Lara de Castro é doutora em História Social pela Universidade Federal da Bahia e mestre em História Social pela mesma instituição. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará. É secretária da Associação Nacional de História, Seção Amapá (ANPUH-AP) e editora da Revista Tempo Amazônico da mesma entidade. Pertence ao corpo de editores da Revista Mundos do Trabalho (publicação eletrônica semestral do GT Mundos do Trabalho - ANPUH). Em 2010, na ocasião da comemoração ao centenário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Banco do Nordeste (BNB) premiou sua pesquisa de mestrado com publicação. O titulo do livro é: ?Avalanches de flagelados" no sertão cearense: retirantes-operários e engenheiros na lida das obras contra as secas. Atualmente a pesquisadora investiga os seguintes temas: trabalhadores,secas, migrações, história social da Amazônia e questões sociais.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Políticas anti-migratórias e circulação de -retirante-: tessituras entre trabalho e migração nas obras públicas em tempos de secas no Ceará (década de 1950) (Anti-migration policies and act...) Cadernos de História (Belo Horizonte),v.16,p.318-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
História Social do Trabalho no Brasil: conversa com Alexandre Fortes Revista Litteris,v.1,p.1-16-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Operários-retirantes: Lidas e fome na rota das obras públicas em tempos de seca no Ceará Fronteiras do Tempo: Revista de Estudos Amazônicos,v.5,p.27-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Seca Cavilosa Diário do Nordeste,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Secas, problemas sociais e a obsessão por grandes obras hidráulicas Brasil de fato,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
As retiradas para os campos de açudagem na seca 'do quinze'. Revista Historiar - Revista Eletrônica do Curso de História Universidade Estadual Vale do Acaraú,v.2,p.96-110 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
De Retirantes a Operários ? trabalho, resistência e conflitos nas Obras Contra as Secas ( 1915-1919) Perseu: História, Memória e Política,v.1,p.60-89 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Hospedaria do Diabo: políticas, cotidiano e fome de migrantes no Pará - XXXIV International Congress of the Latin American Studies (Participação em Eventos/RESUMO)
Nem escravo, nem tampouco livres: as jornadas da fome dos operários-retirantes nas obras durante as secas de 1958 - II Encontro de Discentes de História da Unifap (Participação em Eventos/RESUMO)
Fontes Oficias para a História Social: Documentos do DNOCS em questão - XXVIII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/COMPLETO)
Fontes oficiais para a História Social: documentos do DNOCS em questão - XXVIII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/RESUMO)
Migrantes, retirantes, trabalhadores: as costuras da memória, história e historiografia. - I Encontro Estadual da Anpuh-AP e I Jornada Internacional de Estudos de História da Amazônia (Participação em Eventos/RESUMO)
Migrantes, retirantes, trabalhadores: memória, história e as representações em torno dos Cassacos - I Encontro Estadual da ANPUH-AP e I Jornada Internacional de Estudos de História da Amazônia (Participação em Eventos/COMPLETO)
É ?gente que só o diabo?: ?trabalhadores-cassacos? no lavor das obras contras as secas no Ceará (1950). - XXVII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/COMPLETO)
Ocupar, fixar e educar: trabalhadores do interior do Brasil e os projetos governamentais para o Amapá e o Ceará entre os anos 1944 e 1960 - IX Semana de História: o ensino e a pesquisa de história no Amapá: perspectivas e desafios (Participação em Eventos/RESUMO)
Ocupar, fixar e educar: trabalhadores do interior do Brasil e os projetos governamentais para o Amapá e o Ceará entre os anos 1944 e 1960 - IX Semana de História: o ensino e a pesquisa de história no Amapá: perspectivas e desafios (Participação em Eventos/COMPLETO)
É ?gente que só o diabo?: ?trabalhadores-cassacos? no lavor das obras contras as secas no Ceará (1950). - XXVII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/RESUMO)
?CASSACOS?: TRABALHO, COTIDIANO E CONFLITOS NAS FRENTES DE SERVIÇOS NA BAHIA E NO CEARÁ (1945-1962) - XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH: 50 anos (Participação em Eventos/COMPLETO)
CASSACOS : TRABALHO, COTIDIANO E CONFLITOS NAS FRENTES DE SERVIÇOS NA BAHIA E NO CEARÁ (1945-1962) - XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH: 50 anos, 2011. (Participação em Eventos/RESUMO)
Obras Contra as Secas: trabalhadores retirantes na terra da promessa - XXV Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/COMPLETO)
Obras Contra as Secas: trabalhadores retirantes na terra da promessa. - XXV Simpósio Nacional de História, 2009, (Participação em Eventos/RESUMO)
