Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Assis. Obteve o Título de Mestre e Doutor no Programa de Pós Graduação em História da UNESP , pesquisando as relações diplomáticas entre Brasil e Argentina no século XX. Atualmente é professor Adjunto do Colegiado de História, professor Permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, do Programa de Mestrado em Estudos de Fronteira e Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Realizou estágio pós-doutoral na New York University, em 2014, investigando a formação histórica das Guianas.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Representações da Argentina Imperialista: o antiperonismo na imprensa e na diplomacia brasileira (1946-1950) REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC,v.1,p.258-295 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Golpe Militar no Suriname e a Geopolitica no Plato das Guianas Revista de Geopolitica,v.7,p.133-151 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Apresentação da revista e do dossiê História do Caribe. Parte 1. Revista Eletrônica da ANPHLAC,v.01,p.01-04 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Liberdade, Socialismo e Subdesenvolvimento: A História da Guiana Revista Brasileira do Caribe (Impresso),v.17,p.187-202 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
EM TORNO DAS ORIGENS DA GUIANA FRANCESA: DOS PRIMÓRDIOS AO SÉCULO XIX PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.9,p.63-71 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Aspectos da Colonização na Guiana Francesa e no Amapá: Visões comparadas e imbricações históricas Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas,v.10,p.24-50 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Apresentação da revista e do dossiê História do Caribe. Parte 2. Revista Eletrônica da ANPHLAC,v.1,p.01-04 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Aspectos do Desenvolvimento Politico e Economico da Guyana Revista Politica e Planejamento Regional,v.1,p.237-256 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Holanda e a América do Sul: A Formação do Suriname Intellector (CENEGRI. Online),v.23,p.1-23 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Extremo Norte da America do Sul: A Guiana Inglesa e o Suriname no Seculo XIX Revista Faces da Historia,v.2,p.96-114 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Guyana e a Luta Pelo Socialismo Revista História & Luta de Classes,v.19,p.60-66 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Guiana Francesa e Amapa: dinamicas politicas e economicas (1940-1945) Desenvolvimento Regional em debate,v.4,p.189-199 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Entre criacao do Amapa e intercambios economicos: as consequencias da Segunda Guerra Mundial nas relacoes entre o Brasil e a Guiana Francesa Revista Fronteiras e Debates,v.1,p.67-80 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Nazismo na América do Sul: A questão do peronismo Boletim Tempo Presente (UFRJ),v.8,p.50-65 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Na Periferia da Periferia: Historia na Universidade Federal do Amapa Universidade e Sociedade (Brasília),v.49,p.82-90 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A ALALC como auge da integração sul-americana no seculo XX História: Debates e Tendências (Passo Fundo),v.12,p.38-60 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Integração e Desenvolvimento: As Relações entre Brasil e Argentina (1822-2012) Temporalidades,v.4,p.189-212 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Crise das Malvinas em Debate Boletim tempo presente (UFRJ),v.6,p.10-20 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Formacao da ALALC no Contexto da Revolucao Cubana História: Debates e Tendências,v.10,p.122-135 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A união entre Brasil e Argentina no desenvolvimentismo Fronteiras (Florianópolis),v.1,p.189-210 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Brasil e Argentina na Primeira Metade dos Anos 1950 Relações Internacionais no Mundo Atual,v.6,p.35-67 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
