Handerson Joseph é Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Doutorado Sanduíche pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e pela École Normale Supérieure (ENS) em Paris. Pesquisador Associado ao Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia (NUCEC) (www.cultura-economia.org) do Museu Nacional-UFRJ. Coordenador do Programa de Apoio a Migrantes e Refugiados (PAMER), e da Pós-Graduação e Pesquisa do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB)/UNIFAP. É Professor Adjunto A II da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), do Curso de graduação em Ciências sociais e do Mestrado em Estudos de Fronteira (PPGEF). Professor Permanente do Programme Master (Mestrado) en Anthropologie Sociale/ Université d¿État d¿Haiti (UEH). É Assessor e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP). É consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É Consultor e avaliador ad-hoc da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia (Unir). É avaliador ad-hoc da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). Membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Tem experiência na área de Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: Diáspora; Mobilidade; Migrações transfronteiriças; Relações Étnicorraciais; Religiões afro-brasileiras e caribenhas; Pós-colonialismo. Nos últimos seis anos desenvolveu pesquisa de campo financiada pelas CAPES, CNPQ, FAPERJ e BID na Tríplice Fronteira Amazônica Peru, Colômbia e Brasil, no Suriname, na Guiana Francesa e no Haiti. Foi pesquisador CAPES-COFECUB do Projeto "Formas de Governo e Práticas econômicas ordinárias" da Cooperação Brasil - França. Foi Professor convidado em 2017 pelo Instituto de Políticas Públicas en Derechos Humanos del Mercosur (IPPDH) en Buenos Aires/Argentina. Nos últimos 6 anos apresentou trabalhos científicos na Argentina, no Uruguai, no Chile, no Haiti, em Cuba, no Brasil, na França, nos Estados Unidos e no Canadá. Nesse momento estou organizando três livros coletivos que exprimem parte dos resultados alcançados nesses projetos de investigação: "Diásporas haitianas no mundo contemporâneo" (2018) e "Migrações haitianas nas Américas" (2018), ambos com Cédric Audebert; "Saberes e práticas étnicorraciais em regiões de fronteira" (2018).
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
A historicidade da (e)migração internacional haitiana. O Brasil como novo espaço migratório CADERNOS OBMIGRA - REVISTA MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS,v.1,p.7-26 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Diápora, Refugiado, Migrante. Perspectiva Etnográfica Transfronteiriça SOCIEDADE E CULTURA (IMPRESSO),v.20,p.20-40 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Criando associações: Migrantes haitianos na Guiana Francesa e no Brasil Caderno de Debates Refúgio, Migrações e Cidadania,v.11,p.20-40 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Diásporas negras no contexto pós-colonial: Dialogando com intelectuais haitianos Educere et Educare (versão eletrônica),v.10,p.537-548 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Diaspora. Sentidos Sociais e Mobilidades haitianas Horizontes Antropológicos (online),v.21,p.51-78 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
As relações de gênero, de classe e de raça: Mulheres migrantes haitianas na França e no Brasil Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas,v.9,p.1-33 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Abdias do Nacsimento: A pertinência de uma Consciência Negra Diário Popular,v.,p.10-10 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Religiosidade Afrodiaspórica como elemento constitutivo do Estado-nação Identidade!,v.16,p.237-248 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Religiosidad y nación. Reflexiones sobre el Vudú a partir de la obra de Läennec Hurbon Apuntes de Investigación del CECYP,v.18,p.197-204 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Abdias do Nascimento e a UFPel: A Pertinência de uma Consciência Negra Diário da Manhã,v.,p.4-4 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Um haitiano na Casa Branca Diário Popular,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Los caminos de la descolonización y la integración en América Latina Entretemas - Revista Venezolana de investigación educativa,v.6,p.165-184 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Colonialismo: Subordinação e Racismo Razão e Fé,v.10,p.99-112 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Quilombo no Haiti e no Brasil: revolta contra as condições dramáticas de sua História Diário Popular,v.,p.2-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Ser negro haitiano no Brasil Diário da Manhã,v.,p.10-10 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
No Haiti fale como os haitianos Zero Hora,v.,p.38-38 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Centenário da Imprensa Negra Diário da Manhã,v.,p.12-12 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Haiti é o farol da liberdade dos negros no mundo Diário da Manhã,v.,p.8-8 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Haiti como berço da resistência à escravidão Diário da Manhã,v.,p.10-10 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
O Saber afro na Universidade Diário da Manhã,v.,p.10-10 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
O Universo Espiritual e Cultural da primeira República Negra: Haiti Razão e Fé,v.8,p.5-20 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Maison diáspora et maison locale ETNOGRÁFICA,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Circulação migratória haitiana: pessoas, papéis e documentos - V Reunião Equatorial de Antropologia/XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste (Participação em Eventos/RESUMO)
Circulação migratória em territórios da mobilidade: O caso dos haitianos no Brasil, no Suriname e na Guiana Francesa - 29ª Reunião Brasileira de Antropologia (Participação em Eventos/RESUMO)
La percepción de los afro-extranjeros sobre las políticas de acciones afirmativas en la educación superior brasileña - VIII Reunión de Antropología del Mercosur (Participação em Eventos/COMPLETO)
Identitad y cyltura negra en territorios latinoamericanos. Un estudio comparativo en Brasil y Haití - XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
O silenciamento da temática das relações étnico-raciais na formação de professores no sul do brasil - 7º Foro Latinoamericano: Memoria e Identidad (Participação em Eventos/COMPLETO)
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: FORMAÇÃO DE PROFISSINAIS DA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA UFPEL - VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distãncia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Desigualdade racial e racismo: Que tipo de Cidadania? - III SEPOME - Seminário de Política Social no Mercosul (Participação em Eventos/COMPLETO)
Direito étnico, território e igualdades substanciais - III Sepome - Seminário de Política Social no Mercosul (Participação em Eventos/COMPLETO)
Vudú en Haití - Candomblé en Brasil: Identidades culturales y sistemas religiosos como concepciones del mundo afro-latinoamericano - VII Congreso Chileno de Antropología (Participação em Eventos/RESUMO)
