Possui mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professor assistente nível 4 da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia Geral de Invertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, apa do curiaú, amapá, diversidade ecológica e macroinvertebrados bentônicos. Atualmente cursa doutorado pelo Programa Bionorte na linha de Biotecnologia, com ênfase em Bioensaios toxicológicos com macroinvertebrados bentônicos.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Estrutura da Comunidade de Invertebrados Bentônicos comEnfoque nos Insetos Aquáticos do rio Piranhas-Assu, rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. EntomoBrasilis (Vassouras),v.1,p.51-56 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Biondicadores de Qualidade Ambiental - Reunião Regional da SBPC AP (Participação em Eventos/COMPLETO)
Mini-Curso sobre Bioindicadores de Qualidade Ambiental - 1a. Reunião Regional da SBPC em macapá/AP. (Participação em Eventos/COMPLETO)
Borboletas Frugívoras do Campos Marco Zero da Universidade Federal do Amapá - 59. Reunião Anual da SBPC (Participação em Eventos/RESUMO)
Levantamento preliminar de organismos bioindicadores na avaliação da qualidade da água no rio Pium, RN - XXV Congresso Brasileiro de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Determinação da estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos no trecho médio do rio Piranhas-Açu - RN. - XXV Congresso Brasileiro de Zoologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
ECOLOGIA DE VETORES DO TRYPANOSSOMA CRUZI, NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO SERIDÓ (ESEC SERIDÓ), SERRA NEGRA DO NORTE/RN - XVII CONGRESSO BARSILEIRO DE PARASITOLOGIA (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação da qualidade microbiológica do rio Cerá-Mirim/RN - 9 Congresso de Iniciação Científica da UFRN (Participação em Eventos/COMPLETO)
Caracterização Microbiológica Preliminar do Estuário do Rio Pontengi, Natal/RN. - Congresso de Microbiologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Estudo bio-ecológico das espécies constituintes de Scorpionida (ARACHINIDA) no ecossitema da Estação Ecológica do Seridó, Serra Negra do Norte/RN - 9 Semana Potiguar de Debates Biológicos (Participação em Eventos/COMPLETO)
Mini-curso sobre Animais Peçonhentos. - VIII Encontro Potiguar de Biologia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Biodiversidade do Semi-árido potiguar 2 - Levantamento preliminar da aracnofauna da Lagoa do Piató, Município de Assu/RN. - 4o Congresso de Ecologia do Brasil (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Borboletas do Campus MArco Zero da Universidade Federal do Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Caracterização ecológica da fauna de anelídeos das Áreas de Proteção Ambiental do Curiaú e da Fazendinha - Macapá/AP/Brasil

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
Caracterização Microbiológica Preliminar do Estuário do Rio Potengi, Natal/RN (Microbiologia ambiental) - Local: Natal/RN

