Possui graduação em Ciências Biológicas, curso de Biologia pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Pará em convênio com o Museu Paraense Emílio Goeldi. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em simulídeos vetores de Oncorcecose, Mansonelose e Síndrome Hemorrágica de Altamira. Atua principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, comportamento, ecologia e entomofauna aquática associada aos simulídeos nos ecossistemas aquáticos e entomologia médica da Amazônia Oriental.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Phlebotomine sand flies (Diptera: Psychodidae) in forest fragments of Belém metropolitan area, Pará State, Brazil, with considerations on vectors of American cutaneous leishmaniasis agents Revista Pan-Amazônica de Saúde (Online),v.5,p.29-35 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Biodiversidade e Saúde: Doenças Tropicais (p 41-44). In: Gorayeb, I.S. (org.) Amazônia II. 'O Liberal'/Vale, Belém, Pará, Brasil. Jornal,v.2,p.1-400P (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Doenças Tropicais: Leishmanioses e flebotomíneos (p 97-101). In: Gorayeb, I.S. (org.) Amazônia II. 'O Liberal'/Vale, Belém, Pará, Brasil. Jornal,v.2,p.1-400P (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Ecologia aquática. Alterações nos rios e igarapés (p 69-71). In: Gorayeb, I.S. (org.). Amazônia. 'O Liberal'/Vale, Belém, Pará, Brasil Jornal,v.1,p.1-384P (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Doenças Tropicais: Oncocercose, SHA e Fogo Selvagem (p 142-143). In: Gorayeb, I.S. (org.) Amazônia II. 'O Liberal'/Vale, Belém, Pará, Brasil. Jornal,v.2,p.1-400P (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Parna Cabo Orange e Rebio Piratuba. Proteção e pesquisa (p 33-36). In: Gorayeb, I.S. (org.). Amazônia. 'O Liberal'/Vale, Belém, Pará, Brasil Jornal,v.1,p.1-384 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Serra das Andorinhas. Paisagem e Conservação (20-VI-07, p 9-13). In: Gorayeb, I.S. (org.). Amazônia. 'O Liberal'/Vale, Belém, Pará, Brasil Jornal,v.1,p.1-384P (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Piuns - simulídeos. Esses insetos problemáticos (19-IX-07, p 117-119). In: Gorayeb, I.S. (org.). Amazônia. 'O Liberal'/Vale, Belém, Pará, Brasil Jornal,v.1,p.1-384P (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Criadouros de Simuliidae (Diptera: Nematocera), entomofauna associada em igarapés do nordeste do Estado do Pará, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi. Zoologia,v.2,p.249-256 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Atividade antropofílica de Simulium incrustatum (Simuliidae: Diptera) no município de Santo Antônio do Tauá, Estado do Pará, Amazônia Oriental, Brasil. Entomologia y Vectores,v.11,p.269-282 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Borrachudos Gazeta Mercantil Pará,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Mosquito motiva estudo inédito no Goeldi Diário do Pará,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Determinação morfométrica dos estágios larvais de Simulium quadrifidum Lutz, 1917 (Diptera: Simuliidae) na Amazônia Oriental. In: Estudo de Simuliidae (Diptera: Nematocera) e seus Criadouros em Igarapés do Município de Santo Antônio do Tauá, Estado do Pará, Brasil. Dissertação de Mestrado. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi. Zoologia,v.01,p.01-110 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Simuliidae (Diptera: Nematocera) associados às bacias do leste do Estado do Pará, com ênfase na Serra dos Martírios-Andorinhas - V Encontro Brasileiro sobre Chironomidae & II Encontro Latino Americano sobre Simuliidae (Participação em Eventos/COMPLETO)
Estudo sobre Simuliidae no Brasil: Reflexões para o futuro - V Encontro Brasileiro sobre Chironomidae & II Encontro Latino Americano sobre Simuliidae (Participação em Eventos/COMPLETO)
Study of Simuliidae (Dipetra: Nematocera) and its breeding areas in a stream of the municipal district of - XXI International Congress of Entomology/XVIII Brazilian Congress of Entomology (Participação em Eventos/COMPLETO)
Estudo de Simuliidae (Diptera) e seus criadouros em igarapés afluentes baixos dos rios Guamá e Acará - XI Encontro de Zoologia do Nordeste (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
COLEÇÃO CIENTÍFICA DE COLEOPTERA (ARTHROPODA: HEXAPODA) DO INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DO ESTADO DO AMAPÁ - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE DE DOIS ECOSSISTEMAS HÍDRICOS, NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
COLEÇÕES CIENTÍFICAS E DIDÁTICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
ESTUDO DA BIODIVERSIDADE EM FRAGMENTO DE FLORESTA NO DISTRITO DA FAZENDINHA, MACAPÁ, AMAPÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Estudos de Simuliidae (Diptera: Nematocera) e seus criadouros em igarapés afluentes baixos dos rios Guamá e Acará - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Estudos Zoológicos - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Os Grandes Grupos Animais - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A importância dos Invertebrados e seus habitats - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)