As Relações entre Brasil e Argentina no Início da Guerra Fria História. Debates e Tendências (Passo Fundo),v.6,p.83-111 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Marxismo, Educação e Sociedade - VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Formacao Historica das Guianas e o Entorno Regional - XVIII Simposio Nacional de Historia: Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios (Participação em Eventos/RESUMO)
O Norte da América do Sul e o Entorno Regional - XXVIII Encontro Nacional de História (Participação em Eventos/COMPLETO)
A História do Norte da América do Sul - XXVII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Historia do Norte da America do Sul: Brasil, Guiana, Guiana Francesa e Suriname (XIX-XX) - XXVII Simposio Nacional de Historia (Participação em Eventos/RESUMO)
Brasil e Argentina: A Integraçao em Questao - VIII Encontro Internacional ANPHLAC (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Brasil e Argentina: Aproximações e Distanciamentos - XXIV Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/COMPLETO)
As Relações Diplomáticas entre Brasil e Argentina na "Democracia" - XVIII Encontro Regional de História (ANPUH - São Paulo) (Participação em Eventos/COMPLETO)
Brasil e Argentina nas Relações Internacionais - XXIII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/COMPLETO)
Conflito e Integração no Cone Sul: A Argentina Peronista e a Política Externa Brasileira (1946-1955). - VI Encontro ANPHLAC (Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino - Americana e Caribenha. (Participação em Eventos/RESUMO)
O Papel da Ditatdura Militar Brasileira nas Relações entre Brasil e Argentina. - XXII Semana de História. (Participação em Eventos/RESUMO)
O Arquivo Histórico do Itamaraty: Formação e Prática de Pesquisa. - III Encontro do CEDAP (Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa). (Participação em Eventos/RESUMO)
Uma História de Desencontros: A Política Externa da Argentina Peronista e o Brasil (1946-1955). - VII Encontro Regional da ANPUH (Associação Nacional de História - Núcleo Regional de São Paulo). (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
O Pacto ABC e a Crise do Segundo Governo Vargas - XXI Semana de História (Participação em Eventos/RESUMO)
A Política Externa do Brasil para a Argentina 1946-1955 - XX Semana de História (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Ensino de História: da Educação Básica a Pós-Graduação - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Rebelião Escrava e Construção do Socialismo na Guiana Inglesa - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Projeção Brasileira sobre a Guiana Francesa - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
"Brasil e Argentina nos anos 1950: aproximações e distanciamentos" - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
"Brasil e Argentina nos anos de 1950: aproximações" - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
"As relações diplomáticas entre Brasil e Argentina (1946-1964)" - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
"Brasil e Argentina nas Relações Internacionais do pós-Segunda Guerra" - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
"O papel da Ditadura Militar brasileira nas relações entre Brasil e Argentina" - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Peronismo e Varguismo numa Perspectiva Comparada - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
"Uma História de desencontros: a Política Externa da Argentina Peronista e o Brasil (1946-1955) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
"O Arquivo Histórico do Itamaray: formação e prática de pesquisa" - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
"O Pacto ABC e a crise do Segundo Governo Vargas" - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
"O Itamaraty e a Argentina Peronista (1943-1955)" - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Faces da Fronteira: Desafios e Perspectivas
Entre França e Brasil: O Amapá em Disputa (1895-1896)
Lutas Sociais na Fronteira Norte do Brasil: A Formação da Classe trabalhadora na Guiana Inglesa
Carta da Terra
O Último Território Europeu na América do Sul: O departamento francês de ultramar da Guiana Francesa (1946-2010)
Diante da Fundação, o Populismo: Notas sobre o Suriname
Narrativas e Tradições sobre o Populismo Argentino
Fragmentos da História da América do Sul: Brasil, Guianas e Suriname
A Integração Regional e o Governo de Cristina Kirchner
Argentina e Brasil em marcha para a integração