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso para Professor Temporário da UNIFAP (Concurso público)
Concurso Público para Professor Temporário - UNIFAP (Concurso público)
Banca de avaliação na área de Biologia no concurso público para professor do IFAP (Concurso público)
Ecologia da espécie Tapirira guianensis em quarto fragmentos de floresta ombrófila densa em uma área de transição cerrado - floresta no município de Macapá-AP (Graduação)
Educação ambiental: Desmistificando as crendices populares sobre os morcegos numa escola de ensino fundamental e médio no Município de Macapá, Amapá. (Graduação)
Uma abordagem feita pelos livros didáticos de 6a série (7o ano) sobre insetos vetores da Ordem Diptera. (Graduação)
Levantamento da Aracnofauna (Arachnida: Araneae e Scorpionida) da Área de Proteção ambiental do rio Curiaú. (Graduação)
Levantamento da araneofauna (Arachinida: Aranea) da APA do rio Curiaú, Macapá, Amapá (Graduação)
Estado da arte da Sistemática Zoológica: de Ernest Haeckel à análise molecular. (Graduação)
Elaboração de uma cartilha para facilitar o acesso do conhecimento científico a alunos de escolas públicas do Estado do Amapá. (Graduação)
O destino dos animais silvestres apreendidos, resgatados e entregues voluntariamente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Estado do Amapá. (Graduação)
Educação Ambiental: a construção do pensamento crítico e reflexivo. (Graduação)
Coleção Didática do Laboratório de Arthropoda da Universidade Federal do Amapá (Graduação)
Caracterização da entomofauna associada à carcarças de suínos (Sus scrofa) no Campus da Universidade Federal do Amapá (Graduação)
Satisfação no Trabalho Docente: um estudo com professores de Biologia da Rede Pública Estadual de Ensino de Macapá - AP (Graduação)
Composição fitoplanctônica do lago Curralinho, Macapá-AP (Graduação)
Levantamento de escorpiões (Aracnida: Scorpiones) na Mesorregião sul do estado do Amapá com ênfase aos de importância médica. (Graduação)
Implantação de atividades práticas como incentivo ao trabalho de campo nas aulas de biologia da educação de jovens e adultos na Escola Antônio Messias Gonçalves Dias. (Graduação)
A qualidade da água e a concepção dos alunos da quinta série da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes sobre a temática água e as doenças de veiculação hídrica: Uma ação educativa para a sensibilização ambiental. (Graduação)
Esclarecimentos educativos sobre Taxonomia, bioecologia e Controle de Vetores de Dengue, Malária e Doença de Chagas, em turmas de 7a. Série na Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves Dias, Macapá-AP. (Graduação)
O Uso de aulas práticas em Ciências para alunos de 5a. Série do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Dr. Coaray Nunes, Macapá, AP. (Graduação)
Qualidade da água consumida pelos alunos da Escola Estadual Prof. Irineu da Gama Paes, Município de Macapá, Amapá, Brasil. (Graduação)
Estudo do risco parasitológico de alunos de 4a. Série do ensino fundamental das Escolas José Ribamar Pestana (Pública) e Centro Educacional Balão Mágico (Particular), localizadas no município de Santana, Estado do Amapá. (Graduação)
Práticas Pedagógicas n Ensino de Ciências aplicadas aos alunos deficientes visuais totais da Escola Estadual Zolito de Jesus Nunes no mun icípio de Macapá no Amapá. (Graduação)
Ocorrência de Malária e de espécies de Plasmodium spp (Apicomplexa: Plasmodiidae) no Estado do Amapá. (Graduação)
Educação Fitossanitária: O Tema Moscas-das-frutas em Escolas-Família do Amapá. (Graduação)
Biologia Reprodutiva de Cacicus cela (Passeriformes: Icteridae) na àrea de Proteção Ambiental do rio Curiaú, Amapá, Brasil (Graduação)
Colonização de Aedes aegypti (Diptera: Culicidade) em Laboratório: uma contribuição ao controle da Dengue no Amapá. (Graduação)
Levantamento dos hábitos alimentares, aspectos psicossociais e sócio-econômicos de adolescentes com acne vulgar da Escola Estadual Jesus de Nazaré, MAcapá/AP (Graduação)
Ocorrência de insetos (Diptera: Calliphoridae) como fauna cadavérica de um suíno (Sus scrofa Linnaeus) no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá. (Graduação)
Ocorrência de Coleópteros (Coleoptera: Insecta) Necrófagos presentes em carcaça cadavérica no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (Graduação)
Culicídeos (Diptera: culicidae) do Campus Marco Zero da universidade Federal do Amapá. (Graduação)
Uma Análise do Nível de Sensibilidade dos Moradores de um Fragmento da Área Úmida Chico Dias - Macapá/AP sobre as Questões Relacionadas aos Resíduos Sólidos. (Graduação)
Distribuição Geográfica de Espécies de culicídeos (Diptera: Culicidae) Coletadas no Estado do Amapá. (Graduação)
Masturbação na Adolescência na Escola Estadual Elizabeth Picanço Esteves - Santana/AP. (Graduação)
Formigas: ponto de partida para o conhecimento em uma comunidade escolar. (Graduação)
Estudo de Enteroparasitas nos alunos de 1a. A 4a. Série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Piauí; no Bairro Igarapé da Fortaleza, Município de Santana, Amapá, Brasil. (Graduação)
Comunidade de Abelhas (Hymenoptera, Apidae, Meliponina) na Área de Proteção Ambiental do Curiaú, macapá, AP. (Graduação)
Identificaçã e Distribuição Geográfica de Borboletas (Lepidoptera): Um ponto de partida para a divulgação da lepidofauna do Estado do Amapá. (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
VI Curso de Guarda Parques Estadual (ORGANIZACAO)
Curso de Especialização em Proteção e Monitoramento Ambiental (NAO_INFORMADO)
V Encontro de Área Naturais Protegidas do Estado do Amapá (ORGANIZACAO)
Vcurso de Capacitação de Guarda Parques Estadual (ORGANIZACAO)
3o. Seminário de Iniciação Científica e 2a. Mostra de TCC da Unifap. (NAO_INFORMADO)
2o Seminário de Iniciação Científica e 1a Mostra de TCC - Sessão de Pôster de Ciências Biológicas e da Saúde. (NAO_INFORMADO)

