MARIA DANIELLE FIGUEIREDO GUIMARAES HOSHINO

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Pará (2010) e mestrado em Biodiversidade Tropical pela Universidade Federal do Amapá (2013). Trabalhou prestando assistência técnica e extensão rural em pesca e aquicultura na Agencia de Pesca do Amapá. Atualmente é professora efetiva do curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado do Amapá-UEAP . Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitologia de peixes, hematologia de peixes e tecnologia, beneficiamento e qualidade do pescado.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Hematological and biochemical responses of pirarucu (Arapaima gigas, Arapaimidae) fed with diets containing a glucomannan product derived from yeast and algae ACTA AMAZONICA,v.47,p.87-94 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Parasite communities of the predatory fish, Acestrorhynchus falcatus and Acestrorhynchus falcirostris, living in sympatry in Brazilian Amazon Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Online),v.25,p.207-216 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Ecology of parasites of Metynnis lippincottianus (Characiformes: Serrasalmidae) from the eastern Amazon region, Macapá, State of Amapá, Brazil Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online),v.36,p.249-255 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Características Químicas e Físicas de Efluente de Indústria Pesqueira na Região Amazônica Boletim Técnico-Científico do CEPNOR,v.14,p.27-32 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
First study on parasites of Hemibrycon surinamensis (Characidae), a host from the eastern Amazon region Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Online),v.23,p.343/3-347 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
APROVEITAMENTO DO RESÍDUO A PARTIR DO BENEFICIAMENTO DE PESCADO DE UMA INDÚSTRIA PESQUEIRA NO NORTE DO BRASIL Arquivos de Ciências do Mar,v.44,p.5-11 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Hematologia e Parasitas Metazoários de Camurim (Centropomus undecimalis,Bloch 1792) na Região Bragantina, Bragança-PA. Boletim do Instituto de Pesca (Online),v.35,p.441-450 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Ocorrência de Livoneca Desterroensis (isopoda, cymothoidae), Parasita de Sardinha - Cetengraulis edentulus (cuvier, 1828) (Engraulidae, Clupeiforme), Capturadas na Região do Nordeste Paraense, Brasil. Boletim do Instituto de Pesca (Online),v.35,p.657-662 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A note on the occurrence of praniza larvae of Gnathia sp. (Crustacea, Isopoda, Gnathiidae) on fishes from Northeast of Pará, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso),v.80,p.657-64 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Respostas fisiológicas de pirarucu ao probiótico Bacillus subtilis (Cohn 1872) - Aquaciência (Participação em Eventos/RESUMO)
Elaboração de bolinhos utilizando Tamoatá Hoplosternum litorale (Osteichthyes, Siluriformes) - XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Uso de probiótico Bacillus subtilis (Cohn 1872) na dieta de piraruru e seus efeitos fisiológicos - I Jornada de Iniciação científica da Embrapa (Participação em Eventos/RESUMO)
Análise sensorial e intenção de compra de patê de arraia (Potamotrygon Cf. orbignyi) - XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/COMPLETO)
Ecologia parasitária de Metynnis lippincottianus Cope, 1870 (Characidae) na Amazônia Oriental, Estado do Amapá, Brasil - XIII Congresso Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos (Participação em Eventos/RESUMO)
Comunidade parasitária de Acestrorhynchus falcatus e Acestrorhynchus falcirostris (Acestrorhynchidae) na Amazônia Oriental. - XIII Congresso Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos (Participação em Eventos/RESUMO)
Primeiro Estudo sobre protozoários e metazoários parasitando Hemibrycon surinamensis (Characidae) - XIII Congresso Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos (Participação em Eventos/RESUMO)
.; Acidentes e condições de trabalho em uma industria pesqueira no município de Bragança-Pa. - Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, (Participação em Eventos/RESUMO)
Índice de qualidade da água do rio Chumucui Bragança-Pa. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, - XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO)
