Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2016). Mestre em Educação / linha de Representações Sociais e Práticas Educativas (UNESA ? 2011). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP ? 2005). Concluiu os seguintes cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em: Educação (FAAT ? AP/2005); Pedagogia Empresarial (FAAT ? AP/2006); Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBPEX ? AP/2005); Docência no Ensino Superior (IBPEX ? AP/2005); Educação Especial ? Deficiência Mental (UNIRIO/2010). Faz Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Inclusão (PUC ? RJ). Tem experiência como docente e gestora na Educação Básica, Ensino Superior e na Pós-Graduação Lato Senso. Atualmente é professora visitante da FACULDADE DE MACAPÁ e membro da banca de elaboração de provas em processos seletivos e concursos públicos da Cooperativa de Serviços Técnicos, Assessoria, Consultoria e Treinamentos INTELECTUS (COOSETACT) e da Cooperativa SIGETECH. Temas de interesse e pesquisa: Formação e trabalho docente: limites, dilemas e perspectivas; Representações Sociais; Minorias Ativas; Preconceito; Gestão Educacional; Multiculturalismo; Identidade/alteridade; Inclusão/exclusão; Gênero/pobreza; Fracasso escolar; Deficiência; Surdez; Deficiência visual: cegueira e baixa visão; LIBRAS; Braille; Audiodescrição; Comunicação; Alfabetização/letramento; Tecnologias Assistivas; Cinema; Tecnologias móveis; Redes sociais e educação; Educação básica e superior: políticas públicas, educação inclusiva e aprendizagem.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Publicações em Eventos

Ano Título
A diversidade dentro de uma minoria: é possível falar de homogeneidade no grupo de pessoas com deficiência? ? A experiência do Instituto Benjamin Constant - 5 Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão (CONADI) (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
O SURDO E DIVERSIDADE LINGUISTICA E REGIONAL: QUANDO OS SINAIS VARIAM - 5 Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão (CONADI) (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
A PRODUÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SÍNDROME DE DOWN - 11th International Conference on Social Representations (Participação em Eventos/COMPLETO)
POR QUE NÃO PASSEI?: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS SOBRE FRACASSO ESCOLAR - 11th International Conference on Social Representations (Participação em Eventos/COMPLETO)
LIBRAS NA UNIVERSIDADE: R EPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE LICENCIATURA SOBRE INCLUSÃO DE SURDOS - 11th International Conference on Social Representations (Participação em Eventos/COMPLETO)
Currículo e formação de professores: representações sociais sobre obrigatoriedade da LIBRAS - XI Congresso Internacional e XVII Seminário Nacional do INES (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Deficientes Visuais Fazem Cinema: experiências no Instituto Benjamin Constant - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Por que não levar? Ressignificando as atividades pedagógicas em espaços não formais - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Escola de Cinema: a relação educação/cinema a partir de percepções de pessoas com deficiência visual - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Por que não levar? Ressignificando as atividades pedagógicas em espaços não formais - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Escola de Cinema IBC: a relação educação/cinema a partir de percepções de pessoas com deficiência visul - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Por que não passei? Representações sociais de alunos com deficiência visual sobre o fracasso escolar - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
LIBRAS na universidade: representações sociais de professores de licenciatura sobre iclusão de surdos - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A produção da escola brasileira em representações sociais sobre síndrome de Down - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INCLUSÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS SOBRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A atuação do pedagogo na educação especial: a experiência do Instituto Benjamin Constant - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE LICENCIATURA SOBRE INCLUSÃO DE SURDOS NA UNIVERSIDADE - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LIBRAS NA UNIVERSIDADE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DE SURDOS - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
As Representações Sociais de Empresários sobre a Atuação Profissional de Trabalhadores com Deficiência - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Institucionalização da inclusão nas universidades: as representações sociais de professores dos cursos de licenciatura sobre a inclusão de alunos surdos - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A INCLUSÃO E A EDUCAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO ESTADO DO AMAPÁ - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
V Congresso Internacional do INES - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Deficientes Visuais fazem cinema: experiências de criação a partir de produções cinematográficas infantojuvenis do Projeto Escola de Cinema do Instituto Benjamin Constant

