Ano | Título |
---|---|
Novos Letramentos na cultura digital: o remix vem pra rua - o gigante acordou como um híbrido PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.8,p.93-122 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL RESUMO/SINOPSE DE FILME POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA Revista Práticas de Linguagem.,v.1-2,p.5-17 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
O ensino de literatura e a formação de leitores literários: o que dizem os PCN e as orientações curriculares para o ensino médio Estudos em Educação e Linguagem,v.1,p.57-71 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
O Gênero artigo de opinião: da transposição didática ao contexto da sala de aula. Estacao Cientifica (Macapa),v.1,p.1-17-17 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
. LETRAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. 2009. (Artigo Científico). PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE) | |
Letramento para a construção da cidadania PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.2,p.1-20 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
O ensino do gênero textual resumo/sinopse de filme por meio de sequência didática Alfa: Revista de Linguística (UNESP. São José do Rio Preto. Impresso),v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO) | |
O ensino do gênero textual/discursivos artigo de opinião por meio de sequência didática Via Litterae,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO) |
Ano | Título |
---|---|
Gêneros multimodais em livros didáticos: um olhar para além da palavra e da imagem - II CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas - 1º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP,IEPA e Embrapa Amapá, 5ª Mostra de TCC?s e 1ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO) | |
O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas - 5º Seminário de I niciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e Embrapa Amapá, 5ª Mostra de TCC?s e 1ª Exposição de5ª Mostra de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO) | |
O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas - 4º Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP, 3ª Mostra de TCC e 4ª Jornada de Iniciação Científica da SETEC (Participação em Eventos/RESUMO) |
Ano | Título |
---|---|
Multimodalidade e gêneros multimodais em livros didáticos do ensino médio: um olhar crítico-reflexivo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Capacidades de Linguagem no Caderno Ponto de vista - Olimpíadas de Língua Portuguesa escrevendo o futuro: uma análise do gêneros artigo de opinião - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
O Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a Formação Continuada: inter-relações possíveis - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Políticas Públicas de Formação de Professres e a Formação Continuada no Estado do Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
O Ensino da Linguagem Oral por Meio do LDP: o caso do debate escolar e a exposição oral - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas - Experiências de pesquisa na sala de aula - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO) | |
O ensino de gêneros textuais/discursivos por meio de sequências didáticas - da teoria à prática de sala de aula - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
O Ensino de Gêneros Textuais/Discursivos por meio de Sequências Didáticas - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO) | |
O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas - Experiências de pesquisa na sala de aula - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO) | |
VII Semana de Letras realizado pela UNIfAP ? Linguagem e Cultura: Identidade e Interações sociais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
IV Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP, III Amostra de TCC e IV Jornada de Iniciação Científica da SETEC - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO) | |
O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas (resultados da 2ª etapa de pesquisa) - Experiências de pesquisa na sala de aula - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO) | |
LINGUAGEM da História ao uso / da produção Oral à Produção Escrita - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO) |
Ano | Título |
---|---|
A interdisciplinaridade no ciclo da Alfabetização | |
Os recursos didáticos como meio de articulação entre os diferentes componentes curriculares. In: Adelma Barros-Mendes; Adriana Carvalho; Josenir Sousa da Silva; Rosivaldo Gomes. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa A organização do tra | |
O Gênero Artigo de opinião: da transposição didática ao contexto da sala de aula |
Ano | Título |
---|---|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONSTRUIR OS GÊNEROS DISCURSIVOS HISTÓRIA EM QUADRINHOS |
Ano | Título |
---|---|
