Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1991). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (USS), 1993. Especialização em Perícia Ambiental (UFRRJ), 2009. Mestrado em Ciências de la Educación - Universidad Autonoma de Asunción (UAA), 2009. Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), 2012. Atualmente é professor efetivo de metodologia geográfica da Universidade Federal do Amapá. E está doutorando em Geografia (DINTER-UFG/UNIFAP).

Identidade Cultural Ribeirinha no Amapá Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará,v.,p.188-203 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)

A Reprodução do Espaço: O agronegócio na dinâmica do território do cerrado do Amapá. In.: SEMINÁRIO INTERNO DA PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA ? IESA/UFG - XXII Seminário Interno da Pós-graduação em Geografia - IESA/UFG (SINPGeo) (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Comunidades tradicionais: As lutas/desafios por território, territorialidades e modo de vida na resistência da expansão das fronteiras do capital - VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
LIMA, R. A. P; BACELAR, M. O. B. . A utopia do saber não formal dos Ribeirinhos na formação de políticas publicas de saúde: o caso das parteiras de Vila Progresso (Amapá/Brasil).. In: XIV Coloquio Internacional de Geocrítica, 2016, Barcelona. LAS UTOPÍAS Y LA CONSTRUCCIÓN DE LA SOCIEDAD DEL FUTURO. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2016. v. 0. - XIV Coloquio Internacional de Geocrítica, 2016, Barcelona. LAS UTOPÍAS Y LA CONSTRUCCIÓN DE LA SOCIEDAD DEL FUTURO. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2016. v. 0. (Participação em Eventos/COMPLETO)