Helmintos encontrados em tainha (osteychties: perciformes mugilideos) capturados na area da resex caeté taperaçu. região costeria bragantina. - III congresso brasileiro de oceanografia (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação dos ectoparasitos crustaceos da ictiofauna estuarina no nordeste paraense, Brasil. Resultados preliminares - III congresso brasileiro de oceanografia (Participação em Eventos/RESUMO)
Fauna parasitaria de bagre aryus phrygiatus (Valenciennes, 1840) (Siluriformes: ariidae), coletado no nordeste paraense, resultados preliminares. - XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/RESUMO)
Ocorrência de parasitos metazoários de tralhoto, anableps anableps, (l. 1758, anablepidae, cyprinodontiformes) em estuários da região bragantina-pará - XV congresso brasileiro de engenharia de pesca, (Participação em Eventos/RESUMO)
Aspectos quantitativos de parasitos marinhos capturados no nordeste paraense, Brasil. Resultados Preliminares - VIII Workshop Ecossistemas Costeiros Amazônicos - ECOLAB (Participação em Eventos/RESUMO)
. Ocorrência de Ergasilus versicolor (COPEPODOS - ERGASILIDAE) em peixes do gênero Mugil (OSTEICHTHYES - PERCIFORMES) na região nordeste paraense. - Workshop Ecossistemas Costeiros Amazônicos-Ecolab (Participação em Eventos/RESUMO)
Ocorrência da larva praniza (isopode: gnathiidae), parasita temporário de peixes capturados no nordeste paraense, brasil. - xv congresso brasileiro de engenharia de pesca, 2007, Manaus. (Participação em Eventos/RESUMO)
Ocorrência de lironeca desterroensis (isopoda, cymothoidae) parasita de sardinhas cetengraulis edentulus cuvier (1828) capturadas no nordeste paraense, brasil. - : xv congresso nacional de engenharia de pesca (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação da comunidade de parasitos metazoários de sardinha (cetengraulis edentulus, cuvier, 1828), capturadas na região do nordeste paraense, brasil - xv congresso brasileiro de engenharia de pesca (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação da eficácia de sementes de abobora (Cucurbita pepo) e mamão (Carica papaya) no controle de helmintos parasitos de Astianax sp. - IX Encontro Brasileiro de Organismos Aquaticos, (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação da toxicidade aguda de sulfato de cobre em juvenis de Astyanax sp.. - Ix Encontro Brasileiro de PAtologistas de Organismos Aquaticos, (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação da contagem diferencial de leucócitos do peixe ornamental Astyanax sp. Alimentados com abóbora e mamão utilizados para o controle de parasitos. - Ix Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquaticos (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Mesa redonda- Diagnóstico da atividade de aquicultura e pesca na foz do Rio Amazonas - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Aproveitamento Integral de Peixes - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Cuidados Sanitários na produção de Peixes Redondos - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Uso de produtos naturais no tratamento de parasitos de peixes - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Etnoecologia de peixes e percepção ambiental da pesca artesanal em comunidades componentes da bacia hidrográfica do Igarapé Fortaleza, estado do Amapá, Amazônia Oriental, Brasil (Graduação)
BIOPROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS PRODUTORAS DE LIPASE DE SOLOS DE TERRA FIRME E VÁRZEA DE TRÊS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO AMAPÁ (Graduação)
DETECÇÃO DE COLIFORMES TERMOTOLERANTES E DE Salmonella spp. EM ÁGUA E ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE MACAPÁ, AMAPÁ, BRASIL (Graduação)
GÊNEROS DE BACTÉRIAS EM MOSCAS DA FAMÍLIA CALLIPHORIDAE E EM Brachyplatystoma rousseauxii DE FEIRAS LIVRES DE MACAPÁ-AP (Graduação)
Avaliação de dietas contendo castanha do Brasil sobre o desempenho zootécnico de camarão-da-amazônia (Graduação)
Efeitos fisiológicos da suplementação de probióticos na dieta de piraruru Arapaima gigas (Schinz, 1822) (Graduação)
Destinação e viabilidade do aproveitamento de resíduos de peixes gerados em feiras do município de Macapá_AP, Brasil (Graduação)
