Licenciado Pleno em Ciências Biológicas (2004). Mestre em Desenvolvimento Regional (2008). Doutor em Biodiversidade Tropical (2014) pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Foi docente da disciplina Biologia (2006-2010) na Educação Pública Básica no Estado do Amapá e também foi docente nos Cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem da Faculdade de Macapá - FAMA (2011-2012). Trabalhou na Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (2011-2015) e exerceu os cargos de Gerente do Núcleo de Apoio a Projetos, Gerente do Núcleo de Apoio à Formação e Divulgação, Coordenador Científico e Tecnológico e também foi Analista de Ciência e Tecnologia e Bolsista de Gestão de Projetos de Ciência e Tecnologia. Durante o período de doutoramento (2010-2014), foi pesquisador-colaborador na Rede Amazônica de Pesquisa sobre moscas-das-frutas - FRUTAMAZON, na Embrapa Amapá onde desenvolveu pesquisas na área de entomologia agrícola e controle biológico e ecologia (moscas-das-frutas; parasitoides). Atualmente (2015 até o presente) é Docente Efetivo na Universidade Federal do Amapá, lotado no curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus Mazagão e desenvolve pesquisas sobre Bioecologia e Moscas-das-frutas seus hospedeiros e inimigos naturais bem como, pesquisas voltadas para educação com ênfase em Educação do Campo.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Species of <i>Anastrepha</i> (Diptera: Tephritidae), Their Host Plants, and Parasitoids in Small Fruit Production Areas in the State of Amapá, Brazil FLORIDA ENTOMOLOGIST,v.100,p.403-410 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
New Findings on Lonchaeidae (Diptera: Tephritoidea) in the Brazilian Amazon Florida Entomologist,v.98,p.1227-1237 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
New Hosts of <i>Bactrocera carambolae</i> (Diptera: Tephritidae) in Brazil FLORIDA ENTOMOLOGIST,v.97,p.841-843 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Espécies de Anastrepha (Diptera: Tephritidae) associadas a frutíferas de expressão socioeconômica no estado do Amapá, Brasil Revista brasileira de agricultura irrigada,v.85,p.15-23 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
O despertar científico no combate ao Aedes Aegypti usando a mosquitérica ecológica na educação em uma escola no bairro Jardim Felicidade I, município de Macapá, AP - XXV Congresso Brasileiro de Entomologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Novos hospedeiros de Bactrocera carambolae (Diptera: Tephritidae) no Brasil. - I INTERNATIONAL SYMPOSIUM AND V MEETING OF THE POST-GRADUATE PROGRAM IN TROPICAL BIODIVERSITY (Participação em Eventos/RESUMO)
Estudo do Ciclo biológico de Anastrepha striata Schiner (Diptera: Tephritidae) obtidas de Psidium guajava L. (Myrtaceae) como prática educativa no ensino de Biologia, na Escola Sebastiana Lenir de Almeida, em Macapá-AP - XXV Congresso Brasileiro de Entomologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Infestação natural de goiaba-de-anta (Bellucia grossulariodes L.) por Anastrepha coronilli (Diptera:Tephritidae) em três minuicípios do estado do Amapá, Brasil - XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA (Participação em Eventos/RESUMO)
Novos registros de hospedeiros para Bactrocera carambolae (Diptera:Tephritidae) no estado do Amapá, Brasil - XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia (Participação em Eventos/RESUMO)
NOVOS REGISTROS DE HOSPEDEIROS DE Anastrepha striata Schiner (DIPTERA: TEPHRITIDAE) NO ESTADO DO AMAPÁ, BRASIL - XXII RAIB - Reuniao Anual do Instituto Biologico (Participação em Eventos/RESUMO)
Índice de infestação de taperebá (Spondias mombin) por Anastrepha spp. (Dip., Tephritidae) em quatro municípios do estado do Amapá. - XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA (Participação em Eventos/RESUMO)
Índice de Infestação de goiaba (Psidium guajava L.) em três estágios de maturação por anastreph striata Schiner (Diptera:Tephritidae) em Macapá, AP - Encontro Amapaense de Pesquisa Entomológica (Participação em Eventos/RESUMO)
