É doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010); fez mestrado em Linguística Aplicada na Unicamp (2001); possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é professora adjunta 6, nível 604, da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso de Linha Francesa, atuando principalmente nos temas relacionados ao discurso midiático. É professora do Curso de Letras. É vice-líder do Grupo de Pequisa Ensino de Línguas para Fins Específicos (LIFE) e atua na área de pesquisa de Português como como Segunda Língua e na área de Letramento Acadêmico. Atualmente, é coordenadora do Programa em Letramento Acadêmico da Universidade Federal do Amapá.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Marcas identitárias do sujeito surdo na escrita de artigos de opinião: uma posição marcada ou reflexo da cultura ouvinte? Letras Escreve,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
O uso da tecnologia na educação e a posição do sujeito surdo - I Seminário Etnografias da Deficiência (Participação em Eventos/RESUMO)
Marcas identitárias do sujeito surdo na escrita de artigos de opinião: uma posição marcada ou reflexo da cultura ouvinte? - VI Jornada Científico-Cultural de Francês (Participação em Eventos/RESUMO)
O português como língua adicional de surdos no Amapá: um estudo da proficiência em leitura - II Encontro Amapaense de Surdos (Participação em Eventos/RESUMO)
Percepções dos professores do Amapá acerca do ensino de português como L2 para surdos - Encontro Amapaense de Surdos (Participação em Eventos/RESUMO)
A Aprendizagem Movida por Dados (AMD) na sala de aula de Português como Língua Adicional - V Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (Participação em Eventos/RESUMO)
Das formas da língua às formas do discurso em Cartas do Leitor: a construção da refutação na escola - IX Congresso Internacional da ABRALIN (Participação em Eventos/RESUMO)
Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para uma política linguística inclusiva - IV Jornada Científico-Cultural de Francês da Unifap (Participação em Eventos/RESUMO)
A Declaração de Salamanca sob o Enfoque da Análise do Discurso - 5 Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão (Participação em Eventos/COMPLETO)
Educação Ambiental em áreas de proteção ambiental e unidades de conservação: um olhar discursivo - IV Seminário do Programa de Direito Ambiental e Políticas Públicas da Unifap (Participação em Eventos/COMPLETO)
A concepção do surdo acerca do desenvolvimento sustentável como princípio do direito ambiental - IV Seminário do Programa de Direito Ambiental e Políticas Públicas da Unifap (Participação em Eventos/COMPLETO)
"...não é falta de dinheiro..., mas a falta de caráter..." - um estudo dos conectores de contrajunção no gênero carta do leitor - III simpósio internacional de análise do discurso (Participação em Eventos/COMPLETO)
"...não é falta de dinheiro..., mas a falta de caráter..." - um estudo dos conectores de contrajunção no gênero carta do leitor - III simpósio internacional de análise do discurso (Participação em Eventos/RESUMO)
Retificação e refutação em cartas do leitor e status do emissor - 12º congresso brasileiro de língua portuguesa e3º congresso internacional de lusofonia do IP - PUC/SP (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
O gênero Resumo Acadêmico na Universidade Federal do Amapá: uma experiência didático-metologógica a partir da perspectiva sociorretórica - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O português como língua adicional de surdos no Amapá: um estudo da proficiência em leitura - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Marcas identitárias do sujeito surdo na escrita de artigos de opinião: uma posição marcada ou reflexo da cultura ouvinte? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
percepções e práticas do professor do AEE quanto ao processo de aprendizagem da Libras e da LP como L2 para alunos surdos em escolas do município de Macapá - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O profissional de Letras na contemporaneidade: novos olhares, novos desafios - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Distintos Contextos de Ensino de Português - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Olimpíada de Língua Portuguesa: uma experiência com o ensino de gêneros textuais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Matriz Curricular do Curso de Letras: avanços e desafios - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para uma política linguística inclusiva - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Educação Ambiental em áreas de proteção ambiental e unidades de conservação: um olhar discursivo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Verbos modais no português escrito por surdos no Amapá: fatores de fossilização e implicações para o ensino
(Cons)ciência e subjetividade: de alguns conceitos da lingüística aplicada e da sala de aula

Livros

Ano Título
Experiências e reflexões sobre a educação de línguas adicionais

Textos Didaticos

Ano Título
Formação Presencial ?Caminhos para o ensino da escrita: teorizando práticas, praticando teorias?
Análise do Discurso Midiático: dos efeitos de poder sobre a máscara do saber
Introdução à noção de Discurso/linguagem, ideologia e os elementos que o constituem
E se a premissa for discordar? A refutação em aulas de português
Para além da gramática: anseios e objetos para o ensino de Língua Portuguesa hoje
Apresentação do Gênero Carta do Leitor
O que é argumentar?
O que é refutar?
Conectores de contrajunção/estratégia de contraexpectativa ou suspense
Conectores de contrajunção/estratégia de contraexpectativa ou suspense-parte 2
Conectores de contrajunção/estratégia de antecipação e estratégia de contraponto
Conectores de contrajunção e conectores de conjunção/estratégia de correção total e estratégia de correção parcial

