Doutor em Artes Visuais na linha de Pesquisa: História, Teoria e Crítica da Arte - PPGAV/EBA/UFRJ. Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte - Programa de Pós Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Estágio de Pós-doutorado - PPGARTES/ICA/FAV/UFPA (2016/2017). Possui graduação em Licenciatura Plena em Ed. Artística pela Universidade Federal do Pará-UFPA (1995), graduação em Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Pará -UFPA(1985). Atualmente é Professor do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Administração pública e privada, com ênfase em Administração Pública. Na área da História, Teoria e Crítica da Arte, desenvolve pesquisa sobre fotografia brasileira e internacional; sobre arte moderna e contemporânea. Participa de exposições e palestra em encontros de pesquisadores.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Luiz Braga, retumbante natureza humanizada ARTE & ENSAIO (UFRJ),v.32,p.156-157 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Visualidade e Fotografia:um percurso do século XIX á arte contemporânea. Visualidade na Amazônia,v.,p.1-29 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Walter Zanini: escrituras críticas Arte & Ensaio (UFRJ),v.2,p.213-215 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
ARRESOLVIDO ? Aroma de brasilidade na simplicidade dos gestos e do lugar. Opinião sobre Arte,v.,p.1-1 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
DESCENTRALIZAÇÃO DA ARTE E EXPANSÃO DE MERCADO Arte & Ensaio (UFRJ),v.II,p.131-137 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
INQUIETUDE POÉTICA - EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA Opinião sobre Arte,v.,p.1-1 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
A difícil missão de assistir ?A VIAGEM?. O roteiro complexo dividiu a opinião do público. Opinião sobre Arte,v.,p.1-1 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Luiz Braga, mirada amazónica TODAVÍA Nº 27,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Oito teses a favor (ou contra ?) Uma semiologia da pintura Arte & Ensaio (UFRJ),v.24,p.163-173 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Luiz Braga, mirada amazónica Toda Vía. Pensamiento y Cultura en América Latina,v.1,p.76-81 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O voyeurismo nas fotografias de Luiz Braga. Arte no Brasil,v.01,p.01-02 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Afirmando a Identidade e a Força Criativa ? As Fotografias de Paisagens de Luiz Braga. Arte no Brasil,v.01,p.01-01 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
O CAMPO PRÁTICO-PERCEPTIVO DAS FOTOGRAFIAS DE LUIZ BRAGA: A DIMENSÃO POÉTICA. História da Arte Brasileira,v.,p.1-9 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
O PRÉ-FOTOGRÁFICO: A ESCOLHA E OS CRITÉRIOS NA FOTOGRAFIA DE LUIZ BRAGA. Arte no Brasil,v.,p.1-4 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Imagem, Memória e Afeto Arte no Brasil,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
O PÓS-FOTOGRÁFICO NA PRODUÇÃO DE LUIZ BRAGA: DO REGISTRO À REPRODUÇÃO. Arte no Brasil,v.,p.1-6 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
FOTOGRAFIA E HISTÓRIA DA ARTE: DIÁLOGOS COM A PINTURA História da Arte Brasileira,v.,p.1-4 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
O LIMIAR ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE: A DIMENSÃO CRÍTICA NAS FOTOGRAFIAS DE LUIZ BRAGA. História da Arte Brasileira,v.,p.1-6 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
?SILHUETAS ? A VINGANÇA DOS FORAS DA LEI NO VELHO OESTE CARIOCA? - INTERVENÇÃO URBANA EM SANTA TERESA CULETIVO TECNOKANIBAU,v.,p.1-1 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
?OBRIGAÇÕES DO HORIZONTE II... VISTA INEVITÁVEL?. Bruno Vieira,v.,p.1-1 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
?MAPAS INVISÍVEIS: A CIDADE E A ARTE? Arte no Brasil,v.,p.1-1 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
OBJETOS: DO VALOR DE CULTO AO DECORATIVO E O MAIS ALÉM História da Arte Brasileira,v.,p.1-1 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
A Modernidade das Artes Visuais no Brasil História da Arte Brasileira,v.,p.1-1 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
As Dimensões da Produção Artística de Emmanuel Nassar PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.2,p.1-10 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
"Outros Modernismos e a Arte Moderna em Macapá" Amapá Ciência e Tecnologia,v.1,p.1-4-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
