Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAN, Concentração em Arqueologia) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ekedji de Oxum confirmada no Ylê Axé Yabá Omi (Belém-PA). Docente efetiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) no curso de História, ministrando disciplinas na área de Arqueologia, Pré-história Brasileira, Arqueologia Histórica e Estudos Étnicos, Patrimônio Cultural. Pesquisadora-fundadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UNIFAP (NEAB-UNIFAP). Sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB), membro da diretoria SAB-Norte 2014-2016, e sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Atualmente é Conselheira Nacional do Setorial de Patrimônio Material do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC/MinC). Possui graduação em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2008). Especialista em Arqueologia (UFPA, 2010) com monografia voltada às centralidades do patrimônio arqueológico no contexto das paisagens construída pela memória social de mulheres agricultoras da Transamazônica (PA). Nos anos de 2003 a 2007 atuou no laboratório do Núcleo de Arqueologia de Marabá (NAM) da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM, Pará). Entre 2007 a 2014 atuou no Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA). É mestre em Antropologia com concentração em Arqueologia (PPGA-UFPA, 2012), com dissertação de mestrado sobre o Patrimônio arqueológico e territorialidade quilombola no vale do rio Capim (PA), que no ano de 2013 recebeu o "Prêmio Luiz de Castro Faria" do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN) através do seu Centro Nacional de Arqueologia (CNA). Em 2012 trabalhou na Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Educação do Pará (COPIR / SEDUC). Atua para a formação inicial e continuada sobre as Culturas Afrobrasileiras e Educação das Relações Étnicorraciais. Dedica-se a pesquisas de arqueologia colaborativa, tendo interesse e atuação nas temáticas de Cartografias Sociais, Culturas e Patrimônios de Povos e Comunidades tradicionais na Amazônia, em particular de Povos Tradicionais Quilombolas.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Artefatos e identidade Étnica O Penta - Fundação Casa da Cultura de Marabá,v.,p.03-03 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)

Publicações em Eventos

Ano Título
Quilombolas, territórios tradicionais e regularização fundiária: os impasses e desafios vivenciados no Estado do Amapá - 29ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Novas centralidades do Patrimônio na Amazônia? Arqueologia etnográfica entre Povos quilombolas do Aproaga, São Domingos do Capim (PA) - XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais / CONLAB (Participação em Eventos/COMPLETO)
Preservação do patrimonio do sudeste do Pará: um estudo sobre os sitios arqueológicos da Casa de Pedra da região da serra dos Martirios / Andorinhas- São Geraldo do Araguaia/PA - Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica (Participação em Eventos/RESUMO)
Impasses e Perspectivas da Implementação da Lei 10.639/2003 em Marabá - XI Jornada de Extensão da Universidade Federal do Pará (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
''É Encantador esse Processo de Descobrir': Refletindo Experiências e Perspectivas do Ensino de Arqueologia no Amapá - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Pratica de Ensino em Arqueologia no âmbito do curso de História da UNIFAP: experiencias e desafios - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Povos do Aproaga: patrimônio arqueológico e territorialidade quilombola em São Domingos do Capim (PA) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Novas centralidades do Patrimônio na Amazônia? Arqueologia etnográfica entre Povos quilombolas do Aproaga, São Domingos do Capim (PA) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O DIREITO DE DIZER NÃO À AHE DE MARABÁ - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Preservação Patrimônio Arqueológico no Sudete do Pará: Um Estudo sobre os Sítios Arqueológicos da Casa de Pedra na Região da Serra dos Martírios/Andorinhas-São Geraldo do Araguaia PA. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Impasses e Perspectivas para a implementação da Lei 10.639/03 em Marabá - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia no bairro Cabelo Seco : relatos e imagens - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Patrimônio Arquelógico do Sudeste do Pará: celebração do espaço, celebração no espaço -Serra das Andorinhas / São Geral do Araguaia - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Preservação Patrimônio Arqueológico no Sudete do Pará: Um Estudo sobre os Sitíos Arqueológicos da Casa de Pedra na Região da Serra dos Martírios/Andorinhas-São Geraldo do Araguaia - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Impasses e Perspectivas para a Implementação da Lei 10.639/2003 - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)

