Graduado em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2007); Especialista em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário Claretiano de Rio Claro (2009); Mestre em Educação Física pela UFTM ? Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Linha Formação e Ação Profissional em Educação Física e Esportes (2012). Membro do Grupo de Pesquisa NUCORPO - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento. Foi docente na Faculdade de Vinhedo ? SP; professor substituto da Universidade Federal de Goiás (UFG) atuando no Colégio de Aplicação (CEPAE) na Educação Básica; professor/tutor pela Faculdade de Educação Física/EaD da Universidade Federal de Goiás(História da Educação Física) e professor convidado da Pontifica Universidade Católica de Goiás (Fundametos Metodológicos do Lazer e Recreação e Orientação de TCC) Atualmente é professor na Universidade Federal do Amapá.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Ciência do esporte: formação de profissionais para a área da Educação Física/Esportes Revista Brasileira de Ciência e Movimento,v.21,p.172-179 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
EDUCAÇÃO FISICA E MEIO AMBIENTE: novas possibilidades com o conteúdo jogos desportivos com raquetes Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV),v.9,p.349-353 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A formação ambiental dos professores de educação física do estado de Minas Gerais/Brasil: o que revelam os projetos políticos pedagógicos das universidades federais? Revista Congreso Universidad,v.1,p.1-9 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A formação ambiental dos professores de educação física do estado de Minas Gerais/Brasil: o que revelam os projetos políticos pedagógicos das universidades federais? Revista Congreso Universidad,v.1,p.1-9 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
A mulher e o esporte: a participação feminina nos esportes coletivos na cidade de Macapá-AP Brasil no período de 2000 a 2010 - XVI congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa (Participação em Eventos/RESUMO)
O FRESCOBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEPAE: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UM JOGO FORA DO SEU 'HABITAT' NATURAL - I SEMINÁRIO DA REDE INTERNACIONAL DE ESCOLAS CRIATIVAS (Participação em Eventos/COMPLETO)
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: o meio ambiente e o brincar - XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-oeste ? Reunião Científica Regional da ANPED - ?Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contradições e desafios para a transformação social?. (Participação em Eventos/COMPLETO)
EDUCAÇÃO FISICA E MEIO AMBIENTE: novas possibilidades com o conteúdo jogos desportivos com raquetes - 4º Congresso Internacional de Jogos Desportivos (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
A Formação Ambiental dos Professores de Educação Física do Estado de Minas Gerais/ Brasil: o que revelam os projetos políticos pedagógicos das universidades federais?. - 8o Congreso Internacional de Educación Superior - La Universidad por el Desarrollo Sostenible (Participação em Eventos/COMPLETO)
Docentes da Educação Básica: dos comportamentos aos motivos de não adesão ao desporto - II Congresso Científico Internacional de Educação Física do Triângulo Mineiro e V Congresso Científico Latino Americano de Educação FísicaU (Participação em Eventos/RESUMO)
Educação Física e Meio Ambiente: novas possibilidades com o conteúdo jogos e brincadeiras - II Congresso Científico Internacional de Educação Física do Triângulo Mineiro e V Congresso Científico Latino Americano de Educação Física (Participação em Eventos/COMPLETO)
Envelhe(Ser)cer Se Exercitando - VIII CBAFS - Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (Participação em Eventos/RESUMO)
RECREIO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM E DIVERSÃO - II Encontro Nacinal das Licenciaturas e I Seminário nacional do PIBID (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
A Relação entre Fatores Sócioambientais e o Brincar na Infância - 5o Simpósio de Ensino de Graduação (5a Mostra Acadêmica) (Participação em Eventos/RESUMO)
A relação entre fatores sócioambientais e o brincar na infância - IV Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica (Participação em Eventos/RESUMO)
Educação Física no Ensino Médio: a questão da corporeidade - XI Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa (Participação em Eventos/RESUMO)
Educação Física no Ensino Médio: o estudo da corporeidade - 14o Congresso de Iniciação Científica (4a Mostra Acadêmica (Participação em Eventos/RESUMO)
Educação Física no Ensino Médio: a questão da transversalidade - XI Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa (Participação em Eventos/RESUMO)
Educação Física no Ensino Médio: a questão do meio ambiente - XI Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa (Participação em Eventos/RESUMO)
O Tema Motricidade Humana na Formação Profissional em Educação Física: o caso da região de Piracicaba/SP-Brasil - IV Congresso Internacional de Motricidad Humana (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
A Formação Ambiental dos Professores de Educação Física do Estado de Minas Gerais/ Brasil: o que revelam os projetos políticos pedagógicos das universidades federais?. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Docentes da Educação Básica: dos comportamentos aos motivos de adesão ao desporto - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Educação Física e Meio Ambiente: novas possibilidades com o conteúdo jogos e brincadeiras - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Educação Física, Jogos e Sociedade Sustentável - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Jogos Tradicionais, Tecnologia Atual e Sustentabilidade - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A importância do brincar na infância: a influência dos fatores socioambientais - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
A Relação Entre Fatores Sócioambientais e o Brincar na Infância - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
A relação entre fatores sócioambientais e o brincar na infância - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Educação Física no Ensino Médio: a questão da transversalidade - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Educação Física no Ensino Médio: a questão do meio ambiente - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Educação Física no Ensino Médio: A questão da corporeidade - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Educação Física no Ensino Médio: o estudo da corporeidade - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O Tema Motricidade Humana na Formação Profissional em Educação Física: o caso da região de Piracicaba/SP-Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Capítulos de Livros

