possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1989), mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal do Amapá, mas está lotada no Departamento de Psicologia, com licença para acompanhamento de conjuge, no Polo de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. Tem orientações em dissertações de mestrado na área de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com síndrome de Down e formação de professores para a educação inclusiva de pessoas com deficiência. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e construção de conhecimento em crianças com síndrome de Down, com suporte na Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. Também com trabalhos concentrados nas politicas públicas de inclusão para pessoas com deficiência intelectual; Atualmente ministra as disciplinas Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia: Ciência e Profissão e Metodologia de Pesquisa no Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense , polo de Volta Redonda.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Apropriação participatória mediante interação verbal por tríades de crianças durante a resolução de problemas matemáticos Ciência e Educação (UNESP. Impresso),v.18,p.931-950 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Estigmas e representações sociais: desafios para a interação entre professores e alunos com Síndrome de Down PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.5,p.55-69-69 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Estratégias para resolução de problemas matemáticos por tríades de alunos com e sem relação de amizade DOI: 10.5007/1981-1322.2010v5n1p1 Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática,v.5,p.1-14 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÃES E PROFESSORAS Ciências & Cognição (UFRJ),v.16,p.02-14-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Inclusão no Ensino Superior: uma experiência em debate! PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.4,p.17-28 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Pensamento e linguagem em crianças com síndrome de Down: um estudo de caso da concepção das professoras Ciências & Cognição (UFRJ),v.15,p.216-227 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Inclusão Escolar de Crianças com Síndrome de Down: uma análise a luz da Teoria Sócio-Histórica PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.03,p.82-92 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Concepção dos professores sobre a apropriação de conhecimentos matemáticos por crianças com síndrome de Down Revista Educação Especial (Online),v.23,p.257-272 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A quem interessa transformar defesa em difamação? Diário do Amapá,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Construção de Conhecimento em interações verbais aluno-aluno durante solução de problemas matemáticos: uma análise semiótico-construtivista Ciência Educação e Cultura,v.01,p.34-44 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Fundações de Direito Privado e a Educação Pública Universidade e Sociedade (Brasília),v.33,p.53-63 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Desempenho de crianças do ensino fundamental na solução de problemas aritméticos Estudos de Psicologia (UFRN),v.6,p.63-74 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
AVALIAÇÃO MERITOCRÁTICA: OBSTÁCULO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (Participação em Eventos/COMPLETO)
O ATENDIMENTO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NA REDE MUNICIPAL DE MACAPÁ/AP - VIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (Participação em Eventos/COMPLETO)
REFLEXOS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES PARA MEDIAR CONHECIMENTOS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. - VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (Participação em Eventos/COMPLETO)
A ADEQUAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO DA SALA DE AULA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. - VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (Participação em Eventos/COMPLETO)
APRENDENDO COLABORATIVAMENTE A MEDIAR O ENSINO DO ALUNO/A COM SÍNDROME DE DOWN: PESQUISA-AÇÃO COM OS PROFESSORES DA CLASSE REGULAR. - VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (Participação em Eventos/COMPLETO)
Mediação social de professores para o aprendizado de conhecimentos matemáticos por crianças com síndrome de Down - Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2 (Participação em Eventos/COMPLETO)
Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a prática pedagógica na sala de recursos pelo olhar da inclusão escolar - Congresso de Ciências Sociais (Participação em Eventos/RESUMO)
O papel do professor na construção da autonomia das crianças com síndrome de Down - 1o Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e Embrapa, 5a Amostra de TCC e 1a Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Construção do conhecimento da criança com síndrome de Down: o olhar dos professores sobre o brinquedo como mediador instrumental - 1o Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e Embrapa, 5a Amostra de TCC e 1a Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Acessibilidade e permanência das crianças com síndrome de Down nas escolas municipais de Macapá: Um estudo de caso - 1 Congresso Amapaense de Iniciaçao Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA, 5 Mostra de TCC e 1 Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
O papel do mediador social na alfabetização de alunos com síndrome de Down - 1 Congresso Amapaense de Iniciaçao Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA, 5 Mostra de TCC e 1 Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Concepção de professores sobre seu papel na construção de conhecimentos de crianças com síndrome de Down - IV Congresso Brasileiro de Educação Especial (Participação em Eventos/COMPLETO)
