MARIANA MARTINS MEDEIROS DE SANTANA

Profa. e coordenadora do Curso de Engenheira Florestal da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Formada em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS-UnB), mestre em Ciências Florestais pela UnB e especialista em Gestão Florestal na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com experiência na área de Conservação da Natureza e Ecologia de Populações e Comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: fitogeografia, fitossociologia, gestão ambiental, geoprocessamento, amostragem e inventário. Além disso, possui experiência na iniciativa privada, tendo realizado estudos ambientais voltados ao licenciamento, recuperação de áreas degradadas e caracterização florística-estrutural.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Diversity and indicator species in the cerrado biome, Brazil AUST J CROP SCI,v.11,p.1042-1050 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Territorialidade de espaço público em uma cidade ribeirinha na Amazônia Setentrional Brasileira - Afuá, ParáTerritorialité de l'espace public dans une ville riveraine dans le nord de l'Amazonie brésilienne - Afuá, ParáTerritoriality of public space in a riverside city in the Brazilian Amazon - Afua, Pará CONFINS (PARIS),v.31,p.11935-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A sustentabilidade da educação socioambiental no Assentamento do Anauerapucu, Amazônia Amapaense Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental,v.32,p.329-343 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Gestão para a Conservação da Água. Dois Estudos de Casos: Riacho Fundo, Brasília e Rio Don, Toronto. Interfaces Brasil/Canadá,v.14,p.181-201 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
COMPARAÇÃO FLORÍSTICO-ESTRUTURAL DOS ESTRATOS DE REGENERAÇÃO E ADULTO EM CERRADO SENSU STRICTO NO BRASIL CENTRAL CERNE (UFLA),v.13,p.291/13.3-346 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Evaluation of initial tree community established on a gravel mine in the Brazilian Federal District Sociedade & Natureza,v..,p.796-800 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Diversidade e Relação vegetação ambiente em cerrado sob influência aluvial do rio Paracatu-MG na bacia do rio São Francisco (Brasil) - III Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009 (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Regeneração natural de um trecho da mata ciliar do rio Paracatu-MG, Brasil - 60º Congresso Nacional de Botânica (Participação em Eventos/RESUMO)
Análise florística-fitossociológica comparativa entre a regeneração e comunidade adulta em cerrado sensu stricto, DF - 59º Congresso Nacional de Botânica (Participação em Eventos/RESUMO)
Comparação florístico-estrutural dos estratos de regeneração e adulto do cerrado sensu stricto no Brasil Central - 58º Congresso Nacional de Botânica (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação da eficiência preservativa do tratamento térmico da madeira de Pinus caribeae, ao ataque do fungo Gloeophyllum trabeum, em condições de laboratório - 57ª Reunião Anual da SBPC (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Introdução ao Geoprocessamento - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Regeneração natural de um trecho de mata ciliar do rio Paracatu, MG, Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
ANÁLISE FLORÍSTICA-FITOSSOCIOLÓGICA COMPARATIVA ENTRE A REGENERAÇÃO E COMUNIDADE ADULTA EM CERRADO SENSU STRICTO, DF - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Comparação florístico-estrutural dos estratos de regeneração e adulto em cerrado sensu stricto no Brasil Central - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Avaliação da eficiência preservativa do tratamento térmico da madeira de Pinus caribea, ao ataque do fungo Gloeophyllum trabeum, em condições de laboratório - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Capítulos de Livros

Ano Título
PAISAGISMO ECOLÓGICO E PLANEJAMENTO DA PAISAGEM EM AMBIENTE URBANO AMAZÔNICO
Procedimentos e Métodos de Amostragem de Vegetação

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Detecção de ilha de calor urbana na região metropolitana de macapá (Graduação)
Avaliação de Trabalhos de Iniciação Científica (Outra)
Avaliação de diferentes substratos no desenvolvimento vegetativo em plântulas de Euterpe oleraceae Mart (Graduação)
Diversidade e similaridade florística em áreas da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio do Jari" (Graduação)
Quantificação do volume a partir de métodos de cubagem e equação no módulo IV da Floresta Estadual do Amapá (Graduação)
Dinâmica do crescimento de árvores em floresta periodicamente inundada, Macapá, Amapá (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Encontro de Geoprocessamento do Estado do Amapá (EGAP): experiências e aplicações geotecnológicas (ORGANIZACAO)
Gisday (NAO_INFORMADO)