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
E se a premissa for discordar? A refutação em aulas de português
Os Discursos Educacional e Pedagógico da Avaliação Emancipatória: Conflitos e Contrapontos

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Professor Substituto de Língua Portuguesa (Concurso público)
professor efetivo de língua portuguesa (Concurso público)
Professor Substituto de Língua Portuguesa (Concurso público)
Presidente da Banca de Língua Portuguesa - Professor de 3 grau (Concurso público)
Provimento de vagas na carreira de professor efetivo - Libras (Concurso público)
Professor Temporário de Língua Portuguesa (Concurso público)
Professor Substituto de Língua Portuguesa (Concurso público)
Concurso público para professor efetivo - Linguística Indígena (Concurso público)
Banca de Concurso Público para provimento de cargo de professor efetivo-Jornalismo Escrito (Concurso público)
Banca de Concurso Público para provimento de cargo de professor efetivo-Libras (Concurso público)
Provimento do cargo efetivo de professor auxiliar I, na matéria Língua Portuguesa (Concurso público)
Provimento do cargo de professor substituto, na matéria Língua Portuguesa (Concurso público)
Provimento do cargo de professor adeso, na matéria Língua Portuguesa (Concurso público)
Provimento do cargo de professor adeso, na matéria Língua Portuguesa (Concurso público)
Conflitos socioambientais e gestão na área de proteção ambiental da Fazendinha-AP (Mestrado)
Olimpíada de Língua Portuguesa - Comissão Estadual - 2014 (Outra)
O desenvolvimento de capacidades de leitura no Ensino Médio: algumas reflexões (Graduação)
Presidente de Banca de Defesa de Mestrado de Ronaldo Manasses Rodrigues Campos (Outra)
Banca de Defesa de Mestrado de Rosivaldo Gomes (Outra)
Os silenciamentos no discurso oficial de preservação ambiental do Estado do Amapá (Mestrado)
A influência da Prova Brasil na Prática do Professor de Língua Portuguesa nas Escolas de Ensino Fundamental, em Macapá-AP (Mestrado)
Propostas de produção escrita de gênero da ordem dos argumentos em Livros Didáticos do Ensino Médio (Graduação)
Letramento digital: estudo de caso sobre a formação para o conhecimento de informática através do projeto Unifap Digital (Graduação)
A poluição sonora no centro comercial de Macapá e a necessidade de educação ambiental (Mestrado)
Olimpíadas de Língua Portuguesa - Presidente da Comissão Julgadora Estadual (Outra)
Banca de Qualificação de Mestrado de Carla Nobre (Outra)
Banca de Qualificação de Mestrado de Edimilson de Abreu Monteiro (Outra)
Banca de Qualificação de Mestrado de Hondinelle Neves Tomaz (Outra)
Banca de Qualificação de Mestrado de Martha Stella Melo da Silva (Outra)
Olimpíadas de Língua Portuguesa - Membro da Comissão Julgadora Regional - MG (Outra)
Educação Ambiental e Formação de Servidores Públicos: uma análise da efetividade da Lei 9795-99 (Outra)
Banca de Qualificação de Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas de Ronaldo Manassés Rodrigues Campos (Outra)
O uso do oral no programa televisivo "Bronca pesada" (Graduação)
Banca de Qualificação de Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas (Outra)
Educação Ambiental: uma experiência de sensibilização crítica para a ambiência na Escola Estuadual José do Patrocínio (Mestrado)
Experiências de educação ambiental na Apa da Fazendinha: um estudo crítico de práticas educativas formais e não-formais (Mestrado)
O gênero Artigo de Opinião no ensino médio como ferramenta de ensino e desenvolvimento de capacidades de linguagem (Graduação)
Perfil de livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio elaborado à luz dos PCN e utilizados nas escolas públicas do Amapá (Graduação)
A abordagem dos conhecimentos linguístico-gramaticais nos livros didáticos da língua portuguesa no ensino médio (Graduação)
Letramento na educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre os procedimentos metodológicos dos docentes (Graduação)
Os conectivos no livro didático de 8ª série do ensino fundamental: algumas considerações (Graduação)
Desenvolvendo a leitura crítica a partir de gêneros de divulgação científica (Graduação)
Banca Avaliadora na Mostra de Iniciação Científica da Unifap (Outra)
O professor como formador de leitores (Graduação)
Da leitura marginal à leitura canônica: um paralelo entre o que gosta de ler e o que precisa ler (Graduação)
As práticas discursivas da exposição oral como objeto autônomo de ensino em turmas de EJA (Graduação)
o novo perfil do ensino do ensino da língua materna (Graduação)
Sequência Didática: uma estratégia para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa através dos gêneros textuais/discursivos (Graduação)
A influência da oralidade na escrita da internet: gênero MSN (Graduação)
A linguagem utilizada pelos internautas nos chats: uma análise das modalidades falada/escrita da Língua Portuguesa (Graduação)
O caráter sensual feminino das propagandas publicitárias televisivas: um olhar da Análise do Discurso (Graduação)