Modelo Filosófico Fanoniano no Contexto afro-latino-americano e pós-colonialista - II Congreso Internacional. Ciencias, Tecnologías y Culturas (Participação em Eventos/RESUMO)
Las desigualdades sociales en el contexto de las políticas sociales brasileñas - VIII Reunión de Antropología del Mercosur (Participação em Eventos/COMPLETO)
?Ser negro não é para qualquer um?: a persistência da desigualdade racial e as políticas de ações afirmativas - 27ª Reunião Brasileira de Antropologia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Vodu e Candomblé: Práticas religiosas de matriz africana nas Américas - 18º Congresso de Iniciação Científica, 8ª Mostra de Pós-graduação, (Participação em Eventos/RESUMO)
A representação social dos afro-brasileiros em relação às políticas de ações afirmativas na Educação Superior no Brasil - 18º Congresso de Iniciação Científica, 8ª Mostra de Pós-graduação, (Participação em Eventos/RESUMO)
Haiti: Cultura, poder, da prosperidade ao caos - I Encontro Internacional de Ciências Sociais/ III Encontro de Ciênciais Sociais do Sul: Democracia, Desenvolvimento, Identidadea (Participação em Eventos/COMPLETO)
Relaciones étnicas y culturales en la educación: dialogando sobre los procesos emancipatorios en diferentes contextos sociales (Brasil-Haiti) - Memorias del 5º Foro Latinoamericano: Memoria e Identidad (Participação em Eventos/RESUMO)
Discussão sobre o negro na Educação Superior: Políticas de Ação afirmativa no Brasil - III Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem jogo nesse campo? (Participação em Eventos/COMPLETO)
Um estudo sobre a noção de identidade em Stuart Hall - XI Mostra de iniciação científica e I Mostra de Extensão (Participação em Eventos/RESUMO)
Fundamentos do conceito de cultura: Denys Cuche - XI Mostra de iniciação científica e I Mostra de Extensão (Participação em Eventos/RESUMO)
Identidade e Cultura: uma construção social - 17º Congresso de iniciação científica, 7ª Mostra de pós-graduação e 4ª Mostra de Extensão (Participação em Eventos/RESUMO)
Ações afirmativas no Brasil: projeto alternativo de integração do negro na Educação - 17º Congresso de iniciação científica, 7ª Mostra de pós-graduação e 4ª Mostra de Extensão (Participação em Eventos/RESUMO)
Relaciones étnicas e culturales en la educación: dialogando sobre los procesos emancipatórios endiferentes contextos sociales (Brasil-Haiti) - 5º Foro latinoamericano (Participação em Eventos/COMPLETO)
Relações raciais e políticas públicas no Brasil - XVII Congresso de iniciação científica e X Encontro de pós-graduação (Participação em Eventos/RESUMO)
Construção histórica, política e social da identidade cultural do negro no Haiti e no Brasil - XVII Congresso de iniciação científica e X Encontro de pós-graduação (Participação em Eventos/RESUMO)
Políticas de integração na Educação Superior: solução ou problema? - 2º Seminário de Política Social no Mercosul (Participação em Eventos/COMPLETO)
Frantz Fanon: a Alteridade e o Negro - 16 Congresso da Iniciação Científica, 6 Mostra de Pós-Graduação, 3 Mostra de Extensão (Participação em Eventos/RESUMO)
A Visibilidade do Afro-descendente na Educação Brasileira: Sujeito da Construção dessa Nação - XVI CIC UFPel (Participação em Eventos/RESUMO)
O Quilombismo no Brasil e o marronnage no haiti - XVI CIC UFPel (Participação em Eventos/RESUMO)
O Universo Espiritual e Cultural da Primeira República Negra: Haiti - 15 Congresso de Iniciação Científica, Mostra de Pós-Graduação, Mostra de Extensão (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Diálogos: Gênero, mídias e transculturalismo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Há uma Filosofia africanista? - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
I Seminário Internacional de Estudos de fronteira das Guianas - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Diásporas, Refugiados, Migrantes: Perspectivas transfronteiriças - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Política de Imigração Haitiana - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Diáspora e transnacionalismo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
As dinâmicas da mobilidade haitiana no Brasil, no Suriname e na Guiana Francesa - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Abordagens alternativas sobre Segurança na região das Guianas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Migração, Direitos Humanos e Racismo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Haiti - Haiti¿s: Diásporas e lugaridades - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Impasctos da migração no contexto estudantil - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Diaspora: Mobilité des jeunes haïtiens en Amérique du Sud - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Traduzindo o trabalho de Aimé Césaire: Negritude, Etnicidade e Culturas Afrobrasileiras - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Diásporas negras no contexto pós-colonial: Dialogando com intelectuais haitianos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Maranhão e Haiti - Economias em Ambientes afro-americanos - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Diáspora: sentidos sociais e mobilidades haitianas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Circulação migratória haitiana: pessoas, papéis e documentos - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Os movimentos políticos contra a ocupação americana (1915-1946) no Haiti: Nacionalismo, negrismo e socialismo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Diáspora haitiana: sentidos históricos, políticos e sociais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A emigração haitiana - o Brasil como local de destino - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Diaspora et Mobilités transnationales haïtiennes - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Circulação migratória em territórios da mobilidade: O caso dos haitianos no Brasil, no Suriname e na Guiana Francesa - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Circulação migratória haitiana e 'Casas diáporas' - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Racismo e Educação das relações étnico-raciais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Gênese, circuitos e lógicas da mobilidade haitiana no/para o Brasil - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Reconfigurações dos fluxos migratórios na América do Sul - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Migração e refúgio: balanços e perspectivas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Diasporas et circulation migratoire des Haïtiens en Amérique du sud - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Mobilités, pays blancs et diasporas: les trajectoires de vie des Haïtiens au Brésil, au Suriname et en Guyane française - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Du sens analytique et de l¿utilité pratique de diaspora: le cas des Haïtiens - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Pesquisas antropológicas no Caribe e nas guianas no século XXI - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A racialização da Revolução Haitiana: Brancos, Mulatos e Negros - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