GARRAFAS E A FIDELIDADE DA TINTURARIA A MATÉRIA Revista on-line Amapá Busca,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Emmanuel Nassar: Estratégias Para Induzir à Interação Revista On-Line Amapá Busca,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Rei da Noite e "a luz da lâmpada" Amapá Busca,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
OS ÚLTIMOS SUSPIROS DA PINTURA ACADÊMICA NO PARÁ: A HERANÇA BETTY VEIGA SANTOS - 24º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Participação em Eventos/COMPLETO)
A PERFORMANCE PARA FOTOGRAFIA: RELAÇÕES, ENTRECRUZAMENTOS E DIMENSÕES HISTÓRICAS - 22º Encontro Nacional da ANPAP - Ecossitemas Estéticos (Participação em Eventos/COMPLETO)
Os retratos de Luiz Braga: a dimensão pictórica da visualidade amazônica. - VI Seminário Arte, Cultura e Fotografia - Espelho de outro / Espelho de si. ECA-USP (Participação em Eventos/COMPLETO)
Fotografia e história da arte: diálogos com a pintura - II Seminário do Museu D. João VI (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
A fotografia de Luiz Brga: uma discussão da pintura numa perspectiva conceitual. - XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Arte Moderna em Macapá - Modernismo Periférico - III Encontro de História da Arte da UNICAMP-IFICH-IAC (Participação em Eventos/RESUMO)
"Pop Art" com Sotaque Brasileiro - XVI ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP (Participação em Eventos/COMPLETO)
"A Co-existência de Campos Diversos na Pintura de Emmanuel Nassar"-Comunicação Científica-III Fórum de Pesquisa em Arte - arte, hibridismo e interculturalidade-Instituto de Ciências da Arte - UFPA - III Fórum de Pesquisa em Arte do Instituto de Ciências da Arte da UFPA (Participação em Eventos/RESUMO)
"A Pintura de Emmanuel Nassar: Ironia, Metáfora e Humor" - Comunicação Científica - XII Encontro do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais - EBA - UFRJ - XII ENCONTRO DO PPGAV-EBA-UFRJ (Participação em Eventos/COMPLETO)
"Os 'Territórios' de Emmanuel Nassar" - Comunicação Científica - XI Encontro do Programa de Pós-Gaduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ - Centro Cultural do Banco do Brasil - Rio de Janeiro - XI Encontro do PPGAV-EBA-UFRJ (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
?Elza Lima ? a fotografia inesperada? - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Performance para Fotografia - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Visualidade nas artes: o destino da imagem performada - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Foto-grafismo de Luiz Braga: estudo do acervo do Centro de Documentação da FUNARTE/RJ - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Visualidade e fotografia: um percurso do século XIX à arte contemporânea. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Performance e Fotografia - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
FOTOGRAFIA E HISTÓRIA DA ARTE: DIÁLOGOS COM A PINTURA - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Os retratos de Luiz Braga: a dimensão pictórica da visualidade amazônica. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
"Modalidades Artísticas Multidisciplinres"- Palestra - Mesa Redonda: "Linguagens Artísticas e o Ensino de Arte na Contemporaneidade". - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
"A Pintura de Emmanuel Nassar: conjunções e disjunções" - Palestra no "I Colóquio de Artes Visuais - Experências e Mediações nas Artes Visuais" Universidade Federal do Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
"Outros Modernismos e a Arte Moderna em Macapá" - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Pintura de Emmanuel Nassar: irônia, metáfora e humor - Comunicação Científica - Escola de Belas Artes - UFRJ - Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O Mestre de Obra da Cor - Palestra realizada no Pólo Universitário Equinócio - UNIFAP - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Pintura de Emmanuel Nassar: a co-existência de campos diversos - Comunicação Científica - I Encontro Estadual da ANPAP-Rio de Janeiro - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
"Os 'Territórios' de Emmanuel Nassar" - Comunicação Científica - Escola de Belas Artes - UFRJ - Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O Perfil do Ensino de Arte no Amapá - Conferência de Abertura do I Fórum de Arte Educação da Universidade Federal do Amapá - Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Avaliação nas Aulas de Arte - Palestra - Salão de Exposição R. Peixe-Esc. de Artes Cândido Portinari - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Capítulos de Livros

