Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2014). Especialização em Pedagogia Escolar pelo Centro Universitário Internacional (2013). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba (2010). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2006). Professor da Educação Especial do Governo do Estado do Amapá. Suas pesquisas concentram-se nas seguintes temáticas: Acessibilidade do Estudante com Deficiência Física Neuromotora, especialmente com Paralisia Cerebral; Acessibilidade na Educação Infantil e no Ensino Superior; Políticas de Educação Especial e Inclusão.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Acesso da Criança com Deficiência Física no Estado do Paraná: possibilidade efetiva? ANAIS DO ... CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO,v.I,p.14211-14227 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Políticas de Acessibilidade no Ensino Superior: desafios institucionais Estação Científica (UNIFAP),v.6,p.75-83 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Importância da Equipe Interdisciplinar para a Inclusão do Aluno com Paralisia Cerebral Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade,v.02,p.90-105 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Contribuição da Psicopedagogia para a Inclusão do Aluno com Paralisia Cerebral Estacao Cientifica (Macapa),v.04,p.85-98 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Psicopedagogo na Educação Especial Estacao Cientifica (Macapa),v.02,p.01-10-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Diferença em Foco: Diálogos em Educação - XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. (Participação em Eventos/RESUMO)
Acesso de Crianças pequenas na Educação Infantil: realidade presente? - XXIX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. (Participação em Eventos/RESUMO)
O Grupo de Convivência da UFPR: Relato de Experiência - II Congresso Nacional de Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Avaliação para Alunos com Necessidades Educacionais e suas Contradições - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Participação em Eventos/RESUMO)
Acessibilidade no Ensino Superior: das políticas à pratica - VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (Participação em Eventos/COMPLETO)
Contribuições de Práticas Psicopedagógicas para o Atendimento Educacional Especializado - I Congresso Internacional de Professores do Amapá e III Fórum das Licenciaturas da UEAP - Formação de Professores, Currículo e Avaliação (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Disciplina de LIBRAS nos Cursos de Licenciaturas: uma análise crítica - III Encontro Amapaense de Estudantes de Letras - EAPEL, I Seminário de LIBRAS, I Seminário de Literatura Amapaense (Participação em Eventos/RESUMO)
Práticas Educacionais Inclusivas na Sala de Aula Comum - III Encontro Amapaense de Estudantes de Letras - EAPEL, I Seminário de LIBRAS, I Seminário de Literatura Amapaense (Participação em Eventos/RESUMO)
Políticas Públicas Inclusivas no Ambiente Escolar: um debate em pauta - III Encontro Amapaense de Estudantes de Letras - EAPEL, I Seminário de LIBRAS, I Seminário de Literatura Amapaense (Participação em Eventos/RESUMO)
Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior - III Encontro Amapaense de Estudantes de Letras - EAPEL, I Seminário de LIBRAS, I Seminário de Literatura Amapaense (Participação em Eventos/RESUMO)
A Importância da Abordagem da Educação Ambiental para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas Séries Iniciais do Ensino Fundamenal - 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC?s e 3ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
As Relações de Ressignificação na Organização do Trabalho Pedagógico - 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC?s e 3ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
A Atuação do Psicopedagogo no Centro de Educação Especial: uma análise interpretativa - Encontro de Iniciação Científica & Fórum Científico da FACINTER, FATEC Internacional e IBPEX (7. : 2010 : Curitiba, PR) (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Fortalecendo os Laços Familiares: a inclusão de crianças com deficiência - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Aspectos Educacionais da Criança com Paralisia Cerebral na Educação Infantil - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Histórias de Superação: diálogo sobre trajetórias pessoais e acadêmicas de pessoas com deficiência - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Acessibilidade na Educação Infantil: possibilidade real? - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Grupo de Convivência da UFPR: Relato de Experiência - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Acesso da Criança com Deficiência Física no Estado do Paraná: possibilidade efetiva? - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Diferença em Foco: Diálogos em Educação - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Acesso de Crianças Pequenas com Deficiência na Educação Infantil: realidade presente? