Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB (PPGAS/DAN/UnB). Pesquisador vinculado ao Instituto de Estudos Comparados de Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF). Pesquisador colaborador no PPGAS/DAN/UnB (2013-2014) e membro do Laboratório de Pesquisa Cidadania, Administração de Conflitos e Justiça, do departamento de antropologia da UnB (CAJU/DAN/UnB). Pós-Doutorado (2013-2014) na mesma instituição onde obtive meu título de doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação de Estudos em Fronteira da UNIFAP. Pesquisador do Programa de Apoio a Migrantes e Refugiados (PAMER/UNIFAP) e coordenador do Laboratório de Estudos Etnográficos (LAET). Nos últimos anos tenho desempenhado o papel de coordenador de GTs em diversos congressos, como na ANPOCS (2015; 2016), na Reunião de Antropologia do Mercosul (2013; 2015), na Reunião de Antropologia Equatorial (2015), no Encontro Nacional de Antropologia do Direito (2015;2017) e no Congresso Latino Americano de Antropologia (2017).
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Do GPAE à UPP. Uma proposta de interpretação das percepções dos moradores de favelas acerca dos projetos de policiamento comunitário e proximidade Sociedade e Cultura,v.19,p.75-86 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
CRIME, JUSTIÇA E DIREITOS EM PERSPECTIVA Cadernos do CRH (UFBA),v.30,p.607-610 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
THE DOM FOR THE CRAFT AND THE GIFT FROM GOD: ETHNOGRAPHIC EXPLORATIONS AMONG THE TRADITIONAL MIDWIVES OF SANTANA VIBRANT (FLORIANÓPOLIS),v.14,p.23-38 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
?Respeto?, ?irrespeto? y policía desde la mirada de los vecinos de favelas REVISTA CUHSO CULTURA-HOMBRE-SOCIEDAD,v.26,p.109-131 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Quem tem direitos? Sobre o que dizem e pensam os moradores de duas favelas cariocas VIVENCIA (UFRN),v.46,p.159-168 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Democracia disjuntiva e cidadania insurgente Sociedade e Estado (UnB. Impresso),v.30,p.269-273 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Demandas por direitos e a polícia na encruzilhada REVISTA BRASILEIRA DE SEGURANÇA PÚBLICA,v.8,p.154-169 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Confusões e desrespeito: uma (re)interpretação possível das falas dos moradores de favelas ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO,v.39,p.261-282 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Respect, Dignity and Rights: Ethnographic registers about community policing in Rio de Janeiro VIBRANT (FLORIANÓPOLIS),v.11,p.46-74 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A dimensão simbólica dos conflitos: moradores de favela e polícia Anuário Antropológico,v.2012-1,p.167-190 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Polícia e direitos na visão dos moradores de duas favelas do Rio de Janeiro ESTUDOS DE SOCIOLOGIA,v.17,p.491-507 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Governo Brizola, Direitos Humanos e Polícia Cidadã site Nacional do Partido Democrático Trabalhista - PDT,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Transformando as Polícias ? Parte I: A Histórica utilização das instituições de segurança pública para assegurar interesses de grupos privados Página Nacional do Partido Democrático Trabalhista.,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
E o respeito aos direitos civis e sociais dos moradores de áreas pobres? Desafios na segurança pública site Nacional do Partido Democrático Trabalhista - PDT,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Polícia longe das comunidades CORREIO BRAZILIENSE,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Projetos enfrentam dificuldades para aproximar polícia da comunidade JORNAL AGÊNCIA BRASIL,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
A Localização na favela: Percepções e Práticas entre os Católicos do Pavão-Pavãozinho COMUNICAÇÕES DO ISER,v.58,p.50-61 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Dom e dádiva entre parteiras tradicionais do Amapá SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE),v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Entre direitos, regalias, regras e castigos: sentidos de justiça nas cadeias do Distrito Federal - V ENCONTRO NACIONAL DE ANTROPOLOGIA DO DIREITO (V ENADIR) (Participação em Eventos/COMPLETO)
Diálogos entre Direito, Sociedade e Fronteira na formação jurídica da UNIFAP - V ENCONTRO NACIONAL DE ANTROPOLOGIA DO DIREITO (V ENADIR) (Participação em Eventos/COMPLETO)
Justiça e direitos na perspectiva dos moradores de duas favelas cariocas - 39 ANPOCS (Participação em Eventos/COMPLETO)
O policiamento comunitário na perspectiva dos moradores de favelas: apontamentos etnográficos. - VIII Encontro Nacional da ANDHEP (Participação em Eventos/COMPLETO)