MOBILITÉS HAÏTIENNES TRANSNATIONALES. BRÉSIL, SURINAME ET GUYANE FRANÇAISE - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
MOBILIDADES HAITIANAS TRANSNACIONAIS. CIRCUITOS, LÓGICAS E DIASPORA - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Afirmando diferenças: montando o quebra cabeça da diversidade na escola - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
A força das palavras: preconceito, discriminação e racismo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Civilizações africanas e Diretrizes curriculares para as relações étnico-raciais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Educação Inclusiva ou Educação Plural e Democrática? O caso da Lei 10.639 - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Ciência que perturba: Rediscutindo a Prática do Cientista Social - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Ser preto = Ser haitiano - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Inauguration of a New Era in the XXI Century Migration: Fòmasyon diaspora ayisien lòt bò dlo-Brezil - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Diversidade cultural: Preconceito e violência - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Educação antirracista no cotidiano escolar e acadêmico - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Educação e humanismo: o processo necessário para o ensino e a aprendizagem - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
História e cultura afro-brasileira e africana nos componentes curriculares: para que serve? - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Ações efetivas de implementação da Lei 10.639/03 - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
A implementação da Lei 10.639/03 e as Diretrizes curriculares para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Desigualdade racial e racismo: que tipo de cidadania? - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Coordenador de Grupo de Trabalho- Educação Escolar Quilombola - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Processos e Valores Civilizatórios Africanos na Educação e na Cultura Nacional Brasileira - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Vista minha Pele: Processo de Descolonização - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Repensando as práticas didáticas das culturas negras no cotidiano escolar - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Conversando na/com a escola: experiências vividas no Haiti como haitiano - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Fundamentos para uma Educação antirracista - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Lei 10. 639 - Processo de construção de uma educação afrocentrada - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A formação de professores numa nação multirracial e pluriétnica: uma reflexão dialética e dialógica de desconstrução e reconstrução - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A diversidade cultural na formação de professores na EAD: democratizando o ensino e as culturas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Educação das relações étnico-raciais: o desafio da formação docente - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O silenciamento da temática das relações étnico-raciais na formação de professores no sul do brasil - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Educação para as relações étnico-raciais: formação de profissionais da educação na modalidade a distância na ufpel - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
"Ser negro não é para qualquer um": A persistência da desigualdade racial e as políticas de ações afirmativas - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Modelo Filosófico Fanoniano no contexto afro-latino-americano e pós-colonialista - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Vudú en Haití-Candomblé en Brasil: Identidades culturales y sistemas religiosos como concepciones del mundo afro-latino-americano - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
La percepción de los afro-extranjeros sobre las políticas de acciones afirmativas en la educación superior brasileña - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A representação social dos afro-brasileiros em relação às políticas de ações afirmativas na Educação Superior no Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Vodu e candomblé: Práticas religiosas de matriz africana nas Américas - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Religiões afro-brasileiras e caribenhas: aproximações entre o Vodu haitiano e o Candomblé Jeje baiano - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Religiosidade, Cultura e Identidade do povo haitiano - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Políticas públicas: Mobilidade Social e Desigualdades raciais no Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Discussão sobre o negro na Educação Superior: Políticas de ação afirmativa no Brasil - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Relaciones étnicas y culturales en la educación: dialogando sobre los procesos emancipatórios en diferentes contextos sociales (Brasil-Haiti) - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Políticas de Integração na Educação Superior: Solução ou problema? - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Fundamentos do conceito de Cultura: Denys Cuche - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Construção histórica, política e social da identidade cultural do negro no Haiti e no Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Relações raciais e políticas públicas no Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Ações afirmativas no Brasil: Projeto alternativo de integração do negro na Educação - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Identidade e Cultura: Uma construção Social - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O negro sujeito em projeto alternativo: educação no Brasil e no Haiti - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Haiti: Cultura, poder, da prosperidade ao caos - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Frantz Fanon: a Alteridade e o Negro - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Aimé Césaire et le Discours Sur le Colonialisme - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
La Négritude et le Mouvement Littéraire au XX éme Siècle - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A visibilidade do Afro-descendente na Educação Brasileira: Sujeito da Construção dessa Nação - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Um Modelo de Integração da Cultura Africana e Afro-brasileira: Lei 10. 639 - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Cultura negra, diversidade cultural e cultura religiosa do Haiti e Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Ali Kamel "Não Somos Racistas" - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Universo Espiritual e Cultural da Primeira República Negra: Haiti - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Nascimento da Negritude: o Haiti - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Negritude: Uma cultura e uma Realidade - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Capítulos de Livros