Novo registro de hospedeiro de Anastrepha striata Schiner no Brasil - XXI RAIB - Reuniao Anual do Istituto Biologico (Participação em Eventos/RESUMO)
Novo hospedeiro de Anastrepha spp. (DIPTERA:TEPHRITIDAE) no Brasil - XXI Reunião Anual do Instituto Biológico (Participação em Eventos/RESUMO)
Levantamento de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) no Município de Amapá - XXI Reunião Anual do Instituto Biológico (Participação em Eventos/RESUMO)
Ocorrência de Richardiidae (DIPTERA) em frutos de Maximiliana maripa (Alblet) Drude no estado do Amapá - XXI Reunião Anual do Instituto Biológico (Participação em Eventos/RESUMO)
Lista preliminar de borboletas (Insecta: Lepidoptera) dos municípios de Amapá e Tartarugalzinho, AP. - Encontro Amapaense de Pesquisa Entomológica - EAPE (Participação em Eventos/RESUMO)
Infestação de goiaba (Psidium guajava L.) em dois estágios de maturação por moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) em Tartarugalzinho, AP. - Encontro Amapaense de Pesquisa Entomológica - EAPE (Participação em Eventos/RESUMO)
Ressaca do Tacacá em Macapá-AP: análise de uma ocupação desordenada. In: Reunião Regional da SBPC, 2007, Macapá-AP. Resumos, 2007. - I Reunião Regional da SBPC no Estado do Amapá (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Perspectivas para a Enfermagem frente a assistência domiciliar - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Novos hospedeiros de Bactrocera carambolae (Diptera: Tephritidae) no Brasil. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Estudo do Ciclo biológico de Anastrepha striata Schiner (Diptera: Tephritidae) obtidas de Psidium guajava L. (Myrtaceae) como prática educativa no ensino de Biologia, na Escola Sebastiana Lenir de Almeida, em Macapá-AP - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
O despertar científico no combate ao Aedes Aegypti usando a mosquitérica ecológica na educação em uma escola no bairro Jardim Felicidade I, município de Macapá, AP - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Panorama do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em Saúde no estado do Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Novos hospedeiros de Bactrocera carambolae (Diptera: Tephritidae) no Brasil. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Vulnerabilidade da Faixa de Fronteira do Brasil à Introdução de Espécies Invasoras Exóticas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Pesquisa em Saúde: Cenário e Perspectiva para o Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Pesquisa em Saúde: Cenário e Perspectivas para a Enfermagem Amapaene - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Metodologia e Dinâmica para a Seleção de Prioridades de Pesquisa em Saúde - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Programa PPSUS no Amapá: Gestão Compartilhada em Saúde - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Infestação natural de goiaba-de-anta (Bellucia grossulariodes L.) por Anastrepha coronilli (Diptera:Tephritidae) em três minuicípios do estado do Amapá, Brasil - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Novos registros de hospedeiros para Bactrocera carambolae (Diptera:Tephritidae) no estado do Amapá, Brasil - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
NOVOS REGISTROS DE HOSPEDEIROS DE Anastrepha striata Schiner (DIPTERA: TEPHRITIDAE) NO ESTADO DO AMAPÁ, BRASIL - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
LEVANTAMENTO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA: TEPHRITIDAE) NO MUNICÍPIO DE AMAPÁ, AP. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
NOVO REGISTRO DE HOSPEDEIRO DE Anastrpeha striata Schiner NO BRASIL. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
NOVO HOSPEDIERO DE Anastrepha spp. (DIPTERA: TEPHRITIDAE) NO BRASIL. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
OCORRÊNCIA DE RICHARDIIDAE (DIPTERA) EM FRUTOS DE Maximiliana maripa (Aublet) Drude NO ESTADO DO AMAPÁ. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Gestão Ambiental e sua manifestação no espaço - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Capítulos de Livros

Ano Título