A concepção das professoras da classe regular, do Município de Macapá, sobre a escola inclusiva - IV Congresso Brasileiro de Educação Especial (Participação em Eventos/COMPLETO)
Interação social entre criança com síndrome de Down e criança com autismo: Um estudo de caso - IV Congresso Brasileiro de Educação Especial (Participação em Eventos/COMPLETO)
Metodologias e Estratégias utilizadas pelos docentes no processo ensino e aprendizagem de alunos com síndrome de Down - IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais (Participação em Eventos/COMPLETO)
Representações Sociais de Mães e Professoras sobre a Aprendizagem e Desenvolvimento de Crianças com síndrome de Down - Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2 (Participação em Eventos/COMPLETO)
Concepção de professores sobre a importância da linguagem verbal para o desenvolvimento cognitivo da criança com síndrome de Down - Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2 (Participação em Eventos/COMPLETO)
Diferenças e Indiferenças no ensino damatemática para crianças com síndrome de Down - Congresso Norte e Nordeste de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
SOFTWARE EDUCATIVOS E O APRENDIZADO COGNITIVO DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN - 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Representações sociais de pais e professores sobre o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com síndrome de Down - 5o Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP e 4 a Mostra de TCC (Participação em Eventos/RESUMO)
O Uso de Software educacional como mediador instrumental na aprendizagem de crianças com síndrome de Down - 5o Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP e 4a Mostra de TCC (Participação em Eventos/RESUMO)
VAMOS DIVIDIR NOSSAS TAREFAS: CONTRIBUTOS DO TRABALHO EM DÍADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (Participação em Eventos/COMPLETO)
Acesso ao conhecimento e apropriação deconceitos matemáticos por crianças com síndrome de Down a partir de seu ingresso em escolas públicas - 4 Seminário de Iniciaçào Científica da UNIFAP e 3 mostra de TCC e 4 Jornada de ICda SETEC (Participação em Eventos/RESUMO)
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN E CRIANÇAS COMUNS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO - 3 Congresso Brasileiro de Educação Especial (Participação em Eventos/COMPLETO)
ACESSO AO CONHECIMENTO E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS - 3 Congresso Brasileiro de Educação Especial (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Inclusão dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal do Amapá: o que estamos fazendo e o que precisamos fazer! - Seminário Internacional Amazônia e fronteiras do conhecimento (Participação em Eventos/COMPLETO)
Crianças com síndrome de Down e crianças comuns: a interação como fator desencadeador para o desenvolvimento cognitivo e afetivo - V Congresso Brasileiro sobre síndrome de Down (Participação em Eventos/COMPLETO)
Acesso ao conhecimento sistemático por crianças com síndrome de Down - V Congresso Brasileiro sobre síndrome de Down (Participação em Eventos/COMPLETO)
Interação Verbal e Participação Guiada durante Solução de Problemas Matemáticos em tríades de crianças com e sem relação de amizade - V Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Apropriação do Conhecimento através da Participação Guiada por Díades de crianças na Resolução de Problemas Matemáticos com e sem relação de amizade - V Congresso Norte -Nordeste de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Estratégias Matemáticas utilizadas por Tríades de Crianças com e sem Relação de Amizade durante a Participação Guiada em atividades Matemáticas - IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA (Participação em Eventos/COMPLETO)
Estratégias de Resolução de problemas de Divisão Quotitiva: Um Estudo em Díade e Individual com Crianças do Ensino Fundamental - IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática (Participação em Eventos/COMPLETO)
Interação Verbal e Construção do Conhecimento Matemático entre tríades de crianças com e sem relação de amizade do ensino fundamental - 3ª Jornada de Iniciação Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
A Influência das Notações Escritas na Aproprição do Conceito de Divisão - V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Estratégias de Resolução de Problemas de Divisão Cotitiva por Crianças do Ensino Fundamental - V Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Participação Guiada e Afetividade entre crianças: Um estudo Comparativo entre Tríades e Díades - V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Interação Verbal e Construção do Conhecimento Matemático por tríades de crianças com e sem relação de amizade - 1ª Mostra de TCC da Unifap e 2º Seminário de Iniciação Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Estratégias Formais e Informais de Operação Matemática Utilizadas por Crianças no Trabalho e na Escola. - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Participação em Eventos/COMPLETO)
Interação e Construção do Conhecimento Matemático entre tríades de crianças do ensino fundamental - IV Encontro Norte e Nordeste de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Auto e Heteroregulação durante resolução de problemas matemáticos por tríades de crianças - XXXV Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Estratégias de Resolução de Problemas Matemáticos por crianças do ensino fundamental na escola e no ambiente de trabalho - XXXV Reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Interação Verbal e Construção do Conhecimento matemático por tríades de crianças com e sem relação de amizade - XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Auto e Heteroregulação durante Resolução de Problemas Matemáticos por tríades de crianças com e sem relação de amizade - V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento (Participação em Eventos/RESUMO)
Fundações de Apoio Institucional e a Educação Pública - Congresso Nacional de Educação (Participação em Eventos/COMPLETO)
