Manoel Ricardo Vilhena, Economista (UFPA, 1996). Desde 2013 é Professor 40 h/DE vinculado ao Colegiado do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutorando em Extensão Rural - Depto. de Economia Rural (PPGER/DER/UFV) desde Março de 2017. Cursou disciplinas no Doutorado em Engenharia Agrícola: Planejamento do Desenvolvimento Rural Sustentável (FEAGRI/UNICAMP, em 2011/2012). Especialização em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental (NAEA/UFPA, 2000), Mestre em Política Científica e Tecnológica (IG/UNICAMP, 2014). Atuou como Professor e Coordenador do Curso de Ciências Econômicas no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP, 2001 a 2006). Foi Professor do Curso de Engenharia da Produção na Universidade Estadual do Amapá (UEAP, 2008). Trabalhou como Consultor do PNUD/ONU na Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA, 2012 a 2013). Desde 2005 é credenciado como Consultor do SEBRAE/Amapá e SEBRAE/Nacional nas seguintes áreas: Associativismo e Cooperativismo; Desenvolvimento Econômico Territorial/Local; Diagnóstico Econômico Territorial - DET; Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; Compras Governamentais - Comprador - Fornecedor (PNAE).
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Publicações em Eventos

Ano Título
As Diretrizes de Políticas de Agroenergia e suas interfaces com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) - VI Encontro Nacional da Anppas (Participação em Eventos/RESUMO)
Pesquisa Tecnológica e Meio Ambiente: Uso Econômico da Biodiversidade na Região Sul do Estado do Amapá - II Congresso da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica - ABIPTI (Participação em Eventos/RESUMO)
Desenvolvimento Sustentável: Uso Econômico da Biodiversidade na região sul do Estado do Amapá - HABITAT BRASIL 2001: IV Encontro Ibero-Americano sobre o Hábitat Urbano - III Sessão Pôster de Melhores Práticas (Participação em Eventos/COMPLETO)
Programa de Desenvolvimento do Turismo no AP. Implicações Sócio-Ambientais do Ecoturismo na APA da vila do Curiaú - VIII Colóquio Ibérico de Geografia - A geografia e os geográfos portugueses e espanhóis na transição do século (Participação em Eventos/RESUMO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Perfil Sócio-Econômico e Tecnológico do Arranjo Produtivo Oleiro Ceramista do Estado do Amapá.

Livros

Ano Título
Diagnóstico Sócio-econômico do Setor Oleiro-cerâmico do Estado do Amapá

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
As novas tecnologias da informação e comunicação: o internauta macapaense e as redes sociais (Graduação)
Agricultura no Estado do Amapa: recomendaçoes de um politica publica para o Desenvolvimento no Território V (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Licitações na Administração Pública: A Utilização do Pregão como uma Nova Modalidade de Licitação no Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O Processo de Planejamento da Gestão por Programas Orientados para Resultados. A Experiencia do Estado do Amapa (Curso de aperfeiçoamento/especialização)

Participação de Eventos

Ano Título
2o InovaFV.Energias de Fontes Alternativas (Simpósio)
V Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais.Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Diagnóstico Econômico do Território da Região dos Lagos (Outra Producao Tecnica)
Merenda em Foco - Estimulando a Economia Local (Outra Producao Tecnica)
Diagnóstico Econômico do Território Centro-Oeste (Outra Producao Tecnica)
Constituição Associação de Lojistas da Rua Salvadora Diniz ? Santana (Outra Producao Tecnica)
Guia da Soja do Agricultor Familiar (Outra Producao Tecnica)
Elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável ? PTDRS. Território de Identidade Rural Pontal do Paranapanema ? SP (Outra Producao Tecnica)
Elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável ? PTDRS no Território de Identidade Rural Pólo Colatina, Espiríto Santo (Outra Producao Tecnica)
Elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável ? PTDRS. Território de Identidade Rural Norte do Espírito Santo (Outra Producao Tecnica)
Estudos da Dinâmica Econômica da Pesca e Aqüicultura na Região Metropolitana do Rio de Janeiro ? RMRJ (Outra Producao Tecnica)
Estudos da Dinâmica Econômica da Pesca e Aqüicultura no Noroeste de São Paulo (Outra Producao Tecnica)
Constituição da Associação de Empresários dos Salões de Beleza dos Municípios de Macapá e Santana (Outra Producao Tecnica)
Constituição da Associação dos Panificadores dos Municípios de Macapá e Santana ? ASPAMS (Outra Producao Tecnica)
Levantamento Preliminar para Identificação da Rede de Parcerias Institucionais na Economia da Castanha-do-Brasil - Região Sul do Amapá. (Outra Producao Tecnica)
Programa de Monitoramento de Empreendimentos Cooperativos - SESCOOP/OCB (Outra Producao Tecnica)
Elaboração e Implantação de um Plano de Produção de aproveitamento da Torta de Castanha-do-Brasil, objetivando a produção dos subprodutos Farinha e Biscoito de castanha (Safra, 2007), na Cooperativa COMARU (Outra Producao Tecnica)
Cadastro de Produtores Extrativistas e Mapeamento do Potencial Produtivo da Castanha-do-Brasil (Outra Producao Tecnica)
Formação da Associação de Produtores de Movéis do Vale do Jarí ? AMOVAJ (Outra Producao Tecnica)
Formação da Associação de Moveleiros e Produtores de Artefatos de Madeira do Município de Porto Grande ? AMOVAPG (Outra Producao Tecnica)
Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Moveleira do Amapá ? CADIMA /SINDIMÓVEIS (Outra Producao Tecnica)
Cadastro de Produtores e Inventário de Espécies de Sementes com Indicadores Econômicos de Produção (Outra Producao Tecnica)
Diagnóstico Socioeconômico da Pesca Artesanal do Amapá (Outra Producao Tecnica)
Agregados Macroeconômicos do Amapá - PIB/AP (Assessoria)
Sistema de Informações Estatísticas do Amapá - SIAP (Banco de Dados do Amapá) (Trabalho Tecnico)
Projetos Prioritários de Execução Descentralizada para Captação de Recursos Financeiros (Assessoria)
Anuário Estatístisco do Amapá - 1995-1997 (Trabalho Tecnico)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Sistemas Econômicos
Economia Regional