Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amapá (1995). É especialista em Ensino-Aprendizagem do Francês Língua Estrangeira pela UFPA (2005). Tem mestrado em Ciências da Linguagem e Didáticas das Línguas pela Universidade das Antilles e das Guyanas- UAG (2006). Tem Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade de Brasilia -UNB (2015) É professora assistente de Francês Língua Estrangeira na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e idealizadora da Jornada Cientifico-Cultural de Francês Língua Estrangeira (FLE). Idealizadora e coordenadora do Projeto Pró-estudante Idiomas (2010-2013). Presidente da Associação dos Professores de Francês do Amapá - APROFAP (2011-2013 / 2014-2015). É membro do Grupo de Pequisa Ensino de Línguas para Fins Específicos (LIFE/UNIFAP). Atua na área de pesquisa de Línguas Estrangeiras e Formação Inicial de professores de Línguas Estrangeiras. É coordenadora do Projeto de Pesquisa Formação Inicial Crítico-Reflexiva de Professores de Língua Estrangeira em um Contexto de Fronteira.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
CRENÇAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO- APRENDIZAGEM DA LÍNGUA FRANCESA REVISTA DESEMPENHO,v.1,p.1-15 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Les contes traditionnels en classe de fle: un espace de construction multiple chez les apprenants Letras Escreve,v.4,p.9-19 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A METODOLOGIA DE ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA APLICADA NO CURSO DE LETRAS FRANCÊS/2011 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Letras Escreve,v.3,p.25-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
A (re) construção identitária de professores no curso de Letras Francês em uma universidade do Amapá - I Jornada de Estudos Linguísticos e Literários do Extremo Norte (Participação em Eventos/RESUMO)
FORMAÇÃO INICIAL CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - Fórum Regional de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (Participação em Eventos/RESUMO)
A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIAS DE PROFESSORES NO CURSO DE LETRAS/FRANCÊS EM UMA UNIVERSIDADE DO AMAPÁ - I Jornada de Estudos Linguísticos e Literários do Extremo Norte (Participação em Eventos/RESUMO)
BREVE REFLEXÃO SOBRE CRENÇAS DE ALUNOS-PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LE) NA FORMAÇÃO INICIAL - VI Jornada Científico-cultural de Francês (Participação em Eventos/RESUMO)
LES SÉQUENCES DIDACTIQUES ET LA FORMATION DE SUJETS CAPABLES D?INTERAGIR DANS LA SOCIÉTÉ PAR LES TEXTES ORAUX ET ÉCRITS - XX Congre Brésilien de Professeurs de Français (Participação em Eventos/COMPLETO)
A compreensão oral em língua francesa: dificuldades e estratégias de ensino-aprendizagem - I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá : II Fórum das Licenciaturas da UEAP (Participação em Eventos/RESUMO)
A construção de identidades de professores em formação no curso de Letras/Francês - IX Congresso Internacional da ABRALIM (Participação em Eventos/RESUMO)
Les reconstructions identitaires de professeurs en formation dans le cours de Lettres/Français/PARFOR - XX Congrès Nacional des Professeurs de Français (Participação em Eventos/RESUMO)
Formação Inicial Crítico-Reflexiva de Professores de Língua Estrangeira em um Contexto Plurilíngue - 3º Fórum Acadêmico de Lingüística Aplicada (Participação em Eventos/RESUMO)
Estartégias de Ensino aprendizagem no estudo da fonética da língua francesa - III Encontro amapaense dos Estudantes de Letras (Participação em Eventos/RESUMO)
L'enseignement-apprentissage du Français Langue Étrangère (FLE) au troisième âge:une expérience vécue à l'université Fédérale de l'Amapá - XIX Congrès Brésilien de Professeurs de Français (Participação em Eventos/RESUMO)
Atividades lúdicas para desenvolver a expressão oral e escrita em FLE - IV Jornada Científico-cultural de francês (Participação em Eventos/RESUMO)
Atividades lúdicas para desenvolver a produção oral e escrita nas aulas de FLE - IV Jornada Científico-cultural de Francês (Participação em Eventos/RESUMO)
O ensino do Francês no Amapá: fatores que motival seu aprendizado - II CIDS Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguistica (Participação em Eventos/COMPLETO)
II CIDS Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguistica - II CIDS Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguistica (Participação em Eventos/RESUMO)
O ensino do francês no Amapá: novas perspectivas - II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolpinguistica (CIDS) (Participação em Eventos/RESUMO)
Associação dos Professores de francês do Amapá-APROFAP: Difundindo e promovendo o Francês no Amapá - III Jornada Científico-Cultural de Francês (Participação em Eventos/RESUMO)
Associação dos professores de francês do Amapá : difundindo e promovendo o francês no Amapá - III Jornada Científico-cultural de Francês. (Participação em Eventos/RESUMO)
La langue française en Amapá : quelles perspectives pour son apprentissage ? - XVIII Congrès brésilien de Professeurs de Français (Participação em Eventos/RESUMO)
. Les contes traditionnels en classe de FLE: un espace de construction multiple chez les apprenants. - XVIII Congrès brésilien de Professeurs de Français (Participação em Eventos/RESUMO)
La langue française en Amapá: quelles perspectives pour son apprentissage? - XVIII Congrès brésilien de Professeurs de Français (Participação em Eventos/RESUMO)
Les contes traditionnels en classe de FLE: un espace de construction multiples chez les apprenants. - XVIII Congrès brésilien de Professeurs de Français (Participação em Eventos/RESUMO)
Les activités ludiques comme stratégies de production écrite en classe de FLE - XVI Congrès Brésilien des Professeurs de Français (Participação em Eventos/COMPLETO)
Les activités ludiques comme stratégies de production écrite en classe de FLE - XVI Congrès brésilien des professeurs de français (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Breve reflexão sobre crenças de alunos-professores de línguas estrangeiras (LE) na formação inicial. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Less (re) constructions identitaires de professeurs en formation dans le cours de Lettres/Français/PARFOR - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Les (re)constructions identitaires de professeurs en formation dans le cours de Lettres/Français/PARFOR - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A compreensão oral em língua francesa: dificuldades e estratégias de ensino-aprendizagem - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
As atividades lúdicas para desenvolver a produção oral e escrita em FLE - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Oficina de Fonética da Língua Francesa - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Les activités ludiques comme stratégie de production écrite en classe de FLE - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Livros