Ano Título
A Performance para fotografia: relações, entrecruzamentos e dimensões históricas. In: Visualidade nas artes: olhares e considerações.
Fotografia e olhares sobre a cultura nas áreas de fronteiras.
Fotografia e história da arte: diálogos com a pintura - PARTE 3 - Técnicas e matéria - arte de entresséculos e suas questões
Os "Territórios" de Emmanuel Nassar

Livros

Ano Título
Artes ? escritos sobre ensino e aprendizagem
Visualidade nas artes: olhares e considerações
A retórica da iconoclastia: marxismo, ideologia e fetichismo.

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
ATACAMA - Exposição Fotográfica
Os últimos suspiris da pintura acadêmica no Pará: a herança de Betty Veiga Santos
DOSSIÊ Descentralização da arte e expansão de mercado
OITO TESES A FAVOR (OU CONTRA?) UMA SEMIOLOGIA DA PINTURA
Os retratos de Luiz Braga e a Visualidade Amazônica
?O Campo Prático-Perceptivo das Fotografias de Luiz Braga.?
EMMANUEL NASSAR
?A Produção Fotográfica de Luiz Braga: uma análise histórica e crítica no contexto da arte contemporânea brasileira?
?O Campo perceptivo das Fotografias de Luiz Braga.?
As fotografias de Luiz Braga: tradução-codificação-decodificação na
Word, Image, and Object: Wall Labels for Robert Morris
?Luiz Braga: o foto-grafismo nos anos 80.?
Catálogo dos Artistas Premiados e Selecionados do VIII Salão Unama de Pequenos Formatos

Produções Artísticas

Produções AudioVisuais

Ano Título
Interfaces I, Interfaces II e Interfaces III - Pesquisa com tinta vinílica, pó de grafite e barbante sobre papel - VIII Salão Unama de Pequenos Formatos
Superposições Serigráficas - Exposição Coletiva - Sesc- Macapá- Amapá
Retalhos Xilográficos - Exposição Coletiva - Coordenação do Curso de Educação Artística da Universidade Federal do Amapá
Primeiras Impressões - Exposição de Gravuras - Galeria de Arte do SESC Araxá/ Macapá/Amapá
Vida, Medo, Morte - Exposição Coletiva de Objetos - Universidade Federal do Amapá/Coordenação do Curso de Ed. Artística
Tudo Está Consumado - Exposição Coletiva Arte Paixão - Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves-Galeria
Novo Mandamento- Exposição Coletiva Arte Paixão - Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves / Galeria Theodoro Braga

Música

Ano Título
Exposição Sementes - Exposição Coletiva - Salão de Exposições do Sebrae Amapá
Pinturas - Exposição Individual -Galeria de Arte do Núcleo de Arte da UFPa.

Outras Produções Artísticas

Ano Título
Portefólio - Fotografismos
"Pinturas do Olhar"