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Acessibilidade Atitudinal no Ensino Superior - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Relatos de Experiências Socioeducacionais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Práticas de Inclusão Escolar no Ensino Superior (Coordenação/Sessão de Comunicação Oral) - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Acessibilidade no Ensino Superior: das politicas à prática - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A Avaliação para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais e suas Contradições - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Contribuições de Práticas Psicopedagógicas para o Atendimento Educacional Especializado - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O Atendimento Educacional Especializado - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Acessibilidade Atitudinal no Ambiente Escolar Inclusivo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Escolarização de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: entre o real e o potencial - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
As Múltiplas Faces da Inclusão na Educação Profissional - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Inclusão no Mercado de Trabalho: superações e conquistas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Mesa de Relatos de Experiências - Narrativas Pessoais/Social - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Contribuições da Formação Continuada de Professores para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Autismo: ensino estruturado para a sala de aula - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Relatos de Experiências e Práticas Inclusivas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Disciplina de LIBRAS nos Cursos de Licenciaturas: uma análise crítica - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Educação Profissional e Inclusão - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Sala de Recurso Mulltifuncional como Instrumento para Inclusão Escolar: aspectos políticos e práticos - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Inclusão Educacional: entre o ideal e o real - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Práticas Educacionais Inclusivas na Sala de Aula Comum - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Políticas Públicas Inclusivas no Ambiente Escolar: um debate em pauta - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Importância da Abordagem da Educação Ambiental para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
As Relações de Ressignificação na Organização do Trabalho Pedagógico - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A Atuação do Psicopedagogo no Centro de Educação Especial: uma análise interpretativa - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
A Avaliação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: algumas considerações
Coordenador Pedagógico: agente de inclusão escolar
Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior
O Exercício da Gestão Democrática na Organização do Trabalho Pedagógico
As Contribuições no Processo de Ensino-Aprendizagem Através da Psicopedagogia

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Reflexões e Considerações Relativas à Educação Profissional Inclusiva (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Percepção da Prática da Educação Ambiental com Alunos dos Cursos Técnicos Integrados - Câmpus Macapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica do Ensino Superior: ranços e possibilidades (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Inclusão do Aluno Deficiente Visual na Universidade Estadual do Amapá - estudo de caso (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
EAD no Ensino Superior (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Análise da Política de Inclusão de Negros por meio do Sistema das Cotas nas IFES no Amapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Importância da Educação e Saúde no Ambiente Escolar (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestão e Formação Docente no Ensino Superior (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Práticas Educacionais voltadas para Pessoas Idosas na Universidade Federal do Amapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
