Possui Graduação em Engenharia de Pesca (Bacharelado) pela Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA (2011) e Mestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela UFRA (2013). Atualmente é professora Assistente I da Universidade do Estado do Amapá. Tem experiência na Área de Piscicultura, Carcinicultura, Qualidade da água na aquicultura, Nutrição de Animais Aquáticos e Ecologia de ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Dinâmica de áreas alagáveis na amazônia, Ecologia de estuários, Ecologia do Fitoplâncton, perifíton, plâncton, Amazônia, qualidade da água em ambientes naturais e artificiais, limnologia e oceanografia.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Relação Peso-Comprimento e Fator de Condição Relativo do Tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) em Cativeiro Utilizando a Massa de Mandioca como Alimento Alternativo Boletim Técnico-Científico do CEPNOR,v.15,p.9-13 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Dinâmica Nictemeral de Variáveis Ambientais em Um Cultivo de Camarão Marinho na Região Amazônica Boletim Técnico-Científico do CEPNOR,v.12,p.17-24 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Efeito do Manejo Alimentar sobre a Caracterização do Fitoplâncton em Cultivo do Tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier, 1818) Boletim Técnico-Científico do CEPNOR,v.12,p.45-50 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Avaliação dos parâmetros abióticos e caracterização do mesozooplâncton em um viveiro de cultivo de Litopenaeus vannamei (Boone 1931) em Curuçá, Pará, Brasil Revista Brasileira de Biociências (Online),v.9,p.502-508 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Morfometria do camarão da Amazônia, Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862), comercializado no mercado municipal de Macapá/AP-Brasil. - IV Encontro de Ciências Ambientais do Amapá. (Participação em Eventos/RESUMO)
Análise da macrofauna bentônica associada a um viveiro de cultivo de camarão Litopenaus vannamei (Boone, 1931), no estuário da Amazônia. - XIII Simpósio Internacional de Carcinicultura e X Simpósio Internacional de Aquicultura (Participação em Eventos/RESUMO)
Análise do fitoplâncton em um viveiro de cultivo de camarão marinho na amazônia. - XIII Simpósio Internacional de Carcinicultura e X Simpósio Internacional de Aquicultura (Participação em Eventos/RESUMO)
Estrutura sazonal e espacial do microfitoplâncton no Estuário da Ilha do Marajó, Pará, Brasil - 5º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Identificação e avaliação do Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) (DECAPODA: PALAEMONIDAE) para a venda no mercado municipal da cidade de Macapá, AP - V Conferência Latinoamericana Sobre el Cultivo de Peces Nativos / I Congresso Nacional de Acuicultura (Participação em Eventos/RESUMO)
Diagnóstico da Qualidade da Água em Corpos Hídricos no Município de Juruti ? Região do Baixo Amazonas (PA) - I CONGRESSO AMAZÔNICO DE MEIO AMBIENTE E ENERGIAS RENOVAVEIS ? I CAMAER (Participação em Eventos/RESUMO)
Dinâmica da comunidade fitoplanctônica em um viveiro de cultivo de camarão marinho. - XV Congresso Brasileiro de Ficologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Variação da densidade fitoplanctônica dos estuários São Paulo e Urindeua, Vila do Mota, Maracanã-PA - VI Congresso Brasileiro de Oceanografia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Análise da comunidade microfitoplanctônica dos estuários São Paulo e Urindeua, Vila do Mota, Maracanã-PA.' - VI Congresso Brasileiro de Oceanografia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Estrutura da comunidade microfitoplanctônica da Plataforma Continental Norte do Brasil - VI Congresso Brasileiro de Oceanografia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Distribuição espacial do microfitoplâncton no entorno da Ilha do Marajó - PA - XV Congresso Brasileiro de Ficologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Variação espaço-temporal do microfitoplâncton em um estuário amazônico durante o