Interação entre díades - Fórum Mundial de Educação (Participação em Eventos/RESUMO)
Interação aluno-aluno na concepção da psicologia histórico-cultural - II Encontro de Formação de Professores (Participação em Eventos/RESUMO)
Interação Verbal Entre Adulto e Díades de Crianças do Ensino Regular e do Ensino Especial - XXXIII REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA (Participação em Eventos/RESUMO)
Construcao de conhecimento em interacoes verbais aluno-aluno durante solucao de problemas matematicos- uma analise semiotico-cosntrutivista - III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
A pesquisa de processos de construção de conhecimento durante interações sociais: algumas questões teórico metodológicas - II Congresso Norte/Nordeste de Psicologia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Coordenação de formas de agir em situações de resolução conjunta de problemas: análise segundo a concepção boeschiana de valor visado e valor real - II Congresso Norte/Nordeste de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Interação verbal e construção de conhecimento por díades de crianças: uma análise segundo a concepção boeschiana de valor visado e valor real - III Conference for Sociocultural Research (Participação em Eventos/RESUMO)
Description of the strategies employed by first and second grades students in the solution of mathematical problems - International Group for the Psychology of Mathematics Education 19 PME (Participação em Eventos/RESUMO)
Descrição de estratégias para resolução de problemas de adição e subtração - XXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Os Desafios da Universidade Pública frente às Politicas de Privatização - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Aprendizagem de crianças com sindrome de Down: Desafios e Realidade - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Carreira do servidor professor do magistério superior e seus desafios - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Inclusão e o atendimento Educacional Especializado - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Neodesenvolvimentismo, educação e universidade pública no Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Tópicos especiais sobre educação inclusiva - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Mediação Social de Professores para o Aprendizado de Conhecimentos Matemáticos por Crianças com síndrome de Down - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Representações Sociais de mães e professoras sobre a aprendizagem e desenvolvimento de crianças com síndrome de Down - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Concpeção de Professores sobre a Improtância da linguagem verbal para o desenvolvimento cognitivo da criança com síndrome de Down - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
REUNI e o futuro da Universidade Pública - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O DIREITO DE SER, SENDO DIFERENTE, NA UNIVERSIDADE - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Acesso ao conhecimento sistemático por crianças com síndrome de Down - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Crianças com síndrome de Down e crianças comuns: a interação como fator desencadeador para o desenvolvimento cognitivo e afetivo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Conquistas Inclusivas: Vida Independente - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Formação, Curriculo e Escola: Educação Inclusiva em Debate - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Participação Guiada e Afetividade entre crianças: Um estudo comparativo entre tríades e díades. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Fundações Privadas ditas de Apoio e a Universidade Pública - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Pensar....As Fundações e o futuro da Universidade Pública - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Estratégias Formais e Informais de Operações Matemáticas Utilizdas por Crianças no Trabalho e na Escola - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Reforma Universitária - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Professor Universitário e a Pesquisa na Unifap: Diversos Olhares - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Educação Superior no Brasil e no Amapá: Balanço e Perspectivas - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Construção do Conhecimento a partir da Interação Verbal - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Influência da Apropriação do Conceito de Divisão por crianças do Ensino Fundamental - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Estratégias de resolução de problemas de divisão com crianças do ensino fundamental - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Interação Verbal e Participação Guiada durante solução de problemas matemáticos em tríades de crianças com e sem relação de amizade - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Apropriação do Conhecimento através da Participação Guiada por díades de crianças na Resolução de Problemas Matemáticos com e sem relação de amizade - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Interação Verbal e a Construção do Conhecimento por alunos do ensino fundamental na solução de problemas Matemáticos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Resultados Finais do Programa Primeiro Projeto- Interação e Consrução do Conhecimento por tríades de crianças - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Da reprodução à contraposição ao discurso hegemônico da politica de formação docente: um estudo com os professores que atuam com alunos com sindrome de down
Educação Inclusiva para as crianças com sindrome de Down: Uma proposta a partir da teoria socio historica
Notações escritas de crianças na resolução de problemas matematicos de divisão
Estudo exploratório sobre uso de notações escritas na apropriação de um conceito matemático, individual e em díades.