Para além dos procedimentos. Policiamento comunitário e reconhecimento em favelas cariocas - 29 Reunião Brasileira de Antropologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Para além dos procedimentos. Policiamento comunitário e reconhecimento em favelas cariocas - 29a Reunião Brasileira de Antropologia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Demandas por Direitos e a polícia na encruzilhada - III Seminário interdisciplinar em Sociologia e Direito (Participação em Eventos/RESUMO)
A look of favelados on the police: issues of violence, disregard and citizenship - 54 International Congress of Americanists 2012 (Participação em Eventos/RESUMO)
A linguagem dos direitos e o simbólico nas reclamações dos moradores de favelas - II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM SOCIOLOGIA E DIREITO (Participação em Eventos/RESUMO)
A dimensão simbólica dos conflitos: Moradores de favela, polícia e concepções de direitos. - 7 Encontro Nacional de Direitos Humanos (Participação em Eventos/COMPLETO)
O que os moradores de favelas têm a dizer sobre direitos: Sobre demandas por reconhecimento - 28 Reunião Brasileira de Antropologia (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Polícia contra os pobres: Obstáculos ao policiamento comunitário - IX Reunião de Antropologia do Mercosul - Culturas, Encontros e Desigualdades (Participação em Eventos/COMPLETO)
Obstáculos para o sucesso de projetos de policiamento comunitário - XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais (Participação em Eventos/COMPLETO)
Questões sobre policiamento comunitário, agentes do narcotráfico e população favelada - XII Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia e Realidade (Participação em Eventos/COMPLETO)
O antropólogo e sua dupla inserção: Introduzindo questões sobre a tensão entre os interesses acadêmicos e os interesses de Estado - VI Reunión de Antropología del MERCOSUR (Participação em Eventos/RESUMO)
Os quebra-quebras da cidade do Rio de Janeiro - VI Reunión de Antropología del MERCOSUR (Participação em Eventos/RESUMO)
A política do eu finjo que não te vi, e você finge que não me vê: sobre a convivência entre polícia comunitária, tráfico e população local em duas favelas do Rio de Janeiro. - XXIV Reunião Brasileira de Antropologia - Nação e Cidadania (Participação em Eventos/RESUMO)
Polícia, Tráfico e População Local: Uma etnografia - V Reunião de Antropologia do Mercosul - Antropologia em Perspectivas (Participação em Eventos/RESUMO)
Eu finjo que não te vi, Você finge que não me vê: Sobre as consequências da presença do policiamento comunitário em duas favelas do Rio. - XI Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia e Conhecimento além das Fronteiras (Participação em Eventos/COMPLETO)
Questões sobre o GPAE: Perspectiva Local sobre a Implementação de um Policiamento Comunitário - 11º Semana de Iniciação Científica da UERJ (Participação em Eventos/RESUMO)
A demanda da população local por consistência na implementação de um projeto de segurança pública - 23º Reunião de Brasileira de Antropologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Violência, sociabilidade e espaço público: percepções e práticas da comunidade católica do Pavão-Pavãozinho. - 10º Semana de Iniciação Científica da UERJ (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Entre direitos, regalias, regras e castigos: sentidos de justiça nas cadeias do Distrito Federal - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Diálogos Entre Direito, Sociedade e Fronteira na Formação Jurídica da UNIFAP. - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Diálogos entre Direito, Sociedade e Fronteira na formação jurídica da UNIFAP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Direitos, Corpos Femininos e Marcha das Vadias em Macapá - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Justiça e direitos na perspectiva dos moradores de duas favelas cariocas - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Igarapé das Mulheres - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O policiamento comunitário na perspectiva dos moradores de favelas: apontamentos etnográficos. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Para além dos procedimentos. Policiamento comunitário e reconhecimento em favelas cariocas - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Da perspectiva dos moradores de favelas: percepções sobre a PMERJ - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
La policía en la encrucijada - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Demandas por Direitos e a polícia na encruzilhada - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Uma (re)interpretação possível: Respeito e dignidade nas falas de moradores de favelas - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A dimensão simbólica dos conflitos: Moradores de favela, polícia e concepções de direitos. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A linguagem dos direitos e o simbólico nas reclamações dos moradores de favelas - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