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Comissão do Processo seletivo PPGARTES 2016 - Mestrado Acadêmico e Doutorado em Artes (Concurso público)
Comissão de Avaliação e Seleção da chamada pública do Programa Mais Cultura nas Universidades (Concurso público)
Banca de Concurso Público para provimento de cargo de professor para Magistério Superior Edital nº 04/2009 (Concurso público)
Concurso Público para provimento de vagas para o cargo de Professor Assistente I (Concurso público)
Banca de Seleção do Curso de Especialização em Gestão Urbana (Concurso público)
Banca de Avaliação no Concurso de Monitoria do Cursinho Vestibular (Concurso público)
Concurso Público para Professor Substituto -UNIFAP-Portaria 1193/2002 (Concurso público)
O Pequeno Príncipe: diálogos entre texto escrito e imagético (Graduação)
Diálogos transversais entre arte e autismo (Graduação)
A fotografia na educação de pessoas com deficiência visual (Graduação)
MODA SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA: princípios, processos criativos e produtos eco-amigáveis. (Outra)
MODA SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA: princípios, processos criativos e produtos eco-amigáveis. (Outra)
MODA SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA: princípios, processos criativos e produtos eco-amigáveis ()
Arte Inclusão: exercício de colagem tridimensional para aplicabilidade a alunos com deficiência visual. (Graduação)
A IMAGEM PERFORMADA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS FOTOGRAFIAS POLICIAIS, NAS AULAS DE ARTE (Graduação)
Arte e drogas: orientação curricular para a prática pedagógica (Graduação)
Artesanato em fibra do tururi: um estudo de caso da artesã Maria Severa. (Graduação)
Processo Seletivo para o Provimento de Vagas e Formação de Cadastro Reserva de Monitoria para a Disciplina Artes no Projeto UNIFAP Pré-Vestibular (Outra)
Audiopartitura: uma representação contemporânea no diálogo entre artes visuais e música. (Graduação)
A fotografia como instrumento didádico no 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alice Santos Pimentel no munício de Cutías (Graduação)
Grafite em Macapá: um estudo de caso do 'Grupo 100 ID'. (Graduação)
?A PINTURA DOS ARTISTAS AMAPENSES NAS DÉCADAS DE 1970 - 1980: OLIVAR CUNHA? (Graduação)
Julgador de Quesito de Escola de Samba: Fantasias e Adereços (Outra)
Mercado Central de Macapá: um estudo da perspectiva de revitalização no desenvolvimento urbano de Macapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Ciclo de Palestras Arte, Imagem e Cultura no subjacente da cena (ORGANIZACAO)
II Ciclo de Palestras ? Fotografia: expectativas e contextos (ORGANIZACAO)
I Ciclo de Palestras ? Fotografia: expectativas e contextos (ORGANIZACAO)
Workshop de Férias ?Arte Moderna ou Contemporânea?? (ORGANIZACAO)
Encontro Mediação e Percepção em Instituições Culturais (ORGANIZACAO)
1º Ciclo de Palestras - TÓPICOS TEMÁTICOS DE HISTÓRIA DA ARTE (ORGANIZACAO)
2º Ciclo de Palestra - TÓPICOS TEMÁTICOS DE HISTÓRIA DA ARTE (ORGANIZACAO)
Workshop de Férias: ?Elaboração de Trabalhos Acadêmicos? (ORGANIZACAO)
Mesa Redonda: Arte Educação-Conteúdos Programáticos,Metodologias e Avaliação no Cotidiano Escolar (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Seminário Temático ?Pensando a Imagem?.?Elza Lima ? a fotografia inesperada? (Seminário)
II Seminário Científico em Artes Cênicas.A Performance para Fotografia (Seminário)
Ciclo de Palestras ?Arte ? imagem: expectativas e contexto?.?Visualidade nas artes: o destino da imagem performada? (Outra)
I Ciclo de Palestra - Fotografia: expectativas e contextos.Palestra Performance e Fotografia (Outra)
7º Simpósio de Arte Contemporânea. (Simpósio)
Práticas e Reflexões para Educadores. (Encontro)
III Seminário do Museu D. João VI. (Seminário)
VI Seminário Arte, Cultura e Fotografia: espelho do outro, espelho de si..Os retratos de Luiz Braga: a dimensão pictórica da visualidade amazônica. (Seminário)
Práticas e Reflexões para Educadores: "Possibilidades transdisciplinares da obra de M. C. Escher". (Encontro)
Seminário de Pesquisa em Andamento II.Fotograficidade - articulações entre o irreversível e o inacabável no ato fotográfico (Seminário)
Seminário de Pesquisa em Andamento II.O Fotográfico e o Pictórico (Seminário)
II Seminário do Museu D. João VI.FOTOGRAFIA E HISTÓRIA DA ARTE: DIÁLOGOS COM A PINTURA (Seminário)
I Congresso Internaciomal Texto-Imagem.A produção fotográfica de Luiz Braga: considerações conceituais sobre as relações pintura e fotografia (Congresso)
Semana do Calouro 2010 - UNIFA.A Iniciação Científica no Curso de Artes Visuais da UNIFAP (Outra)
Ciclo de Debates - Arte e Vanguarda na Internet. (Outra)
