possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1994). Especialista em Hidrogeologia Aplicada (1996), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1996) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA - UFPA (2010), investigando a temática : mineração, desenvolvimento local e sustentabilidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, Geofísica Aplicada e Geologia Ambiental. Atualmente está trabalhando na área de mineração, política mineral e desenvolvimento local e sustentabilidade na mineração.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
O recente Ciclo de Mineração no estado do Amapá: uma análise preliminar com base na Produção Mineral, Arrecadação de Royalties e Taxa Anual por Hectare PAPERS DO NAEA (UFPA),v.1,p.1-29 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
ENSINO EM CIÃ?NCIAS AMBIENTAIS: EM BUSCA DE UMA PRÃ?XIS INTEGRADORA PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP,v.9,p.105-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
?EMPREGO DA SONDAGEM ELÉTRICA VERTICAL COM O MÉTODO DA ELETRORESISTIVIDADE NO ESTUDO DO LIXÃO DE MACAPÁ-AP? Geociências (São Paulo. Online),v.26,p.279-286 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Análise comparativa das cartas hipsométricas SRTM e do projeto Base Cartográfica Digital Contínua do Amapá - BCDCA - XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (Participação em Eventos/COMPLETO)
Carta hipsométrica do perímetro urbano da cidade de Macapá-AP utilizando modelos de elevação do TOPODATA e o LAF - 6 º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (Participação em Eventos/COMPLETO)
Avaliação do Modelo Digital de Terreno (MDT) do projeto Base Cartográfica Digital Contínua do Amapá: estudo de caso do perímetro urbano do Macapá - 6º Simpósio de Geotecnologia no Pantanal (Participação em Eventos/COMPLETO)
Resistividade elétrica aplicada aos estudos de erosão da orla municipal de Ferreira Gomes (AP): resultados preliminares. - XI SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Carta hipsométrica do perímetro urbano da cidade de Macapá-AP utilizando modelos de elevação do TOPODATA e o LAF - 6º Simpósio de Geotecnologia no Pantanal (Participação em Eventos/COMPLETO)
Avaliação do Modelo Digital de Terreno (MDT) do projeto Base Cartográfica Digital Contínua do Amapá: estudo de caso do perímetro urbano do Macapá. - 6 º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (Participação em Eventos/COMPLETO)
Integrating GPR and Electrical Resistivity to Prospect Urns on a Archaeological Site of Amazon Region, Brazil. In: 18th European Meeting of Environmental and Engineering Geophysics of the Near Surface Geoscience - 18th European Meeting of Environmental and Engineering Geophysics of the Near Surface Geoscience, 2012. (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Medidas Elétricas no Sítio Arqueológico -AP -MA-05: UNIFAP - 62 Reunião Anual da SBPC (Participação em Eventos/RESUMO)
Eletrorresistividade Aplicada no Sítio Arqueológico AP-MA-05 - Macapá-AP:Resultados Preliminares. - XI International Congress of the Brazilian Geophysical Society (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Investigação Geoelétrica no Sítio Arqueologico AP-CA-18. - XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira (Participação em Eventos/RESUMO)
Medidas de Resistividade Elétrica no Sítio Arqueológico AP-CA-18:Rego Grande I-Calçoene-AP. - XI International Congress of the Brazilian Geophysical Society (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
SUSTENTABILIDADE E MINERAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DA MINERAÇÃO PEDRA BRANCA DO AMAPARÍ NO ESTADO DO AMAPÁ - SEMINÁRIO INTERNACIONAL: AMAZONIA E FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO (Participação em Eventos/COMPLETO)
Ensaios Geofísicos de Eletrorresistividade na Investigação de Fluxos de Água Subterrânea em Área de Disposição de Resíduos - XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (Participação em Eventos/RESUMO)
Imageamento Elétrico 2D de Resistividade para Arqueologia - XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (Participação em Eventos/RESUMO)
Determinação da estrutura do aterro controlado de Piracicaba-SP através de métodos geofísicos - In: XXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Vulnerabilidade natural e sazonalidade do aquífero livre no loteamento Marabaixo-III-Macapá-AP - : XIII Congresso Brasileiro de Águas SubterrâneasXIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004 (Participação em Eventos/COMPLETO)
Aplicação de sondagens elétricas de resistividade no estudo dos recursos hídricos subterrâneos da localidade de marabaixo III-Macapá/AP - XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas (Participação em Eventos/COMPLETO)
Avaliação preliminar da água consumida no loteamento Marabaixo III, Macapá-AP - XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas (Participação em Eventos/COMPLETO)
Os impactos da Demanda Energética no setor Industrial ? Caso Carajás ? - IV Seminário de Iniciação Científica da UFPA (Participação em Eventos/RESUMO)
Os impactos da Demanda Energética no setor Industrial do Estado do Pará ? III Seminário de Iniciação Científica da UFPA. - III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPA (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Mineração no Amapá e a RENCA - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O setor mineral do Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Potencial Mineral na Floresta Estadual de Produção (FLOTA) - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Mercado e Economia Verde X Perspectivas de trabalho num mundo sustentável. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Política Mineral para o Estado do Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Worshop Mineração e Sustentabilidade - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Macrodiretrizes para Plano Estadual de Mineração do Amapá - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Investigação Geoelétrica no Sítio Arqueologico AP-CA-18. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Integração de Métodos Geofísicos na Caracterização Geoambinetal da Área de Disposição de Resíduos Sólidos Urbanos da Cidade de Macapá-AP.