Interação verbal e afetividade entre tríades de alunos na solução de problemas matemáticos

Livros

Ano Título
Educação Superior Brasileira 1991-2004
Educação Superior Brasileira 1991-2004

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Desenvolvimento, Educação e Inclusão Social

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
III Encontro da Regional Norte II (Coordenadora) - Local: Belém PA
IV Encontro da Regional Norte II (Coordenadora) - Local:
Seminário Preparatório para o 5º CONED (Coordenadora) - Local: Macapá

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso Público para Professor Efetivo da Disciplina Educação: Psicologia da Educaçao (Concurso público)
Concurso Público para Professor Temporário da Disciplina Psicologia da Educaçao (Concurso público)
Seleção para Programa de Pós Graduação de Desenvolvimento Regional (Concurso público)
Seleção Pública do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional (Concurso público)
Seleção Pública do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional (Concurso público)
Fundamentos da Educação para Pessoas com necessidades educacionais especiais (Concurso público)
Banca Avaliadora da matéria Metodologia Científica (Concurso público)
Banca Avaliadora da matéria Psicologia (Concurso público)
A mediação da terapia ocupacional junto às professoras nos pré-requisitos da linguagem escrita das crianças com sindrome de Down, na perspectiva da inclusão (Mestrado)
Banca de Avaliação para progressão á Associado II da Profa Norma Iracema de Barros Ferreira (Outra)
Trabalho docente universitario: participação dos professores na materialização da contrareforma da educação superior na UFPA ()
Alcance e Limites da parceria GEA-UNIFAP: programa de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo 2010 (Mestrado)
O atendimento nas salas de recursos multifuncionais aos alunos com deficiência intelectual na rede municipal de Macapá (Mestrado)
Politicas Públicas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e na formação de professores do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Amapa (Graduação)
A Expansão da Educação Superior no Amapá: o público e o privado em questão (2000-2010) (Mestrado)
Os jogos e sua relação com o desenvolvimento da atenção de crianças com síndrome de Down na interação professor-aluno (Graduação)
A inclusão da criança com síndrome de Down: um estudo crítico-colaborativo junto aos professores da classe regular (Mestrado)
AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO ESCOLAR E O PAPEL DOS PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PELAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Macapá (Mestrado)
A concepção das mães sobre o desenvolvimento intelectual da criança com síndrome de Down (Graduação)
CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE OPAPEL DOS NÚCLEOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (Graduação)
Banca de Avaliação para progressão á Associado I do Prof Jadson Rebelo Porto (Outra)
Comissão de Avaliação para progressão funcional à Associado I (Outra)
A questão racial no âmbito das mudanças curriculares propostas pela lei 10.639/03: concepções, discursos e práticas (Mestrado)
A Questao Racial no ambito das mudancas curriculares propostas pela Lei 10.639/03: concepcoes, discursos e praticas (Mestrado)
O USO DE SOFTWARE EDUCACIONAL COMO MEDIADOR INSTRUMENTAL NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (Mestrado)
Comissão de Avaliação para progressão funcional à Associado I (Outra)
Violência doméstica: a escola frente a esse problema (Graduação)
4) Expectativas de professores quanto ao desenvolvimento cognitivo e afetivo de alunos com Síndrome de Down no contexto de sala de aula (Graduação)
Acesso ao conhecimento e apropriação de conceitos por crianças com síndrome de Down a partir de seu ingresso em escolas públicas (Graduação)
A Concepção de Afetividade que permeia a Relação Professor e Aluno no Ensino Fundamental (Graduação)
Software Educativo: Promovendo a Inclusão e o Aprendizado Cognitivo das Crianças com síndrome de Down (Outra)
Perspectivas do aluno negro na escola pública sobre sua inserção no mundo do trabalho (Outra)
