Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Ciências Sócio Ambientais.pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (UFPA - 2009). Atualmente é professor adjunto I , atuando junto à Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, e design, desenvolvendo atividades voltadas para os seguintes temas: arquitetura, Tecnologia da construçao, inovaçao social e tecnologica; design de mobiliário e jóias; desenvolvimento sustentável.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
APRIMORANDO A GESTÃO DA SELEÇÃO TECNOLÓGICANA CONSTRUÇÃO CIVIL:ESTUDO EXPLORATÓRIO EM BELO HORIZONTE PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO,v.7,p.44-69 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Criação de Valor Simbólico: Uma Análise da Marca APPLE Revista Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia,v.3,p.42-63 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Articulando Fluxos Globais e Experiência Local: Novas Identidades Reveladas pelo Grafite em Belo Horizonte CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (MACKENZIE. ONLINE),v.17,p.134-150 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
FAZER PROJETO: trabalho manual ou intelectual? Revista Espaço Acadêmico (UEM),v.16,p.84-96 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
DÉFICIT HABITACIONAL QUALITATIVO DE BELO HORIZONTE: ESTRATÉGIAS APLICADAS Cadernos de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Mackenzie. Online),v.16,p.193-217 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Perspectivas para a difusão da tecnologia LED face à configuração do paradigma da sustentabilidade Cadernos do PROARQ (UFRJ),v.2,p.159-177 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O bairro Cidade Jardim Eldorado em Contagem: uma perspectiva da sustentabilidade urbana Geografia (Londrina),v.2,p.59-83 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Building a Symbolic Value: An Alternative for Sustainable Design. The International Journal of Sustainability Policy and Practice,v.8,p.41-52 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Method of decision making applied to the analysis of the environmental performance of a product: The case study of a Spirit fan Strategic Design Research Journal,v.6,p.46-57 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Design na busca da sustentabilidade em aglomerados produtivos: a experiência na produção de móveis no Amapá Cadernos de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Mackenzie. Online),v.14,p.47-66 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Pensamento Complexo de Edgar Morin e o Design Estudos em Design (Online),v.21,p.1-15 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Unidades de seleção tecnológica e inovação na construção habitacional no Brasil Ambiente Construído (Online),v.13,p.217-233 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Políticas públicas de design: a construção da relevância do tema no Brasil Revista Espaço Acadêmico (UEM),v.11,p.126-135 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Diseño e innovación en la Amazonia brasileña Diseño en Síntesis,v.20,p.82-99 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Iconografia e design: discussão sobre a viabilidade da incorporação de referentes arqueológicos à produção artesanal numa Amazônia globalizada Revista Espaço Acadêmico (UEM),v.11,p.47-55 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Interações espaciais em uma cidade média no meio do mundo: o caso de Macapá Somanlu (UFAM),v.8,p.9-24 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Abertura e fechamento no espaço residencial de Vila Rica no século XVIII Revista Urutágua (Online),v.5,p.1-15 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Controle de corrosão de armaduras de concreto através de impregnação de produtos migratórios Revista Tecnológica (UEM),v.19,p.43-55 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Plano de Ensino da disciplina Tecnologia do Ambiente Construído e Sustentabilidade Revista Caminhos (APUBH),v.,p.81-99 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Arranjo produtivo de móveis do Amapá: estratégias projetadas e tendências emergentes. Amazônia (Banco da Amazônia. 2005),v.6,p.7-26 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Estratégia e design: construção das abordagens contemporâneas Strategic Design Research Journal,v.3,p.69-75 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Design na busca da sustentabilidade em aglomerados produtivos: a experiência na produção de móveis no Amapá. RDE. Revista de Desenvolvimento Econômico,v.12,p.43-50 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Inovação tecnológica e inovação narrativa: caminhos para o design no pólo moveleiro de Ubá. Interações (UCDB),v.11,p.205-213 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Construção de Valor Simbólico Como Direcionamento Estratégico Para o Design Revista Urutágua (Online),v.8,p.121-129 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Entre arte e indústria: o artesanato em suas articulaçoes com o design Revista Espaço Acadêmico (UEM),v.IX,p.89-96 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Interseções entre dois reflexos: uma visão do design brasileiro Ciência e Cultura (SBPC),v.61,p.4-6 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A metodologia de redes como instrumento de compreensão do capital social Revista Urutágua (Online),v.6,p.1-7 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Construindo o valor simbolico : alternativa para um design sustentável Cadernos de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Mackenzie. Online),v.8,p.44-59 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Da Ética Construtivista à ética sustentável: a trajetória do design Cadernos de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Mackenzie. Online),v.8,p.122-132 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Implantação do sistema de saneamento em Ouro Preto no seculo XIX: a disputa pela Capital. Os Urbanitas (São Paulo),v.4,p.1-15 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Ponte Brasil - Guiana Francesa: os paradoxos da integração em um contexto multi-escalar Oikos (Rio de Janeiro),v.6,p.57-84 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Capital social e educação: condições para o desenvolvimento na reserva extrativista do Cajari. Práxis Educacional,v.1,p.309-331 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Design do Amapá selecionado em concurso nacional Jornal do dia,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
SHELTER IN A CART- O CONCURSO SOCIAL JORNAL O DIA,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Design e inovação na Amazônia Brasileira Amazônia,v.2,p.39-55 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ENSINO DE TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS Revista de Ensino de Engenharia.,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)
SABER-FAZER DA CARPINTARIA TRADICIONAL NO BRASIL EM DOIS MOMENTOS ? DA AUTONOMIA ARTESANAL À INDUSTRIAL CONEXÃO CIÊNCIA (ONLINE),v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Dinâmicas emergentes em contextos de multiplicidade criativa: o caso do ?Bichinho? - 10o congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design P&D 2012 (Participação em Eventos/COMPLETO)
A multi-criteria decision-making method applied to the analysis of a product?s performance: the case of the spirit ceiling fan and its sustainability - 4th INTERNATIONAL FORUM OF DESIGN (Participação em Eventos/RESUMO)
Aprendizagem em projetos de design: algumas contribuições da Antropologia - Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design P&D 2012. (Participação em Eventos/COMPLETO)
Políticas públicas de design: a construção da relevância do tema no Brasil - 9o congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design (Participação em Eventos/COMPLETO)
Inovação tecnológica e inovação narrativa: caminhos para o design no pólo moveleiro de Ubá - 9o congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design (Participação em Eventos/COMPLETO)
Design estratégico: taxonomias e inserção em contextos contemporâneos - 9o congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design (Participação em Eventos/COMPLETO)
Interseções entre dois reflexos: uma visão do design brasileiro. - oitavo congresso Brasileiro de Pesquisa e desenvolvimento em design P&D 2008 (Participação em Eventos/COMPLETO)
O resgate da ética no design: a evolução da visão sustentável - oitavo congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design P&D 2008 (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
REQUISITOS E CRITÉRIOS PARA PROJETOS HABITACIONAIS: EM BUSCA DE UM DESEMPENHO AMPLIADO - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
BUILDING A SYMBOLIC VALUE: AN ALTERNATIVE FOR SUSTAINABLE DESIGN - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Políticas públicas de design: a construção da relevância do tema no Brasil. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Inovação tecnológica e inovação narrativa: caminhos para o design no pólo moveleiro de Ubá. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Design estratégico: taxonomias e inserção em contextos contemporâneos - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Interseções entre dois reflexos: uma visão do design brasileiro. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Method of decision making applied to the analysis of the environmental performance of a product: the case study of Spirit fan.
Políticas de design: aproximação entre a universidade e o setor moveleiro em Uberlândia.
Projeto e sustentabilidade.