período chuvoso - XV Congresso Brasileiro de Ficologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Variação espacial do microfitoplâncton na Plataforma Continental Amazônica, durante a maior descarga do rio Amazonas. - XV Congresso Brasileiro de Ficologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Caracterização da comunidade fitoplanctônica em um viveiro de criação de camarão e seu efluente, Curuçá-Pará. - I Encontro Nacional de Aquicultura na Amazônia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Caracterização físico-química das águas superficiais do rio Guamá (Belém-PA) - Congresso Brasileiro de Oceanografia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Ciclo temporal da assembléia zooplanctônica no estuário do rio Quatipuru, nordeste paraense. - XIV Congresso latino-americano de ciências do mar. (Participação em Eventos/COMPLETO)
Ocorrência de larvas de peixe no estuário do rio município de São caetano de Odivelas-PA - XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2011 (Participação em Eventos/COMPLETO)
O Efeito das diferentes percentagens de babaçu Orbygnia speciosa sobre o crescimento do Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) cultivado em laboratório. - XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2011 (Participação em Eventos/COMPLETO)
Isometria e fecundidade do camarão da amazônia Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) (Decapoda: Palaemonidae) de um rio estuário da ilha de Mosqueiro, Pará. - XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2011 (Participação em Eventos/COMPLETO)
Caracterização do pescado em Altamira - Pará. - XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. (Participação em Eventos/COMPLETO)
Caracterização do mercado de exportação de peixes ornamentais em Altamira - Pará. - XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. (Participação em Eventos/COMPLETO)
Estudo do fitoplâncton como embasamento para a conservação ambiental na costa da ilha do Marajó, Pará. - XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. (Participação em Eventos/COMPLETO)
Estudo do zooplâncton e dos fatores abióticos em um viveiro de criação de Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) em Curuçá-Pa. - XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia. (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição florística e variação temporal do fitoplâncton no estuário do rio Marapanim, Pará, no período chuvoso - XIII Congresso Brasileiro de Ficologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Variação nictemeral da comunidade fitoplanctônica em um viveiro de cultivo da espécie híbrida tambacu (Piaractus mesopotamicus HOLMBERG x Colossoma macropomum CUVIER), em área de várzea na Universidade Federal Rural da Amazônia - XIII Congresso Brasileiro de Ficologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Variação da composição, riqueza e densidade fitoplâctonica do rio Mocajuba, dentro da reserva extrativa de são extrativa de São João da Ponta,Pará, durante o período seco. - XIII Congresso Brasileiro de Ficologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Estudo preliminar da estrutura da comunidade fitoplanctônica do estuário do rio Gurupi, Viseu, Pará, Brasil, durante o período de enchente. - XIII Congresso Brasileiro de Ficologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Composição e densidade da comunidade fitoplanctônica em um viveiro de criação de Litopenaeus vannamei (Boone, 1931), sua área de captação e descarga durante um ciclo de cultivo. - XIII Congresso Brasileiro de Ficologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Caracterização da comunidade fitoplanctônica em três bancos de ostra, no estuário do rio Mocajuba, Curuçá-Pa, Durante o período chuvoso - XIII Congresso Brasileiro de Ficologia. (Participação em Eventos/RESUMO)
Captura acidental da espécie exótica Macrobrachium rosenbergii (DE MAN,1879) (Crustacea, Decapoda, Palaemonidae) em áreas estuarinas do estado do Pará - I Congresso Brasileiro sobre Bioinvasão (Participação em Eventos/COMPLETO)