Livros

Ano Título
Diagnóstico do Setor Mineral do Estado do Amapá

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Mineração e Desenvolvimento Local: benefícios e desafios aos municípios amapaenses
Caracterização Faciológica de Sedimentos Glaciais da Formação Cabeças,

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
Amapá: visão, oportunidades e desenvolvimento com sustentabilidade. (Colaborador) - Local: Macapá, Amapá

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Professor Efetivo - Aréa Política e Gestão Ambiental (Concurso público)
Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Concurso público)
Atendimento à legislação ambiental pelos postos de combustível da zona norte da Cidade de Macapá-AP (Graduação)
Análise da ocupação e crescimento urbano na bacia hidrográfica do igarapé da Fortaleza entre 1985 e 2015 utilizando imagens dos satélites Landsat 5/TM e Landsat 8/OLI (Graduação)
Percepção Ambiental dos discentes sobre os residuos sólidos gerados no restaurante universitário da Unifap. (Graduação)
Licenciamento Ambiental e Celeridade, Estudo de Caso: UHE Cachoeira Caldeirão, Ferreira Gomes, AMAPÁ (Graduação)
Caracterização das capturas e apreensões de fauna realizadas pelo Batalhão da Policia Ambiental do Estado do Amapá no ano de 2016 (Graduação)
DIAGNÓSTICO DOS ESTOQUES DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS (REEEs) DO TJAP (2005 ? 2015) (Graduação)
EXTRAÇÃO DE AREIA E SEIXO: DESENVOLVIMENTO OU DEGRADAÇÃO? O CASO DE PORTO GRANDE/AP (Mestrado)
"Cidade Sustentável para a água: a sustentabilidade do sistema urbano de abastecimento de água no distrito-sede de Macapá-AP (Mestrado)
ANÁLISE DA DINÂMICA DOS SEDIMENTOS EM SUSPENSÃO ATRAVÉS IMAGENS DE SATÉLITE LANDSAT NO ESTUÁRIO DO RIO ARAGUARI ? AP (Graduação)
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO DE MACAPÁ-AP (Graduação)
POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ: O PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (Graduação)
AVALIAÇÃO DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE SANTANA/AP E IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS (Graduação)
PARTICIPAÇÃO POPULAR NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL: AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO APROVEITAMENTO HIDRELÉTRICO (AHE) FERREIRA GOMES-AP (Graduação)
USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA APA DO CURIAÚ E COMPATIBILIDADE COM O ZONEAMENTO DA PROPOSTA DE PLANO DE MANEJO (Graduação)
PRODUTOS FLORESTAIS NÃO MADEIREIROS DO AMAPÁ: ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE DOS EXTRATIVISTAS PRODUTORES-COMERCIANTES DA FEIRA DO PRODUTOR RURAL (Graduação)
RESIDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA ÁREA URBANA DE MACAPÁ-AP (Graduação)
AVALIADOR (AD HOC) DO PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (Outra)