Ano Título
"Malhar" é Preciso: o idoso e a prática de exercícios físicos.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade e Jogos Olímpicos: qual é o legado?
O FRESCOBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEPAE-UFG: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UM JOGO FORA DE SEU ^HABITAT^ NATURAL
Educação Integral na escola em tempo integral: fenomenologia, complexidade e corporeidade

Livros

Ano Título
Educação física, meio ambiente e o brincar Conceitos e os saberes dos professores de educação física escolar

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Bancas Examinadores do Concurso Público pa Carreira do Magistério Superior da UNIFAP (Concurso público)
A EXPERIÊNCIA DA DANÇA COM IDOSOS: ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA RBCE E RBEFE (2008-2013) (Graduação)
Qualidade de Vida em Idosos: Um estudo na UMAP (Graduação)
Desvendando o mistério da gravidez na adolescência (Graduação)
Perfil de árbitros de futebol profissional da Federação Amapaense de Futebol - FAF (Graduação)
FLEXIBILIDADE DE QUADRIL DOS PARTICIPANTES DO PROJETO PRÓ-ESTUDANTE ESPORTE E LAZER NA MODALIDADE NATAÇÃO (Graduação)
O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA: Das metodologias aplicadas ao conhecimento construído (Graduação)
História e infraestrutura do Goiás Esporte Clube (Graduação)
Adaptação ao meio líquido: uma possível avaliação da Psicomotricidade em crianças de 4 a 6 anos (Graduação)
Desvelando a relação da natação para bebês e uma possível prática dos pais na natação adulta. (Graduação)
A Ginástica como Conteúdo das Aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental (Graduação)
O conteúdo da Educação Física no Ensino Médio: uma reflexão a partir de uma perspectiva participativa (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
IV congresso de educação física da Unifap, II seminário de estudos de estudos do lazer e II encontro amapaense de ciências do esporte (ORGANIZACAO)
IV congresso de educação física da Unifap, II seminário de estudos de estudos do lazer e II encontro amapaense de ciências do esporte (ORGANIZACAO)
Olianglo (Olimpíadas do Colégio Anglo) (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
VII INCREA ? Fórum Internacional de Inovação e Criatividade / II RIEC ? Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas. (Seminário)
VII INCREA ? Fórum Internacional de Inovação e Criatividade / II RIEC ? Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas,.O Brincar e O Meio Ambiente na Educação Física Escolar (Seminário)
IV congresso de educação física da Unifap, II seminário de estudos de estudos do lazer e II encontro amapaense de ciências do esporte. (Congresso)
I SEMINÁRIO DE ESTUDOS DE LAZER DA UNIFAP ? O LAZER E SUA MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO.EXPERIÊNCIAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER (Seminário)
XV CONGRESSO DE CIENCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FISICA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA.EDUCAÇÃO FISICA: MEIO AMBIENTE E O BRINCAR (Congresso)
XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Reunião Científica Regional da ANPED,.EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O MEIO AMBIENTE E O BRINCAR, (Congresso)
IV Seminário Nacional Corpo e Cultur. (Seminário)
9ª Semana de Cultura e Cidadania.Recreação e Lazer - Jogos e brincadeiras (Outra)
Seminário de Estágio Supervisionado nas Licenciaturas- novos Cenários, novas Educações. (Seminário)
II Congresso Científico Internacional de Educação Física do Triângulo Mineiro e V Congresso Científico Latino Americano de Educação Física.Educação Física e Meio Ambiente: novas possibilidades com o conteúdos jogos e brincadeiras (Congresso)
8o Congreso Internacional de Educación Superior - La Universidad por el Desarrollo Sostenible.A Formação Ambiental dos Professores de Educação Física do Estado de Minas Gerais/ Brasil: o que revelam os projetos políticos pedagógicos das universidades federais?. (Congresso)
63ª Reunião Anual da SBPC. (Congresso)
Seminário Estadual trabalho Docente em Educação Básica de Goiás.participante (Seminário)
XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. Conhecimento e Modernidade Novos e Velhos Desafios.A importância do brincar na infância: a influência dos Fatores Socioambientais (Simpósio)
5o Simpósio de Ensino de Graduação (5a Mostra Acadêmica).A Relação entre os Fatores Sócioambientais e o Brincar na Infância (Simpósio)
IV Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica.A relação entre fatores sócioambientais e o brincar na infância (Simpósio)
XI Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa.Educação Física no Ensino Médio:a questão da corporeidade (Congresso)
14o Congresso de Iniciação Científica (4a Mostra Acadêmica).Educação Física no Ensino Médio: o estudo da corporeidade (Congresso)
IV Congresso Internacional de Motricidad Humana.O Tema Motricidade Humana na Formação Profissional em Educação Física: o caso da região de Piracicaba/SP-Brasil (Congresso)
I Seminário sobre Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do CQV. (Seminário)
3 Congresso Latino Americano de Motricidade Humana. (Congresso)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Identidade e Autonomia na Educação Infantil (Curso de Curta Duração)