Livros

Ano Título
Introdução à História da Guiana Francesa
Faces da Fronteira: Desafios e Perspectivas de Regiôes Lindeiras
Breve História do Suriname
Faces da Fronteira: Transformações e Dinamismo Históico das lindes setentrional e meridional sul-americana
História Social da Guiana
Diplomacia, Integracao e Desenvolvimento: Brasil e Argentina.
A Política Externa Brasileira e a Argentina Peronista

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
A Universidade no Brasil e a Greve de 2012
Uma história vista por dentro
Muito Barulho Por Nada

Produções Artísticas

Outras Produções Artísticas

Ano Título
Entrevista sobre as eleições presidenciais argentinas de 2011

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso Publico para Professor Efetivo de Historia Moderna (Concurso público)
Concurso Publico para Professor Efetivo de Historia da America (Concurso público)
Concurso Publico para Professor Efetivo de Historia das Relacoes Internacionais (Concurso público)
Concurso Publico para Professor Efetivo de Historia Contemporanea (Concurso público)
Concurso Publico para Professor Temporário em Metodologia da História (Concurso público)
Concurso Público para a vaga de Professor Temporário de História do Brasil (Concurso público)
História e Imprensa: O Comunismo nas páginas do periódico "A Voz Católica" em Macapá de 1959 a 1968 (Graduação)
A Experiência Feminina no Mundo do Trabalho de Serra do Navio e Santana no Contexto da Exploração de Manganes pela ICOMI ()
Silêncios que Falam, Palavras que Nada Explicam: as narrativas históricas comparadas sobre a questão do Amapá (1885-1903) ()
A Capoeirae a Implementação da Lei n. 10.639 na Educação Física Escolar: Percepções e Possibilidades (Mestrado)
Orlas Fluviais das Cidades de Macapá e Santana: Análise da Dinâmica Urbana (Mestrado)
Reflexôes Sobre a Condição Fronteiriça Franco-Brasileira: Dos tratados de limites à fronteira rede (Mestrado)
Construindo a Casa de Deus: O Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME) e a Criação da Diocese de Macapá (1948-1980) (Graduação)
A História Ensinada e o Exame Nacional do Ensino Médio em Macapá: sob a perspectiva de professores e alunos (Graduação)
Migração e Amapalidade: História, Identidades e Representações de Migrantes no Amapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Oiapoque: Cidade rio, cidade fronteira e a cidade rodovia. ()
Dinâmicas Territoriais e Construção da Condição Fronteiriça no Platô das Guianas ()
Público / Confessional, Cultura Escolar e Formação de Habitus: A Escola Doméstica de Macapá (1951-1964) (Mestrado)
Percepcoes de Professores do Ensino Medio Sobre o Curso de Formacao Continuada em Historia e Cultura Africana e Afro Brasileira: Entre o discurso e a acao. (Mestrado)
As Mulheres como objeto de pesquisa histórica: um estudo nos Trabalhos de Conclusão de Curso em História na UNIFAP (Graduação)
Os Indígenas nas páginas da História: a produção do conhecimento histórico no livro didático (Graduação)
Arriba México: Vámonos com Pancho Villa! E Viva Zapata! No ensino de História (Graduação)
Representacao da Mulher em quatro textos de Historia do Amapa (Graduação)
O Ensino de Historia nas Escolas do Perimetro Urbano de Tartarugalzinho (Graduação)
Como se escreve (didaticamente) a História do Amapá: uma análise da obra Amapá: vivendo nossa História (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Avaliaca Funcional de Simone Pereira Garcia (Outra)
Relacao Publico/ Confessional na Escola Domestica em Macapa/AP: A Politica de Integracao do Estado e a Orientacao da Igreja Catolica (1951-1964) ()
Trabalho, Migracao e Relacoes Sociais: A presenca dos imigrantes brasileiros em arera de mineracao na Guiana Francesa (Mestrado)
Educacao das Relacoes Etnico-Raciais no Ensino de Filosofia: Percepcoes de Professores do Ensino Medio de Macapa (Mestrado)
Mulheres Policiais: um estudo sobre a presenca feminina na Policia Militar do Amapa (Mestrado)
Qual sindicalismo? Uma analise do papel social do sindicato na atualidade (Graduação)
Pelos Caminhos Tucujos vagam Histórias tão reais: a utilização da música no ensino de História do Amapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A construçao do mito Cabralzinho: A influencia do heroi amapaense no imaginario local (Graduação)
Monitoria em Extensão e Ações Comunitárias (Outra)
Selecao de professores para Cursinho Pre-Vestibular da UNIFAP (Outra)
Banca Examinadora para o Processo de Progressão Funcional da Prof. Dr. Simone Garcia (Outra)

