Com formação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fez seu mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (BADPI/INPA). Atualmente é docente na Universidade Estadual do Amapá no colegiado de Engenharia de Pesca e está cursando doutorado no programa de Ecologia aquática e Pesca - PPGEAP da Universidade Federal do Pará - UFPA . Tem experiência na área de ecologia de peixes, com ênfase em dinâmica de populações de peixes, avaliação de estoques e gestão da pesca.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
?Conhecimento dos pescadores artesanais sobre a composição da dieta dos pacus (Characiformes: Serrasalmidae) na Floresta Nacional do Amapá, rio Araguari, Amapá, Brasil?, Biotemas (UFSC),v.29,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
RELAÇÃO PESO-COMPRIMENTO E O FATOR DE CONDIÇÃO DO JARAQUI (PROCHILODONTIDAE: Semaprochilodus spp.) NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU, AMAZONAS REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PESCA / BRAZILIAN JOURNAL OF FISHING ENGINEERING,v.9,p.45-56 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
First Record in Brazil of <i> Epistylis </i> sp. (Ciliophora) Adhered to <i> Argulus </i> sp. (Argulidae), a Parasite of <i> Hoplias aimara </i> (Eritrhinidae) Natural Resources,v.07,p.331-336 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
ETNOICTIOLOGIA COMO SUBSÍDIO AO DEFESO DE ESPÉCIES DE PEIXES COMERCIAIS NA AMAZÔNIA ORIENTAL. Revista ciencias da amazonia,v.2,p.1-12 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
<b>Population dynamics of the yellow piranha <i>Serrasalmus spilopleura</i> Kner, 1858 (Characidae, Serrasalminae) in Amazonian floodplain lakes</b> - doi: 10.4025/actascibiolsci.v35i3.15749 Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online),v.35,p.367-372 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Avaliação dos Estoques Pesqueiros explotados pela pesca artesanal no Médio e Alto rio Araguari, Amapá, Brasil revista ciências da amazônia,v.2,p.1-8 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Reprodução da piranha-amarela Serrasalmus spilopleura Kner, 1858, em lagos de várzea, Amazonas, Brasil Biota Neotropica (Edição em Português. Online),v.11,p.97-102 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Dinâmica populacional de Triportheus albus, T. angulatus e T. auritus (CHARACIFORMES: CHARACIDAE) em lagos da Amazônia Central Biota Neotropica (Edição em Português. Online),v.10,p.177-181 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Comparison of the endoparasite fauna of Hoplias malabaricus and Hoplerythrinus unitaeniatus (Erythrinidae), sympatric hosts in the eastern Amazon region (Brazil) HELMINTHOLOGIA,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)
Length-weight relationship (LWR) and condition factor of 11 fish species of the Igarapé Fortaleza basin, a tributary from the Amazon River system in eastern Amazon (Brazil) JOURNAL OF APPLIED ICHTHYOLOGY (ONLINE),v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Estrutura de comprimento de peixes de lagos de varzea, Amazonas, Brasil - Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Zoneamento do consumo por especies de pescado no municipio de Manacapuru, AM. - XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Relacao peso-comprimento e fator de condicao do Semaprochilodus spp. desembarcado no municipio de Manacapuru, AM - XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Relacao peso-comprimento de 17 especies de peixes de lagos de varzea da Amazonia Central, Brasil - XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Manejo de lagos na reserva de de lagos na Reserva de Desenvolvimento Sustentavel do Piranha, Manacapuru, AM - XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Estrutura