Livros

Ano Título
Patrimônio Cultural: Identidades Coletivas e Reivindicações
ARQUEOLOGIA, PATRIMÔNIO E MULTICULTURALISMO NA BEIRA DA ESTRADA: Pesquisando ao longo das Rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá, Pará Belém - Pará GKNoronha 2013

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Fascículo 29 Pescadores e extrativista das ilhas ao sul de Belém
Centralidades do patrimônio na Amazônia: considerando as percepções de mulheres agricultoras em um projeto de educação patrimonial na região de itaituba-Pa
O Direito de Dizer "NÃO" à cosntrução da Hidrelétrica de Marabá
Nossas Vidas Nossos Direitos: portal da Amazônia
Fasículo 21 Bairro do Cabelo Seco
Patrimônio Arqueológico do Sudeste do Pará: celebração do espaço, celebração no espaço ? Serra das Andorinhas - São Geraldo do Araguaia
Destruição de Sitios Arqueologicos

Produções Artísticas

Produções AudioVisuais

Ano Título
Turma, hoje tem Arqueologia

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
Fasciculo 21 Cabelo Seco (Projeto Nova Cartografia Social da Amazonia) - Local: Marabá
Vídeo Documentario Cabelo Seco no encontro dos Rios (Projeto Nova Cartografia Social da Amazonia) - Local: Marabá