O Ensino de Genêros Textuais/discursivos atraves de Sequências Didáticas | |
O Ensino de Genêros Textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas | |
Os Gêneros Textuais e sua Didática: uma prática reflexiva para o ensino-aprendizagem de língua materna |
Ano | Título |
---|---|
Membro da Banca Avaliadora do CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO- EDITAL N°007/2013 (Concurso público) | |
Membro de Banca Examinadora Concurso Publico para Carreira Magistério Superior. (Concurso público) | |
Concurso publico carreira Megistério Superior (Concurso público) | |
Professor Substituto de Língua Portuguesa (Concurso público) | |
Concurso Público para Professor da Carreira do Magistério Superior, Edital nº 07/2013. (Concurso público) | |
Membro da Banca Avaliadora para Cargo Professor Efetivo do Magistério Superior referente ao Concurso Público regido pelo Edital n° 15/20213 para Técnicos Administrativos. (Concurso público) | |
"Pombinha é uma personagem em duas facetas: um questionamento pelo viés da análise do discurso francesa" (Graduação) | |
Variação fonético-fonológica e morfossintática na escola José Bonifácio no Quilombo do CRIA-U (Outra) | |
A construção da argumentação no gênero resenha acadêmica: escolha e uso dos marcadores argumentativos (Outra) | |
A organização retórico-argumentativa no gênero carta ao leitor e a construção da persuasão (Outra) | |
A seção de introdução em artigos publicados pela revista Letra Escreve: um estudo a partir da teoria sociorretórica de Swales (Outra) | |
A sociorretórica dos gêneros resumo e resenha na UNIFAP: caminhos para um letramento acadêmico na Universidade (Outra) | |
Textos do ENEM e as práticas leitoras na escola: pontos ou contrapontos? (Graduação) | |
O Sistema de organização Modular de Ensino no Estado do Amapá: reflexões sobre práticas de escrita do gênero textual lenda na E. E. Água Branca do Cajarí. (Graduação) | |
Processo Seletivo ás matriculas Especiais - PSME (Outra) | |
As Concepções de Leitura presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Propostas Curriculares Estaduais e Municipais. (Graduação) | |
Comissão do Processo Seletivo para Estagiários dos Programas PNEM/MEC e PNAIC/MEC (Outra) | |
Tempos e Modos Verbais (Outra) | |
O Gênero Textual Fábula no Livro Didático e Capacidades de Leitura: algumas reflexões (Graduação) | |
O ensino da Linguagem Oral: da academia à educação básica - prática provável? (Graduação) | |
O Gênero História em Quadrinhos como Motivador da Leitura na Sala de Aula (Graduação) | |
Contribuições do PIBID/LETRAS - UNIFAP para a Renovação de Práticas Pedagógicas: os professores supervisores (Graduação) | |
O Gênero Anúncio e seu Procsso de Didatização por meio de Livros Didáticos de Língua Portuguesa (Graduação) | |
O Gênero Seminário e Suas Dimenções ensináveis (Graduação) | |
"Escrevendo o Futuro": Uma Análise enunciativo-discursiva da proposta de produção escrita do gênero Artigo de opinião da olimpíada de Língua Portuguesa-2010 (Graduação) | |
O Gênero Lenda em Livros Didáticos do Ensino Fundamental: Um Estudo das Propostas de Produção Escrita (Graduação) | |
Produção textual escrita em turmas de 3º ano do Ensino Médio de Escola Pública e Privada. (Graduação) | |
Livro Didático de Língua Portuguesa: Como (não) usar. (Graduação) | |
Propostas de procução escrita de gêneros da ordem dos argumentos em LDP do ensino médio (Graduação) | |
A Intertextualidade no gênero textual Resumo Escolar (Graduação) | |
Produção textual de alunos do 3º ano do ensino médio: reflexões sobre a escrita no contexto do letramento escolar. (Graduação) | |
A importancia dos gêneros textuais da esfera artístico cultural na vida de crianas provenientes da vila do mucajá (Graduação) | |
O desenvolvimento de capacidades de leitura no ensino médio: algumas reflexões (Graduação) | |
Avaliação sob o olhar do aluno e do professor de instituições públicas da Educação Básica do Município de Macapá. (Graduação) | |
Concepções de leitura em documentos referentes: da leitura como cognição à leitura como prática. (Graduação) | |
A progressão referencial na resenha acadêmica (Graduação) | |
A influência do chat no processo de desenvolvimento da escrita dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (Graduação) | |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO MEDIO: O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA POR MEIO DE SERIES DIDATICAS (Graduação) | |
SEQUENCIA DIDATICA UMA PROPOSTA DE ENSINO: O TRABALHO COM O GENERO TEXTUAL CRONICA (Graduação) | |
ANALISE LINGUISTICA DOS GENEROS EMERGENTES PRESENTES NA WEB: UMA PRATICA REFLEXIVA DA LINGUA MATERNA NO ENSINO MEDIO (Graduação) | |
A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DO NEOLOGISMO EM TEXTOS PUBLICITARIOS PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MEDIO (Graduação) | |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MEDIO: ENFASE NO TRABALHO COM GENEROS TEXTUAIS ORAIS FORMAIS PUBLICOS NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA (Graduação) | |