de comprimento de peixes de lagos de varzea, Amazonas, Brasil - XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Perspectivas para o manejo da pesca na Amazônia Central: O Caso da RDS Piranha - XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Zoneamento do consumo por especies de pescado no municipio de Manacapuru, AM. - XVII Encontro Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Relacao peso-comprimento e fator de condicao do Semaprochilodus spp. desembarcado no municipio de Manacapuru, AM - XVII Encontro Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Parametros populacionais do Pirinampus pirinampu na cachoeira do Teotonio, Rondonia, Brasil - XVII Encontro Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Relacao peso-comprimento de 17 especies de peixes de lagos de varzea da Amazonia Central, Brasil - XVII Encontro Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Manejo de lagos na reserva de de lagos na Reserva de Desenvolvimento Sustentavel do Piranha, Manacapuru, AM - Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Variacao anual do fator de condicao (k) de peixes de varzea da Amazonia - Encontro Brasileiro de Ictiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Estimativa de parâmetros de crescimento, relação peso-comprimento e mortalidade da piranha amarela Serrasalmus spilopleura (kner, 1860) do complexo do lago Grande de Manacapuru, Amazonas, Brasil - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Simulação do rendimento por recruta de Triportheus auritus (VALENCIENNES, 1850) em lagos de varzea da Amazonia Central, Brasil - 61ª. Reunião Anual da SBPC (Participação em Eventos/RESUMO)
Parametros populacionais da curimata (Prochilodus nigricans) do lago Grande de Manacapuru - 61a. Reuniao Anual da SBPC (Participação em Eventos/RESUMO)
Simulacao do rendimento por recruta de Triportheus auritus (Vallenciennes, 1850) em lagos de varzea da Amazonia Central - 61a. Reuniao Anual da SBPC (Participação em Eventos/RESUMO)
Dinâmica populacional e rendimento por recruta para o tucunaré Cichla monoculus (AGASSIZ, 1813) do lago Grande de Manacapuru Amazonas ? Brasil - XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Estimativa de parâmetros de crescimento, relação peso-comprimento e mortalidade de Anodus elongatus (Agassiz, 1829) em lagos de várzea da Amazônia Central - XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Estimativa de parâmetros de crescimento, relação peso-comprimento e mortalidade de Serrasalmus spilopleura (Kner, 1860) em lagos de várzea na Amazônia Central - XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Assembléias de peixes em herbáceas aquáticas nos lagos Catalão e Janauari, Amazônia Central - XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Estrutura das assembléias de peixes em lagos na época de águas baixas - XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Parâmetros populacionais da curimatã Prochilodus nigricans do lago Grande de Manacapuru, AM, BR - 61ª. Reunião Anual da SBPC (Participação em Eventos/RESUMO)
Parâmetros de crescimento e mortalidade do tucunaré (Cichla monoculus, SPIX, 1831) do Lago Grande de Manacapuru (Amazonas Brasil) - Congresso Internacional sobre manejo de Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina (Participação em Eventos/RESUMO)
Growth and mortality of Triportheus albus (Cope, 1872) in the floodplains lakes, Amazonas, Br - 8th International Wetlands Conference (Participação em Eventos/RESUMO)
Growth and mortality of Triportheus albus (Cope, 1872) in the floodplains lakes, Amazonas, Br - International Wetlands Conference (Participação em Eventos/RESUMO)