Colóquio História da Arte: Ensaios Contemporâneos. (Outra)
XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.A fotografia de Luiz Braga: uma discussão da pintura numa perspectiva conceitual. (Outra)
Workshop de Férias "Arte Moderna ou Contemporânea?".A Modernidade das Artes Visuais no Brasil (Encontro)
1º Encontro de Práticas Educativas - Arte, Mediação, Afeto, Percepção e Experiência.. (Encontro)
Encontro: Práticas e Reflexões com Educadores - ISLÃ. (Encontro)
Seminário do Curso: Artefatos oitocentistas e a questão decorativa: uma revisão.Palavras, Imagens e Objetos: legendas de Robert Morris (Seminário)
Seminário do Curso Questões Temáticas da História e Crítica de Arte II.PARDAL MALLET E ALMEIDA JUNIOR: DIÁLOGOS POSSÍVEIS (Seminário)
CEMACE-UNIFAP.A Pintura de Emmanuel Nassar - A coexistencia de campos diversos (Encontro)
V Bienal Vento Sul. (Outra)
XVI ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP."Pop Art" com Sotaque Brasileiro (Congresso)
São Paulo Arte - Prédio da Bienal - Ibirapuera - São Paulo.Feira Internacional de Arte - Arte Contemporânea Brasileira (Outra)
III Encontro de História da Arte da UNICAMP-IFICH-IAC.A Arte Moderna em Macapá - Modernismo Periférico (Encontro)
I Encontro Arte na Escola - Pólo Arte na Escola-UNIFAP.I Encontro Arte na Escola - Pólo Arte na Escola-UNIFAP-Palestra: (Encontro)
II Encontro de História da Arte da UNICAMP - Teoria e História da Arte: abordagens metodológicas.II Encontro de História da Arte da UNICAMP - Campinas -SP (Encontro)
XII Encontro dos Alunos do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais-EBA-UFRJ.XII Encontro do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais-EBA-UFRJ - Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (Encontro)
XI ENCONTRO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.XI ENCONTRO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-Centro Cultural do Banco do Brasil - Tema: Paisagem: Reflexões, Contextualizações (Encontro)
I Encontro Regional da ANPAP - Rio de Janeiro.I Encontro Regional da Associação Nacional dos Pesquisdadores em Artes - ANPAP - Rio de Janeiro - Fórum de Cultura - Campus da Praia Vermelha - UFRJ (Encontro)
XIV Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil.XIV Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil - Auditório da FAV/UFG (Congresso)
I Encontro de Formação de Professores.I Encontro de Formação de Professores - UNIFAP - Polo Universitário Equinócio - CRDS (Encontro)
Seminário Avaliar para quê? Avaliando as Politicas de Avaliação Educacional.Seminário Avaliar para quê? - MEC-INEP (Seminário)
XII Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil.CONFAEB (Congresso)
XI Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil.CONFAEB (Congresso)
Comemoração do Dia do Artista Plástico.O Papel da Arte e a Função Nossa de Cada Dia (Simpósio)
X Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores.CONFAEB (Congresso)
Leitura das Artes Visuais.Oficina de Educação Estética (Oficina)
Oficina de Desenho Básico.Oficina de Desenho Básico (Oficina)
Seminário de Avaliação do Curso de Artes da UFPA..Avaliação do Curso de Artes da UFPA (Seminário)
Seminário "Relações e Reflexões Sobre À Arte Contemporânea.Relações e Reflexões Sobre a Arte Contemporânea (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
'Amazônia Invisível - Night Visions de Luiz Braga (Trabalho Tecnico)
Fotografia Virtual (Trabalho Tecnico)
RELATÓRIO SEMESTRAL DE ATIVIDADES DE PÓS-GRADUAÇÃO - CURSO DOUTORADO (Relatório Pesquisa)
Fotografia e história da arte: um percurso do século XIX a arte contemporânea. (Outra Producao Tecnica)
EMMANUEL NASSAR: ENTRE - CAMPOS. (Trabalho Tecnico)
Relatório Final de Iniciação Científica (Relatório Pesquisa)
Relatório Semestral de Atividades de Pós-Graduação - Curso de Doutorado - EBA/UFRJ (Relatório Pesquisa)
1º Encontro de Fotografia - ?Arte ? Imagem: expectativas e contextos.? (Trabalho Tecnico)
A Produção Fotográfica de Luiz Braga: uma discussão da pintura a partir de uma perspectiva conceitual. (Trabalho Tecnico)
Ciclo de Palestras (Trabalho Tecnico)
Mostra Fotográfica: ?A Alegria da Cor, da Geometria e do Material nos Brinquedos de Miriti.? (Trabalho Tecnico)
Diálogos entre gêneros > ?Do Bê-A-Bá ao Lá-Lá-Laiá?. (Trabalho Tecnico)
Utilização Didática dos Recursos Tecnológicos na Sala de Aula - Curso de Aperfeiçoamento - SENAC Amapá - AP (Curso de Curta Duração)
Projeto Cultural para Criação do Coral da Universidade Federal do Amapá (Trabalho Tecnico)
Oficina Imagens e Lendas - Biblioteca Pública Estadual ELCY LACERDA (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Fotografia
Teoria Sociológica
Pintura
Gravura