Características Físico-químicas e avaliação do rendimento da carne do Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) in natura e cozido/salgado obtidos na foz do Rio Amazonas, estado do Amapá. (Graduação)
Respostas fisiológicas de juvenis de pirarucu (Arapaima gigas) após restrição alimentar. (Graduação)
Processo seletivo simplificado para docentes temporários (Outra)
Variação sazonal da comunidade parasitária de Hoplias malabaricus e Hoplerythrinus unitaeniatus (Pisces: Erythrinidae) da Amazônia Oriental, Brasil (Graduação)
Avaliações hematológicas e bioquímicas de filhotes de tracajá Podocnemis unifilis submetidos a alimentação e restrição alimentar pelo período de 7 a 28 dias (Graduação)
Biometria, hematologia e bioquímica de tracajá (Podocnemis unifilis) após restrição e realimentação: Avaliações aos 21 e 42 dias (Graduação)
Metazoários de Piaractus brachypomus (Serrasalmidae) do baixo Rio Amazonas, Brasil (Graduação)
Caracterização da fauna parasitológica de Serrasalmus rhombeus (Linnaeus, 1766) e Hoplias malabaricus (Bloch, 1794) oriundos do Rio Curiaú-Macapá-Amapá (Graduação)
Ecologia Parasitária de pterophyllum scalare (Lichtenstein, 1823) e Mesonauta acora (Castelnau, 1855) em área úmida da Amazõnia Oriental, Brasil (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Seminário de Pesca e Aquicultura agroecológica no estado do Amapá (ORGANIZACAO)
Ação Peixe Popular na Semana Santa (ORGANIZACAO)
50ª Expofeira Agropecuária do Amapá- Comissão Organizadora da Agência de Pesca do Amapá (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
V Seminário de Aquicultura do Estado do Amapá. (Seminário)
III Encontro do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical.Uso de produtos naturais no tratamento de parasitos de peixes (Encontro)
XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.Acidentes e condições de trabalho em uma industria pesqueira no município de Bragança-Pa. (Congresso)
XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.Fauna parasitaria de bagre aryus phrygiatus (Valenciennes, 1840) (Siluriformes: ariidae), coletado no nordeste paraense, resultados preliminares. (Congresso)
III Semana de Engenharia de Pesca e I Semana de Técnicos em Pesca e Aquicultura. (Encontro)
III Semana de Ciências Aquáticas e II Semana do Engenheiro de Pesca. (Encontro)
II Fórum de Debates sobre Pesca e Aqüicultura. (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Elaboração de produtos a base de pescado (Curso de Curta Duração)
Técnicas de Aquarismo (Curso de Curta Duração)
Higiene e Manipulação do Pescado à Bordo (Curso de Curta Duração)
Aquarismo e Piscicultura Ornamental (Curso de Curta Duração)
Elaboração de APPCC para a Indústria de Pescado (Curso de Curta Duração)

Profissionais Relacionados

arthur felipe L santos
13
Karla Cibele Fragoso Monfort
13
Jamille Elzira de Almeida Varella
12
Daniel Gerreiro Diniz
12
erico de melo hoshino
7
Marcos Tavares-Dias
6
Maria Danielle Figueiredo Guimarães Hoshino
4
m i gabbai
3
e s almeida
3
h c costa
3
m s neves
3
Zaira Monik Nunes de BARROS
3
e c s anjos
3
l f paixão
3
Eliane Tie Oba Yoshioka
2
l da c antunes
2
TAVARES-DIAS, MARCOS
2
marcus alexandre borges pires
2
Renata das Graças Barbosa Marinho
2
Alcindo Gomes Pereira Junior
2
r m m batista
2
f c a f holanda
2
PEREIRA, DIOGLE FARIAS
1
RIBEIRO, RICARDO AMARAL
1
FARIA, FERNANDO SÉRGIO ESCÓCIO DRUMMOND VI
1
Maria de Lourdes Souza Santos
1
Ligia Rigor Neves
1
Jurandir de Oliveira lamarão Junior
1
Rogério Moares Lima
1
Juliana Ralica Tavares Lopes
1
carolina alves santana
1
Wendell Levy Costa de CARVALHO
1
Marileide Moraes Alves
1
YOSHIOKA, ELIANE TIE OBA
1
RODRIGUEZ, ANSELMO FORTUNATO RUIZ
1
José Almir Rodrigues pereira
1
Ludimilla Santana Moraes
1
Erick Patrick dos Anjos vilhena
1
Jessica Luane Souza Guimarães
1
Antonielson S. Castelo
1
Silvana Pinho de Jusus
1
Euleny Samara Cunha Silva Pereira
1
j a sousa
1
m de l s santos
1
c s silva
1
n r f paula
1
Ingrid Lins da Silva Ferreira
1
m da s ribeiro
1
claudinei da cruz
1
Uclédia Roberta Alberto dos Santos
1
Tainá Martins de Carvalho
1
Déurio Alexandre de Freitas
1
NEVES, LÍGIA RIGÔR
1
Josefa Claudineide de Sousa Pereira
1
Orielson Braga Moreira
1
MARINHO, RENATA DAS GRAÇAS BARBOSA
1
e s c silva
1
z m n barros
1
Felipe de Oliveira Melo
1
Fiama Jessica Monteiro da Conceição
1
Denny Carlos Ribeiro Santos
1
mauricio l martins
1
jorge c eiras
1
OZORIO, RODRIGO OTAVIO DE ALMEIDA
1
c a raiol
1
c b correa
1