Livros

Ano Título
Os desafios projetuais na construção da sustentabilidade

Textos Didaticos

Ano Título
FORMAÇÃO DE AGENTES GESTORES DE ARRANJOS PRODUTIVOS
Plano de Ensino da disciplina Tecnologia do Ambiente Construído e Sustentabilidade
Plano de Ensino da disciplina SUSTENTABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DO DESIGN.

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
?A especialização do espaço no final do século XIX :o advento dos banheiros?

Produções Artísticas

Outras Produções Artísticas

Ano Título
Exposiçao coletiva: Joalheria Brasileira - EMBAIXADA BRASILEIRA EM BERLIM
Exposição coletiva com publicaçao em catalogo de peça de mobiliário selecionada em concurso nacional
selecao em concurso, publicacao em catalogo: Colar Glamour
selecao em concurso e publicacao em catálogo: Mesa " 7"
premiacao em concurso e publicacao em catalogo: cinzeiro Casa Grande-
exposicao coletiva - International Travel Souvenir Design Competition - Korea
Selecao em concurso e publicacao em catalogo; Aracê -colecao Anglogold- Ashanti
Desfile e exposicao de jóia em feiras e eventos nacionais e internacionais- peça da coleçâo Anglogold Ashanti
Exposicao individual: Arquitetando Jóias

