Ioneida Cavalcanti da Cunha é professora de História das Relações Internacionais e História da Política Externa do Brasil na Universidade Federal do Amapá. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPa (2002), especialização (2006) e mestrado (2008) em Relações Internacionais (área de concentração em História das Relações Internacionais) pela Universidade de Brasília - UnB. Em 2011 atuou como coordenadora do Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá.

II Ciclo de Palestras em Diplomacia e Politica Externa.Relações Brasil - Argentina, Politica Externa Norte Americana e Fronteira Setentrional da Amazônia Brasileira no Contexto das Políticas de Integração Sul-Americana”. (Encontro)
· Curso de extensão em Capitação de Recursos no Exterior para Projetos de Desenvolvimento. Realizado nos dias 6 a 10 de dezembro de 2007.. (Oficina)
· 1º Encontro Nacional de Relações Internacionais: ?Transformações na Ordem Internacional na 1ª Década do Século XXI?, promovido pela Associação Brasileira de Relações Internacionais, no período de 25 a 27 de julho de 2007.. (Encontro)
· Seminário Brasil-Europa de Prevenção a Corrupção. Realização de 13 a 15 de junho de 2007. Brasília ? DF.. (Seminário)