'O que os moradores de favelas têm a dizer sobre direitos: Sobre demandas por reconhecimento' - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A look of favelados on the police: issues of violence, disregard and citizenship - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A Polícia contra os pobres: Obstáculos ao policiamento comunitário - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Obstáculos para o sucesso de projetos de policiamento comunitário - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Violência e Polícia no Rio de Janeiro - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Os quebra-quebras na cidade do Rio de Janeiro. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O antropólogo e sua dupla inserção: Introduzindo questões sobre a tensão entre os interesses acadêmicos e os interesses do Estado. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Questões sobre policiamento comunitário, agentes do Narcotráfico e população favelada. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A política do eu finjo que não te vi, e você finge que não me vê: sobre a convivência entre polícia comunitária, tráfico e população local em duas favelas do Rio de Janeiro. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Eu finjo que não te vi, você finge que não me vê: sobre as consequências da presença do policiamento comunitário em duas favelas do Rio. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Polícia, Tráfico e População Local: Uma etnografia - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A demanda da população local por consistência na implementação de um projeto de segurança pública. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Questões sobre o GPAE: Perspectiva local sobre a implementação de um policiamento comunitário. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Violência, Sociabilidade e Espaço Público: Percepções e Práticas da Comunidade Católica do Pavão-Pavãozinho. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Apontamentos etnográficos sobre a percepção dos moradores de duas favelas cariocas acerca do policiamento comunitário

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
MOBILIDADE. A IMPLEMENTAÇÃO DE UM POLO DE ATENDIMENTO ÀS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E TALENTO NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA ()
Os ensinamentos dos hinos do Santo Daime: uma abordagem etnográfica da igreja Céu Saint Germain em Macapá. (Graduação)
Cabana da Jurema: Os Sentidos Sociais dos Objetos Religiosos Afro-Brasileiros (Graduação)
Violência e suspeição: um estudo sobre casos de abordagens policial na Baixada do Ambrósio/AP (Graduação)
Mulheres policiais: um estudo sobre a presença feminina na Polícia Militar do Amapá (Mestrado)
Mulheres policiais: um estudo sobre a presença feminina na Polícia Militar do Amapá ()
Banca seleção de monitor da disciplina Teoria Antropológica I (Outra)
ENTRE O MERCADO E A DÁDIVA: CIRCUITO ECONÔMICO DAS TROCAS INFORMAIS NA FEIRA DE ROUPAS NO BAIRRO BURITIZAL EM MACAPÁ-AP (Graduação)
Universidade Pública: Uma análise sociológica sobre o Programa Universidade para Todos (Graduação)
"Waiãpi cidadãos do mundo": O Kusiwã e o processo de reconhecimento dos índios Waiãpi como patrimônio cultural da Humanidade pela UNESCO (Graduação)
O Princípio da Humanização da Pena na Lei de Execução Penal (Graduação)
Descriminalização do usuário de drogas (Graduação)
Tratamento jurídico das relações homoafetivas após a decisão na ADI 4277 e ADPF 132 (Graduação)
A argumentação na construção do discurso jurídico contemporâneo (Graduação)
A PREVIDÊNCIA SOCIAL: Regimes: Geral, Público e Complementar (Graduação)
Os limites da interpretação jurídica na lei de execuções penais no Brasil (Graduação)
A atuação do Ministério Público no Inquerito Policial (Graduação)
Direito de acesso à informação: Exercício da Democracia (Graduação)
O Ministério Público e o exercício da cidadania na tutela judicial do meio ambiente (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
GT. 02 - Sentidos de justiça, direitos e criminalidade em perspectiva (NAO_INFORMADO)
GT3 Antropologia da Cidadania (REA/ABANNE) (ORGANIZACAO)
SPG 22 Sociologia e Antropologia da Moral (ANPOCS) (ORGANIZACAO)
GT10 Antropologia do Direito e do Crime: Justiça e Criminalidade em Perspectiva (ENADIR) (NAO_INFORMADO)
GT1: Policiamientos y seguridades: etnografías y configuraciones sociales de intervenciones policiales y de las fuerzas de seguridad (RAM) (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