Participação de Eventos

Ano Título
V congresso amapaense de iniciação científica. (Congresso)
1º Congresso Amapaense de Engenharia Florestal.Minicurso: METODOLOGIAS EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (Congresso)
II Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá.Avaliador na II Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feira)
60º Congresso Nacional de Botânica.Regeneração natural de um trecho de mata ciliar do rio Paracatu, MG, Brasil (Congresso)
59º Congresso Nacional de Botânica.Análise florística-fitossociológica comparativa entre regeneração e comunidade adulta em cerrado sensu stricto (Congresso)
58 Congresso Nacional de Botânica.Comparação florístico-estrutural dos estratos de regeneração e adulto em cerrado sensu stricto no Brasil Central (Congresso)
57 Reunião Anual da SBPC.Avaliação da eficiência preservativa do tratamento térmico da madeira de Pinus caribeae, ao fungo Gloeophyllum trabeum (Simpósio)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Levantamento geoespacial com aplicativos de 'smartphones' (Curso de Curta Duração)
Levantamento Geoespacial com Aplicativos de 'Smartphones' (Curso de Curta Duração)
METODOLOGIAS EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (Curso de Curta Duração)
'Introdução ao geoprocessamento' e 'Geoprocessamento e Zoneamento' (Outra Producao Tecnica)
Mapas Amapaenses (Curso de Curta Duração)
Curso Teórico QGis 2.2 (versão Valmiera) (Curso de Curta Duração)
Estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) da EF-151 ? Ferrovia Norte Sul Trecho: Itumbiara/GO ? Goiânia/GO ? Brasília/DF (Trabalho Tecnico)
Elaboração dos estudos de viabilidade técnico-econômica, estudos de impacto ambiental, projeto básico e obtenção da outorga de água e do certificado de avaliação da sustentabilidade da obra hídrica - CERTOH referente ao Projeto de irrigação Mercedes V, localizado no município de Sinop-MT., (Assessoria)
Estudos de Viabilidade Técnico, Econômico e Ambiental (EVTEA), bem como Projetos Básico e Executivo de Engenharia para implantação do Pólo Intermodal de Serrana-SP. (Assessoria)
Estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) da EF-151 ? (Assessoria)
Estudos de Viabilidade Técnico, Econômico e Ambiental (EVTEA), bem como Projetos Básico e Executivo de Engenharia para implantação do Pólo Intermodal de Serrana-SP. (Trabalho Tecnico)
Elaboração dos estudos de viabilidade técnico-econômica, estudos de impacto ambiental, projeto básico e obtenção da outorga de água e do certificado de avaliação da sustentabilidade da obra hídrica - CERTOH referente ao Projeto de irrigação Mercedes V, localizado no município de Sinop-MT. (Trabalho Tecnico)
Projeto de Levantamento, Salvamento e Monitoramento Arqueológico (Trabalho Tecnico)
Plano de Controle Ambiental ? PCA da duplicação da rodovia DF-250, no trecho entre as DF-001 e DF-456, que dá acesso a Sobradinho dos Melos (Trabalho Tecnico)
Plano de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD, no trecho entre as DF-001 e DF-456, que dá acesso a Sobradinho dos Melos (Trabalho Tecnico)
Usina de Asfalto, Fazenda Contagem, DF-205 (Trabalho Tecnico)
Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico e Ambiental (EVTEA) para a prestação não regular e eventual de serviços de transporte ferroviário de passageiros com finalidade turística, histórico- cultural e comemorativa, no Vale do Contestado no estado de Santa Catarina. (Trabalho Tecnico)
Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico e Ambiental (EVTEA) para a prestação não regular e eventual de serviços de transporte ferroviário de passageiros com finalidade turística, histórico- cultural e comemorativa, no Vale do Contestado no estado de Santa Catarina. (Assessoria)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Aspectos Físico-Ambientais do Planejamento Urbano e Regional

Profissionais Relacionados

Andrea Marilza Libano
5
MARIANA MARTINS MEDEIROS DE SANTANA
3
Fernanda Gomes Ferreira
3
Marcus Vinicius da Silva Alves
2
DEPARTMENT OF FOREST ENGINEERING, COLLEGE OF TECHNOLOGY, UNI
2
MEDEIROS, JOSÉ MARCELO MARTINS
2
José Marcelo Martins Medeiros
2
DEPARTMENT OF FOREST ENGINEERING, SCHOOL OF AGRONOMY, FEDERA
2
André Camilo
1
MACHADO, EVANDRO LUIZ MENDONÇA
1
Rodrigo Studart Corrêa
1
GONZAGA, ANNE PRISCILA DIAS
1
DEPARTMENT OF FOREST ENGINEERING, AMAPÁ STATE UNIVERSITY (UE
1
FAGG, JEANINE MARIA FELFILI
1
Raimunda Kelly Silva Gomes
1
Jodson Almeida
1
Raquel Álvares Leão
1
INTERDISCIPLINARY COLLEGE OF HUMANITIES, FEDERAL UNIVERSITY
1
SOLÓRZANO, ALEXANDRO
1
Marta Adriana Bustos Romero
1
JÚNIOR, MANOEL CLÁUDIO SILVA
1
Maria do Carmo Lobato da Silva
1
Jodson Cardoso de Almeida
1
Maryland Sanchez
1
NETO, JACY CÔRREA
1
VENTUROLI, FÁBIO
1
FERREIRA, FERNANDA GOMES
1
Géssica Nogueira
1
Iris Roitman
1
FEDERAL INSTITUTE OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY OF GO
1
SILVA-NETO, CARLOS DE MELO E
1
DEPARTMENT OF GEOGRAPHY AND ENVIRONMENT, PONTIFICAL CATHOLIC
1
DEPARTMENT OF FOREST ENGINEERING, FEDERAL UNIVERSITY OF THE
1