Ano Título
Experiências e reflexões sobre a educação de línguas adicionais

Partitura

Ano Título
Identidades, crenças e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos possíveis
Aventuras poéticas

Textos Didaticos

Ano Título
Comment travailler la grammaire en classe de Fle?
L?apprenant stratégique : Pourquoi et comment ?
La motivation pour apprendre le français
Les nouvelles technologies et l?enseignement apprentissage d?une langue étrangère
Évaluer: quand? Comment? Pourquoi?
La langue maternelle em classe de FLE; quand et pourquoi?
. Le rôle de l?enseignant dans une perspective communicative
Les composantes de l?enseignement/apprentissage du FLE
Le contrat d'enseignement/apprentissage
Le contrat d'enseignement/apprentissage
. La place de la grammaire en classe de FLE
. L?erreur dans une perspective communicative
La Méthodologie Grammaire- Traduction.
Les Simulations Globales.
Les principales Méthodologies qui ont marqué l?enseignement d?une langue étrangère
L?Approche Communicative et l?enseignement de langues étrangères
Les principales stratégies pour apprendre une LE
Portes Ouvertes

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO CURSO DE LETRAS/FRANCÊS
O ensino do francês no Amapá: fatores que motivam seu aprendizado
Ensino/aprendizagem do FLE e das literaturas francófonas: interdisciplinaridade e políticas educacionais
Les activités ludiques comme stratégies de production écrite en classe de FLE
Metodo de Francês Portes Ouvertes

Produções Artísticas

Outras Produções Artísticas

Ano Título
La fête de la musique
Soirée Culturelle
Soirée Culturelle
Soirée culturelle

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
Ensino/aprendizagem do FLE e das literaturas francófonas: interdisciplinaridade e políticas educacionais (IV Jornada Científico cultural de francês) - Local:

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Processo Seletivo Simplificado (Concurso público)
Concurso para Professor efetivo de Língua Francesa (Professor titular)
Bancas Examinadoras do Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior da UNIFAP (Concurso público)
Bancas Examinadoras do Concurso Público para Professor da Carreira do Magistério Superior (Concurso público)
Bancas Examinadoras do Concurso Público para Professor da Carreira do Magistério Superior (Concurso público)
Lingua Francesa e suas respectivas literaturas (Concurso público)
Lingua Francesa e suas respectivas Literaturas (Concurso público)
Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos de Professor da Carreira do Magistério da Universidade federL DO aMAPÁ (Professor titular)
Banca do Concurso para professor Temporário (Concurso público)
I Processo seletivo para docentes-2007 (Concurso público)
Concurso público para professor substituto (Concurso público)
O ensino de PLE em duas escolas primárias de Siant-Georges de l'Oyapock-Guiana Francesa: práticas pedagógicas de um assistente de PLE (Graduação)
Comissão de Elaboração do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Linguística Aplicada ao Ensino de Língua" (Outra)
Comissão de Avaliação de Estágio Probatório (Outra)
O Letramento crítico nos planos de ensino de Francês Língua Estrangeira na Educação de Jovens e Adultos do Estado do Amapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Comissão de Avaliação de Estágio Probatório (Outra)
Comissão de Avaliação de Estágio Probatório (Outra)
Comissão de Avaliação de Estágio Probatório (Outra)
Comissão de Avaliação De Estágio Probatório (Outra)
Reflexões sobre competências do professor de Língua Francesa de Escolas Públicas de Santana e seus impactos na prática pedagógica (Graduação)
A Inserção do Gênero textual Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (Graduação)
O gênero canção como ferramenta para o ensino da oralidade nas aulas de Francês Língua Estrangeira (Graduação)
O GÊNERO CANÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA ORALIDADE NAS AULAS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) (Graduação)
?A categoria Modalidade nos LDS de francês língua estrangeira (FLE) utilizados no Curso de Letras Português/Francês da UNIFAP?. (Graduação)
Comissão Organizadora do Processo Seletivo - 2015/Campus Binacional de Oiapoque (Outra)
Avaliaçao oral em FLE: a aplicabilidade dos critérios empregados por professores de francês para avaliar o desenvolvimento da oralidade dos alunos (Graduação)
Sequencia didática no ensino de FLE:música como gênero textual multimodal (Graduação)
A Formação do Senso Crítico por Meio da Literatura:uma análise da obra (Graduação)
?Análise dos comportamentos da personagem Epônima em Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert?. (Graduação)
A compreensão oral em língua francesa: dificuldades de ensino/aprendizagem encontradas no ensino de francês língua estrangeira no Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand (Graduação)
Ensino/aprendizagem da produção escrita: dificuldades metodológicas nas aulas de francês língua estrangeira (Graduação)
A produção oral do acadêmico em formação na habilitação do curso de Letras/Inglês da Universidade Federal do Amapá (Graduação)
O processo de ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira em uma escola do ensino fundamental da rede pública de Macapá (Graduação)
Provimento de vagas e formação de cadastro reserva de monitoria (Outra)
Banca de Elaboração da Prova de Língua Estrangeira /Francês (Outra)
Banca de Avaliação do Processo Seletivo para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva de monitoria para a disciplina de Língua Estrangeira Espanhol (Outra)
O Processo de Ensino/Aprendizagem da Língua Francesa no Centro Estadual e Cultura Francesa Dannielle Mitterrand (Graduação)
Banca de avaliação de monitoria para a disciplina Língua Estrangeira Francês (Outra)
Os jogos como estratégias interativas para o ensino-aprendizagem da competência oral Língua Francesa na Escola Maria Cavalcante - um relato de experiência". (Graduação)
A importância da cultura Francesa no ensino do francês língua estrangeira (FLE: uma análise comparativa entre duas instituições públicas estaduais de ensino (Graduação)
A Expressão Oral e Escrita Como Práticas de Interação Social no Ensino/Aprendizagem da Língua Francesa no Ensino Médio (Graduação)
A importância do lúdico no ensino/aprendizagem da Língua Fracesa a partir da quinta séria do ensino fundamental (Graduação)
Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa: Um estudo Comparativo nas escolas públicas X Particulares de Ensin o Médio da Cidade de Macapá (Graduação)
O livro didático de língua portuguesa:um lugar de disputa ou interação entre gêneros orais e escritos (Graduação)
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Outra)