Participação de Eventos

Ano Título
I Colóquio de História das Américas do Norte e Nordeste do Brasil.As Disputas Fronteirças no Norte do Brasil (Congresso)
I Semana de História do Campus Binacional da UNIFAP.Aspectos da Formação Histórica das Guianas (Congresso)
IV Jornada Científica de Secretariado Executivo da Unifap.As Perspectivas para o Desenvolvimento Regional sob as Diferentes óticas da Economia, Política e Educação. (Congresso)
VII EBEM: Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Projeto de Extensão: Marxismo, Educação e Sociedade (Encontro)
I Jornada Internacional de Ensino de História na Amazônia.A Formação Histórica das Guianas e seu ensino nas escolas (Congresso)
XVIII Encontro Nacional de Historia.A Formacao Historica das Guianas e o Entorno Regional (Congresso)
Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia.Crise Economica, Universidade e Producao do Conhecimento (Simpósio)
XXVII Simpósio Nacional de História.A História do Norte da América do Sul (Simpósio)
Aula Inaugural do Curso de Relaçoes Internacionais.As Relaçoes Diplomaticas entre Brasil e Argentina (1922-2010) (Seminário)
X Encontro Internacional da ANPHLAC.Brasil e Argentina: um século de contradições (1910-2010) (Encontro)
VIII Semana de História da UNIJALES.História Política e Representação (Congresso)
Seminário Interno do Projeto Temático Cultura e Política nas Américas.Civilizar os Nativos e Ocupar as Terras / A Etnologia norte-americana e Thomas Ewbank (Encontro)
VIII Semana de História da UNIJALES.América do Sul em Foco: As Relações Diplomáticas entre Brasil e Argentina na luta contra o subdesenvolvimento (Congresso)
XXV Simpósio Nacional de Históra.A Integração entre Brasil e Argentina no Desenvolvimentismo (1958-1962) (Congresso)
I Seminário Internacional Brasil - Argentina: Pensar as identidades latino-americanas.Tempo de Política Externa Heterodoxa no Cone Sul (1946-1964) (Congresso)
I Ciclo de Debates sobre História do Brasil.Esperanças e Frustrações: Brasil, 1930 - 1964 (Seminário)
XXVIII Semana de História.Brasil e Argentina: A Integraçao em foco (Congresso)
VIII Encontro Internacional ANPHLAC.Brasil e Argentina em Foco: A Integração em Questão (Congresso)
Seminário Interno do Projeto Temático Cultura e Política nas Américas.Brasil e Argentina nos anos 50: Aproximaçoes (Encontro)
História da América em Debate.Brasil e Argetina nas Relações Internacionais no Pós - Segunda Guerra. (Seminário)
III Encontro CEDAP.III Encontro do CEDAP (Congresso)
Cursos do XVII Econtro Regional de História.O Conflito Arabe - Israelense: História e Atualidade. (Outra)
O Lugar da América na História.Uma História de Desencontros: A Política Externa da Argentina Peronista e o Brasil (Seminário)
Desafios da Consulta de Acervos.O Arquivo Histórico do Itamaraty: Formação e Prática de Pesquisa. (Seminário)
Política, Cultura e Sociedade na História da América.O Papel da Ditadura Militar Brasileira nas Relações entre Brasil e Argentina. (Seminário)
VI Encontro da ANPLHLAC ( Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino Americana e Caribenha..Peronismo e Varguismo numa Perspectiva Comparada (Seminário)
O Lugar da História.XVII Encontro Regional de História (Congresso)
História da América Latina em Debate.O Pacto ABC e a Crise do Segundo Governo Vargas (Seminário)