Efeitos do discurso publicitário no dizer de alunos e professores do Ensino Médio: algumas considerações (Graduação)
A ideologia e o poder persuasivo das propagandas publicitárias sob a perspectiva da Análise do Discurso: um estudo das marcas de carro, cerveja e celular (Graduação)
Da gramática tradicional à gramática textual no ensino de Língua Portuguesa: uma inversão necessária (Graduação)
Um grito no silêncio: a linguagem metafórica em canções de Chico Buarque de Holanda (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
IV Seminário do Curso de Letras (ORGANIZACAO)
I Ciclo de Palestras do Curso de Letras - Parfor (ORGANIZACAO)
XXVI Encontro de Acesso ao Ensino Superior das Universidades do Norte e Nordeste e VII Seminário de Acesso ao Ensino Superior das Universidades do Centro-Oeste (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. (Simpósio)
I Simpósio de Línguas da UEAP - Ensino de Línguas e Formação do Professor.A Retórica dos Gêneros Textuais no Português Brasileiro escrito por Hispano-falantes: uma questão de adaptação a contextos socioculturais da língua-alvo (Simpósio)
I Simpósio de Línguas da UEAP - Ensino de Línguas e Formação do Professor. (Simpósio)
IV Seminário do Programa de Direito Ambiental e Políticas Públicas da Unifap.Educação Ambiental em áreas de proteção ambiental e unidades de conservação: um olhar discursivo (Seminário)
IV Jornada Científico-Cultural de Francês da Unifap.Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para uma política linguística inclusiva (Seminário)
I Seminário da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro "Escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes".Debate nos grupos de trabalho (Seminário)
II Semana do Calouro de Letras.A importância do Curso de Letras e seu papel na Universidade (Encontro)
II Encontro dos Estudantes de Letras do Amapá.Análise do Discurso Midiático: dos efeitos de poder sob a máscara do saber (Encontro)
II Jornada Científico-cultural de Francês (FLE).Multiculturalismo e ensino-aprendizagem de línguas (Seminário)
I Ciclo de Palestras do Curso de Letras - Parfor.A língua em transformação: o novo acordo ortográfico (Seminário)
12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP.Retificação e refutação em Cartas do Leitor e status do emissor (Congresso)
II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso - "Emoções, ethos e argumentação"."... não é falta de dinheiro..., mas a falta de caráter..." - um estudo dos conectores de contra-junção no gênero Carta do Leitor (Simpósio)
II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso - "Emoções, ethos e argumentação".Mídia: ethos e argumentação (Simpósio)
IV Seminário dos alunos de Pós-Graduação em Letras da UFF - "Literatura e Língua: caminhos em percurso".A argumentação no gênero textual carta do leitor: um estudo dos conectores restritivos simples e concessivos (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Atualização Gramatical (Curso de Curta Duração)
Curso de Português para Estrangeiros (Curso de Curta Duração)
Comissão de elaboração e criação do curso Letras - Libras/Português (Assessoria)
3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (Outra Producao Tecnica)
Formação Presencial ?Caminhos para o ensino da escrita: teorizando práticas, praticando teorias? (Textos Didáticos ou para Discussão)
Formação Presencial da Olimpíada de Língua Portuguesa "Caminhos para o ensino da escrita" (Curso de Curta Duração)
Membro do Conselho Revisor da Revista Biota Amazônica (Trabalho Tecnico)
Parecerista da Revista Letras Escreve (Trabalho Tecnico)
Análise do Discurso Midiático: dos efeitos de poder sobre a máscara do saber (Textos Didáticos ou para Discussão)
Introdução à noção de Discurso/linguagem, ideologia e os elementos que o constituem (Textos Didáticos ou para Discussão)
E se a premissa for discordar? A refutação em aulas de português (Textos Didáticos ou para Discussão)
Para além da gramática: anseios e objetos para o ensino de Língua Portuguesa hoje (Textos Didáticos ou para Discussão)
Apresentação do Gênero Carta do Leitor (Textos Didáticos ou para Discussão)
O que é argumentar? (Textos Didáticos ou para Discussão)
O que é refutar? (Textos Didáticos ou para Discussão)
Conectores de contrajunção/estratégia de contraexpectativa ou suspense (Textos Didáticos ou para Discussão)
Conectores de contrajunção/estratégia de contraexpectativa ou suspense-parte 2 (Textos Didáticos ou para Discussão)
Conectores de contrajunção/estratégia de antecipação e estratégia de contraponto (Textos Didáticos ou para Discussão)
Conectores de contrajunção e conectores de conjunção/estratégia de correção total e estratégia de correção parcial (Textos Didáticos ou para Discussão)

Profissionais Relacionados

Ronaldo Manassés Rodrigues Campos
3
martha stella melo da silva
2
adelma das neves nunes barros
2
misael gomes da silva
2
melque lima
1
olaci da costa carvalho
1
jose reinaldo cardoso nery
1
lilian chaves
1
Maria eduiza miranda naiff
1
Ana Raquel Oliveira da costa possas
1