O desenvolvimento de capacidades de Leitura na Educação de Jovens e Adultos por meio dos gêneros textuais (Graduação) | |
O Gênero seminário e seu processo de ensino-aprendizagem em alunos do 3º ano do ensino médio (Graduação) | |
Avaliação Escolar e seus reflexos na Leitura e Produção Textual. (Graduação) | |
A necessidade da proficiência prática da leitura, na formação de estudantes do 3º ano do ensino Médio: uma experiência a ser vivida em Escola da Rede Pública. (Graduação) | |
A abordagem dos estrangeirosmos e neologismos por meio de coleções de livro didático de portugues - uma proposta para o letramento (Graduação) | |
Os elementos linguístico-gramaticais como recursos de referenciação e construção de sentidos nas produções textuais escritas (Outra) | |
?A abordagem dos estrangeirismos e neologismos por meio de coleção de livros didáticos português ? uma proposta para letramento?. (Outra) | |
Os Gêneros Textuais Jornalísticos: notícia e artigo de opinião - estrutura, forma de composição e elementos enunciativos discursivos (Outra) | |
Os Gêneros Textuais Jornalísticos: notícia e artigo de opinião - estrutura, forma de composição e elementos enunciativos discursivos (Outra) | |
Os Gêneros Textuais Jornalísticos: notícia e artigo de opinião - estrutura, forma de composição e elementos enunciativos discursivos (Outra) | |
Os elementos linguístico-gramaticais como recursos de referenciação e construção de sentidos nas produções textuais escritas (Outra) | |
Os elementos linguístico-gramaticais como recursos de referenciação e construção de sentidos nas produções textuais escritas (Outra) | |
Os elementos linguístico-gramaticais como recursos de referenciação e construção de sentidos nas produções textuais escritas (Outra) | |
Tipologias Textuais (Outra) | |
Tipologias Textuais: narração, descrição, exposição e argumentação (Outra) | |
Tipologia Textual (Outra) | |
Tipologias Textuais (Outra) | |
Tipologias Textuais: narração, descrição, argumentação e explicação (Outra) | |
A linguagem dos chats: um prejuízo à língua portuguesa ou um novo gênero textual? (Graduação) | |
Análise do discurso da revista amapaense Prime (Graduação) | |
O Gênero Charge: o ensino-aprendizagem nas aulas de língua materna através do lúdico (Graduação) | |
Comparação dos resultados do IDEB de escolas da rede pública Estadual do Amapá: antes e depois da Formação Continuada - Pró-Letramento (Graduação) | |
As Propostas de produções escritas do gênero artigo de opinião no Livro Didático de Língua Protuguesa do Ensino Fundamental: Uma abordagem enunciativo-discursiva (Graduação) | |
O Papel dos gêeneros textuais para o desenvolvimento de capacidades de leitura e escuta (Graduação) | |
?O papel dos gêneros textuais para o desenvolvimento de capacidades de leitura e escrita?. (Outra) |
Ano | Título |
---|---|
Ciclo de Palestras de Estudos de Negritude (ORGANIZACAO) | |
1º Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (ORGANIZACAO) | |
II Seninário de Formaçao de Professores das Séries Iniciais - Pró-Letramento (NAO_INFORMADO) | |
Aula Inaugural do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR (ORGANIZACAO) | |
I Seninário de Formaçao de Professores das Séries Iniciais - Pró-Letramento (ORGANIZACAO) | |
III Seminário de Letras: Língua, linguagem e literatura: suas dimensões sociocontemporâneas. /UNIFAP. 2009. (ORGANIZACAO) | |
III Seminário de Letras: Língua, linguagem e literatura: suas dimensões sociocontemporâneas. /UNIFAP. 2009. (ORGANIZACAO) | |
I Ciclo de Experiência e Mediações em Artes, Ciência e Educação/UNIFAP 2009 (ORGANIZACAO) | |
II Seminario de Direito Ambiental e Politicas Publicas - Mestrado em Direito Ambiental e Politicas Publicas/UNIFAP. 2009. (ORGANIZACAO) |
Ano | Título |
---|---|
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE COORDENADORES COMFOR - V Encontro do Fórum Nacional de Coordenadores de Comitês Gestores Institucionais de Apoio à Formação Inicial e Continuada dos Profissionais de Educação Básica (ForCOMFOR).Participante como membro do Forum nas discussões, grupos de trabalhos, e votação para encaminhamento de ações junto ao MEC/SEB/SECADI. (Encontro) | |
SERGEL 2015 - VI Seminário Regional de Geossociolinguística. (Seminário) | |
II Congresso de Estudos da Linguagem.Multimodalidade e gêneros multimodais em livros didáticos do ensino médio: um olhar crítico-reflexivo (Congresso) | |
XIII Semana de letras: Culturas da Oralidade, Cultura da Escrita..Práticas de Escritas em Sala de Aula:Uma experiencia de Ensino do gênero de Autobiografia via Sequência Didática. (Outra) | |
IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas -IV FLAEL.Capacidades de Linguagem no caderno ponto de vista- Olimpíadas de Língua Portuguesa escrevendo o futuro: Uma Análise do Gênero Artigo de Opinião. (Outra) | |
III Ciclo de Palestras do Cursode Letras: da academia à comunidade,.O Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a Formação Continuada: inter-relações possíveis (Outra) | |