Capítulos de Livros

Ano Título
Artrópodes do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, Pará, Brasil (cap. 11, p. 197-207)
As espécies de piuns (Diptera: Simuliidae) na Serra dos Martírios-Andorinhas, Pará, Brasil (cap. 13, p. 238-247)

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Monitoramento da dispersão de Aedes (Stegomyia) aegypti (Diptera: Culicidae) Linaeus, 1762 e da dengue no município de Macapá, Amapá, Brasil (Doutorado)
Identificação Molecular (DNA BARCODE) de Flebotomíneos (Diptera: Psicodidae) no território Wajãpi, estado do Amapá ()
Composição e Ecologia de Anopheles spp (Diptera: Culicidae) em área de assentamento periurbano de macapá, Amapá, Amazônia Oriental (Mestrado)
Diversidade de formigas (Hymenoptera: Formicidae) em ambiente Hospitalar Público do município de Macapá, Amapá (Mestrado)
Hospedeiros silvestres de moscas-das-frutas (Diptera:Tephritidae e Lonchaeidae) no estado do Amapá, Brasil (Graduação)
A qualidade da água e a concepção dos alunos da 5ª série da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes sobre a temática água e as doenças de veiculação hídrica: uma ação educativa para a sensibilização ambiental (Mestrado)
Estudo de micro-habitat da assembleia de pequenos mamíferos na Floresta Nacional do Amapá (Mestrado)
Efeitos de borda e aspectos ecológicos sobre moscas varejeiras (Diptera: Calliphoridae) na Amazônia Oriental (Mestrado)
Valores atribuídos ao jacuraru (Tupinambis teguixin) pelos caçadores da Comunidade de Colônia de Água Branca do município de Serra do Navio-AP (Graduação)
Satisfação no trabalho docente: um estudo com professores de Biologia da rede pública estadual de ensino no município de Macapá-AP (Graduação)
Ocorrências de famílias de pteridophytas do herbário didático do laboratório de botânica da Universidade Federal do Estado do Amapá (Graduação)
Número de casos de Entamoeba histolytica/Entamoeba dispar diagnosticados no Laboratório do Hospital de Clínicas Dr.º Alberto Lima (Graduação)
Fenologia reprodutiva de Bertholletia excelsa Bonpl. em floresta de terra firme em Mazagão, Amapá-Brasil (Graduação)
Determinação de índices de produtividade para a exploração madeireira na floresta de várzea (Graduação)
Avaliação da capacidade de incorporação de carbono (C) no solo em sistema de plantio alternativo ao de corte e queima (Graduação)
Micro e mesofauna edáfica, qualidade do solo e produção de sementes de andiroba em floresta de várzea e terra firme no estado do Amapá (Graduação)
Associação da macrofauna edáfica com atributos físico-químicos do solo e com a produção de andiroba em floresta de terra firme e várzea do Estuário Amazônico (Graduação)
Espécies de Ácaros (Arachnida: Acari) associados à seringueira (Hevea brasiliensis Mull. Arg., Euphorbiaceae) no município de Santana, Amapá, Brasil (Graduação)
Ocorrência de ácaros em taperebazeiros (Spondias mombin L.) no município de Porto Grande, Estado do Amapá (Graduação)
Parasitóides associados à moscas-das-frutas obtidas de hospedeiros silvestres (Graduação)
A importância dos Anopheles darlingi Root, 1926 e Anopheles marajoara Galvão e Damasceno, 1942 na transmissão de malária no município de Macapá-AP e relação entre espécies e o risco da população em contrair malária (Doutorado)
Estudo taxonômico das espécies do grupo de Tabanus sorbillans Wiedemann, 1928 (Diptera: Tabanidae) (Graduação)
A C.F.R. de Uruará e o Problema da Evasão (Graduação)
Exame de seleção para o curso de Mestrado em Botânica (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Semana do Calouro de Biologia (ORGANIZACAO)
Feira de Biologia (ORGANIZACAO)
Ciclo de Palestras (ORGANIZACAO)
Encontro Regional de Estudantes de Biologia (EREB), Norte/MA (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.Estudos dos simulídeos (Diptera: Nematocera) na Bacia do Araguari, Ferreira Gomes, Amapá, Amazônia Oriental (Congresso)
XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.Redução da incidência de Malária com uso de mosqueteiros impregnados com inseticidas de longa duração - MILD, na comunidade São Tomé, município Ferreira Gomes/AP (Congresso)
2o Congresso Amapaense de Iniciação Científica.COLEÇÃO CIENTÍFICA DE COLEOPTERA (ARTHROPODA: HEXAPODA) DO INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DO ESTADO DO AMAPÁ (Congresso)
2o Congresso Amapaense de Iniciação Científica.ESTUDO DA BIODIVERSIDADE EM FRAGMENTO DE FLORESTA NO DISTRITO DA FAZENDINHA, MACAPÁ, AMAPÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL (Congresso)
2o Congresso Amapaense de Iniciação Científica.COLEÇÕES CIENTÍFICAS E DIDÁTICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (Congresso)
2o. Congresso Amapaense de Iniciação Científica.AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE DE DOIS ECOSSISTEMAS HÍDRICOS, NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL (Congresso)
Triatominae: identificação, coleta, coleções e importância médica. (Outra)
V Encontro Brasileiro sobre Chironomidae & II Encontro Latino Americano sobre Simuliidae.V Encontro Brasileiro sobre Chironomidae & II Encontro Latino Americano sobre Simuliidae (Encontro)
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia."Brasil, olhe para a água" (Outra)
Encontro Íbero-americano de Políticas e Gestão da Biodiversidade: Interações Biológicas e Manutenção dos Ecossistemas. (Encontro)
Seminário Cultural da Amazônia, preparatório ao Fórum Cultural Mundial.Seminário Cultural da Amazônia, preparatório ao Fórum Cultural Mundial (Seminário)
Educação e Emacipação: a Formação do Sujeito em Adorno.Educação e Emacipação: a Formação do Sujeito em Adorno (Seminário)
Seminário de Iniciação à Pedagogia da Alternância.Seminário de Iniciação à Pedagogia da Alternância (Seminário)
XXI INTERNATIONAL CONGRESS OF ENTOMOLOGY.XXI INTERNATIONAL CONGRESS OF ENTOMOLOGY (Congresso)
Jornada de Ciências Biológicas.Jornada de Ciências Biológicas (Outra)
XI Encontro de Zoologia do Nordeste.XI Encontro de Zoologia do Nordeste (Encontro)
V Seminários de Iniciação Científica.V Seminários de Iniciação Científica (Seminário)
II Ciclo de Palestras.II Ciclo de Palestras (Outra)
III Ciclo de Palestras.III Ciclo de Palestras (Outra)
V Seminário de Iniciação Científica da UFPA.V Seminário de Iniciação Científica da UFPA (Seminário)
I Jornada de Doenças Infecciosas.I Jornada de Doenças Infecciosas (Outra)
IV Seminário de Iniciação Científica da UFPA.IV Seminário de Iniciação Científica da UFPA (Seminário)
XIV Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (ENEB).XIV Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (ENEB) (Encontro)
Semana do Calouro de Biologia.Semana do Calouro de Biologia (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Descrição e análise da fauna e flora da região do Médio-Baixo Rio Xingu (Assessoria)
Monitoramento dos programas ambientais do meio biótico da mineração Alcoa, município de Juruti, estado do Pará. Sub-estudo: insetos hematófagos (Trabalho Tecnico)
Contribuição da Entomofauna Aquática para o Plano de Manejo da Reserva Biológica do Lago Piratuba, Estado Amapá (Trabalho Tecnico)
Inventário preliminar da diversidade de insetos aquáticos e análises de águas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itatupã e Baquiá, município de Gurupá, Pará (Trabalho Tecnico)
Diagnóstico da entomofauna do projeto níquel vermelho no município de Canaã dos Carajás, Estado do Pará, Brasil (Assessoria)
Diagnóstico de insetos aquáticos, com ênfase nos simulídeos no Parque Nacional do Cabo Orange, Amapá (Trabalho Tecnico)
Levantamento da Entomofauna no Parque Serra das Andorinhas (Trabalho Tecnico)
Ecologia Animal (Curso de Curta Duração)
Faunístico Qualitativo Preliminar das Ilhas do Furo das Marinhas (Trabalho Tecnico)
Faunístico Qualitativo Preliminar do Parque do Rio Ariri (Trabalho Tecnico)