PPP - Projeto Político Pedagógico (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Responsabilidade Social com Qualidade no Ensino Superior (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O Autismo em Sala de Aula (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Tecnologia Assistiva no Processo de Inclusão Educacional (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestão em Enfermagem: o líder nos serviços de saúde (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A História dos Quilombos no Brasil: transformações conceituais e novas perspectivas no contexto da redemocratização (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Importância da Motivação na Educação Profissional (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Processo de Avaliação do Ensino Aprendizagem no Primeiro Seguimento do Ensino Fundamental (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Visão dos Acadêmicos sobre a Prática Docente no Curso de Bacharelado em Farmácia das Instituições Privadas da Cidade de Macapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Acessibilidade (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Preconceito Racial no Brasil: um legado da escravidão (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Físicas Especiais (Curso de aperfeiçoamento/especialização)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
II Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Encontro com Formação Continuada.Aspectos Educacionais da Criança com Paralisia Cerebral na Educação Infantil (Encontro)
Roda de Conversa.Fortalecendo os Laços Familiares: a inclusão de crianças com deficiência (Outra)
XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO.Acesso da Criança com Deficiência Física no Estado do Paraná: possibilidade efetiva? (Congresso)
Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da FACEAR.Acessibilidade na Educação Infantil: possibilidade real? (Outra)
Comunicação em Todos os Sentidos. (Outra)
Mesa Temática - Histórias de Superação: diálogo sobre trajetórias pessoais e acadêmicas de pessoas com deficiência.Diálogos Socioeducacionais da Pessoa com Deficiência (Outra)
Intervenção Pedagógica: Acessibilidade no Ensino Superior.Debatedor na Intervenção Pedagógica: Acessibilidade no Ensino Superior (Outra)
Seminário de Políticas e Práticas Inclusivas em Educação Especial. (Seminário)
SEPE 2017 - Ética e Educação: Ensino, Pesquisa e Extensão.Acesso de Crianças Pequenas com Deficiência na Educação Infantil: realidade presente? (Seminário)
II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional e Tecnológica. (Congresso)
II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional e Tecnológica.O Grupo de Convivência da UFPR: Relato de Experiência (Congresso)
XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO.Diferença em Foco: Diálogos em Educação (Congresso)
Minicurso: Plano Nacional de Educação (2014-2024) e a Política Brasileira de Inclusão Escolar. (Congresso)
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. (Outra)
XXVIII Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão.A Avaliação para Alunos com Necessidades Educacionais e suas Contradições (Outra)
Aula Magna do PPGE/UFPR: Educação em e para direitos humanos no Brasil: desafios e perspectivas. (Outra)
Palestra: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: avanços e perspectivas. (Outra)
Palestra: Entre Discursos e Práticas de Inclusão. (Outra)
Mesa Redonda: Da Segregação à Inclusão.Relatos de Experiências Socioeducacionais (Outra)
I Ciclo de Seminário Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Docente: desafios e possibilidades. (Seminário)
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial.Acessibilidade no Ensino Superior: das políticas à prática (Congresso)
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial.Práticas de Inclusão Escolar no Ensino Superior (Coordenação/Sessão de Comunicação Oral) (Congresso)
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. (Congresso)
I Congresso Internacional de Professores do Amapá e III Fórum das Licenciaturas da UEAP - Formação de Professores, Currículo e Avaliação.Contribuições de Práticas Psicopedagógicas para o Atendimento Educacional Especializado (Congresso)
Curso TEACCH. (Outra)
Semana de Luta da Pessoa com Deficiência.Acessibilidade Atitudinal no Ambiente Escolar Inclusivo (Outra)
II Seminário de Políticas Públicas para Educação Penitenciária do Estado do Amapá: articulando a consolidação das metas do Plano Estadual de Educação para o Sistema Penitenciário Amapaense na política educacional. (Seminário)
I Seminário de Educação Inclusiva: a diversidade enquanto direito social.O Atendimento Educacional Especializado (Oficina)
I Congresso Internacional de Professores do Amapá e III Fórum das Licenciaturas da UEAP - Formação de Professores, Currículo e Avaliação. (Congresso)
6º Congresso Internacional de Educação de Gramado. (Congresso)
Fórum Sebrae de Educação e Empreendorismo no Amapá. (Outra)
Semana Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.As Múltiplas Faces da Inclusão na Educação Profissional (Outra)
Curso de Autismo: ensino estruturado para a sala de aula.Autismo: O que é? Como diagnosticar? (Outra)
Curso: Autismo na Escola. (Outra)
I Seminário de Ciência, Política e Sociologia.A Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior (Seminário)
II Seminário Interinstitucional sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior.Mesa de Relatos de Experiências - Narrativas Pessoais/Social (Seminário)
II Seminário Interinstitucional sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior.A Família e a Pessoa com NEE (Seminário)
II Seminário Interinstitucional sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior. (Seminário)