Morfometria, fecundidade e rendimento da carne da espécie exótica Macrobrachium rosenbergii (DE MAN, 1879) encontrada em ambiente natural e comecializada em três feiras da região metropolitana de Belém - Pará. - I Congresso Brasileiro sobre Bioinvasão (Participação em Eventos/COMPLETO)
Caracterização socioeconômica dos pescadores do município de Abaetetuba, estado do Pará. - XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/COMPLETO)
Caracterização da pesca artesanal e da socioeconomia do município de Soure, ilha do Marajó - Pará, Brasil - XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/COMPLETO)
Caracterização da socioeconomia dos pescadores artesanais do município de Ponta de Pedras, arquipélago do Marajó-Pará-Brasil. - XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/COMPLETO)
Carcinofauna planctônica do estuário do rio Sucurijú (Amapá-Brasil) - XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/COMPLETO)
Composição da população de duas espécies de peneídeos, Farfantepenaeus subtilis (PÉREZ-FARFANTE, 1936) E Xiphopenaeus kroyeri (HELLER, 1862), no estuário do rio Sucuriju, (Amapá, Brasil) - XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/COMPLETO)
Variação nictemeral da assembleia zooplanctônica na foz do rio Amazonas (PIATAM MAR II) Santana-Amapá-Brasil. - XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Participação em Eventos/COMPLETO)
Composição nictemeral da assembleia zooplanctônica da foz do rio Amazonas Santana-Amapá-Brasil. - II Congresso Brasileiro de Biologia Marinha (Participação em Eventos/RESUMO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Ecossistemas Aquáticos Pesca, Aquicultura e Qualidade da Água

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Alimentação natural íctica em um trecho do Estuário Amazônico no Arquipélago do Bailique, Amapá (Graduação)
Eficiência de diferentes voltagens na expulsão induzida de espermatóforos em morfotipos de Macrobrachium amazonicum oriundos da foz do Rio Mazagão (Graduação)
Condições de saúde e segurança do trabalho no mercado do peixe do igarapé das mulheres Macapá-Ap. (Graduação)
Caracterização da pesca artesanal autônoma no município de Ferreira Gomes, Estado do Amapá, Brasil (Graduação)
Percepção dos moradores da Vila Velha do Cassiporé sobre a implantação do projeto de quelônios, Oiapoque - Amapá. (Graduação)
Nematóides anissaquideos em Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) do Arquipélago do Bailique, Amapá, Brasil (Graduação)
Fauna parasitaria de duas espécies de peixe comercial proveniente do município de Mazagão (Graduação)
A Importancia da cadeia produtivado camarão para a cultura e economia da população Afuaense (Graduação)
Hábitos alimentares de escolas públicas de Macapá-AP (Graduação)
Caracterização físico-química e avaliação do rendimento da carne de Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) in natura e cozido/salgado obtidos na foz do Rio Amazonas, estado do Amapá (Graduação)
Caracterização da comunidade microfitoplanctônica de um viveiro de criação de Litopenaeus vannamei (BONNE, 1931) e seu efluente durante um ciclo de cultivo (Curuçá, Pará, Brasil). (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Curso de Manejo alimentar na piscicultura de água doce. (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
IV Semana de Qualificação Profissional.Técnica de reprodução induzida de espécies reofílicas. (Seminário)
I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá.Parecerista na avaliação de artigos científicos (Congresso)
XV Congresso Brasileiro de Ficologia.Dinâmica da comunidade fitoplanctônica em um viveiro de cultivo de camarão marinho. (Congresso)
IV Semana de Engenharia de Pesca. (Outra)
I International Symposium and V Meeting of the Pos-Graduate Program in tropical Biodiversity. (Simpósio)
II Simposio de Biologia CESI-UEMA.Taxonomia de algas continentais (Simpósio)
XVII Congresso Brasileiro de Engenhariia de Pesca.Estudo do fitoplâncton como embasamento para a conservação ambiental na costa da ilha do marajó, Pará (Congresso)