Ano Título
Diaspora, Circulation et Mobilité. Les jeunes haïtiens au Brésil
MOBILITÉ TRANSFRONTALIÈRE HAÏTIENNE AU BRÉSIL : KONGO, VYEWO ET DYASPORA
Diáspora
Racismo
Revisitando os conceitos de raça e racismo
Direito étnico, Território e Igualdades substanciais
Desigualdade racial e racismo: Que tipo de cidadania?
Educação para as relações étnico-raciais: Formação de profissionais da educação na modalidade a distância na UFPel
Direito à educação superior: dois casos de exclusão social e racial, Brasil - Colômbia
Aimé Césaire: Negritude, Etnicidade e Culturas afro nas Américas
Desigualdade Racial e Racismo: Que tipo de Cidadania?
Direito à Educação Superior: Dois casos de exclusão social e racial, Brasil-Colômbia
Direito Étnico, Território e Igualdades Substanciais
Cosmovisões afrorreligiosas : Candomblé e Vodu

Livros

Ano Título
Dossiê Haiti - Brasil: Haitianos no Brasil
Africanidades e culturas negras na produção de referências para uma educação das relações étnico-raciais
Olhares Negros sobre as Políticas de Ações afirmativas para afrodescendentes na Colômbia e no Brasil
Reflexões sobre a Questão Racial: Direito, Cidadania e Educação
Lixo. Estigmatização, Comércio Política. Déchets. Stigmatisations, Commerces, Politiques. Haiti

Partitura

Ano Título
Apresentação
Reflexões sobre a Questão Racial: Direito, Cidadania e Educação

Textos Didaticos

Ano Título
REVISITANDO AS PROPOSTAS EPISTEMOLÓGICAS DOS EIXOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
Vídeo sobre Gramsci. Os intelectuais e a organização da cultura
DISCUTINDO CONCEITOS: EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO-FORMAL, EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS? - Parte 1 e 2.
O que é o campo e a Educação do Campo?

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
O Humano no Pensamento de Mounier no Livro O Personalismo

Produções Artísticas

Outras Produções Artísticas

Ano Título
O Objetivo da Fundação da Biblioteca Negra de Pelotas
Lei 10. 639: Obrigatoriedade do Ensino da História africana e a cultura afro-brasileira no Currículo Escolar
O Atual quadro Social e Política do Haiti: os Grandes Desafios, as Esperanças para o Futuro
A Importância do Haiti na Consciência dos povos negros

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
Biblioteca Negra de Pelotas (Fundadores) - Local: Pelotas
Grupo Sangoma (Fundadores) - Local: Pelotas

