Professora adjunto do Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Amapá, Brasil (2011), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão associadas aos temas: epistemologia, pesquisa científica, campesinato, conflitos fundiários e educação no campo. É doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Brasil (2017; tese aprovada com louvor e indicada para publicação). É mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Brasil (2011; dissertação aprovada com louvor e indicada para publicação), onde foi bolsista CAPES. É bacharel (2009) e licenciada plena (2008) em Geografia pela Universidade de São Paulo, Brasil, onde foi bolsista PRP/CNPQ por meio de pesquisa de iniciação científica (2007 e 2008).
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
CULTURA MATERIAL DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS DO VALE DO RIBEIRA (SP) Olam: Ciência & Tecnologia (Rio Claro. Online),v.7,p.1-22 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Construção política da identidade quilombola: o caso da comunidade quilombola do Mandira (Cananeia/SP) Revista da ANPEGE,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Environnement et societe dans les modes de vie des paysans et la reduction des territoires des societes traditionnelles de São Paulo - Environnement & Géomatique: Approches comparées France - Brésil (Participação em Eventos/COMPLETO)
Diferentes formas de apropriação dos recursos naturais da Estação Ecológica do Jari - Almerim/PA e Laranjal do Jari/AP. - XIV Encontro de Geógrafos da América Latina (Participação em Eventos/COMPLETO)
Análise da dinâmica dos sistemas de produção das populações agroextrativistas da Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá/Brasil) - VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Movimento Seringueiro e Reservas Extrativistas: O Caso da Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá) - VII Encontro de Grupos de Pesquisa 'Agricultura, desenvolvimento regional e transformações socioespaciais' (Participação em Eventos/COMPLETO)
Agroextrativismo sustentável na Reserva Extrativista do Rio Cajari - XIV Encontro de Geógrafos da América Latina (Participação em Eventos/COMPLETO)
História oral e oficial e modo de vida das comunidades tradicionais da Reserva Extrativista do Rio Cajari - XIV Encontro de Geógrafos da América Latina (Participação em Eventos/COMPLETO)
Reserva Extrativista do Rio Cajari: modo de vida, trabalho familiar e histórico de criação no contexto da organização política do movimento seringueiro - Encontro Nacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Reserva extrativista: estratégia de reprodução do modo de vida da comunidade quilombola do Mandira (Cananeia/SP) - VI Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa "Agricultura, desenvolvimento regional e transformações socioespaciais" (Participação em Eventos/COMPLETO)
Construção política da identidade quilombola: o caso da comunidade quilombola do Mandira (Cananeia/SP) - IX Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Marxismo e estruturalismo francês: divergências teóricas a cerca do conceito de cultura. - XVI Encontro Nacional de Geógrafos ?Crise, práxis e autonomia: espaços de resistências e esperanças. (Participação em Eventos/COMPLETO)
Festa da Ostra: atualização da festa na comunidade do quilombo do Mandira - Seminário PROEXT Cultura SP: Polítcas públicas de cultura e extensão na universidade (Participação em Eventos/RESUMO)
A relação campo cidade e a Festa da Ostra na comunidade tradicional do Mandira (Cananeia/SP) - IV Seminário de Pesquisa no Vale do Ribeira (Participação em Eventos/COMPLETO)
A reserva extrativista do Mandira e a reprodução do modo de vida tradicional: um estudo do caso da comunidade quilombola do Mandira. Cananeia/SP - IV Seminário de Pesquisa em Geografia - Geografia Humana (Participação em Eventos/COMPLETO)
Política ambiental e modo de vida tradicional: Comunidade do Mandira. Cananéia/SP - XII Encuentro de Geógrafos de la América Latina (Participação em Eventos/COMPLETO)
Transformações das práticas sócio-espaciais da população tradicional do Mandira, Cananéia/SP. - XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Comunidade Quilombola da Poça: dilemas e perspectivas de construção da identidade quilombola - V Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa (Participação em Eventos/COMPLETO)
Transformações das práticas sócio-espaciais da população tradicional do Mandira, Cananéia/SP. - XVI Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Relações de aviamento praticadas na região do Rio Cajari (Amapá) - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Unidades de Conservação: gestão e participação social - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Agroextrativismo sustentável na Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá) - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Conjunto Habitacional do Mucajá: transformações na reprodução da vida cotidiana e a construção de novas territorialidades (Macapá/Amapá) - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Reserva extrativista: estratégia de reprodução do modo de vida da comunidade quilombola do Mandira (Cananeia/SP) - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A reserva extrativista do Mandira e a reprodução do modo de vida tradicional: um estudo do caso da comunidade quilombola do Mandira. Cananéia/SP - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Festa da Ostra: atualização da festa na comunidade do quilombo do Mandira (Cananeia/SP) - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Comparação entre o Programa Agrária de Partido dos Trabalhadores (1989) e o II Plano Nacional de Reforma Agrária (2003) - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Marxismo e Estruturalismo francês: divergências teóricas acerca do conceito de cultura - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A relação campo cidade e a Festa da Ostra da comunidade tradicional do Mandira (Cananeia/SP) - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Transformações das Práticas Sócioespacias da População Tradicional do Mandira. Cananéia, SP. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Comunidade Quilombola da Poça: dilemas e perspectivas de construção da identidade quilombola - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Política ambiental e modo de vida tradicional: Comunidade do Mandira. Cananéia/SP - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Transformações das práticas sócio-espaciais da população tradicional do Mandira, Cananéia/SP. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Transformações das práticas sócio-espaciais da população tradicional do Mandira, Cananéia/SP. - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Criação da Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá) e recriação do campesinato amapaense