Índices de Tendências Climáticas (Graduação)
Sensibilidade Ambiental do Derramamento de Óleo na Foz do Ig. da Fortaleza à Praia da Fazendinha: Um mapeamento Preliminar baseado em técnicas de Processamento de Imagem (Graduação)
Ecologia Parasitária de peterophyllum scalar e mesonauta acora em área úmida da Amazônia Oriental (Graduação)
III JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPÁ (Outra)
4º CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
IV Encontro dos estudantes de Ciências Ambientais do Amapá (NAO_INFORMADO)
II Encontro de Ciências Ambientais do Amapá (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
ENCONTRO ACADÊMICO SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE. (Encontro)
Congresso Brasileiro de Geologia.Diagnostico do Setor Mineral do Amapa (Congresso)
ENCONTRO NACIONAL DE PRFURADORES DE POÇOS. (Encontro)
CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. (Congresso)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Investe Amapá (Outra Producao Tecnica)
Estudo preliminar com gpr aplicado no acompanhamento arqueológico na área de construção do prédio do laboratório de saúde ambiental. 2012. (Trabalho Tecnico)
Estudo preliminar com uso de gpr aplicado no acompanhamento arqueológico na área de construção do prédio de salas de aula da Unifap. 2012. (Trabalho Tecnico)
ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL DA SIDERÚRGI CA AMAPÁ DA MMX - MEIO FÍSICO (Trabalho Tecnico)
Explicação do sismo sentido no município de Macapá (Programa de Rádio TV)
Debate sobre o pequeno sismo sentido na cidade de Macapá (Programa de Rádio TV)
Integração de métodos geofísicos na caracterização geoambinetal da área de disposição de resíduos sólidos urbanos da cidade de Macapá-AP (Outra Producao Tecnica)
Integração de métodos geofísicos na caracterização geoambinetal da área de disposição de resíduos sólidos urbanos da cidade de Macapá-AP (Relatório Pesquisa)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Hidrogeologia

Profissionais Relacionados

SACASA, R. J. V
11
ROSARIO, J. M. L.
9
CABRAL, M. P.
7
SALDANHA, J. B. M.
7
NERY, J. R. C.
6
Marcelo Jose de Oliveira
6
SOUTO, F. A. F.
6
MALAGUTTI FILHO, W
6
DARREN NORRIS
5
HERONDINO DOS SANTOS FILHO
4
CHAGAS, MARCO ANTONIO
3
PAULO RODRIGUES CONTENTE
3
MARSYLLA SALGADO TAVARES
2
Eliane Elias El Jaliss Abrão
2
EDINALDO PINHEIRO NUNES FILHO
2
Robson Gil de Souza Ramos
2
Marcos Antonio Parro
2
Nanivalci Benincasa da Costa
1
FERREIRA, A. L. C.
1
OLIVEIRA, ALZIRA MARQUES
1
BOTELHO NETO, A. M.
1
Kamilla Fontinele Camarão
1
HERONDINOS DOS SANTOS FILHO
1
ALAN CAVALCANTI DA CUNHA
1
VANUSA MACIEL CORRÊA
1
Nanivalci Benicasa da Costa
1
wagner josé pinheiro costa
1
Antonio Ferreira do Amaral
1
AQUINO, R. W. P
1
CLAUDIA FUNI
1
GOMES, W. L.
1
Armin Mathis
1