II Workshop do cultivo do pirarucú. (Outra)
I Fórum do setor pesqueiro paraense. (Outra)
III Encontro de Ostreiculturado nordeste paraense. (Encontro)
I Simpósio Nacional de Pesca Esportiva. (Simpósio)
XIII Congresso Brasileiro de Ficologia.CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA EM TRÊS BANCOS DE OSTRA, NO ESTUÁRIO DO RIO MOCAJUBA, CURUÇÁ-PA, DURANTE O PERÍODO CHUVOSO (Congresso)
XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.CARACTERIZAÇÃO SÓCIOECONÔMICA DOS PESCADORES DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ. (Congresso)
Tópicos de Engenharia de Pesca, de Aluno para Aluno..Bioinvasão no Brasil (Outra)
7º Seminário de Iniciação Científica da UFRA, 13º Seminário de Iniciação Científica da EMBRAPA e do 1º Seminário de Pesquisa da UFRA. (Outra)
IV Semana do Meio Ambiente de Moju - PA. (Outra)
I Congresso Brasileiro sobre Bioinvasão.Macrobrachium rosenbergii (de Man, 1879) (Crustacea, Decapoda, Paleomonidae) em áreas estuarinas do estado do Pará. (Congresso)
I Congresso Brasileiro sobre Bioinvasão.CAPTURA ACIDENTAL DA ESPÉCIE EXÓTICA Macrobrachium rosenbergii (DE MAN,1879) (CRUSTACEA, DECAPODA, PALAEMONIDAE) EM ÁREAS ESTUARINAS DO ESTADO DO PARÁ (Congresso)
Programa de Vicência Estudantil-Camponesa - PROCAMPO. (Seminário)
Fórum PAN-AMAZÔNICO De Pesca e Aquicultura. (Outra)
Ciclo de Debates e Palestras Do CEPNOR. (Outra)
III Jornada de Iniciação Científica dos Grupos PET-PA. (Outra)
Programa de Desenvolvimento da Piscicultura no Município de Colares.Monitora (Outra)
Encontro Internacional da Pecuária da Amazônia-AMAZONPEC. (Encontro)
XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. (Congresso)
Feira Vocacional da SEDUC.Espositora no STAND da UFRA (Oficina)
III Semana da Engenharia de Pesca do Pará e I Semana de Técnicos de Pesca e Aqüicultura. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Monitoramento Limnológico na Área de Influência do Empreendimento da ALCOA, Município de Juruti, Estado do Pará (Assessoria)
Diagnóstico da atividade de aquicultura na foz do rio Amazonas (Programa de Rádio TV)
Monitoramento da qualidade da água na fazenda São Paulo de cultivo de Camarão Marinho Litopenaeus vannamei (Curuçá-PA) (Assessoria)
Taxonomia de algas continentais (Curso de Curta Duração)
Fitoplâncton da área proposta para a criação da U. C. Zona Costeira - Mar Territorial (Assessoria)

Profissionais Relacionados

PALHETA, G. D. A.
20
LOURENÇO, C. B.
16
Glauber David Almeida Palheta
13
Denise Cristina da Silva Ribeiro
13
MARTINS NETO, F. E.
12
Djair de Jesus Montelo
11
VASCONCELOS, G. T.
10
Rafaela Franco de Araújo
9
SANTOS, V. A.
8
Marcelo Augusto Moreno da Silva Alves
8
Caio Brito Lourenço
8
Rayette Souza Silva
7
Alex Ribeiro dos Reis
6
NASCIMENTO, A. M.
5
Alexandre Cardoso da Silva
5
Silvia Helena Oliveira Reis
4
Claudiana de Lima Castilho
4
Anderson Paixão Mangas
3
MALCHER, C. S.
3
MELO, N.F.A.C.
3
Adriana Melo Ribeiro
3
Samara Cayres Silva
3
Alex Souza
3
Cristina Pantoja Rocha
2
Raimundo Adenson Lobão de Souza
2
Amanda Carolina Gomes Bastos
2
Rayette silva
2
Paulo Roberto Brasil Santos
2
Roger Leomar da Silva Ferreira
2
PALHETA, G.D.A.
2
LOURENÇO, C.B.
2
TRINDADE, G.V.
1
Luiza Prestes de Souza
1
Marcio Cunha Ferreira
1
Valdemir B. Silva
1
Aline de Souza Raposo
1
SOUZA, R.A.L.
1
Maurício Willians vde Lima
1
Alves, R. S.
1
Neta, M. A. S.
1
Ivanilde Albernás Pinto
1
Maria Sintia Monteiro da Costa
1
LOBÃO, R.A.
1
SANTOS, M.L.S.
1
SANTOS, P.R.B.
1
Ivan Furtado Júnior
1
CARVALHO, A. L.
1
Bicelli, B. C.
1
Maria C. R. Pereira
1
SANTOS, V.A.
1
MALCHER, C.S.
1
SILVA, R.S.
1
Santos, E. N.
1
Érika Teixeira Santos
1
Maria Danielle Figueiredo Guimarães Hoshino
1
RIBEIRO, D.C.S.
1
Potira F. Silva
1
Santos, A. D.
1
Edilson Pereira
1
Afonso Quaresma de Lima
1
Eduardo T. Paes
1
Maria de Lourdes Santos
1
Francisca Brenda Araújo da Silva
1
Alan Nascimento Vilhena
1
Mutsuo Asano Filho
1
Arielly Siqueira dos Santos
1
Fábio C. Pamplona
1
Alan dos Santos Vilhena
1
Tainara Cunha Gemaque
1
CARDOSO, FÁBIO FERREIRA
1
MARIA DE NAZARÉ BENTES DE LIMA
1
Rafael de Paiva Salomão
1
EDUARDO TAVARES PAES
1