II Seminário Interinstitucional sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior.Contribuições da Formação Continuada de Professores para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Seminário)
2º Congresso Amapaense de Educação - Formação de professores: Práticas Pedagógicas. (Congresso)
VI Conferência Municipal de Assistência Social. (Outra)
Semana Pedagógica da Escola Sesc.Relatos de Experiências e Práticas Inclusivas (Outra)
Palestra.Educação Inclusiva: entre o ideal e o real (Outra)
Mesa Redonda - O que muda com a Lei nº 12.764 na proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. (Outra)
Semana Pedagógica - Formação de Docente e Práticas Pedagógicas: humanizando a educação profissional.Educação Profissional e Inclusão (Outra)
Palestra: A Organização do Espaço na Sala de Aula: implicações e efeitos no processo pedagógico. (Outra)
VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. (Encontro)
III Encontro Amapaense de Estudantes de Letras - EAPEL, I Seminário de LIBRAS, I Seminário de Literatura Amapaense.Práticas Educacionais Inclusivas na Sala de Aula Coum (Encontro)
III Encontro Amapaense de Estudantes de Letras - EAPEL, I Seminário de LIBRAS, I Seminário de Literatura Amapaense.A Disciplina de LIBRAS nos Cursos de Licenciaturas: uma análise crítica (Encontro)
III Encontro Amapaense de Estudantes de Letras - EAPEL, I Seminário de LIBRAS, I Seminário de Literatura Amapaense.Políticas Públicas Inclusivas no Ambiente Escolar: um debate em pauta (Encontro)
III Encontro Amapaense de Estudantes de Letras - EAPEL, I Seminário de LIBRAS, I Seminário de Literatura Amapaense.Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior (Encontro)
II Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down - Vida e Escola: a relação entre teoria e prática. (Congresso)
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. (Congresso)
II Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down - Vida e Escola: a relação entre teoria e prática.A Sala de Recurso Mulltifuncional como Instrumento para Inclusão Escolar: aspectos políticos e práticos (Congresso)
9º Congresso Internacional de Educação de São Luís. (Congresso)
3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC?s e 3ª Exposição de Pesquisa Científica. (Congresso)
III Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência. (Outra)
Workshop - Sons e Gestos que Alfabetizam. (Outra)
1º Seminário Interinstitucional sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior. (Seminário)
3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC?s e 3ª Exposição de Pesquisa Científica.A Importância da Abordagem da Educação Ambiental para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Congresso)
I Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down: inclusão, saúde e direitos da criança com síndrome de Down. (Congresso)
3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC?s e 3ª Exposição de Pesquisa Científica.As Relações de Ressignificação na Organização do Trabalho Pedagógico (Congresso)
5º Congresso Internacional sobre Formação de Professores. (Congresso)
II Fórum de Responsabilidade Social: A Construção da Acessibilidade. (Outra)
VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. (Encontro)
5º Seminário de Gestão em Educação. (Seminário)
VI Congresso Brasileiro Mulltidisciplinar de Educação Especial. (Congresso)
I Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico - ENFOC.A Atuação do Psicopedagogo no Centro de Educação Especial: uma análise interpretativa (Encontro)
Seminário: Socializando Saberes. (Seminário)
XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. (Encontro)
Curso: Competências Docentes. (Outra)
Oficina: Gestão Educacional. (Oficina)
Palestra: O novo paradigma da Educação e a formação profissional. (Outra)
Palestra: A gestão com pessoas e a pedagogia de projetos. (Outra)
1ª Jornada do Curso de Pedagogia do IESAP. (Outra)
Seminário Pedagógico - A vida e suas fases de desenvolvimento. (Seminário)
Palestra: Ética e Docência. (Outra)
Palestra: As Competências Profissionais do Professor. (Outra)
Teleconferência: Competência e Qualidade Profissional. (Outra)
I Fórum de Educação. (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Deficiências e suas Adaptações Curriculares (Curso de Curta Duração)
Educação do Deficiente Físico e das Múltiplas Deficiências (Curso de Curta Duração)
Fundamentos da Educação do Físico e das Múltiplas Deficiências (Curso de Curta Duração)
Educação Profissional na Perspectiva Inclusiva (Curso de Curta Duração)
Contextos Especiais e Educação (Educação Inclusiva) (Curso de Curta Duração)
Aprendendo e Ensinando na Diversidade (Curso de Curta Duração)
Trabalho e Educação Especial (Curso de Curta Duração)
Aprendendo e Ensinando na Diversidade - Fundamentos (Curso de Curta Duração)

Profissionais Relacionados

Sueli Fernandes
3
Vanessa Caroilne da Silva
2
Sueli de Fátima Fernandes
1
Cristiane Ribeiro da Silva
1
Vanessa Caroline da Silva
1
Wagner Bitencourt
1
Laura Ceretta Moreira
1