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Curso de Filosofia (Concurso público)
A inclusão de imigrantes no ensino médio em Caxias do Sul: Um estudo de caso na perspectiva das violências de Galtung e Fanon (Mestrado)
A EXPERIÊNCIA DA CIDADANIA DO TRANSMIGRANTE HAITIANO NUM ESPAÇO SOCIOAMBIENTAL NO SUL DO BRASIL ()
Mobilidade. A implementação de um polo de atendimento às altas habilidades/superdotação e talento na fronteira franco-brasileira ()
Processo linguístico no fenômeno migratório: Haitianos em Pato Braco (PB) (Mestrado)
A PARTICIPAÇÃO DE MIGRANTES NORDESTINOS NO PROCESSO DE EXPANSÃO DA ZONA NORTE DE MACAPÁ NA DÉCADA DE 1990 - 2000 (Graduação)
Trabalho e território de haitianos na região metropolitana de Belo Horizonte: precariedade e resistência (Doutorado)
Migração de retorno: O caso da diáspora haitiana no Brasil ()
Processo linguístico no fenômeno migratório: Haitianos em Pato Braco (PB) ()
Reconhecimento e alteridade: Haitianos em lajeado/RS ()
Como fazer amor com um negro sem se cansar de Dany Laferrière: uma análise pela teoria pós-colonial ()
A MULHER HAITIANA EM PORTO VELHO, RONDÔNIA: IMIGRAÇÃO E GÊNERO ()
Identidade, Gênero e Processos Educacionais no Quilombo: o caso das louceiras de Santa Luzia do Maruanum ()
A MULHER HAITIANA EM PORTO VELHO, RONDÔNIA: IMIGRAÇÃO E GÊNERO (Mestrado)
Como fazer amor com um negro sem se cansar de Dany Laferrière: uma análise pela teoria pós-colonial (Mestrado)
Reflexões sobre a condição fronteiriça franco-brasileira: Dos tratados de limites à Fronteira-rede (Mestrado)
Migrantes haitianos em São Paulo e superexploração da força de trabalho (Mestrado)
O modus operandi do fluxo migratório haitiano para a Guiana Francesa no Século XXI (Graduação)
Relações de poder entre professores e alunos: Quanto à dicotomia do corpo no ensino fundamental I na escola estadual Serafina Costa Peraria (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Superexploração dos trabalhadores migrantes haitianos no Brasil no contexto da divisão internacional de trabalhoartir da década de 2010 ()
Diáspora, deslocamento e identidade em Como fazer amor com um negro sem se cansar de Dany Laferrière ()
Religião e Identidade na diáspora: O caso de imigrantes haitianos residentes em Porto velho ()
Deslocamento do sonho: a inserção dos imigrantes haitianos no mercado de trabalho em Manaus ()
Imigração haitiana no Brasil pós-terremoto de 2010. Do vanguardismo revolucionário a um povo sem lugar ()
Diáspora, deslocamentos e identidade em "Como fazer amor com um negro sem se cansar" de Dany Laferrière (Mestrado)
Religiosidade e identidade(s) na diáspora: Por una etnografia entre imigrantes haitianos em Porto Velho (Mestrado)
Pentecostalismo e política: o envolvimento político Assembleiano no Amapá (Graduação)
Pensando socialidade violenta no "bairro feito de pontes" (Graduação)
Os ensinamentos dos hinos do Santo Daime: uma abordagem etnográfica da Igreja Céu de Saint Germain Macapá (Graduação)
Meu corpo, minhas regras: a representação dos corpos femininos na marcha das vadias Amapá (Graduação)
"Da Jamaica para o "Meio do mundo": as festas de reggae e a formação de uma comunidade regueira em Macapá-AP" (Graduação)
Ribeirinhos do Anauerapucu: conhecimentos tradicionais e seus aspectos cosmológicos (Graduação)
A mulher negra na obra "O cortiço de Aluisio do Azevedo" (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Cura, Dom e Dávida: Etnografia sobre parteiras tradicionais de Santana/AP (Graduação)
Diáspora e construção de uma identidade cultural em Adeus Haiti (Outra)
Identidade, feminismo e linguagem: uma tríade do discurso pós-colonial em (Outra)
Sexo, literatura e jazz: uma análise da primeira obra do escritor haitiano Dany Laferrière (Outra)
Diáspora, deslocamentos e cultura na obra de Dany Laferrière (Outra)
Obra país sem chapéu de Dany Laferrière: deslocamento, diáspora e memória ()
Um recorte do discurso midiático sobre o processo de imigração haitiana na Amazônia: Uma análise das regularidades discursivas ()
As implicações linguísticas nas relações de trabalho em um contexto migratório dos haitianos em Porto Velho ()
Um recorte do discurso midiático sobre o processo de imigração haitiana na Amazônia: Uma análise das regularidades discursivas (Mestrado)
As implicações linguísticas nas relações de trabalho em um contexto migratório (Mestrado)
Obra país sem chapéu de Dany Laferrière: deslocamento, diáspora e memória (Mestrado)
Imigrantes haitianos no Rio Grande do Sul: Uma etnografia de sua inserção no contexto sociocultural brasileiro (Mestrado)
Política para refugiados no Brasil: o deslocamento forçado colombiano e o resgate da proteção dos direitos dessa população no Brasil (Graduação)
Críticas de Levinas ao pensamento ocidental e perspectivas éticas na obra "Totalidade e Infinito" (Graduação)
Políticas de financiamento para o Ensino Superior, EAD e Gestão de Polos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Políticas de Ações afirmativas para afrodescendentes no sistema de educação a distância da UAB: Polo de cachoeira do Sul (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Aprendizagem de Literatura brasileira no ensino médio do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini - Encantado/RS (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Mídias no processo de ensino e aprendizagem na Educação (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Histórias em quadrinhos: Ferramentas Pedagógicas na construção da leitura e da escrita (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Seleção Pública de professores para Atuarem como Tutores Presenciais No Curso de Educação do Campo (Outra)
Atividades lúdicas no estágio supervisionado (Graduação)
Maneiras de trabalhar alimentação saudável fazendo uso da internet (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A capacitação dos professores que trabalham com o Linux educacional (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Qual a finalidade para os alunos do 9º ano o uso da internet: educativo ou lazer? (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Seleção Pública de professores para Atuarem como Tutores Pesquisadores no Curso de Educação do Campo (Outra)
