Ano | Título |
---|---|
O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA: uma proposta de trabalho Revista Trama (UNIOESTE. Online),v.12,p.57-83 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
A Divulgação Debate nos Jornais O Liberal e A Crítica: Uma Análise da Construção do Discurso sobre as Causas e Consequências do Desmatamento na Amazônia Glauks (UFV),v.15,p.34-49 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) |
Ano | Título |
---|---|
Análise da presença de categorias de patemização e de procedimentos discursivos com finalidade argumentativa em artigos de opinião sobre o Desmatamento - 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL) (Participação em Eventos/RESUMO) | |
O gênero artigo de opinião e o aquecimento global: persuasão ou manipulação de poder? Estratégias linguístico-discursivas ou influência genérica? - VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET) (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Linguística I e a formação do professor de línguas: um olhar sobre o perfil dos graduandos em Letras - SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA (CAMPUS UFV VIÇOSA) - 2012 (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Língua Portuguesa como uma Língua Estrangeira: Reflexões de uma Experiência com um aluno Indiano - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (CIELLA) (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
Gêneros jornalísticos como suporte para a produção textual no ensino médio: uma atividade extensionista - VI Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES: (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Gêneros Jornalísticos e Educação Ambiental: uma pequena contribuição social - XII Jornada de Extensão da UFPA? ?Na Ilharga da Universidade? - PROEX- UFPA- Belém (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Programa de Extensão Olho de Boto: um olhar diferenciado para a leitura e a produção em sala de aula - 11ªJornada de Extensão na Universidade Federal do Pará (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Programa de Extensão Olho de Boto - II Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
O ensino de Língua Portuguesa a estrangeiros: da crise comunicativa à proficiência linguística - II Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
Programa Arte na Escola e a formação continuada de professores de Artes - II Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
Programa de Extensão Olho de Boto - V Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do IESPES: Educação, Saúde e Meio Ambiente (Participação em Eventos/RESUMO) |
Ano | Título |
---|---|
Da educação ambiental ao letramento ambiental como prática social engajada - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
O gênero artigo de opinião e o aquecimento global: persuasão ou manipulação de poder? Estratégias linguístico-discursivas ou influência genérica? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Linguística I e a formação do professor de línguas: um olhar sobre o perfil dos graduandos em Letras - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
O Simbolismo na Leitura de poemas de Alphonsus de Guimaraens - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Oficina 'Gêneros Jornalísticos como suporte para a produção textual' - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
?Gêneros Jornalísticos e Educação Ambiental: uma pequena contribuição social - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Gêneros Jornalísticos como suporte para a produção textual: análise de textos - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Gêneros Jornalísticos como suporte para a produção textual no Ensino Médio: uma atividade extensionista - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Língua Portuguesa como uma Língua Estrangeira: Reflexões de uma Experiência com um aluno Indiano - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
O Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros: da crise comunicativa à proficiência lingüística - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Programa de Extensão Arte na Escola e Formação continuada de Professores de Artes - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Programa de Extensão Olho de Boto - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) |
Ano | Título |
---|---|
Artigos de Opinião e o Aquecimento Global: uma análise de estratégias divulgativas no Jornal O Liberal |
Ano | Título |
---|---|
Guia Pedagógico do Professor, Vol. 10. Diocese de Santarém, Projeto Rádio pela Educação | |
Guia Pedagógico do Professor, Vol. 9. Diocese de Santarém, Projeto Rádio pela Educação |
Ano | Título |
---|---|
Terras Caídas são fenômeno único que só o rio Amazonas apresenta | |
Da educação ambiental ao letramento ambiental como prática social engajada | |
A abordagem do genero jornalístico na escola numa perspectiva ambientalista. | |
Língua Portuguesa como uma língua estrangeira: reflexões de uma experiência com um aluno indiano | |
Pés | |
Grito continental | |
A Visão do Outro |
Ano | Título |
---|---|
Concurso professor substituto área de Língua Portuguesa (Concurso público) | |
Concurso professor substituto área de Linguística (Concurso público) | |
Concurso professor substituto área de Língua Portuguesa e Latim (Concurso público) | |
O ENSINO DE LEITURA NA EJA: ALGUMAS REFLEXÕES (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
O ENSINO DE PLE EM DUAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE SAINTGEORGES DE L'OYAPOCK GUIANA FRANCESA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM ASSISTENTE PLE (Graduação) | |
OS CONHECIMENTOS REGIONAIS COMO FONTE DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Seleção de Monitores Remunerados do Campus Universitário de Santana - Disciplinas: Produção de Textos Acadêmicos e Introdução à Linguística (Outra) |
Ano | Título |
---|---|