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO (Concurso público)
Concurso Público de provas e títulos paa provimento de cargos da carreira de Professor de Eduaçao superior da UEMG (Concurso público)
concurso público de provas e títulos -magistério superior - prof Assitente (Concurso público)
concurso pubico para seleçao de professor titular em design (Professor titular)
concurso público para seleçao de professor titular em design (Professor titular)
concurso público de seleção para professor substituto UFU( edital 003/2008) (Concurso público)
concurso público de seleção para professor substituto UNIFAP portaria 355/2007 (Concurso público)
Premiação Anual IAB- MG (Outra)
O Bairro Cidade Jardim Eldorado ? Contagem sob uma perspectiva da sustentabilidade urbana (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A dimensao social da sutentabilidade aplicada ä construçao civil brasileira: diretrizes para forumlaçao de indicadores de avaliaçao ()
Políticas de preservação e gestão do patrimônio natural e cultural: estudo da RPPN Santuário do Caraça ()
Gerenciamento de Projetos na Construção Civil: modelo de Planejamento para empreendimentos. (Graduação)
O DESIGN COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL NO BRASIL: ESTUDO DE CASO DO VENTILADOR SPIRIT E DA CADEIRA ICZERO01 (Mestrado)
SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO ARTESANAL COM RESÍDUOS VEGETAIS: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA DE DESIGN SISTÊMICO NO CERRADO MINEIRO (Mestrado)
Cenario da acessibilidade publicas e privadas de uso coletivo em Minas Gerias (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Complexo arquitetônico Católico (Graduação)
Terminal de integração centro administrativo (Graduação)
Novo Mercado Municipal de Montes Claros (Graduação)
Centro comercial e de entretenimento (Graduação)
Escola Pública de Ensino Fundamental (Graduação)
Hotel Fazenda (Graduação)
Centro de design automotivo (Graduação)
Centro de Convivência do Idoso (Graduação)
Conservação, Intervenção e Reabilitação - Estudo de Caso do Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Inserção de Parâmetros de Sustentabilidade em Edifícios Comerciais: análise para etiquetagem juntoao procel e para melhoria de conforto térmico e eficiência energética (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Mercado Público (Graduação)
Atelier de customizaçao de bolsas (Graduação)
requalificaçao da área central de Caieiras (Graduação)
Mobiliário x da questao (Graduação)
terminal aeroportuário- aeroporto de Uberlandia (Graduação)
linha line (Graduação)
Design sustentável: mobiliário de papelão (Graduação)
Mobiliário p/ baixa renda (Graduação)
Mobiliário para Moradia Estudantil (Graduação)
Mobiliário projeto X da questão (Graduação)
Mobiliário Yoga Ashtawba (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Seminário Inovações na Produção do Ambiente Construído (ORGANIZACAO)
Realização da I Semana Integrada de Arquitetura, Urbanismo e Design Faurb - UFU / UNITRI (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
8th International Conference on Environmental, Cultural, Economic and Social Sustainability,.BUILDING A SYMBOLIC VALUE: AN ALTERNATIVE FOR SUSTAINABLE DESIGN (Congresso)
4th INTERNATIONAL FORUM OF DESIGN.A multi-criteria decision-making method applied to the analysis of a product?s performance: the case of the spirit ceiling fan and its sustainability (Seminário)
II Siimpósio de Educação em Design.O campo do Design e as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável (Simpósio)
9o congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design..Inovação tecnológica e inovação narrativa: caminhos para o design no pólo moveleiro de Ubá. (Congresso)
