Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014) e Graduação em Letras Português e suas respectivas Literaturas pela mesma Universidade (UNIR - 2010). É professor do curso de Letras Português da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP/Campus Santana. Atua nos grupos de pesquisa: Grupo Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais - GELLSO/UNIR; Grupo de Estudos Foucaultianos - GEF/UEM e Núcleo de Estudos Linguísticos na Amazônia - NELAM/UNIFAP. Pesquisa os seguintes temas: processos migratórios, identidades, língua e linguagens.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Dispositivo e memória: a religiosidade ao nível do (in)visível nas pinturas de Marianna Gartner LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE),v.17,p.183-196 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O deslocamento espacial de imigrantes haitianos: da desterritorialização à reterritorializaçãoLe déplacement spatial des immigrants haïtiens: de la déterritorialisation à la reterritorialisationThe spatial displacement of Haitian immigrants: from deterritorialization to reterritorialization CONFINS (PARIS),v.,p.1-20 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE O CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO LINGUAGENS : REVISTA DE LETRAS, ARTES E COMUNICAÇÃO (FURB),v.10,p.091-111 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Uma Análise a Respeito de Coerência e de Coesão Textual em Redações de Alunos do Ensino Médio Técnico VÉRTICES,v.18,p.97-108 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
AMAZÔNIA GAÚCHA: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO EM VILHENA ? RO Linguagens : Revista de Letras, Artes e Comunicação (FURB),v.9,p.105-119 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A inversa-o de pape-is no romance A Selva, de Ferreira de Castro, em uma perspectiva po-s-colonial MUNDO AMAZONICO,v.6,p.111-128 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS PARA A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR UM GRUPO DE IMIGRANTES HAITIANOS PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA),v.10,p.45-55 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Discursos urbanos dos/sobre os sujeitos negros do Ciclo do Marabaixo macapaense: o jogo discursivo em funcionamento em versos de um ?ladrão de marabaixo? - V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação (Participação em Eventos/RESUMO)
Dispositivo religioso: um mecanismo de leitura nas pinturas de Marianna Gartner - V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação (Participação em Eventos/RESUMO)
Poder e Resistência: o sujeito negro em 'ladrão de marabaixo' - XII CONGRESO INTERNACIONAL ALED: DISCURSO, CONSTRUCCIÓN Y TRANSFORMACIÓN SOCIAL (Participação em Eventos/RESUMO)
UMA INVESTIGAÇÃO SOB A ÓTICA DA SEMÂNTICA NO CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO - VII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários ? VII SELLF (Participação em Eventos/RESUMO)
IMIGRANTES HAITIANOS: Estratégias Linguísticas para Aquisição de Língua Portuguesa em Ambientes Informais. - XIX SELL - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários (Participação em Eventos/RESUMO)
IMIGRAÇÃO HAITIANA: A Bandeira e seus Discursos. - VII SIMPÓSIO LINGUAGEM E IDENTIDADE DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL E VI COLÓQUIO INTERNACIONAL 'AS AMAZÔNIAS, AS ÁFRICAS E AS ÁFRICAS NA PAN-AMAZÔNIA' (Participação em Eventos/RESUMO)
IMIGRAÇÃO HAITIANA: A Bandeira e seus Discursos. - VII SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL ?DIÁSPORAS AMAZÔNICAS E INTERCULTURALIDADE? / VI COLÓQUIO INTERNACIONAL ?AS AMAZÔNIAS, AS ÁFRICAS E AS ÁFRICAS NA PAN-AMAZÔNIA? (Participação em Eventos/COMPLETO)
AMAZÔNIA GAÚCHA: um estudo Sociolinguístico em Vilhena - RO - XVII SELL - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. (Participação em Eventos/RESUMO)
Alta Floresta D'Oeste - RO: marcas socioculturais e identidade - V SED - Seminário de Educação. Interculturalidade na escola: Da indiferença ao diferente - Impasses, alternidades e caminos (Participação em Eventos/RESUMO)
ALTA FLORESTA D'OESTE - RO: marcas socioculturais e identidade - V SED - Seminário de Educação (Participação em Eventos/COMPLETO)
Gramática na escola: novos caminhos - XIV SELL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS (Participação em Eventos/COMPLETO)