Os Gêneros Textuais/discursivos memória/autobiografia e resumo/sinopse de filme - duas propostas para o Ensino de Língua Materna por meio de Sequências Didáticas. (Graduação)
A escolha de mauais de francês feitas por prefessores do Centro Estadual de Língua e Cutura Francesa Dannielle Mitterrand (Graduação)
O perfil do aluno leitor das 5ª séries:um paralelo entre a escola pública e a privada do mu¿nicipio de Santana (Graduação)
?A importância do conhecimento prévio na leitura de mangás?. (Graduação)
Produção de textos através de história em quadrinhos (Graduação)
A interação professor X Aluno em uma oficina de língua materna (Graduação)
Ensino Aprendizagem de língua francesa na fronteira Amapá-Guyana francesa: pesquisa etnográfica (Graduação)
Estratégias de aprendizagem para a a quisição da língua Francesa: uma perspectiva comunicativa (Graduação)
Atividades Lúdicas para favorecer a expressão oral em classe de Francês língua Estrangeira (Graduação)
processo Seletivo para professores de Língua Francesa (Livre-docência)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
V WORKSHOP DO ATLAS LINGUÍSTICO DO AMAPÁ (NAO_INFORMADO)
VI Jornada Científico-cultural de Francês (ORGANIZACAO)
XX Congrès Brésilien de Professeurs de Français (ORGANIZACAO)
V Jornada Científico cultural de francês: Didático do FLE, novas contribuições metodologicas, implicações políticas e interculturais (NAO_INFORMADO)
I Encontro dos Professores de Francês do Amapá L'enseignement/apprentissage du français en Amapá : Quelles perspectivesá (ORGANIZACAO)
La Fête de la musique (ORGANIZACAO)
IV Jornada Científico-cultural de francês (ORGANIZACAO)
Les religions et la laicité dans la societé moderne en Europe (NAO_INFORMADO)
La fête de la Musique (MUSEOLOGIA)
Les religions et la laïcité dans la societé moderne en Europe (ORGANIZACAO)
III Jornada Científico-Cultural de Francês (NAO_INFORMADO)
II Jornada Cientícico-Cultural de Francês (ORGANIZACAO)
I Jornada científico-cultural de francês língua estrangeira (NAO_INFORMADO)
Curso Livre de Francês (ORGANIZACAO)
I Fórum sobre Linguagem e Educação (ORGANIZACAO)
Curso Livre de Francês (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. (Congresso)
Formação de Professores de Francês. (Outra)
VI Jornada Científico-cultural de Francês.BREVE REFLEXÃO SOBRE CRENÇAS DE ALUNOS-PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LE) NA FORMAÇÃO INICIAL (Outra)
XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français.Les (re)constructions identitaires de professeurs en formation dans le cours de Lettres/Français/PARFOR (Congresso)
I Congresso Inetrnacional de Formação de Professores do Amapá. (Outra)
III Colóquio de Linguística Aplicada. (Outra)
XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français.Activités ludiques pour débloquer la parole (Oficina)
IV Encontro Amapaense dos Estudantes de Letras : II Seminário de Libras.As atividades lúdicas no ensino-aprendizagem da língua francesa (Oficina)
XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français. (Oficina)
XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français. (Oficina)
XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français.Les reconstructions identitaires de professeurs en formation dans le cours de Lettres/Français/PARFOR (Congresso)
I Congresso Inetrnacional de Formação de Professores do Amapá.A compreensão oral em língua francesa: dificuldades e estratégias de ensino-aprendizagem (Congresso)
Encontro de Professores de Francês Amapá-Guiana Francesa.Les activités ludiques pour débloquer la parole (Congresso)
Atelier: Comme des images (stimuler la production orale avec le support de l'image fixe. (Oficina)
IV Colóquio de Linguística Aplicada intitulado. (Outra)
IV Colóquio sobre as normas da ABNT. (Outra)
Motivação e ensino de LE: algumas reflexões. (Outra)
Curso de Extensão "Reflexão na Ação". (Outra)
I Jornada Internacional de Língua Portuguesa para estrangeiros. (Outra)
3º Forum Acadêmico de Linguistica Aplicada. (Outra)
II Simpósio de Formação Docente. (Simpósio)
XIX Congrès Brésilien des Professeurs de Français.Les séquences didactiques et la formation de sujets capables d'intéragir dans la socité par les textes oraux et écrits (Congresso)
Optécnica Comercial. (Outra)
IV Encontro Nacional de Presidentes de Associações de F5rancês. (Encontro)
Encontro Amapaense dos Estudantes de Letras.Estartégias de Ensino aprendizagem no estudo da fonética da língua francesa (Encontro)
III Encontro Amapaense de Estudantes de Letras (EAPEL), I Seminário de Libras e I Seminário de Literatura Amapaense.Estratégias de Ensino-aprendizagem no estudo da fonética da língua francesa (Encontro)
Semana do Calouro de Letras.O ensiol da língua e da literatura francesa no contexto amapaense (Encontro)
Semana do Calouro de Letras.Aspectos da língua e da cultura francesa (Oficina)
XIX Congrès Brésilien des Professeurs de Français.Motivation et apprentissage du FLE (Congresso)