Profissionais Relacionados

Tadeu Chiarelli
2
Marcos de Moraes
2
Maria Luisa Luz Távora
2
Edison Farias
2
Luiz Braga
2
Beatriz Pimenta Veloso
2
Marcos de Morais
1
Ana Cavalcante
1
Benedito Rostan
1
Cláudio André Moreira da Rocha
1
Welliton Ricardo Brito dos Santos
1
Sonia Gomes Pereira
1
MAGALHÃES, Angela.
1
Gil Carlos Soares Lobato
1
SKINNER, Anamaria (Tradução)
1
CRISTIANA NOGUEIRA MENEZES GOMES
1
Marize Malta
1
RAÍ BRAZÃO OLIVEIRA
1
Maria de Fátima Garcia dos Santos
1
DAMISCH, Hubert (Autor)
1
Anamaria SKinner
1
Ana Karina Nascimento
1
Hubert Damisch
1

Palavras-chave

Fotografia
35
Artes Visuais
31
História e Crítica da Arte
31
Imagem
22
Arte Contemporânea
18
História da arte
17
Arte Brasileira
13
Fotografia Contemporânea Brasileira
12
Arte contemporânea brasileira
12
Visualidade Amazônica
11
Exposição
8
Fotografia Contemporânea
8
Ensino de Arte
7
Fotografia do Século XIX
5
Crítica de Arte
5
Pintura
5
Performance
4
Luiz Braga
4
Vídeo
4
Encontro de Pesquisadores
4
fotografia brasileira
4
Arte Amapaense
4
Cultura
4
Congressos
3
Processo criativo
3
Arquitetura e Urbanismo
3
etnocenologia
3
percepção visual
3
Seminário
3
Identidade Cultural
3
Moda sustentável
3
Intertextualidade
3
Amazônia
3
Oficina
3
Arte-Educação
3
Escola Inclusiva
2
drogas
2
Deficiente Visual
2
Banca de Avaliação de Concurso Público
2
Ironia
2
Arte
2
semiologia da pintura
2
Intervenção Urbana
2
Patrimônio Material
2
Acervo
2
Pictorialismo
2
performance para fotografia
2
Linguagem Visual
2
Modernismo
2
História da Fotografia
2
Fotografia construída
2
Retrato fotográfico
2
textualidade pictórica
2
Realidade
2
saúde
2
prevenção
2
Teatro
1
Atacama
1
Artes
1
Gêneros Literários
1
Night visions
1
Texto escrito
1
Arteterapia
1
Fronteira
1
Fotografia transparente
1
Cristina Freire
1
Publicação em Catálogo
1
Ensino
1
Palestra
1
straigth photography
1
Performatividade
1
Gestão Urbana
1
Fibra de Tururi
1
Música aleatória
1
Professor Assistente
1
Programa Mais Cultura nas Universidades
1
CIDADANIA
1
Visualidade
1
Walter Zanini
1
Mercado de arte
1
Texto
1
Humor
1
Metáfora
1
Arte no Brasil
1
Grafite
1
Fotografia opaca
1
Selfies
1
Objeto
1
Fluxo
1
Fotografia de quadros-vivos
1
Betty Veiga Santos
1
Exposição retumbante natureza humanizada
1
Museu do Estado do Pará
1
Mediação
1
Projeção
1
Paisagem
1
Pintores paraenses
1
Paisagismo fotográfico
1
Ensino Artístico
1
fotografia de quadros-vivo
1
Foto-grafismo
1
Escultura Moderna
1
Leitura
1
texto imagético
1
Fantasias
1
Poéticas Visuais
1
Destinação da imagem
1
Proveniência da imagem
1
Negociação
1
Ensino da arte em Belém
1
Pintoras paraenses
1
Pintura Fractal
1
Autismo
1
Inclusão social
1
Teoria da Arte
1
Mesa Redonda
1
Arte Brasileira do Século XIX
1
Inserção
1
Museu D. João VI
1
Normas de Elaboração de Trabalhos Científicos
1
Audiopartitura
1
Educação Inclusiva
1
Escolas de Samba
1
Cinema
1
Arte Moderna
1
áreas de fronteira
1
Fotografia Composta
1
Estudo da Imagem
1
Monumentos Históricos
1
Iconografia no Artesanato
1
Adereços
1
Banca de Avaliação de Processo Seletivo
1
Pré-Vestibular
1
ACESSIBILIDADE
1