Percepções Docentes sobre a Questão Racial na Formação de Professores: Um estudo na Universidade Federal do Amapá (Mestrado)
O Papel da Escola na Sociedade Capitalista: as percepções dos docentes da educação de jovens e adultos (Mestrado)
Notações Escritas na Apropriação de um Conceito Matemático: uma análise da resolução de problemas de divisão por partição e quotição por crianças da 4a série do ensino fundamental, individualmente e em díades (Mestrado)
A importância da afetividade na relação professor-aluno e aluno-aluno da 3a série do ensino fundamental (Graduação)
A importância da afetividade na relação professor-aluno da 3 serie do ensino fundamental (Graduação)
Motivação na aprendizagem: necessidade e condição para o ensino. (Graduação)
O processo ensino-aprendizagem de alunos com deficiência mental no Ensino Fundamental (Graduação)
O processo ensino-aprendizagem de alunos com deficiência mental no Ensino Fundamental (Graduação)
Afetividade: compartilhando saberes através das relações interpessoais (Graduação)
A importância da afetividade no processo educativo nas series iniciais. (Graduação)
Afetividade o elo de interação entre professor e aluno nas series iniciais. (Graduação)
A importância das relações afetivas no desenvolvimento cognitivo do aluno. (Graduação)
Construtivismo: uma prática no cotidiano da 1ª série (Graduação)
A importância da ludicidade no processo de desenvolvimento social e cognitivo da criança (Graduação)
Relações Interpessoais Professor X Aluno e suas implicações no Processo Ensino-aprendizagem (Graduação)
A construção do conhecimento entre alunos: o uso de estratégias matemáticas em tríades com e sem relação de amizade e individual (Graduação)
A importância da relação entre crianças com síndrome de Down e crianças comuns para o desenvolvimento cognitivo e afetivo (Graduação)
A formação da moralidade em alunos do ensino fundamental e o papel do educador nesse processo (Graduação)
O processo ensino-aprendizagem de alunos com deficiência mental no Ensino Fundamental (Graduação)
Empregabilidade e Formação Omnilateral: percepções dos docentes, do ensino médio público de Macapá, sobre a função social da escola para a formação do trabalhador (Outra)
Banca de Seleção do Mestrado Integrado em desnvolvimento Regional (Outra)
A Questão Racial na Formação de Professores da Universidade Federal do Amapá (Outra)
Notações Escritas e a Resolução de Problemas Matemáticos: uma análise da apropriação do conceito de divisão por crianças, individualmente e em díades. (Outra)
Banca de Seleção do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional (Outra)
Banca de seleção do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional (Outra)
Ocorrência Diferencial de assédio Moral em Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas de Macapá (Graduação)
Banca de Seleção do Mestrado Integrado em Desnvolvimento Regional (Outra)
Este aluno não aprende: uma mediação social inadequada (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
As Dificuldades do Fazer Pedagógico no Processo de Ensino da Leitura e Escrita na 1ª série (Graduação)
A Importância do Lúdico noo Ensino da Matemática na 1ª série do primeiro segmento do Ensino Fundamental (Graduação)
O Processo de Alfabetização na Perspectiva Sócio-Construtivista em Escolas do Município de Macapá (Graduação)
Seleção de projetos de pesquisa de inciação científica de alunos do ensino médio (Outra)
A Inclusão de alunos deficientes visuais no ensino fundamental da Escola Estadual José de Anchieta (Graduação)
As Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita de alunos do Ensino fundamental (Graduação)
Concepção de alunos do Ensino Médio sobre a Matemática (Graduação)
A Relação Interpessoal entre Docentes e Discentes do Curso de Pedagogia da UNIFAP e seus Reflexos na Construção do Conhecimento (Graduação)
Afetividade na interação professor-aluno: base para os Processos Mentais (Graduação)
A Concepção dos Professores do Ensino Regular sobre a Inclusão de alunos cegos na rede regular de Ensino (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Concepção dos Professores que trabalham com alunos com dificuldades de aprendizagem sobre ZDP (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Interação verbal entre adulto e díades de crianças do ensino regular e do ensino especial (Curso de aperfeiçoamento/especialização)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