V Encontro Nacional de Antropologia do Direito (V ENADIR).Diálogos entre Direito, Sociedade e Fronteira na formação jurídica da UNIFAP (Congresso)
V Encontro Nacional de Antropologia do Direito (V ENADIR).Entre direitos, regalias, regras e castigos: sentidos de justiça nas cadeias do Distrito Federal (Congresso)
IV Encontro Nacional de Antropologia do Direito.- (Congresso)
III Simpósio sobre Gênero e Diversidade.Gênero, Violência e Políticas Públicas (Simpósio)
ANPOCS.Justiça e direitos na perspectiva dos moradores de duas favelas cariocas (Congresso)
V REA XIV ABANNE.Direitos, Corpos Femininos e Marcha das Vadias em Macapá (Congresso)
Polícia, Saberes e Formação.Da perspectiva dos moradores de favelas: percepções sobre a PMERJ (Congresso)
VIII Encontro Nacional da ANDHEP.O policiamento comunitário na perspectiva dos moradores de favelas: apontamentos etnográficos (Congresso)
29a Reunião Brasileira de Antropologia.Para além dos procedimentos. Policiamento comunitário e reconhecimento em favelas cariocas (Congresso)
X Reunión de Antropología del Mercosur.La policía en la encrucijada (Congresso)
III Encontro Nacional de Antropologia do Direito.Uma (re)interpretação possível: Respeito e dignidade nas falas de moradores de favelas (Encontro)
III Seminário interdisciplinar de Sociologia e Direito.Demandas por Direitos e a polícia na encruzilhada (Seminário)
54 International Congress of Americanists- Dialogues in the Americas.A look of favelados on the police: issues of violence, disregard and citizenship (Congresso)
II Seminário Interdisciplinar de Sociologia e Direito.A linguagem dos direitos e o simbólico nas reclamações dos moradores de favelas (Seminário)
7 Encontro Nacional de Direitos Humanos - Ensino e Pesquisa.A dimensão simbólica dos conflitos: Moradores de favela, polícia e concepções de direitos. (Congresso)
28 Reunião Brasileira de Antropologia."O que os moradores de favelas têm a dizer sobre direitos: Sobre demandas por reconhecimento" (Congresso)
XI - Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidade e (Des)igualdade -.Obstáculos para o sucesso de projetos de policiamento comunitário (Congresso)
IX Reunião de Antropologia do Mercosul: Culturas, Encontros e Desigualdades -.A Polícia contra os pobres: Obstáculos ao policiamento comunitário (Congresso)
XII Congresso Brasileiro de Sociologia.XII Congresso Brasileiro de Sociologia. UFMG, Belo Horizonte, MG. 31 de maio a 3 de junho de 2005 (Congresso)
VI Reunión de Antropología del MERCOSUR.VI Reunión de Antropología del MERCOSUR. Montevidéu, Uruguai. (Congresso)
XXIV Reunião Brasileira de Antropologia.XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. UFPE, Olinda, Pernanbuco. 12 A 15 de junho de 2004 (Congresso)
XI Congresso Brasileiro de Sociologia.XI Congresso Brasileiro de Sociologia. UNICAMP, Campinas, SP. 1 a 5 de setembro de 2003 (Congresso)
V Reunião de Antropologia do Mercosul.V Reunião de Antropologia do Mercosul. UFSC, Florianópolis, SC. 30 de novembro a 3 de dezembro de 2003 (Congresso)
XXVI Encontro Anual da ANPOCS. (Congresso)
11º Semana de Iniciação Científica.11º Semana de Iniciação Científica. UERJ, Rio de Janeiro. Setembro. (Encontro)
1º Encontro do projeto Cnpq/PRONEX: Os movimentos Religiosos no Mundo Contemporâneo. (Encontro)
23º Reunião Brasileira de Antropologia.23º Reunião Brasileira de Antropologia. Gramado, RJ. 16 a 19 de junho de 2002. (Congresso)
XXVI Encontro anual da ANPOCS. (Congresso)
10º Semana de Iniciação Científica.10º Semana de Iniciação Científica. UERJ, Rio de Janeiro, 26 e 27 de setembro. (Encontro)
VI Fórum de Estudos Lingüísticos.. (Encontro)
Curso de Teoria Sociológica, ministrado pela professora Vilma Figueiredo da UnB, no XXV Encontro Anual da ANPOCS. - XV Encontro Anual da ANPOCS.. (Seminário)
Curso de Teoria Política ministrado pelo professor Renato Less do IUPERJ, no XXV Encontro Anual da ANPOCS.. (Seminário)
Populações de Rua: Dados e Formas de Inclusão. (Seminário)
IV Reunião de Antropologia do Mercosul. (Congresso)
Políticas de Privatização da Educação na América Latina. (Seminário)
Curso de Teoria Antropológica, ministrado pela professora Eunice Durham da USP, NO XXV Encontro Anual da ANPOCS.. (Seminário)
Curso de extensão sobre a teoria da imagem.. (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
I Encontro de Pós-graduação da Unifap (Trabalho Tecnico)
Trabalho de campo em situações de risco. Questões sobre etnografias do crime organizado e das instituições policiais (Curso de Curta Duração)
Questões sobre Segurança Pública e Policiamento Comunitário e Crime. (Curso de Curta Duração)
Policiamento comunitário no Rio de Janeiro/ Entrevista Rádio CBN -RIO (Programa de Rádio TV)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Antropologia Jurídica

Profissionais Relacionados

Eric Almeida
3
Raysa Nascimento
2
Carolina Barreto Lemos
2
Juliana Melo
2
Cibelle Canto
1
Ianca Moreira
1