VULNERABILIDADE DA FAIXA DE FRONTEIRA DO BRASIL À INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES INVASORAS EXÓTICAS

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Porcesso Seletivo para Docentes - Rosimeire Lopes da Trindade (Concurso público)
Porcesso Seletivo para Docentes - Sergio José Menezes Rodrigues Filho (Concurso público)
Porcesso Seletivo para Docentes - Ezequiel da Glória de Deus (Concurso público)
Educação do Campo e Ensino de Ciências: bases legais e indicativos metodológicos (Graduação)
Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (Outra)
Hospedeiros da mosca-da-carambola nas áreas urbanas da cidade de Macapá e Santana (Mestrado)
Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (Outra)
Percepção de agricultores familiares sobre manejo de açaizais no assentamento Pe. Josimo, Abacate da Pedreira, Amapá (Graduação)
I Concurso de Oratória Científica (Outra)
Controle biológico de imaturos de Bactrocera carambolae (Diptera:Tephritidae) por Metarhizium spp. no estado do Amapá (Mestrado)
A potencialidade das TIC no ensino de Ciências Naturais (Graduação)
Formação continuada de professores de ciências no ensino fundamental II em escolas estaduais do município de Macapá-AP, Brasil (Graduação)
Programa de iniciação Científica Superior (Outra)
Perecerista ad hoc - Programa de Iniciação Científica Júnior SETEC - AP (Outra)
Comissão de Avaliação e julgamento - Programa de Bolsa Auxiliar de Laboratório - Fundação Tumucumaque (Outra)
OCORRÊNCIA DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM UM FRAGMENTO DE MATA SECUNDÁRIA NO ENTRONO DA EMBRAPA AMAPÁ, MACAPÁ, BRASIL. (Graduação)
O DESPERTAR CIENTÍFICO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI USANDO A MOSQUITÉRICA ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA NO BAIRRO JARDIM FELICIDADE I, MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP (Graduação)
PRIMEIRA OCORRÊNCIA DO MARUIM CULICOIDES HUAYNACAPACI FELIPPE-BAUER (DIPTERA:CERATOPOGONIDAE) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA (Graduação)
DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS ACIDENTES CAUSADOS POR ARANHAS DO GÊNERO LOXOSCELES N0 BRASIL (Graduação)
DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DE MOSCAS-DAS-FRUTAS EM POMAR DE TAPEREBAZEIRO (SPONDIAS MOMBIN L., ANACARDIACEAE) EM PORTO GRANDE-AP (Graduação)
Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
OFicina de Eleição de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ORGANIZACAO)
Seminário de Avaliação Parcial do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (ORGANIZACAO)
Oficina para Eleição de Prioridades de Pesquisa para o Programa PPSUS: Gestão Compartilhada em Saúde (ORGANIZACAO)
Oficina de Projetos para Novos Pesquisadores interessados no Programa PPSUS (ORGANIZACAO)
III Encontro do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical (NAO_INFORMADO)
VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado do Amapá (ORGANIZACAO)
3º Encontro do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical (ORGANIZACAO)
Encontro Amapaense de Pesquisa Entomológica - EAPE (ORGANIZACAO)
Encontro Amapaense de Pesquisa Entomológica (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XXV Congresso Brasileiro de Entomologia (XXV CBE).O despertar científico no combate ao Aedes Aegypti usando a mosquitérica ecológica na educação em uma escola no bairro Jardim Felicidade I, município de Macapá, AP (Congresso)
III Fórum Democrático de Discussões de CT&I para a Amazônia Legal. (Encontro)
Seminário de Avaliação Parcial dos Projetos apoiados pelo Programa PPSUS: Gestão Compartilhada em Saúde..Panorama do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em Saúde no estado do Amapá (Seminário)
I International Symposium and V Meeting of the Post-graduate Program in Tropical Biodiversity.Novos hospedeiros de Bactrocera carambolae (Diptera: Tephritidae) no Brasil. (Simpósio)
Oficina de Prioridade do PPSUS no Amapá.Programa de Pesquisa para o SUS: Metodologia para Eleição de Prioridades de pesquisa em Saúde (Oficina)
Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS: Integração entre conhecimento Científico e e políticas de saúde. (Encontro)