II Congresso Amapaense sobre sindrome de Down (ORGANIZACAO)
I Congresso Amapaense sobre sindrome de Down (ORGANIZACAO)
1ª Reunião Regional da SBPC no Amapá (ORGANIZACAO)
IV Encontro da Regional Norte II do ANDES-SN (ORGANIZACAO)
I Seminário Preparatório para o IV CONED (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
II Congresso amapaense sobre sindrome de Down vida e escola : a relação entre teoria práticas inclusivas s.Experiência em debate: a pessoas com sindrome de Down em foco (Congresso)
I Encontro Estadual de Educação.A Inclusão e o atendimento Educacional Especializado (Encontro)
IV Seminário CETROS: Neodesenvolvimentismo, Trabalho e Questão Social.Neodesenvolvimentismo, educação e universidade pública no Brasil (Seminário)
Encontro de Gestores Integrada da UNIFAP 2012.Tópicos Especiais sobre Educação Inclusiva (Encontro)
II CONGRESSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO AMAPÁ.Desenvolvimento, Educação e Inclusão Social (Congresso)
Homenagem da Câmara dos Vereadores do Município de Macapa.Desenvolvimento do Município de Macapa- Pesquisa na área de educação Inclusiva (Outra)
III Ciclo de Prática Pedagógica.A Escola como espaço de Inclusão Social? (Encontro)
Encontro de professores do AEE da Rede Municipal de Macapá.OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTUDO EM REDE NACIONAL SOBRE AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NAS ESCOLAS COMUNS (Encontro)
Encontro dos Professores de Educaçao Física da Rede Estadual.O DIREITO DE SER, SENDO DIFERENTE, NA ESCOLA (Encontro)
Encontro dos Estudantes de Pedagogia da UEAP.Expansão e financiamento da educação superior pública brasileira: perspectivas para o novo PNE (2011-2020) (Encontro)
Encontro Estadual dos Estudantes de Letras.POLITICAS DE COMBATE A HOMOFOBIA (Encontro)
Encontro de Formação continuada dos professores e gestores da Rede Municipal de Macapá.A Inclusão escolar da criança com síndrome de Down (Encontro)
Encontro Estadual dos Estudantes de Letras.Expansão e financiamento da educação superior pública brasileira: perspectivas para o novo PNE (2011-2020) (Encontro)
Seminário de Avaliação Pró-Letramento Amapá.Formação Continuada e Educação Inclusiva (Seminário)
FOR RAINBOW.Políticas de combate à homofobia: articulando respostas governamentais e experiência do movimento social (Seminário)
Seminário Estadual pelos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!.Financiamento para a educação superior: proposta do PNE 2010-2020 (Seminário)
Fórum de Educação Inclusiva.Os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, nos Institutos Federais e nas Universidades: responsabilidades, funções e propostas de estrutura organizacional (Seminário)
Seminário sobre Plano Nacional de Educação 2010-2020.Análise do Plano Nacional de Educação 2010-2020 sobre a Educação Especial (Seminário)
VII- SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESTADO DO AMAPÁ.Atividades de Pesquisas do Núcleo de Educação e Cultura - NEC Grupo de Pesquisa sobre inclusão escolar de crianças com síndrome de Down. (Simpósio)
.Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Seminário)
.25 Congresso Nacional do Andes (Congresso)
.Semana Amapaense de Ciência e Tecnologia (Encontro)
Congresso Nacional de EDucação.V Congresso Nacional de Educação (Congresso)
III Encontro de Formação de Professores.III Encontro de Formação de Professores (Encontro)
Seminário Preparatório para o 5º CONED.Seminário Preparatório para o 5º CONED (Seminário)
.24 Congresso Nacional do ANDES-SN (Congresso)
.Congresso Norte e Nordeste de Psicologia (Congresso)
III Encontro da Regional Norte II ANDES.III Encontro da Regional Norte II (Encontro)
Movimento Docente: Ações e perspectivas.IV Encontro da Regional Norte II (Encontro)
Prática Pedagógica: uma reflexão necessária.II Encontro de Formação de Professores (Encontro)
Fórum Mundial de Educação.Fórum Mundial de Educação (Congresso)
I Encontro da Regional Norte II.I Encontro da Regional Norte II (Encontro)
.Norte e Nordeste de Psicologia (Congresso)