XIX Congers Brésilien des Professeurs de Français.L'enseignement/apprentissage du Français Langue Étrangère (FLE) au troisième âge: une expérience vécue à l'université Fédérale de l'Amapá (UNIFAP) (Congresso)
XIX Congers Brésilien des Professeurs de Français. (Congresso)
Activités pratiques de chauffement et jeux de théâtre dans la classe de Français Langue Etrangère (FLE). (Oficina)
IV Jornada científico-Cultural de Francês.Atividades lúdicas para desenvolver a produção e escrita em FLE (Outra)
Semana do Calouro Unificada.Motivação para aprender o Francês como Língua Estrrangeira (FLE) (Outra)
: I Séance de Conversation: Les nouvelles tchnologies: pour ou contre?. (Outra)
IV Jornada científico-cultural de francês.As atividades lúdicas para desenvolver a produção oral e escrita em FLE (Outra)
I Sessão do Curso de Conversação " L'harcèlement". (Outra)
Semana Unificada de Letras e Artes 2012.Motivação para aprender a língua francesa (Encontro)
Semana do Calouro Unificada de Letras e Artes.Motivação para aprender a Língua Francesa (Encontro)
Encontro de Gestão Integrada da UNIFAP-2012. (Encontro)
Atelier em FLE: Comment faire vivre une association de professeurs de FLE?.Comment faire vivre une association de professeurs de FLE? (Oficina)
Atelier en FLE-Activités pratiques pour la classe de FLE. (Oficina)
TICE's et l'enseignement: les enjeux du nouveau métier du professeur de français langue étrangère. (Oficina)
II Séance de conversation; l'harcelement dans les écoles. (Oficina)
XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês.Les contes traditionnels en classe de FLE: un espace de construction multiples chez les apprenants. (Congresso)
Stage en FLE: Stage de Professionnalisation de responsables d'Association de Professeurs de Français.. (Outra)
Les religions et la laicité dans la societé moderne en Europe. (Outra)
III Jornada Ciêntífico - Cultural de Francês.Associação dos Professores do Amapá: difundindo e promovendo o francês no amapá (Encontro)
II Encontro Nacional de Presidentes das Associações Estaduais de Professores/Brasil. (Encontro)
Séminaire de Formation à la recherche en didactique des langues et des cultures. (Seminário)
Séminaire en FLE: Séminaire de formation à la recherche en didactique des langues et des cultures.. (Seminário)
Atelier en FLE: Jouer, chanter et réussir la fluidité avec les pronoms toniques.. (Oficina)
Atelier en FLE: L'expression de la catégorie modalité dans l'enseignement du français: analyse de livre didactique. (Oficina)
Atelier en FLE:Les interactions verbales et la construction du discours en classe de FLE. (Oficina)
Atelier en FLE: Problèmes de langues?Problèmes de Cultures? Travail Individuel/travail en groupe.. (Oficina)
XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. (Congresso)
XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês.La langue française en Amapá: quelles perspectives pour son apprentissage? (Congresso)
XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. (Congresso)
XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. (Congresso)
Mini-curso Geo-linguistica e lexicografia:um diálogo possível. (Oficina)
II Jornada de Francês Língua Estrangeira.Reflexões sobre o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras (Outra)
II Colóquio sobre o livro didático de Francês no ensino do Brasil. (Outra)
Colloque International: Quelle didactique plurilingue te pluricluturelle en contexte mondialisé?. (Outra)
La Rénovation de Cursus de Licence de Français. (Outra)
Estágio de Aperfeiçoamento de Professores de Francês - Formação do GNFORM. (Outra)
II Encontro Nacional de Licenciaturas de Francês no Brasil. (Encontro)
VIII Semana de Letras.A fonética da língua francesa (Encontro)
I Encontro Nacional de Presidentes de Associação de Professores de Francês. (Encontro)
VIII Semana de Letras.A fonética da língua francesa (Encontro)
II Encontro Nacional de Licenciaturas de Francês no Brasil.Formar qual prof (Encontro)
II Seminário Regional de Geo-Sociolinguistica. (Seminário)
Mini-curso- Linguagem, Trabalho e Classe Social:prrincípios de análise marxista. (Oficina)
Stage de Formation: la renovation des cursus de Licence de français. (Oficina)
XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. (Congresso)
I Jornada cientifico-cultural de francês língua estrangeira.Abordagens e perspectivas no ensino do FLE (Outra)
I jornada científico-cultural de francês língua estrangeira.Soirée culturelle (Outra)
I jornada científico-cultural de francês língua estrangeira.Soirée culturelle (Outra)
III Seminário de Letras.A pluralidade Cultural no ensino de línguas estrangeiras (Seminário)
III Seminário de Letras.A pluralidade cultural no ensino de línguas estrangeiras (Seminário)
II seminário de Letras ; Língua, poesia, e ensino na contemporaneidade: caminhos a serem discutidos. (Seminário)
Stage Amazonien à Cayenne. (Outra)
