CRISTIANE DA SILVA REIS GONDIM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2006), Psicopedagogia, Especialização em Docência do Ensino Fundamental e mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Los Pueblos de Europa (2012). Atualmente é professora de graduação do Instituto de Ensino Superior do Amapá e Coordenadora Pedagógica do Governo do Estado do Amapá. Atuando principalmente nos seguintes temas: Questões pedagógicas, psicológicas, sociais, filosóficas e históricas presentes na organização e desenvolvimento da educação, do ensino e da aprendizagem de pessoas que demandam recursos educacionais especiais e/ou reabilitação, em decorrência de fatores de ordem física, intelectual, sensorial e/ou condutas típicas. Investigações teóricas e aplicadas no campo de interseção da psicologia e da educação. Compreende estudos sobre os processos de desenvolvimento e sua interface com a aprendizagem, estudos psicanalíticos em educação, bem como estudos sobre a escolarização e o cotidiano escolar. Contempla estudos voltados para investigações historiográficas sobre educação, também em um viés comparado, a partir de perspectivas teórico-metodológicas diversas, resultando uma história da educação com um perfil marcadamente sócio-cultural. Estuda, sob o ponto de vista histórico, quatro grandes eixos: a) educadores e idéias pedagógicas, compreendendo a análise das principais teorias da educação e da influência histórica de seus autores; b) as instituições escolares, sua origem e desenvolvimento nas relações com o contexto sócio-cultural do período; c) práticas, representações e saberes escolares, compreendendo a pesquisa historiográfica sobre a leitura e os materiais impressos, os saberes pedagógicos e a profissão docente, as disciplinas escolares, as relações sociais de gênero e as relações entre memória e educação; d) estudos comparativos em educação voltados para a apreensão das proximidades e diversidades culturais, linguísticas e políticas no campo educacional; Investigações sobre as práticas institucionais de ensino e sobre os saberes produzidos para orientá-las; estudos de processos e políticas da formação inicial e contínua de professores; da implementação e desenvolvimento curricular, da educação básica ao ensino superior, tanto para os sistemas escolares formais e/ou informais. Contempla, ainda, estudos sobre as perspectivas históricas da profissionalização e da prática docente; as tecnologias contemporâneas de informação e comunicação, em situações de ensino presencial e à distância.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
OFICINA DE LEITURA PARA AS SÉRIES INICIAIS - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
ENCONTRO ENTRE AS DUAS METADES: LIVRO E LEITOR - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
DESAFIOS AO PROFESSOR DE LÍNGUA FRANCESA NO PROCESSO DE ENSINO PARA ALUNOS SURDOS INSERIDOS NA MODALIDADE EJA/FUNDAMENTAL (Graduação)
DISLEXIA: DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LP (Graduação)
O PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PRA ALUNOS SURDOS POR MEIO DOS RECURSOS TELEVISIVOS (Graduação)
DESAFIOS NA DIFUSÃO E USO DOS SINAIS EM LIBRAS PRA INTERPRETES NA ESCOLA ESTADUAL NANCI NINA COSTA (Graduação)
A LITERATURA INFANTIL COMO METODOLOGIA APLICADA PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS (Graduação)
O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LP (Graduação)
O ENSINO DA LP PRA SURDOS NA ESCOLA INCLUSIVA JOSE DE ANCHIETA (Outra)
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA TRABALHAR COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPETRO AUTISMO (Outra)
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA TRABALHAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECILAIZADO (Outra)
O DESENVOLVIMENTO DA AUTOESTIMA DO PROFESSOR NO CENTRO EDUCACIONAL RAIMUNDO NONATO (Outra)
O PROCESSO DE ENSINO DE LP PARA O ALUNO INDÍGENA NA ESCOLA REGULAR DE MACAP (Graduação)
A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE LP PARA ALUNO AUTISTA (Graduação)
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS DISLEXICOS (Graduação)
ACESSIBILIDADE ESCOLAR NAS ESCOLAS RIBEIRINHAS (Outra)
A UTILIZAÇÃO DA MUSICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA NA PRIMEIRA ETAPA DO ENSINO MÉDIO NA EJA (Outra)
INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (Outra)
ESTUDO DE CASO SOBRE O AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR (Graduação)
Adaptações Curriculares no Processo de Ensino e Aprendizagem do Aluno Surdo (Graduação)
A inclusão e Alfabetização do Aluno Surdo na Escola Municipal de Macapá (Graduação)
A Inclusão do Deficiente Visual na E. E. Jose de Anchieta (Graduação)
PoliticAS Públicas e Praticas de Ensino para Alunos Surdos na Perspectiva da Educação Inclusiva (Graduação)