Livros

Ano Título
Conflito, territorialidade e desenvolvimento: algumas reflexões sobre o campo amapaense

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso público para professor substituto - Edital 02/2015 UNIFAP (Concurso público)
O quilombo e a cidade: modo de vida na comunidade Lagoa dos Indios-AP e transformações do território (Graduação)
A participação da mulher na agricultura familiar: estudo de caso sobre a Feira da Mulher Rural (Macapá-AP) (Graduação)
Dinâmica populacional do bairro São Lázaro (Macapá-AP) (Graduação)
Imagens e imaginações no discurso do Estado, dos livros didáticos de Geografia e mídias os olhares dos sujeitos da Amazônia (Graduação)
Geografia e fotografia em comunidades tradicionais (Graduação)
Transformações Socioespaciais ocorridas no Distrito da Ilha de Santana-AP (1998-2010) (Graduação)
Manejo florestal e conflitos na Resex Chico Mendes (Graduação)
Significado e participação da Associação de Pequenos Produtores Orgânicos de Ibiúna na produção agroecológica (Graduação)
Modo de vida tradicional no Quilombo Pedra Preta/Paraíso - Dilemas com a implantação de unidades de conservação (Graduação)
Regularização fundiária de territórios quilombolas: um estudo de caso das comunidades São Pedro dos Bois e São Roque do Ambé? (Graduação)
Banca de avaliação do processo seletivo do programa UNIFAP Pré-Vestibular (Outra)
Bullyng: o cotidiano na violência (Graduação)
Processo ensino aprendizagem frente ao uso do computador na Escola Estadual Maria Cristina Botelho Rodrigues em Porto Grande-AP (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Banca de avaliação do processo seletivo do programa UNIFAP Pré-Vestibular (Outra)
Extração da argila na sub-bacia do Igarapé do Provedor: análise dos impactos ambientais causados pelo setor oleiro-cerâmico (Santana/Amapá) (Graduação)
Conjunto Habitacional do Mucajá: uma contribuição para minimizar o déficit habitacional do espaço urbano de Macapá (Amapá) (Graduação)
Perspectivas para a agricultura familiar no estado do Amapá: o caso do assentamento agroextrativista do Anaeurapucu (Amapá)" (Graduação)
Informação, diversão e educação: uma viagem pelo mundo televisivo (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Discriminação racial e mídias: avaliando alunos e professores do ensino fundamental e médio (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Particularidades da vida ribeirinha da comunidade Foz do Mazagão - município de Mazagão - AP (Graduação)
A política habitacional na Baixada do Ambrósio no município de Santana nos dias atuais (Graduação)
A relação rural-urbano a partir das cidades ribeirinhas: o papel da feira do mercado municipal na cidade de Afuá (PA). (Graduação)
Transformação do espaço de quilombos (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
IV Encontro de Geografia do Amapá (ORGANIZACAO)
V Semana de Geografia da UNIFAP - Do espaço ao lugar: o pensar e o fazer em Geografia (ORGANIZACAO)
VI Encontro de Áreas de Proteção Ambiental (ORGANIZACAO)
Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente (ORGANIZACAO)
XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária (ORGANIZACAO)
2o. Cartogeo - II Simpósio Internacional Caminhos Atuais da Cartografia na Geografia: o mapa como forma de expressão dos Geografias (ORGANIZACAO)
XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária (ORGANIZACAO)
I Encontro Internacional Governança da Água na América Latina (ORGANIZACAO)
I Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Título do Evento: I Simpósio de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará / I SERA-SULUL.Reprodução Camponesa no território amapaense (Simpósio)
VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. (Congresso)
II Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambienteta. (Simpósio)
II Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambienteta.O papel das instituições e a reforma agrária (Simpósio)
VII Congresso Brasileiro de Geógrafos.Relações de aviamento praticadas na região do Rio Cajari (Amapá) (Congresso)
VII Encontro de Grupos de Pesquisa.Movimento Seringueiro e Reservas Extrativistas: O Caso da Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá) (Encontro)
I Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente.Conflitos Fundiários no Amapá e os Movimentos Sociais (Simpósio)
IV Semana Acadêmica de Geografia.Agroextrativismo sustentável na Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá) (Outra)
IV Semana Acadêmica de Geografia.Conjunto Habitacional do Mucajá: transformações na reprodução da vida cotidiana e a construção de novas territorialidades (Macapá/Amapá) (Outra)
XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária. (Encontro)
XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária.RESERVA EXTRATIVISTA DO RIO CAJARI: MODO DE VIDA, TRABALHO FAMILIAR E HISTÓRICO DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO MOVIMENTO SERINGUEIRO (Encontro)
XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária.Reserva Extrativista do Rio Cajari: modo de vida, trabalho familiar e histórico de organização do movimento serigueiro (Laranjal do Jari/Amapá) (Encontro)
Licenciatura intercultural (...) [indígena] - avaliando o projeto pedagógico. (Seminário)
Seminário Programa Estadual da Castanha: Políticas Setoriais para uma Economia Verde. (Seminário)
I Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente. (Simpósio)
VI Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa "Agricultura, desenvolvimento regional e transformações socioespaciais".Reserva extrativista; estratégia de reprodução do modo de vida da comunidade quilombola do Mandira (Cananeia/SP) (Encontro)
IV Seminário de Pesquisa no Vale do Ribeira.A relação campo cidade e a Festa da Ostra na comunidade tradicional do Mandira (Cananéia/SP) (Seminário)
Entremundos: povos e comunidades tradicionais do Brasil. (Encontro)
V Encontro de Pos Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.Comparação entre o Programa Agrário (1989) e o II Plano Nacional de Reforma Agrária (2003) do Partido dos Trabalhadores (Encontro)
XVI Encontro Nacional de Geógrafos ?Crise, práxis e autonomia: espaços de resistências e esperanças..Marxismo e estruturalismo francês: divergências teóricas a cerca do conceito de cultura. (Encontro)
Seminário PROEXT Cultura SP: Polítcas públicas de cultura e extensão na universidade.Festa da Ostra: atualização da festa na comunidade do quilombo do Mandira (Seminário)
IV Seminário de Pesquisa em Geografia ? Geografia Humana.A reserva extrativista do Mandira e a reprodução do modo de vida tradicional: um estudo do caso da comunidade quilombola do Mandira. Cananéia/SP (Seminário)
XII Encuentro de Geógrafos de la América Latina.Política ambiental e modo de vida tradicional (Encontro)
XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária.Transformações das práticas socioespaciais da comunidade tradicional do Mandira, Cananéia/SP (Encontro)
V Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa.Comunidade Quilombola da Poça: dilemas e perspectivas de construção da identidade quilombola. (Encontro)
Encontro Internacional ?Geografia: tradições e perspectivas; Homenagem ao centenário de nascimento de Pierre Mombeig?.. (Encontro)
I Encontro da Aliança pela Infância. (Oficina)
XI Encontro Regional de Estudantes de Geografia. (Encontro)
VI Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP. (Seminário)
XVI Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.TRANSFORMAÇÕES DAS PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS DA POPULAÇÃO TRADICIONAL DO MANDIRA, CANANÉIA, SÃO PAULO. (Simpósio)
I Seminário Internacional Desenho da Conservação em Unidades de Conservação e Zona de Amortecimento. (Seminário)
I Encontro Internacional da Governança da Água na América Latina.monitoria (Encontro)
I Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil. (Simpósio)
XVII Encontro Nacional de Geografia Agrária. (Encontro)
II Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa: agricultura, desenvolvimento regional e transformações socioespaciais. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Transformações das práticas socioespaciais da comunidade tradicional do Mandira, Cananéia/SP (Relatório Pesquisa)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Geografia Política
Métodos e Técnicas de Ensino
Geografia Agrária
Geografia Urbana
Geografia da População