III Conference for Sociocultural Research.III Conference for Sociocultural Research (Congresso)
XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (Congresso)
XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (Congresso)
Congresso Interamericano de Psicologia.Congresso Interamericano de Psicologia (Congresso)
.Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Congresso)
XXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.XXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (Congresso)
Group for the Psychology of Mathematics Education 19 PME.International Group for the Psychology of Mathematics Education 19 PME (Congresso)
XXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.XXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (Congresso)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
A trajetória de uma combativa militante (Programa de Rádio TV)
A trajetória de uma combativa militante (Programa de Rádio TV)
Revista Universidade e Sociedade (Editoração)
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, (Outra Producao Tecnica)
Elaboração do Regimento do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional (Trabalho Tecnico)
Projeto de Criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior (Trabalho Tecnico)
6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia/CONPSI. (Outra Producao Tecnica)
Membro da Comissão Eleitoral Central ANDES-SN (Outra Producao Tecnica)
Revista Pesquisa & Iniciação Científica (Editoração)
Proposta de Normatização de Trabalho de Conclusão de Curso para a UNIFAP (Trabalho Tecnico)
O Papel da Escola e dos professores na Inclusão de Crianças com Síndrome de Down (Trabalho Tecnico)
Relatório Parcial apresentado ao Departamento de Pesquisa da UNIFAP período Julho a dez de 2007 (Relatório Pesquisa)
Realtório Final de Pesquisa apresentado ao Departamento de Pesquisa da Unifap (Relatório Pesquisa)
Projeto de Criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior (Trabalho Tecnico)
Relatório de Pesquisa Final apresentado a SETEC/CNPq do Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores Primeiros Projetos (Relatório Pesquisa)
Relatório Técnico Parcial apresentado ao FINEP (Relatório Pesquisa)
Relatório de Pesquisa Parcial apresentado a SETEC/CNPq sobre Interaçâo e Construção do Conhecimento Matemático entre Tríades de crianças do ensino fundamental (Relatório Pesquisa)
Interação e Construção do Conhecimento Matemático entre Tríades de Crianças do ensino fundamental (Trabalho Tecnico)
Conselheira de Divulgação da Revista Ciência Educação & Cultura (Assessoria)
Projeto de Criação do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cultura (Trabalho Tecnico)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos
Política Educacional
Educação de Adultos
Desenvolvimento Social e da Personalidade

Profissionais Relacionados

Maria do Carmo Lobato da Silva
25
Hozana Machado Mendonça
9
Alan Lacerda
9
Paulo Sergio Dias
7
Diana Regina dos Santos Alves Ferreira
6
Rosinete dos Santos Rodrigues
5
Rafael Pontes Lima
5
João Cézar Ferreira Rodrigues
4
Ilça Daniela M. Tomaz, Socorro Maria dos S. Guedes, Paulo Se
4
Zeildes Pereira de Paiva
4
Arthane Menezes Figueiredo
4
Arley J Silveira da Costa
4
Geovane Tavares dos Santos
4
Wellem dos Santos Pacheco
4
Maria Silmara Batista
3
Olgaises Cabral Maúes
3
Wimory de Andrade Ferreira
3
Janille Moraes
3
Alessandra Goes
3
Yurgel Pantoja Caldas
3
Lidiane Furtado Ferreira Rodrigues
2
Alvaro Adolfo Duarte Alberto
2
Laís Alves Coutinho
2
Sheila Góes e Góes
2
Almira do Nascimento Silva
2
Ilça Daniela Monteiro Tomaz
2
Roseli Cordeiro
2
Cleidenira Teixeira Monteiro Vieira
2
Lívia Mathias Simão
2
Eugenia Foster
2
Fabiano Cesarino
1
Admilson Moreira Torres
1
Neangela Karla Nascimento Santos
1
Samantha Gama Amaral
1
Elane Guerra Almeida
1
Deisy Mohr Baumi
1
SILVA, MARIA DO CARMO LOBATO DA
1
Emmanuel Zagury Tourinho
1
Joseane Sahleb
1
Rosicléia dos Santos Martins
1
Walquiria de Araújo Pereira
1
Norma Iracema de Barros Ferreira
1
Alan Cavalcante da Cunha
1
Jorge Ivan Rebelo Porto
1
Romeu Sassaki
1
Arianne Guimarães
1
Jadson Rebelo Porto
1
Silva, Maria Do Carmo
1
Valter Avelar
1
Michelle Ferreira de Almeida
1
Regina Ataíde dos Santos
1
Katia Fonseca
1
Diana Regina dos Santos Alves
1