Gestão de polo de apoio presencial do programa nacional de administração pública (PNAP) da Universidade Federal de Santa Catarina/UAB (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Política Pública geral e setorial e a gestão de polos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A influência do Estado, da sociedade e da educação na gestão de polos presenciais no ensino a distância (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Integração do polo de ensino com a comunidade (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Gestão democrática e participativa; atribuições do gestor de polos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Seleção Pública para Tutores à Distância para atuar no Curso de Relações Étnico-raciais (Outra)
Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Herval para atuar no Curso de Educação Ambiental (Outra)
Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Serafina Corrêa para atuar no Curso de Educação Ambiental (Outra)
Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Santana de Livramento para atuar no Curso de Educação Ambiental (Outra)
Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Cruz Alta para atuar no Curso de Educação Ambiental (Outra)
Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Sapiranga para atuar no Curso de Educação Ambiental (Outra)
Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Jaguarão para atuar no Curso de Educação Ambiental (Outra)
Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Sapucaia do Sul para atuar no Curso de Educação Ambiental (Outra)
Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de São Francisco de Paula para atuar no Curso de Educação Ambiental (Outra)
Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Balneário Pinhal para atuar no Curso de Educação Ambiental (Outra)
Seleção Pública para Tutores Presenciais do Polo de Cachoeira do Sul para atuar no Curso de Educação Ambiental (Outra)
Seleção Pública Para tutores presenciais para atuar no Curso de Relações Étnico-raciais (Outra)
Gestão de Polos: Tipos de Gestão Organização e Gestão de Polo (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
As Políticas Públicas e a Gestão de Polos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Diferentes Modelos de Gestão e a Gestão de Polos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O Desafio da Implementação da EAD como Política Pública e o papel do Gestor de Polo (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
História da EAD e Gestão de Polos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Qualidade na Gestão de Polos e o Desenvolvimento de Pessoas na Fronteira Oeste Rio Grande do Sul (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestão de Polos: Gestor de Polos e um novo Paradigma (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O Gestor no Polo de Apoio Presencial (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestão de Polos: Um estudo acerca das oportunidades e obstáculos enfrentados atualmente Itaqui (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Relação: Estado, Sociedade, Educação e Gestão de Polos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestão de Polos e a realidade Municipal: Uma análise das perspectivas da Educação à Distância no município Itaqui (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Tipos de Gestão e a Gestão de Polos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Evolução da EAD e os Desafios do Gestor de Polos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Polo UAB: Competência para uma Gestão de Qualidade (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Desenvolvimento Local e Gestão Democrática Participativa (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestor X Administrador (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Repensando o Papel do professor-tutor e suas Práticas Pedagógicas em EAD (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestão Democrática (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A importância dos recursos humanos frente suas instituições (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestão Educacional na Educação a Distância (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Organização dos Polos de Apoio Presencial (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Políticas Públicas para a Educação Brasileira do Período Jesuítico a UAB e o Papel do Gestor Frente a Essas Políticas (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestor X Administrador: Uma Abordagem Crítica (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O papel do Gestor de Polos no sistema UAB, Frente às Políticas de Criação e financiamento para o Ensino superior - EAD - Nos níveis Federal e Municipal de Tapejara-RS (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestão de Polos: Planejamento e Territorialidade Planejamento e Gestão de Polos: Oportunidades e Obstáculos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O Desafio da Implantação da EAD como Política Pública e o Papel do Gestor de Polo, no Município de tapejara-RS (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A história da EAD e a Gestão de Polos em Rosário do Sul (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Redes Sociais em Educação: Possibilidades na Gestão de Polos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Função Social de Apoio Presencial: Desafios do Gestor (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Desenvolvimento Social e Políticas Públicas: Cidadania e Gestão (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O Desafio da Implantação da EAD como Política Pública e o Papel do Gestor no Município de Tapejara-RS (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Importância do Planejamento e Gestão do Polo EAD como Política Pública e o Papel do Gestor de Polos no Município de Tapejara (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
História da EAD e a Gestão de Polos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Jornada Internacional "Mobilidade de pessoas e direitos humanos na fronteira franco-brasileira" (ORGANIZACAO)
I Seminário "Migração e refúgio na região fronteiriça franco-brasileira" (ORGANIZACAO)