Profissionais Relacionados

Alexandro Francisco Camargo
3
Roni Mayer Lomba
3
Mayda Richelle Cavalcante Vasconcelos
3
ANTONIO MARCOS DA SILVA
2
Josselito Batista de Jesus
2
Eliane Cabral da Silva
2
Evandro Noro Fernandes
2
Marcelo Gonçalves da Silva
2
Rômulo Gomes Marques
1
Wagner Costa Ribeiro
1
Denise Martins de Sousa
1
Anderson Pereira dos Santos
1
Kelvin Wendel Alfaia Santos
1
ASSUNÇÃO, Vanessa lima dos Santos
1
Leila dos Santos Cardoso
1
Roosevelt Teixeira
1
Marcos Henrique Martins
1
Reinaldo Paul Pérez Machado
1
Tayson Coutinho
1
Maria de Jesus Albuquerque
1
GEOVANE GRANJEIRO DA SILVA
1

Palavras-chave

Mandira
17
Cananéia.
16
Modo de vida
13
quilombo
9
Reserva Extrativista do Rio Cajari
9
modo de vida tradicional
8
Amapá
7
Reserva Extrativista
7
comunidade tradicional
5
Macapá-AP
5
Festa da Ostra
4
conjunto habitacional do Mucajá
4
Amapá/Br
4
populações tradicionais
4
História Oral
4
Identidade
4
mídias
4
Macapá (AP)
4
unidades de conservação
4
População tradicional
4
agricultura familiar
4
movimento seringueiro
3
Feira da Mulher Rural
3
dinâmica populacional
3
gênero
3
dinâmica de produção
3
trabalho familiar
3
comunidade quilombola
3
deficit habitacional
2
cotidiano
2
cultura
2
migração
2
território
2
Amazônia
2
Geografia
2
estruturalismo francês
2
São Lázaro
2
marxismo
2
espaço urbano
2
Estação Ecológica do Jarí
2
atividades agrícolas
2
recursos naturais
2
Eldorado
2
territoralidade
2
conflito de terras
2
agroextrativismo
2
relação campo cidade
2
política habitacional
2
São Paulo
2
atividades extrativistas
2
território quilombola
2
sociedade tradicional
1
meio ambiente
1
modo de vida camponês
1
quilombos
1
Baixada do Ambrósio
1
comunidade São Roque do Ambé
1
impactos ambientais
1
processo seletivo
1
recriação do campesinato
1
apropriação territorial
1
II Plano Nacional de Reforma Agrária (2003)
1
Cartografia
1
campesinato
1
Assentamento Santo Antônio da Pedreira
1
Porto Grande-AP
1
informação
1
discriminação racial
1
Mazagão-AP
1
comunidade Foz de Mazagão
1
Afuá/PA
1
cidades ribeirinhas
1
Santana/AP
1
produção familiar,
1
violência
1
manejo florestal
1
sistemas de produção
1
ambiente
1
Política ambiental
1
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
1
Escola Estadual Maria Cristina Botelho Rodrigues
1
educação
1
mercado
1
relação rural-urbano
1
assentamento agroextrativista,
1
produção agroecológica
1
trabalho de campo
1
Vale do Ribeira (SP)
1
exploração ilegal
1
Programa Agrário (1989)
1
Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá)
1
televisão
1
Vale do Ribeira
1
espaço
1
modo de vida ribeirinho
1
transformações socioespaciais
1
sub-bacia do Igarapé do Provedor
1
Tartarugalzinha/Amapá
1
assentamento rural
1
Geografia da população
1
políticas públicas
1
Almerim/PA
1
bairro rural
1
unidade de conservação
1
populações agroextrativista
1
turismo
1
desenvolvimento
1
produtividade
1
processo ensino aprendizagem
1
Regularização fundiária
1
comunidade São Pedro dos Bois
1
Bullyng
1
Ibiúna/SP
1
Reserva Extrativista Chico Mendes
1
Distrito da Ilha de Santana-AP
1
imagens
1
Reserva Extrativista do Rio Cajari,
1
cultura material
1
participação social
1
áreas protegidas
1
reforma agrária
1
feira
1
territórios quilombolas
1
Quilombo Pedra Preta/Paraíso
1
associação de produtores
1
Acre
1
livro didático
1
extração de argila
1
fronteira
1
Laranjal do Jari/AP
1
etnografia
1
comunidades tradicionais
1
Partido dos Trabalhadores
1
região do Rio Cajari
1
alunos
1
ensino fundamental e médio
1
professores
1
Santana (Amapá)
1
UNIFAP Pré-vestibular
1
política agrícola
1
dinâmica territorial
1
desenvolvimento rural
1
sociedade
1
gestão
1
aviamento
1
código florestal
1
déficit de moradia
1
Anaeurapucu
1
fotografia
1
assentamento Entre Rios
1
modo de vida,
1