Encontro com a Comunidade Científica 2012: Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Projeto Nacional de Desenvolvimento. (V Encontro Nacional do PPSUS). (Encontro)
III Encontro do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical.Vulnerabilidade da Faixa de Fronteira do Brasil à Introdução de Espécies Invasoras Exóticas. (Encontro)
Workshop da Rede Amazonica de Pesquisa sobre Moscas-das-frutas. (Outra)
XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA.Infestação natural de goiaba-de-anta (Bellucia grossulariodes L.) por Anastrepha coronilli (Diptera:Tephritidae) em três minuicípios do estado do Amapá, Brasil (Congresso)
XXII RAIB - Reuniao Anual do Istituto Biologico. (Encontro)
Projeto Pedagógico: Construindo uma nova prática de ensinar e aprender na escola. (Seminário)
XXI RAIB - Reunião Anual do Instituto Biológico. (Encontro)
Encontro Amapaense de Pesquisa Entomológica. (Encontro)
Encontro Amapaense de Pesquisa Entomológica.Moderador da mesa-resonda: Insetos e Sociedade (Encontro)
Encontro Amapaense de Pesquisa Entomológica.Moderador da mesa-redonda: A Pesquisa Entomológica no Amapá. (Encontro)
I Reunião Regional da SBPC no Estado do Amapá. (Encontro)
I Encontro Estadual de Agentes Ambientais Comunitários.Recursos Pesqueiros do Estado do Amapá (Encontro)
III Conferência Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. (Outra)
I Semana de Iniciação Científica de Ciências Biológicas.I Semana de Iniciação Científica de Ciências Biológicas (Outra)
Seminário Internacional sobre Uso e Consevação da Biodiversidade.Seminário Internacional sobre Uso e Conservação da Biodiversidade (Seminário)
Seminário Estratégias de Ciências e Tecnologia para o Amapá. (Seminário)
I Semana Temática de Biologia - Proteçao a biodiversidade no Amapa. (Outra)
Workshop Ecolab. (Outra)
IX Encontro regional de Estudantes de Ciências sociais.IX Encontro de Estudantes de Ciências Sociais da Regiâo Norte e Nordeste (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Comissão de Especialistas do PPSUS: Gestão Compartilhada em Saúde (Trabalho Tecnico)
Comitê Gestor do PPSUS: Gestão Compartilhada em Saúde (Trabalho Tecnico)
Taxonomia de moscas-das-frutas (Curso de Curta Duração)
Moscas-das-frutas: monitoramento, amostragem de frutos e taxonomia (Curso de Curta Duração)
Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente (Trabalho Tecnico)
Vulnerabilidade da Faixa de Fronteira do Brasil à Introdução de Espécies Invasoras Exóticas. (Outra Producao Tecnica)
Redação Científica (Curso de Curta Duração)
Sociedade, Meio Ambiente e Educação (Curso de Curta Duração)
Taxonomia de Moscas-das-frutas (Curso de Curta Duração)
Taxonomia de Moscas-das-frutas (Curso de Curta Duração)
INSETOS E SOCIEDADE (Programa de Rádio TV)
A PESQUISA ENTOMOLÓGICA NO AMAPÁ (Programa de Rádio TV)
Gestao Ambiental e sua manifestaçao no espaço (Outra Producao Tecnica)
Recursos Pesqueiros (Outra Producao Tecnica)

Profissionais Relacionados

jULIA DANIELA
18
Cristiane Ramos de Jesus
7
MANUELA OLIVEIRA
6
EZEQUIEL DA GLÓRIA DE DEUS
6
CRISTIANE RAMOS DE JESUS-BARROS
5
RICARDO ADAIME DA SILVA
5
Ezequiel
5
Camila Ribeiro Lima
4
Ezequiel da Glória de Deus
4
Miguel Francisco de Souza Filho
4
STRIKIS, Pedro Carlos
3
SOUZA, M.S.M
3
Wilson Rodrigues da Silva
3
Rodrigo José Farias dos Santos
2
Felype de Oliveira Moraes
2
MARCOS DONISETI MICHELOTTO
2
Adilson Lopes Lima
2
Helena Cláudia Leite da Paixão
2
Maria Júlia
2
Lailson do Nascimento Lemos
2
SILVA, Ricardo Adaime da
2
LEITE
2
MARIA LUCIANE
1
MAÍRA
1
Edimundo Leão de Barros Neto
1
Carlos Rinaldo Nogueira Martins
1
Arnaldo José Ballarini
1
Wilson
1
Adrielma Bronze
1
LIDIANE
1
Richardson Ferreira Frazão
1
Miguel Francisco de souza-filho
1
COSTA-NETO, SALUSTIANO V.
1
JESUS, Cristiane Ramos de
1
Cristiane Ramos de
1
JESUS-BARROS, CRISTIANE RAMOS DE
1
Bianca
1
Danilo Baía do Nascimento
1
SALUSTIANO VILAR COSTA NETO
1
DANILO BAÍA DO NASCIMENTO
1
Renato Marcos Mesquita Nishida
1
Arley José Silveira da Costa
1
Luiz Alberto marsaro Júnior
1
ADAIME, RICARDO
1
Luis Alberto Marsaro Junior
1