II Seminário de Socialização de Resultados de Disciplinas: ?Explorando a Escrita Acadêmica (ORGANIZACAO) | |
I Seminário de Socialização de Resultados de Disciplinas: Integrando texto, leitura e escrita acadêmica (ORGANIZACAO) | |
III Seminário sobre Gêneros Textuais: Gêneros Jornalísticos: Reflexões e Propostas para o Ensino/Aprendizagem (ORGANIZACAO) | |
IV Seminário sobre Gêneros Textuais: Gêneros Jornalísticos e Educação Ambiental: propostas interdisciplinares (ORGANIZACAO) | |
Ciclo de Palestras das Leituras Recomendadas ao Vestibular 2009 (ORGANIZACAO) |
Ano | Título |
---|---|
Oficina: Analisando materiais para o trabalho de LP como L2 a surdos e propondo atividades de ensino de português-por-escrito (4h) no III Fórum de Educação e Surdez: Ensino de LP para Surdososs. (Oficina) | |
III Fórum de Educação e Surdez: Ensino de Língua Portuguesa para Surdos. (Outra) | |
II Encontro Amapaense de Surdos. (Encontro) | |
Minicurso: METODOLOGIAS ADAPTADAS PARA CRIANÇAS SURDAS NA ALFABETIZAÇÃO. (Outra) | |
I Seminário de Metodologias de Linguística e Literatura (SEMELL). (Seminário) | |
Minicurso: ?A contribuição da Linguística Textual para o ensino de Língua Portuguesa? no I Seminário de Metodologias de Linguística e Literatura. (Outra) | |
IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia FRONTEIRAS LINGUÍSTICAS E LITERÁRIAS NA AMÉRICA LATINA. (Congresso) | |
Minicurso: ?Os gêneros do discurso nas aulas de prática de análise linguística? no VI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais (VII SIGET): Os gêneros textuais nas múltiplas esferas de atividade humana. (Simpósio) | |
II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia: ?Línguas e Literaturas: Diversidade e Adversidades na América Latina? (CIELLA). (Congresso) | |
Minicurso: ?Morfologia: o grau do continuum flexão-derivação? no I Seminário de Extensão: contribuições funcionalistas para o ensino de língua portuguesa. (Outra) | |
Minicurso: ?Descobrindo o Iceberg: interpretação de texto? no I Seminário de Extensão: contribuições funcionalistas para o ensino de língua portuguesa. (Outra) | |
Painel: ?Jornalismo, Ética e Meio Ambiente, Educação Ambiental e Ecocrítica? no IV Seminário sobre Gêneros Textuais: Gêneros Jornalísticos e Ed. Ambiental: propostas interdisciplinaresres. (Outra) | |
XII Jornada de Extensão da UFPA? ?Na Ilharga da Universidade?. (Outra) | |
Minicurso: Tipologia Diacrônica: para uma explicação de padrões comuns no II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia: ?Línguas e Literaturas: Diversidade e Adversidades na América Latina? (CIELLA). (Outra) | |
III Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão: Valores Educacionais, Cultura, Ética e Desenvolvimento Humano na Amazônia. (Outra) | |
Minicurso: ?Sintaxe: relações entre orações? no I Seminário de Extensão: contribuições funcionalistas para o ensino de língua portuguesa. (Outra) | |
Palestras do III Seminário sobre Gêneros Textuais: ?Gêneros Jornalísticos: Reflexões e Propostas para o Ensino/Aprendizagem?. (Outra) | |
?Semiótica e Meio Ambiente? no IV Seminário sobre Gêneros Textuais: Gêneros Jornalísticos e Ed. Ambiental: propostas interdisciplinaresresres. (Oficina) | |
Congresso de Língua Portuguesa: Língua, Cultura e Educação. (Congresso) | |
II Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Ciência e Tecnológica e Inovação no contexto Amazônico. (Outra) | |
Palestra: ?As práticas de Letramento nas dimensões educativas? no II Seminário de Letramento e Ensino de Língua Portuguesa. (Outra) | |
Minicurso: ?As Classes de palavras à luz de uma abordagem cognitivo-funcional: o nome como matriz de todas as classes? no Congresso de Língua Portuguesa: Língua, Cultura e Educação. (Outra) | |
I Simpósio de Literatura Brasileira: História, cultura e Literatura Brasileira do Século XIX ao XXI e II Seminário de Literatura Brasileira de Expressão Amazônica: Autores Literários Paraenses. (Simpósio) | |
?Práticas de Letramento em 5ª a 9ª séries? no II Seminário de Letramento e Ensino de Língua Portuguesa. (Oficina) | |
Os Gêneros do Jornal: Funcionamento, Veiculação e Pesquisa. (Seminário) | |
I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação e Meio Ambiente. (Outra) | |
I Seminário de Poesia Santarena: O Imaginário Encantado da Poesia Santarena/Autores Santarenos e Produção Poética. (Seminário) | |
I Seminário de Planejamento da UFPA - Campus Universitário de Santarém. (Seminário) | |
II Semana de Agroecologia/Seminário: Agroecologia x Aquecimento Global. (Seminário) | |
Avaliação Educacional ancora das Políticas Públicas para a Educação do Século XXI. (Seminário) | |
Os Gêneros Textuais: Reflexões e Ensino. (Seminário) | |
O Negro na Literatura Infanto-Juvenil/ Curso do GEAFRO/SUB PROJETO SANKOFA. (Seminário) | |
Oficinas de teatro no Seminário de Artes- Projeto Arte na Escola ? UFPA. (Oficina) | |
3º. Encontro de Literatura Infanto-Juvenil e Seminário sobre Racismo na Escola. (Encontro) | |
Pré-Conferência Municipal de Educação. (Outra) |
Ano | Título |
---|---|
Guia Pedagógico do Professor, Vol. 10. Diocese de Santarém, Projeto Rádio pela Educação (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
Minicurso 'Concordância Verbal: relacionando verbo com sujeito' (ação do GPLIFE) (Curso de Curta Duração) | |
Minicurso 'Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos' no I Seminário de Socialização de Resultados de Disciplinas: Integrando Texto, Leitura e Escrita Acadêmica (Curso de Curta Duração) | |
Guia Pedagógico do Professor, Vol. 9. Diocese de Santarém, Projeto Rádio pela Educação (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
A vida de um igarapé tem preço? (Programa de Rádio TV) | |
Oficina 'Produção de Jornal na escola' no IV Encontro do Rádio pela Educação: A Escola que queremos cuida do Meio Ambiente (Curso de Curta Duração) | |
Oficina 'Produção de Jornal na escola' no III Encontro do Rádio pela Educação: A Escola que queremos: 10 anos educomunicando na Amazônia (Curso de Curta Duração) |