Obras Novas Contra as Secas: políticas de amenização dos efeitos das secas. ( 1915 a 1919) - XI Encontro Estadual de História do Ceará - História e Historiografia: Entre o Nacional e Regional (Participação em Eventos/RESUMO)
Engenheiros em ação: seca, ciência e relações de trabalho no sertão nordestino. - III encontro Cultura e Memória: Cultura e Sentimento (Participação em Eventos/COMPLETO)
Turbulências nos Mares do Sertão: Seca, Trabalho, Conflitos Sociais nas obras de açudagem no sertão cearense - encontro de história da UVA(Universidade do Vale do Acaraú) (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Enxadas e Compassos: engenheiros e trabalhadores nas Obras Novas Contra as Secas (1915-1919) - V seminário de pesquisa - UFC (Participação em Eventos/RESUMO)
A problemática acerca do discurso da Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS e a utilização de mão-de-obra de flagelados nas obras de açudagem. - XXIV Encontro Universitário de Iniciação á Pesquisa (Participação em Eventos/RESUMO)
Engenheiros em Ação: seca, ciência e caridade no sertão nordestino. - III Seminário de Pesquisa em História (Participação em Eventos/RESUMO)
Avalanches de flagelados: conflitos de retirantes nas obras de Açudagem do Caio Prado na década de 1910 - IX Encontro Estadual de História (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Trabalhadores da Amazônia: novas fronteiras temáticas e as constribuições para um debate transnacional. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O trabalho degradante de migrantes pobres em tempos de secas no Ceará (década de 1950). - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Ensino de História, Museus e memória. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Trabalhadores imigrantes e trabalhadores migrantes na Amazônia. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Nem escravos, nem tampouco livres: as jornadas da fome dos operários-retirantes nas obras públicas durante as secas em 1958 - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Hospedaria do Diabo: políticas, cotidiano e fome de migrantes no Pará - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O historiador e suas fontes: diálogos de pesquisa e experiências docentes - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Mediadora da sessão coordenada: História Indígena: costumes, poder e Alteridade - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Fontes Oficias para a História Social: Documentos do DNOCS em questão - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Apresentação: Operários retirantes: cotidiano, lida e fome nas obras públicas no Ceará na década de 1950 na Sessão Coordenada: Novas Fronteiras do Mundo do Trabalho no Norte. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Diásporas, migrações e territorialidades no Brasil Setrentional - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Migrantes, retirantes, trabalhadores: as costuras da memória, história e historiografia. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Políticas anti-migratórias e ?ciganismo? retirante: tessituras entre trabalho e migração nas obras públicas em tempos de secas (década de 1950) - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Mediadora Sessão Coordenada X: Novas fronteiras da história do trabalho no norte do Brasil: Instituições, Costumes e Cidadania - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
É ?gente que só o diabo?: ?trabalhadores-cassacos? no lavor das obras contras as secas no Ceará (1950). - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Ocupar, fixar e educar: trabalhadores do interior do Brasil e os projetos governamentais para o Amapá e o Ceará entre os anos 1944 e 1960 - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
?Cassacos?: trabalho, cotidiano e conflitos nas frentes de serviços na Bahia e no Ceará (1945-1962) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Membro de Mesa Redonda: novas fronteiras territoriais e arquivísticas. Trabalho: Avalanches de documentos sobre as terras da promissão e novas perspectivas sobre o mundo dos trabalhos no sertão. - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Obras Contra as Secas: trabalhadores retirantes na - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Obras Novas Contra as Secas: políticas de amenização dos efeitos das secas (1915 a 1919) - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Engenheiros em ação: seca, ciência e relações de trabalho no sertão nordestino - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A problemática acerca do discurso da Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS e a utilização de mão-de-obra de flagelados nas obras de açudagem. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Engenheiros em Ação: seca, ciência e caridade no sertão nordestino. - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Avalanches de flagelados: conflitos de retirantes nas obras de Açudagem do Caio Prado na década de 1910 - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Livros

