Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2007). Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente. Atuação na área de Educação Ambiental em Reserva Extrativista, Unidade de Conservação e Assentamentos Agroextrativistas. Atuou nas Escolas Famílias do Estado do Amapá como fundador, Gerente do Núcleo de Educação do Campo pela Secretaria de Estado da Educação - SEED - AP, Professor Especialista em educação da Universidade do Estado do Amapá aprovado em processo seletivo em 2014 na área de Pedagogia em Ambiente não Escolares; atuação como Chefe da divisão de Apoio ao Ensino - DAE da Universidade do estado do Amapá no período de julho de 2014 a janeiro de 2015; atual coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá - AP do Programa Nacional de Formação de Professores - PARFOR, participante como avaliador em bancas de concurso público da Universidade do estado do Amapá - UNIFAP; atuação em bancas de processo seletivo para professores substituto da Universidade do Estado do Amapá - UEAP; orientador e avaliador de Trabalho de Conclusão de Curso dos curso de Pedagogia e membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE/UEAP.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Produções bibliográficas

Capítulos de Livros

Ano Título
EDUCAÇÃO DO CAMPO AMAPAENSE: analise de sua trajetória legal e perspectivas.

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Atuação na banca examinadora para prova de Título da vaga Pedagogia em Ambiente Não -Escolares no processo seletivo simplificado para docente do Programa Nacional de Formação de professores da Universidade do Estado do Amapá. (Concurso público)
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico (Concurso público)
Integrante da Banca Examinadora como Avaliador (Pedagogo) da prova de Desempenho Didático do Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Espanhola. (Concurso público)
EDUCAÇÃO DO CAMPO: Classes multisseriadas na Escola Izidória Reis no Município de Mazagão (Graduação)
EDUCAÇÃO DO CAMPO: Um estudo sobre o processo ensino e aprendizagem dos alunos do 5° ano da Escola de Ensino Fundamental General Carromber (Graduação)
A SEPARAÇÃO DOS PAIS RETARDA A EDUCAÇÃO DOS FILHOS (Graduação)
BRINCAR DE LETRAMENTO: Uma experiência da Educação Infantil. (Graduação)
VIOLÊNCIA ESCOLAR:O Bullying nos anos iniciais (Graduação)
O PAPEL DA ESCOLA E DA COMUNIDADE PARA COMBATER A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Graduação)
PEDAGOGIA HOSPITALAR: Estudo de caso das atividade pedagógicas para as crianças em fase de recuperação. (Graduação)
A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO AMBIENTE HOSPITALAR: ANÁLISE PARTICIPATIVA (Graduação)
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO COM O USO DO XEDREZ NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO AMAPÁ: O caso Elcy Lacerda. (Graduação)
Valorização dos Brinquedos Cantados da Creche Vivalda Aires (Graduação)
A DISTORÇÃO IDADE SÉRIE: Desafios para parceria entre Família e Escola. (Graduação)
FORMAÇÃO PROFISSIONAL: as contribuições do currículo para a formação do pedagogo que atua na Educação do Campo no estado do Amapá. (Graduação)
PEDAGOGIA EMPRESARIAL: uma análise sobre a atuação do profissional pedagogo em ambiente não-escolares. (Graduação)
Educação do Campo com classes Multisseriadas (Graduação)
PEDAGOGIA EMPRESARIAL: Uma análise sobre a atuação do profissional pedagogo em ambiente não-escolares (Graduação)
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.630/03 NA ESCOLAS QUILOMBOLA DAVID MIRANDA DOS SANTOS (Graduação)
FORMAÇÃO PROFISSIONAL: As contribuições do currículo para a formação do pedagogo (Graduação)
EVASÃO OU EXPULSÃO: Uma análise do que ocorre com alunos da Educação de Jovens e Adultos. (Graduação)
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Metodologias de ensino na Escola Estadual Paulo Freire (Graduação)
FILOSOFIA EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE NA ANPED: análise da produção científica do GT 18 - educação de pessoas (Graduação)
A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (Graduação)
Relações Étnico Raciais e a aplicabilidade da Lei 10.639/2003 no cotidiano das Escola Estadual José Bonifácio: Percepção dos professores quanto aos avanços e dificuldades. (Graduação)
CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO AMAPÁ (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Currículo na Formação de professores (coordenador no grupo de discussão) (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Encontro Amapaense de História de Educação. (Encontro)
Encontro Amapaense de História de Educação.História da educação na Amazônia (Encontro)
I CONGRESSO INTERNACIONAL DEf FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO AMAPÁ, III FÓRUM DAS LICENCIATURAS DA UEAP - FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO S.EDUCAÇÃO DO CAMPO AMAPAENSE, Análise de suas trajetória legal e perspectivas (Congresso)
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E DIVERSIDADE.Identidade e Diversidade na Amazônia,Pesquisas e Práticas (Seminário)
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO AMAPÁ.Relato de Experiencias na educação de criança na periferia de Belém (Congresso)
SEMINÁRIO POLÍTICAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL.Educação do Campo: concepções, políticas estratégicas e ações. (Seminário)
II Conferência Estadual de Educação.O PNE na articulação do sistema nacional de educação (Congresso)
Formação continuada para professores do campo.Módulos: IV Práticas Pedagógicas em Educação do Campo e III Alfabetização e Letramento (Oficina)
Curso de Formação Continuada do Programa Escola Ativa.Módulo: IV, Práticas Pedagógicas em Educação do Campo; III Alfabetização e Letramento. (Outra)
Seminário de Debate Territorial.Educação do Campo: Realidade atual, Avanços e Desafios (Seminário)
III Seminário Estadual das Escolas Famílias do Amapá.Instrumentos Pedagógicos da Pedagogia da Alternância (Seminário)
II ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADIO DO AMAPÁ.A VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS, ATRAVÉS DO ESTUDO ETNOBOTÂNICO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO - EFAC. (como autor do trabalho)) (Encontro)
A valorização dos conhecimentos tradicionais através do estudo etnobotânico das plantas medicinais na EFAC.Educação do Campo e Pedagogia da Alternância (Encontro)
XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. (Encontro)
II SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Noções básicas da construção do conhecimento cientifico à luz da ABNT (Encontro)
I Encontro de Acadêmicos e Profissionais da Educação.Universidade, Educação e Sociedade: Dilemas e perspectivas da Contemporaneidade (Encontro)
I Seminário Estadual das Escolas Famílias.Educação e Desenvolvimento Sustentável (Seminário)

Profissionais Relacionados

Alder de Sousa Dias
1