcalóides: a magia dos produtos naturais". (Seminário)
Estações Ecológicas do Estado do Amapá: NOvos caminhos para a pesquisa científica e tecnólogica.. (Seminário)
Seminário "Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade". (Seminário)
4ºSeminário de Iniciação Científica da UNIFAP, 3ª Mostra de TCCs da UNIFAP, e 4ª Jornada Científica da Secretaria de estado da Ciência e Tecnologia do estado do Amapá. (Seminário)
1º Reunião Regional da SBPC. (Congresso)
IV Seminário de Plantas Medicinais em Saúde Pública no estado do Amapá e I Seminário de Plantas medicinais em áúde Pública da Região Norte.. (Seminário)
XVII Seminário de Iniciação Científica da UEMA / VII Seminário de Divulgação da Produção Científica da UEMA.Influência da contaminação por poluentes orgânicos sobre a comunidade zooplanctônica doriacho cacau, no perímetro urbano da cidade de Imperatriz-MA (Seminário)
53º Reunião Anual da SBPC. (Congresso)
2º Semana do Biológo. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Portaria 078/2017-UEAP - Comissão de Regulamentação do art. 40 da lei 1743 (29 de abril de 2013) (Outra Producao Tecnica)
Portaria n. 139/2016-UEAP - Revisão de carga horária semestral e anual das atividades acadêmicas dos cursos de graduação. (Outra Producao Tecnica)
Portaria n. 130/2016-UEAP - Reestruturação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Naturais (Outra Producao Tecnica)
Portaria n. 058/2016-UEAP - Núcleo Docente estruturante do Curso de Ciências Naturais. (Outra Producao Tecnica)
Portaria n. 029/2015-CONSU - Conselheira titular do Conselho Universitário da UEAP. (Outra Producao Tecnica)
O ensino de Ciências no anos iniciais do ensino fundamental (Programa de Rádio TV)
Portaria n.330/2015-UEAP - Alteração do regimento acadêmico da UEAP. (Outra Producao Tecnica)
Impacto da invasão da tilápia-do-nilo Oreochromis niloticus (Cichlidae) na Amazônia Oriental, Brasil. (Outra Producao Tecnica)
I CURSO DE FORMAÇÃO EM MONITORAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA FINS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO. (Curso de Curta Duração)
IDENTIFICAÇÃO DE BIOINDICADORES DE QUALIDADE DA ÁGUA (Curso de Curta Duração)
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA SÉRIES INICIAIS DO ENS. FUNDAMENTAL (Curso de Curta Duração)
Qualidade de água na agricultura (Curso de Curta Duração)
Estudo da qualidade das águas aplicado a piscicultura (Programa de Rádio TV)
Estudo da qualidade das águas aplicado à piscicultura (Programa de Rádio TV)
Projeto de caracterização de comunidades biológicas da Lagoa dos Índios (Programa de Rádio TV)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Controle Ambiental

Profissionais Relacionados

RUAN SANTANA MACIEL
7
Marcos Tavares-Dias
5
Mauricio L. Martins
4
MARCOS TAVARES DIAS
4
Ceydson Breno Rodrigues dos Santos
4
Jorge Emilio Henriques Gomes
4
Natalia Marchiori
4
Douglas Anadias Pinheiro
3
MANUEL MARCELO G. LIMA
3
LUIS MAURÍCIO ABDON DA SILVA
3
Ligia Rigôr Neves
2
Uédio Robds Leite Silva
2
Melissa Q. Cárdenas
2
Berenice M. M. Fernandes
2
TAVARES-DIAS, MARCOS
1
Karen Roberta Tancredo
1
ADMILSON TORRES
1
CÁRDENAS, MELISSA QUERIDO
1
Frederico Moreira Osório
1
Simara dos Santos Malafaia
1
Rógerio Leitão Gomes
1
HEVERTON JONNYS FEITOSA DA SILVA
1
JOSE AMILTON SANTOS DA COSTA JUNIOR
1
Ricardo M. Takemoto
1
FERNANDES, BERENICE MARIA
1
Crisitiane Ramos de Jesus
1
GUEDES, Marcelino C.
1
PICANÇO, Márcia Dayane V.
1
PINHEIRO, DOUGLAS ANADIAS
1