Ecologia reprodutiva de Triportheus albus, T. angulatus e T. auritus em lagos de várzea, Manacapuru, Amazonas, Brasil - Programa de iniciação Cientifica PIBIC Cnpq/FAPEAM/INPA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Parâmetros populacionais de algumas espécies de peixe do complexo lago Grande de Manacapuru, AM, Brasil. - Conferência di Subprograma de Ciência e Tcnologia SPC&T Fase II/PPG7 (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Growth and Mortality of Triportheus albus (Cope, 1872) in the floodplain lakes, Amazonas, Br. - 8th International Wetlands Conference (Participação em Eventos/RESUMO)
Hoplosternum littorale (Hancock, 1828), (Pisces: Callichthyidae) reproduction in relation to abiotic factors in a floodplain lake, Amazonian Central, Amazonas, Br - 8th International Wetlands Conference (Participação em Eventos/RESUMO)
Estimativa de parâmetros de crescimento e relação peso-comprimento da Pellona flavipinnis (Pisces, Pristigasteridae) na área de Manacapuru, AM. - XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO)
Consumo de pescado na reserva de desenvolvimento sustentável Piagaçu Purus, amazonas, Brasil. - XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO)
Estimativa de parâmetros de crescimento, mortalidade e relação peso-comprimento de Triportheus albus (Cope, 1872) Triportheus angulatus (Spix&Agassiz, 1829) e Triportheus auritus (Valenciennes, 1850) na Amazônia Central - XVI Jornada de Iniciação Cientifica PIBIC Cnpq/FAPEAM/INPA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Ecologia reprodutiva de Triportheus albus, T. angulatus e T. auritus em lagos de várzea, Amazonas, Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Estimativa de parâmetros de crescimento, relação peso-comprimento e mortalidade de Serrasalmus spilopleura (Kner, 1860) em lagos de várzea na Amazônia Central - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Amazonas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Especies de peixes Amazônicas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
PET- Engenharia de Pesca - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
PET-Engenharia de Pesca - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Ambientes de pesca e a ictiofauna do complexo lacustre do lago Grande de Manacapuru, AM: composição taxonômica e parâmetros populacionais

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Composição e abundancia da ictiofauna de igarapés do municipio de Amapa-AP, Brasil (Graduação)
Distribuição espacial de peixes no médio rio Araguari, AP (Graduação)
Elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (Outra)
Caracterização populacional de duas esp~ecies de caraciformes migradores a partir de dados de desembarque em duas cidades de médio porte da Amazônia Central (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Reunião técnica interinstitucional Pesca e Aquicultura no estado do Amapá: Pesca e Aquicultura (ORGANIZACAO)
Seminário da Industria da Pesca no estado do Amapa (ORGANIZACAO)
3a. Semana de Ciencia e Tecnologia (NAO_INFORMADO)

Participação de Eventos

Ano Título
IV Semana de Engenharia de Pesca da UEAP.ATIVIDADE PESQUEIRA NO ARQUIPÉLAGO DO BAILIQUE, MACAPÁ-AP,BRASIL. (Seminário)
IV Semana de Engenharia de Pesca da UEAP. (Seminário)
IV Semana de Engenharia de Pesca da UEAP.REPRODUÇÃO DE CURUPETÉ (Tometes trilobatus) VALENCIENNES, 1850 NO MÉDIO E ALTO ARAGUARI, AP: UM ESTUDO DE CASO PARA O DEFESO. (Seminário)
IV Semana de Engenharia de Pesca da UEAP.REPRODUÇÃO DO MYLOPLUS RUBRIPINNIS (PACU BRANCO) MULLER & TROSCHEL, 1844, NO MEDIO E ALTO RIO ARAGUARI, AP: UM ESTUDO DE CASO PARA O DEFESO (Seminário)
IV Semana de Engenharia de Pesca da UEAP.Alimentação da piranha-mermelha (Pygocentrus nattereri) Kner, 1958 em rios e lagos do estado do Amapá (Seminário)
IV Semana de Engenharia de Pesca da UEAP.RELA PESO-COMPRIMENTO E FATOR DE CONDIÇÃO DA ESPÉCIE Myloplus sp. NO MEDIO E ALTO ARAGUARI, AP. (Seminário)