VII Semana de Letras.Dynamiser la classe de FLE (Outra)
I Congresso de Educação do Municipio do Laranjal do Jari-Tema: Superando obstáculos e criando possibilidades.Os PCN e o Ensino-Aprendizagem da LE (Congresso)
I Fórum de discussão da Prática docente do professor universitário.I Fórum de discussão da Prática docente do professor universitário (Outra)
Linguistique et Didactique du FLE. (Outra)
I Fórum sobre linguagem e Ensino-Aprendizagem:discutindo a articulação teoria e prática.I jornada de Ensino Fundamental de 9 anos do Município de Macapá (Líingua Estrangeira) (Outra)
I fórum sobre linguagem e ensino aprendizagem.organizadora (Outra)
II Ciclo de palestras sobre a linguagem e suas manifestações.Principais metodologias que marcaram o ensino de uma línhua estrangeira (Outra)
SBPC.Atividaes de francês através de músicas (Encontro)
Linguagem da História ao Uso da Produção Oral a Produção Escrita. (Simpósio)
I CIELLA. (Congresso)
XVI Congrès Brésilien des Professeurs de Fraçais.Les activités ludiques comme stratégies de production écrite en classe de FLE (Congresso)
XV Congrès Brésilien des professeurs de Français. (Congresso)
x Encontro dos Estudantes de Letras da Região Norte.Atividades Lúdicas para favorecer a expressão oral em língua francesa (Encontro)
XIV congres Bésilien des professeurs de français. (Congresso)
Technique d'animation en classe. (Oficina)
Avaliação e aprendizagem. (Oficina)
Didactique & Pédagogique du français langue étrangère & langue seconde. (Outra)
Perfectionnement Linguistique et Culturel et Formation de Formateurs en Langue Française. (Outra)
Formação continuada em Tempo 2. (Outra)
SEDIFRALE XII - Mondialisation rt Humanisme- Les enjeux du français. (Congresso)
Formation de Formateurs pour l'enseignement du français langue étrangère. (Outra)
Formation de Formateurs en langue française. (Outra)
Formation des professeurs d'Amapá à l'enseignement du français langue étrangère. (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Identidades, crenças e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos possíveis, (Editoração)
BREVE REFLEXÃO SOBRE CRENÇAS DE ALUNOS-PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LE) NA FORMAÇÃO INICIAL na VI Jornada Científico-Cultural de Francês-Identidades, crenças e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos possíveis, (Programa de Rádio TV)
VI Jornada Científico cultural de francês:identidades, crenças e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos possíveis (Editoração)
Francês Instrumental (Curso de Curta Duração)
Comment travailler la grammaire en classe de Fle? (Textos Didáticos ou para Discussão)
L?apprenant stratégique : Pourquoi et comment ? (Textos Didáticos ou para Discussão)
IV Jornada Científico-cultural de francês (Editoração)
Francês Básico Nível I (Curso de Curta Duração)
Língua Francesa nível IV (Curso de Curta Duração)
La motivation pour apprendre le français (Textos Didáticos ou para Discussão)
Língua Francesa (Curso de Curta Duração)
Curso de Educação Escolar Indígena (Curso de Curta Duração)
Língua Francesa nível básico (Curso de Curta Duração)
Les nouvelles technologies et l?enseignement apprentissage d?une langue étrangère (Textos Didáticos ou para Discussão)
Exame de Proficiência em língua estrangeira: francês (Outra Producao Tecnica)
Évaluer: quand? Comment? Pourquoi? (Textos Didáticos ou para Discussão)
Eficiência na comunicação:exercitando a fala pública (Curso de Curta Duração)
Eficiência na comunicação: exercitando o feed Back (Curso de Curta Duração)
La langue maternelle em classe de FLE; quand et pourquoi? (Textos Didáticos ou para Discussão)
Matriz curricular para educação de nove anos- prefeitura municipal de Macapá (Curso de Curta Duração)
. Le rôle de l?enseignant dans une perspective communicative (Textos Didáticos ou para Discussão)
Les composantes de l?enseignement/apprentissage du FLE (Textos Didáticos ou para Discussão)
Formação continuada para professores do municipio do Laranjal do Jari (Curso de Curta Duração)
Le contrat d'enseignement/apprentissage (Textos Didáticos ou para Discussão)
Le contrat d'enseignement/apprentissage (Textos Didáticos ou para Discussão)
. La place de la grammaire en classe de FLE (Textos Didáticos ou para Discussão)
. L?erreur dans une perspective communicative (Textos Didáticos ou para Discussão)
La Méthodologie Grammaire- Traduction. (Textos Didáticos ou para Discussão)
Les Simulations Globales. (Textos Didáticos ou para Discussão)
Les principales Méthodologies qui ont marqué l?enseignement d?une langue étrangère (Textos Didáticos ou para Discussão)
L?Approche Communicative et l?enseignement de langues étrangères (Textos Didáticos ou para Discussão)
Les principales stratégies pour apprendre une LE (Textos Didáticos ou para Discussão)
Portes Ouvertes (Textos Didáticos ou para Discussão)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula

Profissionais Relacionados

Erika Pinto de Azevedo
2
Olaci da Costa Carvalho
2
Celeste Maria Rocha Ribeiro
2
Cheyla Heloisa Silva dos Santos
2
Angleson de Souza Lima
2
Maria Doraci Guedes
1
João Gatinho B.M.
1
Silvagne Vasconcelos Duarte
1
Sueli Andrade SANTOS
1
Paulette Lassalas
1
Anne Margareth P. Siqueira
1
Rosana F. Vale
1
Maria del Carmen de la Torre Aranda
1
Patrick Dahlet
1
Robert Charles Ponge
1
Telma Cristina de Almeida Pereira
1
Beatriz Cerizara Gil
1
Ivanete M.S. dos Santos Gomes
1
Katiuscia Fernandes da Silva
1
Regina Lúcia da Silva Nascimento
1
Kelly Cristina Nascimento Day
1
Rosa maria de Oliveira Graça
1
Diana Chagas Pinto
1
Rita Silva GUERRA
1
José Carlos Chaves da Cunha
1
Natália Almeida Vasconcelos
1
Elicelma Almeida de Sena
1
Jean Pastiaux
1
Reginaldo Furtado
1
Romualdo Rodrigues palhano
1
Eliane Henry
1
Danièle Manesse
1
Jean Mescam
1
Cristianne Rochebois
1
Maria da Gloria Magalhães dos Reis
1
José Barreto Romariz dos Santos-Junior
1
Carla Beatriz Miranda Carvalho
1
Darllen Almeida da Silva
1
Romário Duarte Sanches
1
Annick Marie Belrose
1
Myrian Crestian Cunha
1
Adriana Santos Corrêa
1