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos de Professor da Carreira do Magistério Superior Edital 13/2013 (Concurso público)
Festa da Mãe de Deus da Piedade de Mazagão Velho, Amapá: Narrativas e Materialidades de um Patrimônio Festivo (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Forte do Cumaú - Amapá : desafios e conflitos em torno da valorização do patrimônio arqueológico (Graduação)
?Ideias de Liberdade no Grão-Pará: mocambos, circulação de ideias e trocas de experiências na área contestada entre Portugal e França? (Graduação)
Nas Amarras da Educação: a representação do negro na Escola Lagoa dos Índios (Graduação)
Museu amapaense de Arqueologia e Etnologia: uma proposta arquitetônica para salvaguarda do patrimônio arqueológico (Graduação)
Seleção de Candidatos a alunos do Curso de Especialização em História e Historiografia da Amazônia (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Seminário "Políticas Afirmativas na UNIFAP: criação e implementação do NEAB (ORGANIZACAO)
I Encontro de Pesquisadores da Pan-Amazônia (ORGANIZACAO)
IV Encontro de Folias Religiosas do Amapá / I Seminário Patrimônio Cultural e Políticas (ORGANIZACAO)
II Reunião da Sociedade Brasileira de Arqueologia (Reg. Norte) (ORGANIZACAO)
Guiana, Mo Kontan to! : um café de intercâmbios e vivências (ORGANIZACAO)
"O retumbante brado dos insatisfeitos: reivindicações, repressão e participação popular nos dias de hoje" (ORGANIZACAO)
IX Semana Acadêmica de História da UNIFAP "Ensino e a Pesquisa de História no Amapá: perspectiva e desafios" (ORGANIZACAO)
Encontro Regional Projeto Nova Cartografia Social da Amzônia (ORGANIZACAO)
Encontro Inter-Núcleos com o tema "Conflitos socioambientais em Reservas Extrativistas e Projetos de Assentamento Agroextrativista na Ilha de Marajó" (ORGANIZACAO)
Oficina Editais: elaboração de projetos de interesse de povos e comunidades tradicionais (ORGANIZACAO)
Oficina de Educação Patrimonial (ORGANIZACAO)
IIAcampamento de Mulheres da Amazonia Paraense:contra a Deseigualdade de Gênero e o Imperialismo (ORGANIZACAO)
Seminário de Luta pela elininação da violencia contra a mulher (ORGANIZACAO)
Cine debate: olhares sobre a África (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XVIII Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira.Arqueologia em territórios tradicionais na Amazônia: patrimônio e conflito nos quilombos do Cunani (Amapá) e Aproaga (Pará) (Congresso)
Seminário Educação Patrimonial na Arqueologia - Festival de Ouro Preto.Educação Patrimonial nos Currículos de Arqueologia (Seminário)
V Reunião Equatorial de Antropologia (V REA - XIV ABANNE).A Festa do Guerreiro e a Festa da Mãe de Deus da Piedade: patrimônio e identidade de Mazagão Velho ? Amapá, Amazônia. (Congresso)
Direitos Territoriais dos Povos e Comunidades Tradicionais na Amazônia : Mapeamento Social como instrumento de Gestão Territorial contra o Desmatamento e Da Devastação: p. (Seminário)
II Diálogos da Sec.Política de Promoção da Igualdade Racial com a Região Norte. (Encontro)
Fórum Mundial de Direitos Humanos.Direitos humanos na Amazônia brasileira (Congresso)
IX Semana de História da UNIFAP.História do Pensamento Social Brasileiro: debatendo a miscigenação na obra Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freire (Seminário)
Simpósio Antropologia em Foco II.Povos do Aproaga: patrimônio arqueológico e territorialidade quilombola em São Domingos do Capim (PA) (Simpósio)
XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais / CONLAB.Novas centralidades do Patrimônio na Amazônia? Arqueologia etnográfica entre Povos quilombolas do Aproaga, São Domingos do Capim (PA) (Congresso)
I Seminário de Patrimônio Imaterial e Cartografia Social. (Seminário)
Entre a AMAZÔNIA & PORTUGAL: estudos de caso e métodos de pesquisa em Arqueologia. (Seminário)
Ciclo de Palestra Conheça Mais:Cultura Afro-brasileira Nosso Patrimônio.. (Seminário)
curso ?Introdução ao estudo da cerâmica de origem portuguesa (sécs. XVI-XVIII) e técnicas de representação gráfica?. (Oficina)
27º Reunião Brasileira de Antropologia.Mini-curso Laudos antropológicos em processos de regularização de Terras Indígenas e Quilombolas (Congresso)
IV Encontro de Mulheres Negras Quilombolas. (Encontro)
III Encontro Latino-americano Ciências Sociais e Barragens."O Direito de dizer não" à construção da AHE de Marabá (Encontro)
Valorização do Patrimônio da Região Serra das Andorinhas". (Seminário)
XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. (Congresso)
Fórum Social Mundial. (Outra)
Cine DCE: Belo Monte e os Impactos Ambientais. (Encontro)
VI Encontro de Pesquisadores e Moviementos Sociais do Projeto Nova Cartografia Social da Amazonia. (Encontro)
Seminário Direitos Índigenas: está na lei!. (Seminário)
Curso de Iniciação da Fotografia Fundação Curro Velho. (Oficina)
Oficina DocAmazonia "Cinema é Documento". (Oficina)
Oficina Tambor, Performance e Percurssão. (Oficina)
Congresso da Juventude do Campo e Cidade.Cultura de Massa e a Musica (Congresso)
Workshop de Antropologia Visual. (Outra)
Workshop de Valores Civilizatórios Africanos e Afro-brasileiros. (Outra)
Exposição Fotográfica "Entre Textos e Imagens: comunidades Negras e valores civilizatórios afro-brasileiros". (Outra)
11ª Jornada de Extensão da UFPA.Impasses e perspectivas para implementação da lei 10.639/2003 em Marabá (Outra)
Curso de Capacitação: questões étnico-culturais e o currículo NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. (Outra)