Programa de Apoio a Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores. (Encontro) | |
II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio .. (Seminário) | |
Seminário Integrado Nacional das Licenciaturas e Formação de Professores no Pacto do Ensino Médio.. (Seminário) | |
Econtro de Gestão Integrada da UNIFAP. (Encontro) | |
Semana do Calouro unificada de Letras e Artes.Por uma Univercidade ! (Outra) | |
1º. Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA, e EMBRAPA ? AP 5ª. Mostra de TCC? s e 1ª. Exposição de Pesquisa Científica.O Ensino de gêneros Textuais/discursivos por meio de Sequências Didáicas (Congresso) | |
II Jornada Cietífico-Cultural de Francês Língua Estranjeira (FLE) Plurilinguismo: novos dasafios para o ensino/aprendizagem da língua francesa. (Outra) | |
1º. EAPEL ? 1º. Encontro amapaense dos estudantes de letras.O ensino dos gêneros textuais/discursivos - da teoria à prática de sala de aula (Encontro) | |
VIII Semana de Letras ? UNIFAP.O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas - Experiências de pesquisa na sala de aula (Seminário) | |
5º Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP e 4ª Mostra de TCCs. Período: 18 e 19 de novembro ? 2009..Os Generos Textuais e Sua Didática, uma prática reflexiva para o ensino-aprendizagem de Língua Materna - Participação em exposição de palestra e trabalho científico (CNPq/UNIFAP) (Seminário) | |
Fórum Social Mundial 2009 na Amazônia - 27/01 a 01/02 de 2009 Brasil Pan-Amazônia. (Outra) | |
I English Scientific Cultural-Workshop - da Universidade Estadual do Amapá. (Outra) | |
I Jornada Científico-Cultural de Francês Língua Estrangeira (FLE) - O ensino do FLE: construindo caminhos entre teorias e préticas na Universidade Federal do Amapá. (Outra) | |
4º Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP, 3ª Mostra de TCC e 4ª Jornada de Iniciação Científica da SETEC Período: 25 a 28 de novembro ? 2008..Participação em exposição de seminário e trabalho científico (CNPq/UNIFAP) - O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas (resultados da 2ª etapa de pesquisa) (Seminário) | |
VII Semana de Letras ? UNIFAP, Período: 06 a 09 de maio ? 2008. Carga horária: 50 hs Tema geral: Língua e Cultura: Identidades e interações sociais. (Outra) | |
III Simpósio de Letras da Fama Período: 29 a 31 de agosto ? 2007 Carga horária: 40 hs Tema geral: LINGUAGEM da história ao uso/ da produção Oral à produção Escrita. (Simpósio) | |
I Congresso e I Conferência de Educação do Laranjal do Jarí: Superando Obstáculos e Criando Possibilidades. Período: 03 a 05 de outubro de 2007. Carga horária: 50 hs. (Outra) | |
II Ciclo de Palestras do Curso de Letras- UNIFAP. Período: 08 a 10 de agosto ? 2007. Carga horária: 15 hs Tema geral: A linguagem e suas manifestações no ambiente escolar. (Outra) | |
I Fórum Sobre Linguagem e Ensino-Aprendizagem: Discutindo a articulação teórica e prática - NUPEA - Período: 09 a 11 de abril de 2007. Carga horária: 40 hs. (Outra) |
Ano | Título |
---|---|
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC (Assessoria) | |
Formação Continuada de Professores da Educação Básica das Séries/ Anos iniciais Pró-Letramento na Área de Alfabetização e Linguagem (Assessoria) | |
RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES DO BOLSISTA PROBIC/UNIFAP - sub-projeto - O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas (Relatório Pesquisa) | |
Curso de Formação Continuada de Professores/ Ceale (Curso de Curta Duração) | |
RELATÓRIO FINAL - O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (Relatório Pesquisa) | |
RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES DO BOLSISTA SETEC/UNIFAP- Subprojeto- O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas (Relatório Pesquisa) | |
RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES DO BOLSISTA PROBIC/UNIFAP - sub-projeto - O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas (Relatório Pesquisa) | |
RELATÓRIO FINAL - O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (Relatório Pesquisa) | |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONSTRUIR OS GÊNEROS DISCURSIVOS HISTÓRIA EM QUADRINHOS (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES DO BOLSISTA PROBIC/UNIFAP - Sub-projeto- O ensino de gêneros textuais/discursivos por meio de sequencias didáticas (Relatório Pesquisa) | |
RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES DO BOLSISTA PROBIC/UNIFAP - sub-projeto - O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas (Relatório Pesquisa) | |
Colaboradora na produção da Matriz Curricular para Educação de Nove Anos da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Macapá. (Assessoria) | |
RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES DO BOLSISTA PROBIC/UNIFAP - sub-projeto - O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas (Relatório Pesquisa) |