9o congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design..Políticas públicas de design: a construção da relevância do tema no Brasil (Congresso)
9o congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design,.Design estratégico: taxonomias e inserção em contextos contemporâneos.( (Congresso)
Seminário Design e Natureza.Banco MPB (Seminário)
Aula Inaugural Curso de design CEAP 2009.Tendencias sociais- o design como soluçao (Outra)
oitavo congresso Brasileiro de Pesquisa e desenvolvimento em design P&D 2008.O resgate da ética no design: a evolução da visão sustentável (Congresso)
oitavo congresso Brasileiro de Pesquisa e desenvolvimento em design P&D 2008.Interseções entre dois reflexos: uma visão do design brasileiro (Congresso)
Círculo de palestras - Faculdade de Marketing e negócios - UNIESSA.Design sustentável e ecodesign (Outra)
PAINEL TEMÁTICO- FEIRA DO EXPOSITOR- SEBRAE.Tendências e desafios do design no estado do Amapá (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Parecer ad Hoc Revista Ciencias sociais em perspectiva (Trabalho Tecnico)
parecer ad Hoc 10772 Revista Ciências Sociais em Perspectiva ? RCSP. ( abril) (Trabalho Tecnico)
Parecer ad hoc 12143 - Revista Ciências Sociais em Perspectiva ? RCSP. julho 2015 (Trabalho Tecnico)
FORMAÇÃO DE AGENTES GESTORES DE ARRANJOS PRODUTIVOS (Textos Didáticos ou para Discussão)
Sistemas de inovação (Curso de Curta Duração)
Unidades de seleção tecnológica e inovação na construção de habitação em Belo Horizonte (Trabalho Tecnico)
Consultoria Ad hoc para Revista Ciências Sociais em Perspectiva (Trabalho Tecnico)
Parecer sobre pepedido de reonhecimento de diploma de mestrado (Trabalho Tecnico)
Consultoria Ad Hoc para Revista Ciências Sociais em Perspectiva (Trabalho Tecnico)
Consultoria Ad Hoc para Revista Espaço Acadêmico (Universidade de Maringá), (Trabalho Tecnico)
Parecer sobre pedido de Reconhecimento de diploma de mestrado (Trabalho Tecnico)
Consultoria ?ad hoc? para International Journal of Business and Social Science (Trabalho Tecnico)
Consultoria 'Ad-ho'c para Revista 'Espaço Acadêmico' (Universidade de Amringá (Trabalho Tecnico)
Consultoria 'Ad-hoc para Revista 'Esboços' ( UFSC) (Trabalho Tecnico)
Consultoria ad-hoc Revista Espaço Acadêmico parecer técnico científico (Trabalho Tecnico)
parecer ?ad hoc? para Strategic Design Research Journal (Trabalho Tecnico)
Plano de Ensino da disciplina Tecnologia do Ambiente Construído e Sustentabilidade (Textos Didáticos ou para Discussão)
Consultoria ?ad hoc? para o Instituto Ethos (Trabalho Tecnico)
Consultoria ?ad hoc? para o Periódico Espaço Acacemico, Universidade Estadual de Maringá (Trabalho Tecnico)
Consultoria ?ad hoc? para a Coordenadoria de Pesquisa da Universidade Norte do Paraná (Trabalho Tecnico)
Plano de Ensino da disciplina SUSTENTABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DO DESIGN. (Textos Didáticos ou para Discussão)
projeto e produçao de peça de mobiliário: banco MPB (Produção Tecnológica)
design e prototipos de 15 moveis e objetos para o setro moveleiro de Macapá Santana (Produção Tecnológica)
Documento de referência para utilizacao do cipó titica no design de mobiliário_EMBRAPA (Produção Tecnológica)
28 prototipos de móveis para o setor moveleiro de Macapá e Santana (Produção Tecnológica)
10 prototipos de moveis em madeira para o setor moveleiro de Macapá (Produção Tecnológica)
Cinzeiro Casagrande (Produção Tecnológica)
coleçao de semi joias- 30 modelos (Produção Tecnológica)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Adequação Ambiental
Desenvolvimento Histórico do Paisagismo
Geomorfologia
Planejamento e Projeto do Equipamento
Conceituação de Paisagísmo e Metodologia do Paisagismo
Teoria da Arquitetura
Política Educacional
Economia Regional