Profissionais Relacionados

Inocêncio de Sousa Gorayeb
14
Érica Chagas
2
Luis Augusto Ruffeil
2
Thiago Vasconcelos dos Santos
2
Jorge Antônio Gonçalves de Sousa
2
Roberta de Melo Valente
2
Mateus Pepinelli
1
Camila Brandão da Silva
1
Antônio Monteiro de Souza
1
José Luís dos Santos Chaves
1
Luciclei Soares Alves
1
João Pinto do Carmo
1
Vanessa Carla Campelo de SOUSA
1
José Madson Freitas Gama
1
João Victor Silva Ferreira
1
Bento Melo Mascarenhas
1
José Madson de Freitas Gama
1
José da Costa Félix Neto
1
Orlando Tobias Silveira
1
Rosimeire Lopes da Trindade
1
José Moacir Ferreira Ribeiro
1
Sebastião Chaves Favacho
1
José Moacir Ribeiro
1
Paoola Cristina Bezerra Vieira
1
Evan Pinto Ferro
1
Danilo Paraense Borges
1
José Rodrigues Junior
1
Rodrigo da Silva Leitão
1
Mônica da Rocha Fadul
1
Carla Samara Campelo de SOUSA
1
Marcos Alves NICACIO
1
Heidelanna Cilibelly da Silva BACELAR
1
Harliany de Brito Matias
1
Ana Lúcia Nunes
1
Therezinha de Jesus Pimentel
1
Silas Barros Ferreira
1