Curso Prático de Taxonomia de Peixes Neotropicais. (Oficina)
5º ENCOGRAD-MAR. (Encontro)
5o. Encontro dos Coordenadores de Curso de Ciências do Mar. (Encontro)
XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.Relacao peso-comprimento de 17 especies de peixes de lagos de varzea da Amazonia Central, Brasil (Congresso)
XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia.Estrutura de comprimento de peixes de lagos de varzea, Amazonas, Brasil (Encontro)
61a. Reuniao Anual da SBPC.Simulacao do rendimento por recruta de Triportheus auritus (Vallenciennes, 1850) em lagos de varzea da Amazonia Central (Congresso)
XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.Assembleia de peixes em herbacias aquaticas nos lagos Catalao e Janauari, Amazonia Central (Congresso)
8th International Wetlands Conference.Growth and Mortality of Triportheus albus (Cope, 1872) in the floodplain lakes, Amazonas, Br. (Simpósio)
XVII Jornada de iniciacao cientifica.Ecologia reprodutiva de Triportheus albus, T. angulatus e T. auritus em lagos de varzea, Manacapuru, AM (Seminário)
XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. (Congresso)
XVI Jornada de Iniciacao cientifica.Estimativa dos parametros de crescimento, mortalidade e relacao peso-comprimento de Triportheus albus (Cope, 1872) Triportheus angulatus (Spix e Agassiz, 1829) e Triportheus auritus (Valenciennes, 1850) na Amazonia Central. (Seminário)
Encontro Oeste Norte dos Grupos PET. (Encontro)
III Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia. (Encontro)
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. (Congresso)
AMAPET - Encontro dos Grupos PET do Amazonas.INVENTÁRIO DA ICTIOFAUNA DO LAGO DO PARU (MANACAPURU) SOB INFLUÊNCIA DO CULTIVO DE PEIXES EM TANQUES-REDE, I. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
RECURSOS PESQUEIROS NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PIRANHA (Assessoria)
Ecologia reprodutiva de Triportheus albus, T. angulatus e T. auritus em lagos de várzea, Amazonas, Brasil (Relatório Pesquisa)
Estimativa de parâmetros de crescimento, relação peso-comprimento e mortalidade de Triportheus albus, T. angulatus e T. auritus em lagos de várzea na Amazônia Central (Relatório Pesquisa)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Avaliação de Estoques Pesqueiros de Águas Interiores
Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores

Profissionais Relacionados

Luiza Prestes de Souza
27
Fábio Ribeiro Silva
8
Danniel Rocha Bevilaqua
7
Caroline Pereira de Campos
7
Carlos Edwar de Carvalho Freitas
5
Fabrício Barros de Souza
5
Marle Angelica Villacorta Correa
4
Alexandro Cezar Florentino
4
Sandro Loris Aquino Pereira
4
Fabiana Calacina da Cunha
4
Hevea Monteiro Maciel
3
OLIVEIRA, MARCOS SIDNEY BRITO
3
Igor Renetchicow Santana
3
Jadson Gomes do Santos
2
Bruno Rogerio Silva Cavalcante
2
Alan Rezk Guimarães
2
Vinicius Perez Pedroti
2
Aldilene Lobato dos Santos
2
CORRÊA, LINCOLN LIMA
2
Helio Daniel Beltrão dos Anjos
2
Maria Gercilia Mota Soares
2
Jociney Justino Lopes
2
TAVARES-DIAS, MARCOS
2
Linconl Ribeiro
1
Claudia Pereira de Deus
1
Drielly Oliveira Ferreira
1
Netiê Izabel Oliveira
1
Bittencourt, Maria Mercedes
1
Silva, Fabio Ribeiro
1
Davison Pinto Carneiro
1
Sergio Roberto Moraes Rebelo
1
Netiê Izabel da Silva Oliveira
1
Soares, Maria Gercilia Mota
1
Fabiana Calacina da Cunha
1
Adrielson do Nascimento Lobato
1
Alessandra Barros Mendonça
1
Michel Fabiano Catarino
1
Luis Mauricio Abdon Silva
1
Carolina Doria
1
Virginia Salgado Calabria
1
Jonatas Rodrigues dos Santos
1
Sérgio Ferreira Neto
1
Denison Melo Aguiar
1
Marcos Tavares-Dias
1
Alexandre Renato Pinto Brasiliense
1
Ligia Rigor Neves
1
Raniere Garcez
1
Netie Izabel da Silva Oliveira
1