Gramática na escola: novos caminhos - XIV SELL - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Formação discursiva: o duelo entre os discursos acerca dos bois Garantido e Caprichoso do Festival Folclórico de Parintins-AM - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Dispositivo religioso: um mecanismo de leitura nas pinturas de Marianna Gartner - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Poder e Resistência: o sujeito negro em 'ladrão e marabaixo' - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Discursos urbanos dos/sobre os sujeitos negros do Ciclo do Marabaixo macapaense: o jogo discursivo em funcionamento em versos de um ?ladrão de marabaixo? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Discursos midiáticos: o processo de validação discursiva de matérias de um jornal online do estado Paraná - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O Exercício da Biopolítica como Acontecimento Discursivo: o caso do Marabaixo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
UMA INVESTIGAÇÃO SOB A ÓTICA DA SEMÂNTICA NO CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
IMIGRANTES HAITIANOS: Estratégias Linguísticas para Aquisição da Língua Portuguesa em Ambientes Informais. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
IMIGRAÇÃO HAITIANA: A Bandeira e seus Discursos. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
AMAZÔNIA GAÚCHA: um estudo Sociolinguístico em Vilhena - RO. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
ALTA FLORESTA D'OESTE - RO: marcas socioculturais e identidade - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
VILHENA: DIALETO GAÚCHO X DIALETO VILHENENSE - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Gramática na escola: novos caminhos - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Interações linguísticas em ambientes sociais

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado de Professores Substituto e Temporário, do IFRO/ARIQUEMES (Concurso público)
Aspectos dialógicos na composição do discurso das tirinhas da Mafalda (Graduação)
A inferência como fator de análise e compreensão do gênero textual charge no Exame Nacional do Ensino Médio nas áreas de linguagem, códigos e suas tecnologias (Graduação)
Comissão de Avaliação dos Projetos de Extensão - Portaria Nº 056, de 28 de março de 2014 (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Seminário Integrado do Mestrado Acadêmico em Letras: Socialização das Produções Científicas. (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XII CONGRESO INTERNACIONAL ALED: DISCURSO, CONSTRUCCIÓN Y TRANSFORMACIÓN SOCIAL. (Congresso)
V Encontro em Análise do Discurso: Estudos Orlandianos e III ENSAD - Encontro Nacional em Semântica e Análise do Discurso: Marcha, Identidade e Fronteira. (Encontro)
X SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS - SPLE/UEM.Práticas de Poder e de Resistência: os discursos dos/sobre os sujeitos negros do Ciclo do Marabaixo Macapaense (Seminário)
X SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS - SPLE/UEM.Práticas de Poder e de Resistência: os discursos dos/sobre os sujeitos negros do Ciclo do Marabaixo Macapaense (Seminário)
V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. (Congresso)
I Simpósio de Pesquisa em Línguas Indígenas - Região Norte. (Simpósio)
2º Econtro Internacional de Estudos Foucaultianos: Razão Política e Acontecimento. (Encontro)
IX Seminário de Pesquisa em Letras - IX - SPLE. (Seminário)
IV Congresso PANAMAZÔNICO de Educação Física e Esporte. (Congresso)
SEMINÁRIO INTEGRADO DO MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS: SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS.. (Seminário)
Seminário Migrações Contemporâneas em Rondônia. (Seminário)
XVII SELL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - UNIR. (Seminário)
V SED - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO. (Seminário)
XVI SELL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - UNIR. (Seminário)
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL. (Outra)
I SILIC - Simpósio de Literatura Contemporânea - UNIR. (Simpósio)
I FIECS - FÓRUM INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO CONE SUL DE RONDÔNIA 2009- O PRAZER DE APRENDER A ENSINAR : CAMINHOS POSSÍVEIS. (Outra)
XIV SELL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - UNIR. (Seminário)
Semiótica plástica e semiótica poética - UNIR. (Seminário)
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: por uma educação Intercultural - UNIR. (Seminário)
CICLO DE PALESTRAS - Ensino e Aprendizagem de Línguas e Desenvolvimento Sustentável. (Outra)
II Seminário do Grupo de e Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas - GEPS / UNIR. (Seminário)
XIII SELL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - UNIR. (Seminário)
I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LINTERÁRIOS. (Seminário)
XII SELL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - UNIR. (Seminário)
XI SELL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - UNIR. (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Introdução aos Estudos Discursivos Foucaultianos (Curso de Curta Duração)
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO DISCURSO DE BASE FRANCESA (Curso de Curta Duração)
Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos (Curso de Curta Duração)