Ano Título
Avalanches de flagelados

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Organização Dossiê: história social do trabalho na Amazônia. v. 9, n. 17 (2017)
Trabalho e trabalhadores na história da Amazônia In: Dossiê História Social do Trabalho na Amazônia.
Trabalhadores e Natureza no Brasil Equatorial
Organização Dossiê: Trabalhadores e natureza no Brasil Equatorial

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
Cine Solar Boa Vista (Documentário) - Local: Salvador - BA

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Processo seletivo para professor da disciplina de História da Amazônia. (Concurso público)
Cultura material e ensino de história: construindo diálogos entre a pesquisa e a prática em sala de aula a partir de fontes históricas (Graduação)
A experiência feminina no mundo do trabalho de Serra do Navio e Santana no contexto da exploração do minério de manganês do Amapá ()
"Narradores do Buritizal na Sala de Aula: apropriações e oralidades para o ensino de história local (1960-1990)" ()
Guia histórico de Macapá: roteiros de lugares de memórias cidade ()
Visão dos educomunicadores quanto à inserção do computador na escola (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
II Encontro de Discentes de História (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XXXIV International Congress of the Latin American Studies.Hospedaria do Diabo: políticas, cotidiano e fome de migrantes no Pará (Congresso)
II Encontro de Discetes de História UNIFAP.O historiador e suas fontes: diálogos de pesquisa e experiências docentes. (Encontro)
II Encontro de Discentes de História UNIFAP.História Indígena: costumes, poder e Alteridade (Encontro)
II Encontro de Discente de História.Nem escravos, nem tampouco livres: as jornadas da fome dos operários-retirantes nas obras públicas durante as secas em 1958 (Encontro)
III Seminário Internacional Mundos do Trabalho / VII Jornada Nacional de História do Trabalho..Políticas anti-migratórias e ?ciganismo? retirante: tessituras entre trabalho e migração nas obras públicas em tempos de secas (década de 1950) (Seminário)
I Encontro Estadual Anpuh-AP e I Jornada Internacional de Estudos de História da Amazônia.Diásporas, migrações e territorialidades no Brasil Setrentional (Encontro)
I Jornada de História do trabalho na Amazônia.Novas fronteiras da História do trabalho no norte do Brasil: instituições, costumes e cidadanias (Encontro)
I Jornada de História do trabalho na Amazônia.Operários retirantes: cotidiano, lida e fome nas obras públicas no Ceará na década de 1950 (Encontro)
"Amazônia: Fronteiras em Movimento". (Encontro)
XXVII Simpósio Nacional de História.É ?gente que só o diabo?: ?trabalhadores-cassacos? no lavor das obras contras as secas no Ceará (1950). (Simpósio)
IX Semana de História: o ensino e a pesquisa de história no Amapá: desafios e possibilidades.Ocupar, fixar e educar: trabalhadores do interior do Brasil e os projetos governamentais para o Amapá e o Ceará entre os anos 1944 e 1960 (Outra)
II Seminário Internacional Mundos do Trabalho. (Simpósio)
XX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. (Outra)
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH: 50 anos,.CASSACOS : TRABALHO, COTIDIANO E CONFLITOS NAS FRENTES DE SERVIÇOS NA BAHIA E NO CEARÁ (1945-1962) (Simpósio)
III Simpósio Procad Unicamp ? UFBa ? UFC: A Pesquisa Histórica e Suas Fontes.Avalanches de Documentos Sobre as terras da promissão. (Simpósio)
XXV Simposio Nacional de História - História e ética.Obras Contra as Secas: trabalhadores retirantes na terra da promessa (Simpósio)
XI Encontro Estadual de História do Ceará - História e Histriografia: Entre o Nacional e Regional.Obras Novas Contra as Secas: Políticas de amenização dos efeitos das secas ( 1915 a 1919) (Encontro)
III Encontro Cultura e memória: Cultura e sentimento.Engenheiros em ação: seca, ciência e relações de trabalho no sertão nordestino. (Encontro)
III Seminário de Pesquisa em História.Engenheiros em Ação: seca, ciência e caridade no sertão nordestino. (Seminário)
I Jornada do ensino de História "O ensino de História no novo milênio". (Outra)
XXIV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa.A problemática acerca do discurso da Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS e a utilização de mão-de-obra dos flagelados nas obras de açudagem. (Encontro)
Seminário sobre o Centro de Referência e Documentação do Semi-Árido. (Seminário)
IX Encontro Estadual de História.Avalanches de flagelados: conflitos de retirantes nas obras de Açudagem do Caio Prado na década de 1910. (Encontro)
VIII Encontro Estadual de História "Currículo e Formação do Historiador". (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Historiadora destaca digitalização do acervo mais importante da história do semiárido do país (Programa de Rádio TV)
Consultoria _ OSCIP EDUCOMUNICAÇÃO BRASIL (Assessoria)
Consultoria _ OSCIP EDUCOMUNICAÇÃO BRASIL (Assessoria)
Levantamento e catalogação da documentação do arquivo do SINDIPETRO. (Trabalho Tecnico)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
História Regional do Brasil

Profissionais Relacionados

Alexandre Cardoso
6
Adalberto Paz
5
Sidney Lobato
2
Bruna Ismerim Santos
1
Otaviano Vieira
1
Davi Leal
1
Jackson Ferreira
1
Alba Pessoa
1
Cristina Cancela
1
Celia Santiago
1