Participação de Eventos

Ano Título
Oficina Sobre Protocolos Complementares para o Monitoramento Participativo da Bio Biodiversidade.Protocolo de Monitoramento da Qualidade da Água (Oficina)
III Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa - CEPs. (Encontro)
59a. Reunião Anual da SBPC.Borboletas frugírvoras do Campus MArco Zero da Universidade Federal do Amapá (Congresso)
1a. Reunião Regional da SBPC em macapá/AP..Mini-Curso sobre Bioindicadores de qualidade ambiental. (Congresso)
Oficina de Capacitação Presencial para o Edital Pronaf Amazônia 01/2006. (Oficina)
II Semana de Iniciação Científica de Ciências Biológicas da UNIFAP.Mini-curso sobre coleta, montagem e identificação de insetos. (Encontro)
VIII Encontro Potiguar de Biologia.MIni-Curso sobre Animais Peçonhentos. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Mini-Curso: Bioindicadores de qualidade ambiental. (Curso de Curta Duração)
Animais Peçonhentos (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Ecologia
Doenças Infecciosas e Parasitárias
Protozoologia Parasitária Humana

Profissionais Relacionados

Débora Cristina Damasceno de Souza
2
Herbet Tadeu de Almeida Andrade
2
Magnólia F. F. Araújo
1
Marcelo Monjardim Barboza
1
Madson Ronei de Melo Pinto
1
Josecélia da Silva Aleluia
1
Jansen Fernandes Medeiros
1
Antônia Cláudia Jácome da Câmara
1

Palavras-chave

Educação ambiental
12
APA do Curiaú
9
Amapá
9
Macroinvertebrados bentônicos
7
Ensino Fundamental
6
Diversidade Ecológica
6
Macapá
5
APA da Fazendinha
5
Escorpiões
5
Qualidade da água
4
Biomonitoramento
4
Bissexualismo
4
Homossexualismo
4
Zoologia de Invertebrados
4
Heterossexualismo
4
Adolescentes
4
Escherichia coli
4
Estrutura de comunidades
3
Araneofauna
3
Malária
3
Aracnofauna
3
Insetos
3
Ecologia de comunidades
3
Comunidade ecológica de rios
3
Biodiversidade
3
Animais Peçonhentos
3
Rio Potengi
2
Zoologia de Vertebrados
2
Parasitas intestinais
2
guarda parques
2
Microbiologia ambiental
2
Dengue
2
Escolas Públicas de Macapá
2
Educação Sexual
2
Serra do Navio
2
População Ribeirinha
2
Ecologia Geral
2
Estrutura trófica
2
Anelídeos
2
Entomologia
2
Limnologia
2
polícia militar
1
Diagnóstico
1
Ambientes Límnicos
1
Relações Ecológicas
1
Fitoplâncton
1
Cerrado
1
Integridade Biótica de Ecossistemas Aquáticos
1
Ecologia de Vetores da doença de chagas
1
Borboletas
1
Mini-curso
1
Annelida
1
Sexualidade
1
Cacicus cela
1
Livros didáticos
1
Montagem de insetos
1
Nichos ecológicos
1
Proteção Ambiental
1
Formigas
1
Estágio de Monitoria
1
UNIFAP
1
Região Sul do Amapá
1
Banca de concurso para professor efetivo 3o. Grau
1
Rio Piranhas-Assu
1
Bio-ecologia
1
Insetos aquáticos
1
Etnocarcinologia
1
Gastropoda
1
animais resgatados
1
Invertebrados
1
microbiologia
1
Anopheles
1
Lagoa dos Índios
1
Percepção
1
Biologia Reprodutiva
1
Entomologia Forense
1
CETAS/AP
1
Sistemática Zoológica
1
Semi-árido Potiguar
1
Guildas tróficas
1
áreas protegidas
1
Adolescência
1
Bibliotecas
1
Aedes aegypti
1
Coleção Biológica
1
Diptera
1
Lago Curralinho
1
Aulas de Campo
1
Cartilha Ambiental
1
Floresta
1
Grupos TRóficos Funcionais
1
ESEC-Seridó
1
Trypanossoma cruzi
1
batalhão ambiental
1
Biomonitoramento de rios
1
Achantina fulica
1
Professores de Biologia
1
Carcaças de suínos
1
Laboratório Arthropoda
1
Tapirira
1
Mata
1
Parasitologia
1
Rio Grande do Norte
1
Scoorpionida
1
Triatomineos
1
gerenciamento de recursos hídricos
1
Qualidade ambiental
1
Formas de Prevenção
1
HIV - AIDS
1
Inverterados
1
Parasitos
1
Oficina de Leitura
1
Lago Temporário
1
Morcegos
1
Coleta de insetos
1