Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1992), Especialização em História da Amazônia pela Universidade Federal do Amapá (2000), Mestrado em Sociologia Geral pela Universidade Federal do Pará (2003), Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará/NAEA (2008) e Pós-Doutorado no exterior (CAPES) no CNRS - GUYANE de 2010 a 2012. Trabalho como pesquisador nas áreas: sociologia do trabalho, sociologia das migrações, sociologia dos movimentos sociais, teoria sociológica. Atualmente venho participando em vários projetos de pesquisas internacionais com pesquisadores do CNRS, IRD e Universidades das Antilhas e das Guianas - UAG. A partir de junho de 2012, atuo como consultor Ad Hoc da CAPES colaborando na Diretoria de Relações Internacionais desta Instituição. Atualmente venho desenvolvendo pesquisas financiadas pelo CNPQ sobre as novas faces da migração brasileira no Platô das Guianas, tendo como pano de fundo as relações de trabalho de imigrantes brasileiros na Guiana Francesa e Suriname. Também estou com um projeto ativo CNPQ, Universal 2014, que será finalizado em dezembro de 2017, intitulado Novas Faces da Migração de Brasileiros para a Guiana Francesa.

MOBILIDADE E MIGRAÇÃO DE BRASILEIROS ATRAVÉS E ALÉM DA FRONTEIRA BRASIL-GUIANA FRANCESA: NOVAS SOCIABILIDADES Tomo (UFS),v.2 7 / 2015,p.361-396 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Trabalhadores brasileiros na Guiana Francesa: entre a invisibilidade e o desemprego PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.4,p.129-142 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A vida no limite. Atividades ilegais, migração irregular e direitos humanos na fronteira entre o Estado do Amapá e a Guiana Francesa PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.16,p.354-361 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A vida no limite. Atividades ilegais, migração irregular e direitos humanos na fronteira entre o estado do Amapá e a Guiana Francesa REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana,v.16,p.354-361 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)