Lançamento do Programa de Apoio a Migrantes e Refugiados (PAMER) (ORGANIZACAO)
Capacitação em Saúde, Direitos Humanos e Protagonismo Social de Lideranças Religiosas (ORGANIZACAO)
A dinâmica da cosmovisão africana: breves considerações teólogicas e filosóficas acerca da religião de matriz africana e afro-umbandista (ORGANIZACAO)
I Encontro regional de Educação Escolar Quilombola (ORGANIZACAO)
I Jornada do programa de pós-graduação em Ciências Sociais (ORGANIZACAO)
"A cultura negra na América Latina: As experiências nas Comunidades de Remanescentes de Quilombos no Sul do Brasil". (ORGANIZACAO)
Encontro Internacional de Ciências Sociais/ III Encontro de Ciênciais Sociais do Sul: Democracia, Desenvolvimento, Identidadea (ORGANIZACAO)
XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de pós-graduação (ORGANIZACAO)
2º Seminário de Política social no Mercosul / Seguridade social, Participação e Desenvolvimento (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XII Reunión de Antropología del Mercosur.Mesa Redonda 14: DIáSPORAS, SUJEITOS DIASPóRICOS E PóS-COLONIALISMO (Congresso)
I Jornada Internacional de Ciênciais Jurídicas e Sociais.Conferência de abertura (Outra)
XIV Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e X Mostra Internacional de Tranalhos Científicos.Coordenador da apresentação de trabalhos (Seminário)
I Seminário Nacional: Territórios, Ordenamentos e Representações (I Setor).Migrações na Amazônia Contemporânea (Seminário)
Seminário permanente: Gênero e Territórios de Fronteira. (Seminário)
30ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). (Congresso)
Colloque Internationale "Gouverner les pratiques économiques".Une économie-diaspora? Mobilité haitienne et gouvernement des personnes (Outra)
Estudos da Religião: Etapas e perspectivas. (Outra)
I Seminário Internacional do Observatório das migrações em Rondônia: Populações e Fronteiras.Migração haitiana para o Brasil (Seminário)
I seminário sobre Migração e Refúgio na região fronteiriça franco-brasileira. (Seminário)
I seminário sobre Migração e Refúgio na região fronteiriça franco-brasileira.Mesa-redonda: Migração, Refúgio e Racismo" (Seminário)
VIII Fórum de Migrações/IV Simpósio de pesquisa sobre migrações.Família e redes migratórias (Simpósio)
30ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA).Diásporas (Congresso)
IV Reunión de Antropología del Mercosur.Circulações migratórias haitianas: Brasil, Suriname e Guiana Francesa (Congresso)
Seminário de Políticas Públicas na UNIFAP: Criação e Implementação do Do NEAB-UNIFAP. (Seminário)
V Reunião Equatorial de Antropologia/XIV Reunião de Antropólogos no Norte e Nordeste.Coordenador do Fórum Temático "Circulaç~eos migratórias haitianas no Brasil: Desdobramentos e reflexões" (Congresso)
IV Reunión de Antropología del Mercosur.Caribe e Guianas: Espaços de reflexões antropológicas (Congresso)
V Reunião Equatorial de Antropologia/XIV Reunião de Antropólogos no Norte e Nordeste.Coordenador do Grupo de Trabalho "Circulação de pessoas, objetos e técnicas no Caribe, nas Guianas e na Amazônia" (Congresso)
Atelier de lecture en anthropologie. (Seminário)
I Conferência Municipal sobre migrações e refúgio.Migração e refúgio: balanços e perspectivas (Outra)
1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio - COMIGRAR. (Outra)
Situations coloniales et poscoloniales. (Seminário)
Formation doctorale Sciences de la société. (Seminário)
Atelier Migrations. (Seminário)
Familles, migrations, classes sociales. (Seminário)
Migrações na Pan-Amazônia: Fluxos, processos sociais e políticas. (Seminário)
Modes de gouvernement et pratiques économiques. (Seminário)
Les Diasporas dans la ville.. (Seminário)
IV Reunião Equatorial de Antropologia/ XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.Minorias (in)visíveis: maroons, Indígenas e Indianos nas Guianas (Congresso)
Journées Doctorales "Migrations et Economie mondiale". (Seminário)
IV Reunião Equatorial de Antropologia/ XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.Coordenador do fórum "Pesquisas antropológicas no caribe e nas Guianas no Século XXI" (Congresso)
Dídá-Ara - II Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e saúde: Afrobioética no contexto do Sus.Afrobioética: corpo como território do sagrado (Encontro)
Dída-Ara - II Encontro nacional de tradições de matriz africana e saúde: afrobioética no contexto do SUS. (Encontro)
VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância (ESUD).Educação para as relações étnico-raciais: formação de profissinais da educação na modalidade a distância na ufpel (Congresso)
Curso de extensão - Aperfeiçoamento em educação ambiental. (Outra)
7º Foro Latinoamericano: Memoria e Identidad.O silenciamento da temática das relações étnico-raciais na formação de professores no sul do brasil (Outra)
VII Foro Internacional Kizomba.Políticas Públicas y Acciones Afirmativas dirigidas a los Afrouruguayos (Outra)
I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola.Educação Escolar Quilombola (Encontro)
Design, Escola e Arte no III SECONEP - Aplicando a Lei 10639/2003. (Seminário)
II Congreso Internacional. Ciencias, Tecnologías y Culturas.Modelo Filosófica Fanoniano no contexto afro-latino-americano e pós-colonialista (Congresso)
I Jornada do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Perspectivas Sociais. (Seminário)
VII Congreso Chileno de Antropología.Vudú en Haití - Candomblé en Brasil: Identidades culturales y sistemas religiosos como concepciones del mundo afro-latinoamericano (Congresso)
27ª Reunião Brasileira de antropologia.?Ser negro não é para qualquer um?: a persistência da desigualdade racial e as políticas de ações afirmativas (Congresso)
VIII Reunión de Antropologia del Mercosur - RAM 2009. (Congresso)
A cultura negra na América Latina: As experiências nas Comunidades de Remanescentes de Quilombos no Sul do Brasil.Memória e Identidade no Contexto das Comunidades Quilombolas (Outra)
II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. (Outra)
II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. (Outra)
Universidade Pública e Movimentos Sociais. (Seminário)
I Mostra de Cinema - Negritude (Inclusão da Lei 11645/08).I Mostra de Cinema - Negritude (Oficina)