Palestra " Construindo Novas Relações de Gênero" II Acampameto de Mulheres da Aamzônia Paraense.Palestra " Construindo Novas Relações de Gênero" (Outra)
Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica.Preservação Patrimônio Arqueológico no Sudete do Pará: Um Estudo sobre os Sitíos Arqueológicos da Casa de Pedra na Re gião da Serra dos Martírios/Andorinhas-São Geraldo do Araguaia PA. (Encontro)
I Encontro de Arte-educadores do Sudeste do Pará. (Encontro)
I Seminário de Educação Escolar Indígena: impasses e perspectivas. (Seminário)
II Semanas dos Povos Indígenas do Pará. (Seminário)
7º Seminário de Extensão Universitária do Campus de Marabá. (Seminário)
Formação Continuada de Professores do "Saberes da Terra":Economia Solidária e Desenvolvimento Sutentável com enfoque Territorial. (Seminário)
II Fórum Arqueologia e Turismo na Amazônia. (Simpósio)
Oficina de Fotografia:o olhar educando(I Encontro de Arte-educadores. (Oficina)
Formação de Educadores Sociais para o enfrentamento do Trabalho Escravo. (Oficina)
Laboratorio de Artes Gráficas - Modulo II. (Oficina)
Oficina de áudio visual. (Oficina)
Minicurso Educação Escolar Indigena: os desafios da construção de um curriculo Intercultural e Bilingue(59ªReunial anual da SBPC). (Oficina)
III Ciclo de Palestra das Ciencias Sociais "Procurando enfrentar o momento: meio ambiente e desenvolvimento sustentável. (Outra)
Xamanismo e Neo-Xamanismo Ecologico na Amazônia. (Outra)
II Foro de Ciencias Sociais e Humanas. (Outra)
Dia Internacional da Mulher:Uma vida sem violência é um direito da Mulher. (Outra)
Mini-curso "A sexualidade Humana". (Outra)
II Ciclo de Palestras das Ciências Sociais "O Trabalho da Memória: os garimpeiros de Serra Pelada". (Outra)
Mini-curso " Metodos e Procedimentos da Historia Oral". (Outra)
I Jornada de Educação Especial e Inclusão. (Outra)
Mini-curso " Cinema, Imagem e Antropologia: dialógos e apropriações. (Outra)
Encontro Regional da I Conferência Paraense de Direitos Humanos. (Encontro)
59ª Reunião Anual da Soiedade Brasileira para o Progresso da Ciência. (Encontro)
VI Seminário de Extensão Universitária do Campus de Marabá. (Seminário)
Seminário Interinstituicional "O trabalho escravo e a questão agraria no Pará". (Seminário)
Legislação e e Deficiencia: um debate introdutório. (Seminário)
Oficina de Cartonagem ( I Jornada de Educação Especial e Inclusão). (Oficina)
I Seminário de Pesquisa: Temas Juridicos Emergentes na Amazônia. (Seminário)
I Seminário de Iniciação Científica de Ciencias Sociais : Construindo Memória e Identidade no Sul e Sudeste do Pará. (Seminário)
Oficina Artefatos e Identidade Étnica: contextos de produção e análise(Parte 2). (Oficina)
Mini-curso "Pluralismo etnico-racial e Multiculturalismo". (Outra)
Mini-curso "Consetelações Indigenas: o simbolico e o Imaginário". (Outra)
XII Encontro de Ciências Sociais. (Encontro)
XV Curso de Introdução a Espeleologia e Trabalho de Campo. (Oficina)
Curso de Elaboração de EIA/ RIMA. (Outra)
I Seminário de História da Educação. (Seminário)
III Simposio Regional do Terceiro Setor-Ações Elevando a Cidadania. (Simpósio)
Curso de Tecnologia Lítica(Introdução a classificação, análise e desenho). (Oficina)
Oficina Artefatos e Identidade Étnica: contextos de produção e análise(Parte1). (Oficina)
I Conferência Estadual de Meio Ambiente. (Outra)
3ºCurso de Cultivo de Orquídeas. (Oficina)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Povos e comunidades tradicionais: autoconsciência cultural e direitos étnico-territoriais (Curso de Curta Duração)
Primeiro Relatório Parcial 'Diagnóstico e Prospecção Arqueológica Preventiva na Área de Implantação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU/UNIFAP)' (Relatório Pesquisa)
Terras de Quilombos Delimitadas no Amapá (Carta Mapa)
Arqueologia e Territorialidade Quilombola (Programa de Rádio TV)
Povos Quilombolas no Amapá: direitos e existência coletiva (Programa de Rádio TV)
História do Pensamento Social Brasileiro: debatendo a miscigenação na obra Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freire (Curso de Curta Duração)
Semana da Consciência Negra no Amapá (Programa de Rádio TV)
Território Quilombolas Atingidos pelo Avanço do Monocultivo do Dendê (Carta Mapa)
Relatório de Atividades e Pesquisa 02 Janeiro a março (Relatório Pesquisa)
Relatório de Atividades e Pesquisa 01 Agosto a Dezembro (Relatório Pesquisa)
Introdução a Arqueologia (Curso de Curta Duração)
Boletim Informativo Nova Cartografia Social da Amazônia (Outra Producao Tecnica)
Arqueologia da Paisagem Amazônica (Curso de Curta Duração)
Relatório do Projeto de Educação Patrimonial no Âmbito do Programa de Arqueologia Preventiva Rodovia BR-163 (Trecho Guarantã do Norte ao Entroncamento da BR-230) e Rodovia BR-230 (Trecho Miritituba - Rurópolis). (Trabalho Tecnico)
Relatório das Atividades do Projeto de Extensão de Extensão de Capacitação em História da África e cultura afro-brasileira (Lei 10.639/2003) para professores e técnicos da Escola Família Agrícola de Marabá (EFA) (Trabalho Tecnico)
Curriculo e questões etnico-culturais: educação para a diversidade (Curso de Curta Duração)
Noções de Arqueologia (Curso de Curta Duração)
Construindo Novas Relações de Gênero (Curso de Curta Duração)
Preservação Arqueológica na Serra das Andorinhas (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Radiodifusão
Cartografia Básica
Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais

Profissionais Relacionados

ACEVEDO, Rosa Elizabeth
6
Acevedo, Rosa Elizabete Marin
5
Rosemayre Bezerra
4
Joseline Simone Barreto Trindade
4
Marcelo melo
3
Alfredo Wagner Berno de Almeida
3
Eliana Teles Rodrigues
3
Bruno Malheiro
2
Daniel Chaves
2
Rita de Cássia P. da Costa
2
Marcia Bezerra
2
Adrianna Setemy
2
Paulo Marcelo Cambraia da Costa
2
César dos Santos Rodrigues Filho
2
Siméia de Nazaré Lopes
1
Mariana de Araújo Gonçalves
1
Giovani José da Silva
1
Piedade Lino Videira
1
Karina Nymara Brito Ribeiro
1
Eric de Belém de Oliveira
1
Socorro Cardoso
1
Lourdes Vulcão
1
João Darcy de Moura Saldanha
1
Nádia A. R. da Silva
1
Felix S. dos Santos
1
Rozeane Almeida
1
Eliana Ramos Ferreira
1
Manoel Clauderi Coutinho da Luz
1
Betanha Barbosa
1
Sidney da Silva Lobato
1
Decleoma Lobato Pereira
1
João Ataíde Santana
1
Helyelson Paredes Moura
1
Antonio Silva
1
Angelo Pessoa Lima
1
Ulisses Guimarães
1
VERA PORTAL
1
Raquel Trindade Ramos
1
Lourrene Maffra
1
Eugenia Foster
1
Jucilene Amorim Costa
1
Eric de Belém
1
Rosa Elizabeth Acevedo-Marin
1
Fernando Luiz Tavares Marques
1
Mayka Brito Amaral
1
Jurandir Novaes
1
Elane Carneiro Albuquerque
1
Marcio Romeu Oliveira
1
Luan Macedo
1
Raimunda Negrão
1
Marlon Prado
1
Marcelo Melo dos Santos
1
Solange Gayoso
1
Carlos Augusto de Castro Bastos
1
Paula Bastone
1
Dion Monteiro
1
Gabriela Hartemann
1
Lucio Costa Leite
1
Mariana Petry Cabral
1
Queiton Carmo
1
Raimundo Gomes da Cruz Neto
1
Loide Deise Melo
1
Sidney Lobato
1
Adalberto Junior Ferreira Paz
1
Maura Ruth Costa Fonseca
1
Iran Lima de Sousa
1