XXI Semana de História, "40 anos do curso de História".XXI Semana de História, "40 anos do curso de História" (Outra)
Seminário 80 anos de Movimento Comunista no Brasil.Seminário 80 anos de Movimento Comunista no Brasil (Seminário)
XX Semana de História: Historiadores: Caminhos & Fronteiras.XX Semana de História: Historiadores: Caminhos & Fronteiras (Outra)
Fórum de Recursos Humanos - O Trabalho na Contemporaneidade.Fórum de Recursos Humanos - O Trabalho na Contemporaneidade (Outra)
XXI Simpósio Nacional de História.XXI Simpósio Nacional de História (Simpósio)
XIX Semana de História - O Olhar historiográfico dos anos 90.XIX Semana de História (Outra)
I Seminário do Trabalho: As perspectivas do trabalho no Século XXI.I Seminário do Trabalho: As perspectivas do trabalho no Século XXI (Seminário)
II Encontro do CEDAP: Arquivos, Memória e Tecnologia.II Encontro do CEDAP: Arquivos, Memória e Tecnologia (Encontro)
II Simpósio Nacional de História das Religiões, VI Ciclo de Estudos da Religião e I Congresso da Associação Brasileira de História das Religiões.II Simpósio Nacional de História das Religiões, VI Ciclo de Estudos da Religião e I Congresso da Associação Brasileira de História das Religiões (Outra)
XVIII Semana de História - O campo histórico atual: dinâmica e interseções.XVIII Semana de História - O campo histórico atual: dinâmica e interseções (Outra)
I Simpósio sobre História das Religiões.I Simpósio sobre História das Religiões (Simpósio)
5º Simpósio sobre Comunicação e Cultura no 3º Mundo.5º Simpósio sobre Comunicação e Cultura no 3º Mundo (Simpósio)
"Dos anos rebeldes à ordem neoliberal: Movimento Político e Sindical no Brasil (1968-1998).Semana de Ciencias Sociais (Outra)
Conferência: das Navegações Atlânticas à Costa de Malabar.Conferência: das Navegações Atlânticas à Costa de Malabar (Outra)
Atualidade de Marx: 150 anos de Manifesto Comunista.Evento: Atualidade de Marx: 150 anos de Manifesto Comunista (Outra)
I Encontro de Estudos Medievais.I Encontro de Estudos Medievais (Encontro)
Seminário Nacional Democracia e Liberdade: Interlocuções com Marinela Chaui.Seminário Nacional Democracia e Liberdade: Interlocuções com Marinela Chaui (Seminário)
Cultura, Memória e Ensino.II Simpósio do Laboratório de Ensino de História (Simpósio)
Simpósio Internacional "História e Revolução".Simpósio Internacional História e Revolução (Simpósio)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Projetos de Esquerda nas Américas (Programa de Rádio TV)
A Historia das Guianas e o Entorno Regional (Curso de Curta Duração)
Relações Internacionais na América Latina (Curso de Curta Duração)
Relatório de Pesquisa 5 (Relatório Pesquisa)
Relatório de Pesquisa 6 (Relatório Pesquisa)
Relatório de Pesquisa n°4 (Relatório Pesquisa)
Relatório de Pesquisa n°5 (Relatório Pesquisa)
Relatório Científico nº 4 (doutorado) (Relatório Pesquisa)
Relatório Científico nº 3 (doutorado) (Relatório Pesquisa)
Relatório Científico nº 1 (doutorado) (Relatório Pesquisa)
Relatório Científico nº 2 (doutorado) (Relatório Pesquisa)
Relatório Científico nº 4 (mestrado) (Relatório Pesquisa)
Relatório Científico nº 2 (mestrado) (Relatório Pesquisa)
Relatório Científico nº 3 (mestrado) (Relatório Pesquisa)
Relatório Científico nº 1 (mestrado) (Relatório Pesquisa)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
História do Brasil República
História Latino-Americana
História da Educação