IV Ciclo de Estudos - Educação e Filosofia: tem jogo neste campo?. (Outra)
Ciclo de Palestras Aspectos e Desafios da Francofonia IV.Aimé Césaire et le discours sur le colonialisme (Congresso)
VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. (Outra)
III Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem Jogo nesse Campo?.Um Modelo de Integração da Cultura Africana e Afro-brasileira: 10. 639 (Outra)
III Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem jogo nesse campo?. (Outra)
I Fórum Municipal de Educação em Direitos Humanos. (Outra)
Colóquio Bicentenário da Fenomenologia do Espírito de Hegel. (Outra)
100 Anos do Jornal A Alvorada. (Seminário)
Etnia Negra, Raízes e Visibilidade. (Seminário)
I Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Papel da Filosofia e do Educador no Processo Educativo. (Seminário)
IV Jornadas do GT Mundos do Trabalho - RS. (Seminário)
Seminário sobre Reforma Política. (Seminário)
IV Seminário de Ética de Pelotas - Responsabilidade Social. (Seminário)
I Seminário de Ética e Responsabilidade Social na Mídia. (Seminário)
I° Acampamento binacional do Fórum Social Mundial. (Outra)
Encontro Filosofia e Ensino. (Encontro)
Semana Acadêmica do Curso de Filosofia. (Seminário)
VII Encontro de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil: Filosofia e Ensino - Filosofia na Escola. (Simpósio)
V Simpósio Sul-Brasileiro Sobre o Ensino de Filosofia. (Simpósio)
I Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico Latino - Americano e Mundo da Vida. (Seminário)
Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Filosofia e Teologia. (Seminário)
Curso Epistemologia e Hermenêutica: o debate entre Filosofia, Direito e Educação. (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Parecer de assessoria para avaliar o pedido de financiamento de projeto de pesquisa para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (Trabalho Tecnico)
Parecer de artigo da Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas (Trabalho Tecnico)
Consultor do Comitê Técnico Científico Externo do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica ? PIBIC/UNIR/CNPq (Assessoria)
Política de Imigração Haitiana (Programa de Rádio TV)
III Semana de Filosofia (Programa de Rádio TV)
Ações afirmativas: para além das Cotas (Programa de Rádio TV)
Políticas Públicas em prol de migrantes e refugiados no Brasil Contemporâneo (Curso de Curta Duração)
Curso de capacitación de actores para recepción e integración de migrantes haitianos (Curso de Curta Duração)
Resolução de Política de Ações Afirmativas da Unifap (Trabalho Tecnico)
Parecer avaliativo de artigo para a edição do numero 9 da Revista Ambivalência (Trabalho Tecnico)
Parecer avaliativo de artigo para a Revista Interdisciplinar da Mobilidade (Trabalho Tecnico)
Parecer de assessoria de acompanhamento do bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (Trabalho Tecnico)
Parecer de assessoria ao pedido de bolsa de doutorado para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (Trabalho Tecnico)
Consultor do Comitê Técnico Científico Externo do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica ? PIBIC/UNIR/CNPq (Trabalho Tecnico)
Parecerista ad-hoc de projetos submetidos à Pró-Reitoria de extensão da Unila (Assessoria)
Centro de Inovação e de empreendedorismo no Haiti (Assessoria)
Dólar alto, crise econômica e xenofobia afetam Diáspora haitiana no Brasil (Programa de Rádio TV)
Brésil ? Caraïbes ? Afrique: Littérature et Réalité Sociale (Curso de Curta Duração)
Parecer avaliativo de artigo para a revistaa Horizontes Antropológicos, edição nº 46 (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Projeto do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira (Trabalho Tecnico)
Ação de extensão (Assessoria)
Capacitação em Saúde, Direitos Humanos e Protagonismo Social de Lideranças Religiosas (Assessoria)
REVISITANDO AS PROPOSTAS EPISTEMOLÓGICAS DOS EIXOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (Textos Didáticos ou para Discussão)
Curso de Formação Continuada para Professores da rede Estadual de Santo Antônio da Patrulha: Pesquisa, Currículo, Letramento e Alfabetização (Curso de Curta Duração)
Educação para as relações étnico-raciais (Curso de Curta Duração)
Criação da Associação dos Imigrantes haitianos no Brasil - AIHB (Assessoria)
Migração e refúgios de haitianos no Brasil: Balanços e Perspectivas (Assessoria)
Consultor Acadêmico da Educação das Relações Étnico Raciais (Assessoria)
Formação teológica e filosófica de matriz africana (Assessoria)
Vídeo sobre Gramsci. Os intelectuais e a organização da cultura (Textos Didáticos ou para Discussão)
DISCUTINDO CONCEITOS: EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO-FORMAL, EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS? - Parte 1 e 2. (Textos Didáticos ou para Discussão)
O que é o campo e a Educação do Campo? (Textos Didáticos ou para Discussão)
Curso de Educação para as Relações Étnico-raciais (Curso de Curta Duração)
Parecer técnico de artigos da Revista Thema (Trabalho Tecnico)
Parecer técnico de artigos da Revista Entretemas de Venezuela (Trabalho Tecnico)
Relatório do estágio docente (Trabalho Tecnico)
Haiti e Brasil: O que têm de semelhante e de diferença (Programa de Rádio TV)
Relatório do estágio de Filosofia no Ensino Médio (Trabalho Tecnico)
Preparação do 7° Contingente de Força de Paz - Batalhão Haiti (Curso de Curta Duração)
Frantz Fanon: a alteridade e o negro (Relatório Pesquisa)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Direito

Profissionais Relacionados

Francine Pinto da Silva
9
Francine Pinto da Silva Joseph
8
Handerson
4
lisandro vargas días
4
renel prospere
4
Luis Mesa Alvarez
3
Vania Grim Thies
3
Uruguay Cortazzo
2
Alain Pascal Kaly
2
Eliana Póvoas Brito Pereira
1
Helenara Silveira Fagundes
1
Ivete Oliveira da Silva
1
Rose-Myrlie Joseph
1
Natacha Nicaise
1
francine pinto da silva joseph
1
Jose Ricardo Kreutz
1
Mateus Gomes
1
Orlando Antônio Lucca
1
Georgine Helena Nunes Lima
1
Vini Rabassa da Silva
1
Daniel de Mendonça
1
Federico Neiburg
1
Francisca de Paula de Oliveira
1
Daniel Chaves
1
Alfredo Alejandro Gugliano
1
Lenita Carvalho
1
Gustavo de Andrade Durão
1
Ana Elisa Bersani
1