Palavras-chave

Amapá
8
Arqueologia
7
Educação Patrimonial
6
Amazônia
6
Patrimônio Arqueológico
6
Povos e Comunidades Tradicionais
5
Memória
4
Povos do Aproaga
4
Desmatamento
4
Mapeamento Social
4
Sitios Arqueológicos
3
Serra das Andorinhas/Casa de Pedra
3
Direitos Étnico-territoriais
3
Patrimônio Cultural
3
Terras de Quilombo
3
Transamazônica
3
Arqueologia;
3
Identidade Étnica
3
Pesquisa de História
2
Materialidades
2
Patrimônio Festivo
2
Mulheres Agricultoras
2
Arqueologia; Sítios Arqueológicos
2
Forte do Cumaú
2
África, Identidade, Cultura Afro-brasileira
2
Festa da Piedade
2
Ensino de História
2
Arqueologia Etnográfica
2
Mazagão Velho
2
Conflitos sociais
2
Povos Quilombolas
2
Gestão Territorial
2
Territorialidade Quilombola
1
Arqueologia Colaborativa
1
Manifestações populares
1
Intercâmbios
1
Lei 10.639/03
1
Radio UNIFAP
1
Hidreletrica de Marabá
1
Ensino de Arqueologia
1
Comunidades Locais
1
PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZÔNIA
1
Conservação Preventiva
1
Identidade Negra
1
Museu
1
UNIFAP
1
Marajó
1
Movimentos Sociais
1
Pesquisa
1
Guiana
1
Vivências
1
Políticas Afirmativas
1
Consciência Negra
1
Livro didático
1
Proposta Arquitetônica
1
História da Amazônia
1
Arqueologia; educação patrimonial
1
Territorialidade Específica
1
Repressão Policial
1
Pan-Amazônia
1
Folias Religiosas
1
Escola Familiar Rural
1
Casa Grande & Senzala
1
Racismo
1
Cabelo seco, memoria, Marabá
1
Escola Lagoa dos Índios
1
Minimalismo
1
Identidade Coletiva
1
Cartografia Social;Memória;Cabelo Seco
1
Cotas Etnico-raciais
1
Outras Vozes
1
Idéias de Liberdade
1
Monocultivo Dendê
1
Café Antropológico
1
Política Cultural
1
Cultura Afro-brasileira
1
Mocambos
1
Povos Quilombolas do Aproaga
1
Cultura Material
1
Quilombolas do Aproaga
1
Intolerância
1
Prática de Ensino
1
Territórios Quilombolas
1
Arqueologia Preventiva
1
Território Tradicional
1
Reserva Técnica
1
Cartografia social; identidade social, Cabelo Seco
1
Regularização Fundiária
1
Saber Comprometido
1
Formação Continuada
1
Sítios Arqueológicos;Educação Patrimonial
1
Pensamento Social Brasileiro
1
Relações Raciais
1
Marabaixo
1
Campus Universitário Marco Zero (UNIFAP)
1
Prospecção Arqueológica
1
Patrimônio Étnico
1
Territorialidades Específicas
1
CEPAP-UNIFAP
1