Profissionais Relacionados

JULIANA CARDOSO
12
Glaucinei Rodrigues Corrêa
5
Paiva
3
Viviane dos Guimarães Alvim Nunes
3
Rejane Magiag Loura
3
Cynara Bremmer
3
MARLENE T. DE MUNO COLESANTI
3
Tereza Ximenes
2
ALBIERI, Ana Carolina
2
Jadson Porto
2
Roberta Vieria Gonçalves de Souza
1
João Júlio Amaro
1
Grace Cristian Roel Gutierrez
1
Mayara Emanuelli Olliveira
1
REJANE COUTINHO DRUMMOND
1
Cezar Silvino Figueredo
1
VON KRUGER, PAULO GUSTAVO
1
GARCIA, MARINA
1
Brenda Melo Bernardes
1
Sofia Araújo Lima
1
Maria Lúcia Texeira Borges
1
Talissa Bedran Linhares
1
SANTOS
1
Marcelo P. Guimarães
1
Carolina Carraro
1
Renata Turola Takamatsu
1

Palavras-chave

design
42
sustentabilidade
37
inovação
14
design sustentável
13
responsabilidade social
11
políticas públicas
10
projeto de arquitetura
9
mobiliário
9
CONSTRUÇAO
8
desenvolvimento
7
sistemas tecnologicos
7
materiais e tecnologia
6
planejamento urbano
6
concurso
5
desenho industrial- aspectos ambientais
5
análise multicritério
5
arquitetura sustentavel
5
urbanismo
4
Amazonia
4
jóia
4
Arranjos Produtivos
4
valor simbólico
4
artesanato
4
indústria
3
Teoria dos Sistemas Sociais
3
aprendizagem
3
arquitetura mineira
3
identidade regional
3
pós modernismo
3
metodologia cientifica
3
história
3
Ouro Preto
3
identidade
2
cidade-jardim
2
habitação multifamiliar
2
semi- jóias
2
Ambiente Construído
2
marketing
2
análise de desempenho
2
Teoria e historia do design
2
projeto de interiores
2
transporte aéreo
2
História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo
2
Uberlandia
2
globalização
2
design verde
2
análise de ciclo de vida
2
estrutura social
2
capital social
2
gestão
2
estratégia
2
eco design
2
Habitação.
2
Light Steel Framing
2
móveis
2
integração
1
territórios
1
cidades médias
1
tecnologia do concreto
1
EFICIENCIA ENERGETICA
1
antropologia
1
paisagismo
1
Conforto Ambiental
1
planejamento
1
projeto
1
educação rural
1
metodologia de redes
1
corrosao
1
innovación
1
ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL
1
LED
1
sistemas estruturais
1
tecnologia construtiva
1
rehabilitação
1
campus
1
desenho urbano
1
prototipos
1
Metodologia em design
1
saneamento
1
PROGRAMA HABITACIONAL
1
aglomeraçao morfologica
1
psicologia ambiental
1
pensamento complexo
1
industrializaçao
1
DEFICIT QUALITATIVO
1
espaço
1
Bichinho
1
Haruyoshi Ono
1
fluxos globais
1
instituições culturais
1
customização
1
teoria da informação
1
inibidores migratorios de corrosao
1
Competitividade setorial.
1
trabalho intelectual
1
belo horizonte
1
Apple
1
consumo
1
banheiros
1
cidades
1
relaçoes sociais
1
praças
1
espaço doméstico
1
fronteira
1
Seleção tecnológica.
1
método
1
grafite
1
decisões projetuais
1
carpintaria
1
mercados públicos
1
mercado público
1
orçamento de obra
1
planejamento de obras
1
arquitetura efemera
1
Cidade Jardim Eldorado
1
adensamento
1
trabalho manual
1
tecnologia
1
técnicas construtivas
1
ecodesign
1
souvenir
1
area de lazer
1
iconografia
1
mercado habitacional
1
neoinstitucionalismo
1
psicologia da Gestalt
1
semiótica
1
gestao de obras
1
processos industriais
1