Textos Didaticos

Ano Título
A Institucionalização da LIBRAS na Educação Básica

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Análises e considerações sobre o tempo gasto no processo de deslocamento nos municípios e regiões brasileiras (Mestrado)
Com os olhos do Cinema (Graduação)
2º Festival Nacional de Cinema Estudantil (CINEST) (Outra)
A eficácia dos métodos de alfabetização dos alunos da 1ª série do Ensino Fundamental na escola estadual Joanira Del castillo (Graduação)
Gestão escolar, definição do seu papel nas escolas hoje: fiscalizador ou orientador da ação pedagógica (Graduação)
O jogo como recurso metodológico na aprendizagem da Educação Infantil (Graduação)
A importância dos jogos pedagógicos na 4ª série do Ensino Fundamental (Graduação)
Expressão artística: leitura de imagem no primeiro período da Educação Infantil (Graduação)
Dislexia: um foco na disgrafia (Graduação)
Afetividade no desenvolver da aprendizagem com a 2ª Série do Ensino Fundamental (Graduação)
O Despertar das Habilidades na Educação (Graduação)
Educação de Jovens e Adultos: em busca de um referencial (Graduação)
As Relações Interpessoais entre Professor e Aluno nas Séries Iniciais (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Vistas Lumière: Rio 450, anos120 de Cinema (NAO_INFORMADO)
II Simpósio de Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar do IBC (ORGANIZACAO)
I Vernissage de Produções Cinematográficas Infanto-Juvenil de Baixa-Visão (ORGANIZACAO)
III SIMPÓSIO DE LETRAS DA FAMA - LINGUAGEM DA HISTÓRIA: DA PRODUÇÃO ORAL À PRODUÇÃO ESCRITA (ORGANIZACAO)
V SEMANA CIENTÍFICA DA FAMA (ORGANIZACAO)
I CONGRESSO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: PONTES PARA A IGUALDADE (ORGANIZACAO)
I FÓRUM SOBRE LINGUAGEM E ENSINO APRENDIZAGEM (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
2º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessas com Deficiência do Rio de Janeiro. (Congresso)
III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e Pobreza: Imagens de Escola, promovido pela UERJ. Certificado de apresentação.Institucionalização da inclusão nas universidades: as representações sociais de professores dos cursos de licenciatura sobre a inclusão de alunos surdos (Outra)
Evento: Seminário ? Educação Inclusiva: inserção e orientação profissional de pessoas com deficiência - Faculdade de Macapá/.As representações sociais de empresários sobre a atuação profissional de trabalhadores com deficiência (Seminário)
Evento: Seminário ? Tecnologias assistivas em Educação Especial - Faculdade de Macapá.O uso de tecnologia assistiva em atividades culturais, desportivas e pedagógicas voltadas para a inclusão de pessoas com necessidades especiais (Seminário)
II Seminário Nacional: A Deficiência Múltipla numa Perspectiva Ecológica Funcional. (Seminário)
VIII Congresso Internacional e XIV Seminário Nacional - Múltiplos Atores e Saberes na Educação de Surdos.Institucionalização da inclusão nas universidades: as Representações Sociais de Professores Sobre o Processo de Inclusão dos Surdos na Academia (Congresso)
3º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Prática Pedagógica.Formação de Professores e Prática Pedagógica (Congresso)
V Semana Científica.Inclusão e Educação: as experiências do Estado do Amapá (Encontro)
III Simpósio de Letras da FAMA: linguagem - da história ao uso da produção oral a produção escrita.As Interfaces Lingüísticas das Línguas Gestuais (Simpósio)
I Congresso Estadual de Educação Inclusiva: Educação e sociedade pontes para a igualdade.A Educação Inclusiva no Estado do Amapá: as intervenções do saber e culturalocal (Congresso)
V Congresso Internacional / XI Seminário Nacional do INES.A Construção de Sentidos no Ensino da Matemática para Crianças Surdas (Congresso)
I Forum sobre Linguagem e Ensino-Aprendizagem.O Ensino da Língua Portuguesa para surdos: as interfaces da L2 (Congresso)
II Simpósio de Letras da Faculdade de Macapá.A Educação Especial no Âmbito das Políticas Públicas (Simpósio)
III Semana Científica: Cidadania - direito de todos.LIBRAS: abordagem bio-psico-social e pedagógica da língua de sinais (Encontro)
I Jornada do Conhecimento da Faculdade Atual.Abordagem Lingüística da Língua Brasileira de Sinais (Oficina)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Deficiências Sensoriais e acessibilidade (Programa de Rádio TV)
Homenagens na mostra de cinema de Ouro Preto (Programa de Rádio TV)
Escola de Cinema e Audiovisual do Instituto Benjamin Constant - Adèle Sigaud (Media Social Website)
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (Curso de Curta Duração)
O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM ATIVIDADES CULTURAIS, DESPORTIVAS E PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (Curso de Curta Duração)
REPRESENTAÇÒES SOCIAS DE EMPRESÁRIOS SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA (Curso de Curta Duração)
MÉTODOS, TÉCNICAS, RECURSOS E AVALIAÇÃO PARA A PNEE - ÁREA DE SURDEZ (Curso de Curta Duração)
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: O BASQUETE BOL SOBRE CADEIRA DE RODAS (Curso de Curta Duração)
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB O PRISMA DA INCLUSÃO (Curso de Curta Duração)
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO MOVIMENTO HUMANO PARA O EDUCADOR FÍSICO (Curso de Curta Duração)
A Institucionalização da LIBRAS na Educação Básica (Textos Didáticos ou para Discussão)
A Escrita para Cegos: as Interfaces do Sistema Braile (Curso de Curta Duração)
Língua Brasileira de Sinais (Curso de Curta Duração)
LIBRAS: ATENDENDO PESSOAS SURDAS NOS AMBIENTES HOSPITALARES (Curso de Curta Duração)
CURSO DE ATENDIMENTO A PESSOAS CEGAS E COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AMBIENTES HOSPITALARES (Curso de Curta Duração)
CURSO DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM AMBIENTES HOSPITALARES (Curso de Curta Duração)
Abordagem Lingüística da Língua Brasileira de Sinais (Curso de Curta Duração)
LIBRAS: ABORDAGEM BIO-PSICO-SOCIAL E PEDAGÓGICA (Curso de Curta Duração)

Profissionais Relacionados

RITA DE CÁSSIA PEREIRA LIMA
5
Lílian Marques
3
Adriana Mabel Fresquet
3
Izabel Oliveira
2
Helena de Souza Ferreira
2
Ana Valéria de Figueiredo da Costa
1
Aída Marques
1
João Ricardo Melo Figueiredo
1
SONIA MARIA DA SILVA SACRAMENTO
1
Renato Oliveira
1
Antônio Fernandes
1
Edson Alves Filho
1